Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 16 de abril de 2008

MÉDIUNS...

Como é bom ser médium, não é mesmo? É uma atividade importante no Centro Espírita, presença garantida na lembrança de todo mundo: - Olha, ali vai o Fulano! Ele é médium passista la do Centro Espírita Casa de Todos! Aplica um passe tão agradável! Dá vontade de ficar na fila só da sala que ele aplica o passe...

É... mas, na verdade, todo "sucesso" traz seus problemas, não é mesmo? Então, a mediunidade traz consigo algumas responsabilidades novas para o médium! O médium fica à mostra para todos olharem para ele. E, nesse momento, gostaria de deixar claro que o gênero é indiferente, isto é, pode ser "a" médium ou "o" médium, tanto faz, pois em ambos os casos as exposições são parecidas, mudando apenas o foco fundamental de algumas tentações.

Se a exposição diante de todos já é um problema, lidar com outros aspectos pode ser ainda mais e é necessário ter em mente que a mediunidade não é motivo para que o médium venha a sentir-se diferente de ninguém ou melhor que ninguém. Por isso, algumas lembranças são sempre necessárias e importantes para a estabilidade do trabalho mediúnico. É interessante, então, citar alguns aspectos que possam facilitar a vigilância do médium durante sua tarefa mediúnica:

• Disciplina com horário - você tem um compromisso com o seu trabalho mediúnico, não o encare como algo extracurricular, que não cobra sua presença em horário preciso; seja disciplinado com seus horários. Embora você nem sempre possa ver ou perceber, os Espíritos ficam lhe aguardando, no local de trabalho, para que o trabalho seja iniciado. Seu "guia" espiritual pode lhe acompanhar por onde você for, mas certamente estará ao seu lado, sempre, no intuito de lhe inspirar a disciplina com o seu trabalho. Certamente, também, tem paciência com você, mas ele se afastará de você, respeitando seu livre-arbítrio e aguardará o momento no qual você queira exercitar suas tarefas com a adequada disciplina para auxiliá-lo, inspirá-lo e, naturalmente, guiá-lo. Entretanto sua mediunidade continua aí, com você, expondo-o aos demais Espíritos que o acompanham, e eles encontrarão em você farto material para as eventuais manifestações naturais da mediunidade no cotidiano. Natural concluir que a disciplina além de colaborar para com o trabalho, protege o médium de assédios indevidos de Entidades interessadas em desequilibrá-lo.
• Disciplina com a palavra - dentro do Centro Espírita ou fora dele você tem um compromisso contínuo com os pensamentos e com as palavras. Ambos exteriorizam o que você tem em seu interior e "mostram" no plano espiritual o que você guarda dentro de si, abrindo brechas e fissuras que podem provocar desequilíbrios tanto mais intensos quanto mais desequilibrados forem os pensamentos e as palavras desferidas pelos seus lábios. É natural que, em alguns momentos, venhamos a dizer coisas desnecessárias, graças ao estado de humanidade pelo qual passamos: não somos, nem de longe, perfeitos. Mas a vigilância para com o que pensamos e para com o que dizemos (pois ficamos mais expostos para com os encarnados) é necessária. Palavras de baixo padrão vibratório trazem vibrações equivalentes, mesmo que não sejam palavrões. Basta falar mal de alguém, opinar (julgar) de modo mais severo que se cria um halo que atrai as Entidades Espirituais com as mesmas condições vibratórias perturbadas e perturbadoras.
• Disciplina com o silêncio - durante o trabalho mediúnico ou como mero expectador no Centro Espírita, nas salas de passe, nas salas de sessões mediúnicas, nos corredores, na biblioteca, na cantina, nas salas de evangelização, enfim, em qualquer lugar nas dependências da Casa, evitar conversações desnecessárias para não perturbar os trabalhos que se desenvolvem em toda ela. No Plano Invisível, corre solto o trabalho dos Espíritos, mesmo que você não veja. É um verdadeiro pronto-atendimento para as Entidades que necessitam de auxílio físico e moral, assim como o é para as Entidades Encarnadas que estão presentes (você, por exemplo). Imagine um pronto-socorro onde se vê doentes pelos corredores, com dores, com mal-estares dos mais variados. Agora imagine que alguém fique ao lado deles rindo e brincando sem se preocupar com suas dores, inclusive fazendo ares de pouco caso para com todos estes doente. Imagine, ainda, que um destes doentes é você. Que tal a sensação de ser ignorado ou desrespeitado assim, em público? Não deve ser agradável, não é mesmo? Portanto, conte com seu silêncio, em respeito aos doentes que você vê (encarnados) e aos que você não vê (desencarnados) para que os trabalhos sejam mais produtivos, no sentido cristão da expressão.
• Disciplina com o trabalho - ninguém é dono de um trabalho em um Centro Espírita: ele não "pertence" ao médium, que não deveria dizer "o meu trabalho" e sim "o trabalho que eu faço", pois é a oportunidade que se tem para exercitar a doação de si mesmo para com o próximo. Cuidar com carinho deste trabalho, no campo mediúnico ou na tarefa material (varrer o chão, cuidar dos alimentos da cantina, das distribuições de materiais para os que necessitam, etc) é fundamental para manter o equilíbrio do médium. Assim, estudar para proferir uma palestra, preparar-se adequadamente para uma sessão mediúnica, entender com a leitura como se processa a mediunidade (estude o Livro dos Médiuns) são atitudes básicas para que o médium desempenhe adequadamente seu trabalho. E quem se prepara, quem estuda, sabe que o que importa mais é o trabalho executado com boa vontade, mas com conhecimento de causa. Os dois fatores caminham juntos e devem ser estimulados para que exista o necessário equilíbrio para a pessoa do médium e isto reflete diretamente no andamento dos trabalhos da própria Casa que se freqüenta.
• Disciplina com você mesmo - cuidar-se é necessário, independente do fato de ser médium: cuidar da saúde, dos relacionamentos familiares, dos aspectos profissionais, da vida social, enfim, buscar a prática do Evangelho em sua essência, diariamente, para que, progressivamente se encontre o equilíbrio básico e fundamental para as atividades da Vida, em todos os seus pontos de vista, inclusive nas questões de ordem mediúnica, para que sua mediunidade seja um bom recurso para a Obra Assistencial proposta pelos Espíritos Amigos do Bem, representantes de Jesus diante dos que vivem a Vida material na Terra.

Ainda outros aspectos existem no que diga respeito à mediunidade, entretanto, para um princípio de reflexão, estas, iniciais, ajudarão você a ter um melhor rendimento em sua prática mediúnica habitual: BOM TRABALHO!

Nenhum comentário: