Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Aprendendo com Chico Xavier


No início de sua missão mediúnica, o senhor foi muitas vezes incompreendido e até caluniado. Como faria uma análise disso, já que hoje sua imagem tem uma outra aceitação?



Chico Xavier:

- Minha atitude perante a opinião pública foi sempre a mesma, de muito respeito ao pensamento dos outros. Porque nós não podemos esperar que os outros estejam ideando situações e problemas de acordo com nossas convicções mais íntimas.

De modo que não posso dizer que sofri essa ou aquela agressão, porque isso nunca aconteceu em minha vida. Sempre encontrei muita gente boa. Vamos procurar um símbolo: dizem que os índios gostam muito de simbologia por falta de termos adequados para se expressar.

Como me sinto uma pessoa bastante inculta, eu gosto muito de recorrer a essas imagens. Vamos pensar que eu seja uma pedra que foi aproveitada no calçamento de uma avenida. Colocada a pedra no piso da avenida, naturalmente que essa pedra vai se sentir muito honrada de estar ali a serviço dos transeuntes e, naturalmente, que essa pedra não poderá se queixar dos martelos que lhe tenham quebrado as arestas.

Todos eles foram benfeitores.


Esta entrevista faz parte de um extenso trabalho de reportagem dos jornalistas Airton Guimarães e José de Paula Costa, do jornal "Estado de Minas", publicado nas edições de 8, 9, 10 e 12 de julho de 1980.

Fonte: "O Espírita Mineiro", número 182, maio/agosto de 1980 - Páginas 256/257 do livro "Chico Xavier - mandato de amor"/União Espírita Mineira - Belo Horizonte, 1992

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Posturas no Centro Espírita


Quanto às questões sobre as atitudes e as posturas do médium dentro da Casa Espírita, é preciso fazer uma pequena reflexão sobre o cotidiano. Durante a presença do médium dentro da Casa Espírita parece ser relativamente simples ter uma conduta compatível com as propostas evangélicas. Ficamos como que banhados por uma aura de bondade e até a fisionomia expõe uma surrealidade transitória. Nada de agressividade, nada de impaciência, nada de impermanência, mas de permanência com o bem estar. A presença dos bem-feitores espirituais, mantendo-se em sintonia com os médiuns, na medida do possível, facilita em muito esta situação.
Evidente que há aqueles que, mesmo dentro da Casa Espírita, mantêm-se algo irritados, agitados, desconexos e, mesmo agressivos, mas não é o padrão mais comum. O rotineiro é ver pessoas doces passando uma impressão irreal de si mesmas.
Mas não é isso que as pessoas fazem do lado de fora do Centro Espírita, pois deste lado, eles se portam como realmente são. Mais ainda, quando estão junto aos familiares, ficam mais à vontade e mostram o lado escuro da sua personalidade, afinal, podem expressar-se como querem.
Mas, não é esta a real proposta do Espiritismo: ela se refere às transformações reais que cada um de nós precisa ter para viver a Eterna Vida, às questões do amor e de aprender a AMAR, perdoar, ter complacência, indulgência, adquirir paciência, no correr da vida.
O médium precisa ser um Ser contínuo e contíguo (estar em contato) com a realidade da Vida, mantendo-se vigilante e com a mente preparada para enfrentar vissicitudes e problemas, como é absolutamente normal da vida de cada pessoa. É importante afastar do pensamento as palavras com baixo teor vibratório. Aquelas que costuma se falar por hábito e rotina na vida cotidiana e que provocam uma descarga vibratória em torno da própria pessoa, desconhecida para a maioria das pessoas.
Estas palavras difíceis, tão comuns, demonstram que o interior da pessoa está, no mínimo, deseducado. Não é por ter se tornado um hábito, que seja correto, não é por que “todo mundo fala”que esteja certo e não se pode esquecer disso.
Todos precisamos nos corrigir, mas para o médium, há uma preocupação específica: com quem ele está se consorciando ao proferir pensamentos e palavras de baixo padrão vibratório. É fundamental preocupar-se com isso, pois a união com Entidades Espirituais que se afinizam com as vibrações inadequadas, certamente leva desequilíbrios ainda maiores para o próprio médium.
Imagine que carga vibratória terá consigo o médium que passou o dia todo “às voltas” com palavrões e expressões de baixo teor vibratório, no momento de aplicar o passe em um paciente que vem à Casa Espírita pela primeira vez. Imagine que, porventura, este paciente passe mal após o passe e fique atônito, agitado e nunca mais queira tomar passe em sua vida. Você pode até achar que é exagero, mas isso, de fato pode acontecer e até já aconteceu.

segue...

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Estudar é Necessário


Os bons Amigos da Espiritualidade deixam-nos muito claro que os que seguem a Doutrina Espírita são os chamados trabalhadores da última hora. Por este motivo não têm tempo a perder precisam aproveitar todas as oportunidades que chegam à suas portas para que executem os seus trabalhos com carinho e dedicação.

O Espiritismo proporciona a todos as possibilidades de entendimento e compreensão das verdades universais ligadas ao Amor e à Fraternidade que une e favoresce ao desenvolvimento e evolução do indivíduo e da humanidade como um todo.

Muitas oportunidades têm os Espíritistas para que aprendam a servir e a doar-se em favor do mais necessitado que ele próprio.

Para obter êxito em suas empreitadas dentro da Doutrina do Amor, que é o Espiritismo, é necessário que o Espírita estude. Sem estudo, ninguém é capaz de se aprimorar e de subir a escala espírita em propostas adequadas de desprendimento sucessivo. O estudo é capaz de dar a todos nós a possibilidade de que nosso esforço não seja uma força dirigida a esmo e perdida no vazio de falta de ideais.

O conhecimento é a principal ferramenta para que possamos começar a praticar o verdadeiro Amor que aquece e constrói e deixar de lado o egoísmo congelante e destrutivo.

Aquele Espírita que estuda tem em si potenciais ainda maiores de prosperidade espritual, que provavelmente desconhecia anteriormente. É ele que se torna capaz de efetivar em seu íntimo o exercício da boa vontade, da disciplina, da paciência, do espírito de equipe, da falta de preconceitos dos mais variados, da simplicidade, da humildade (por que não?), da fé, do amor ao próximo, da caridade, da abnegação, do desinteresse pessoal e da prática real da fraternidade.

Veja como há o que descobrir dentro de si: o freqüentador e trabalhador do Centro Espírita que privilegia o melindre diante das críticas, que prefere afastar-se diante das opiniões contrárias, que evita confrontos amistosos de opiniões contrárias, que se isola e que, ainda, sai do Centro Espírita que freqüenta, por conta de uma crítica – seja ela verdadeira ou não, ainda não está realemente preparado para ser o trabalhador da Seara de Jesus. Precisa amadurecer-se interiormente para adquirir condições de servir, pois, para estar em trabalho a serviço do próximo, ele precisará aprender que não está ali, na Casa Espírita para agradar ao outro que não seja o próprio Cristo.

É preciso começar a se desprender das irrealidades do personalismo e pensar francamente nas realidades necessárias do conjunto, de todos, do trabalho. E só há um recurso para que se consiga obter êxito neste particular: estudando, lendo, ouvindo, aprendendo, para, depois de aprender, vivenciar, experenciar, colocar em prática, amalgamar-se às possibilidades que o convívio na Casa Espírita vai fornecendo a todos que se colocam a serviço da Causa Espírita.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

O ADVOGADO DA CRUZ


No mundo antigo, o apelo à Justiça significava a punição com a morte. As dívidas pequeninas representavam cativeiro absoluto. Os vencidos eram atirados nos vales imundos. Arrastavam-se os delinqüentes nos cárceres sem esperança. As dádivas agradáveis aos deuses partiam das mãos ricas e poderosas. Os tiranos cobriam-se de flores, enquanto os miseráveis se trajavam de espinhos.
Mas, um dia, chegou ao mundo o Sublime Advogado dos oprimidos. Não havia, na Terra, lugar para Ele. Resignou-se a alcançar a porta dos homens, através de uma estrebaria singela.
Em breve, porém, restaurava o templo da fé viva, na igreja universal dos corações amantes do bem. Deu vista aos cegos. Curou leprosos e paralíticos. Dignificou o trabalho edificante, exaltou o esforço dos humildes, quebrou as algemas da ignorância, instituiu a fraternidade e o perdão.
Processaram-no, todavia, os homens perversos, à conta de herético, feiticeiro e ladrão.
Depois do insulto, da ironia, da pedrada, conduziram-no ao madeiro destinado aos criminosos comuns.
Ele, que ensinara a Justiça, não se justificou; que salvara a muitos, não se salvou da crucificação; que sabia a verdade, calou-se para não ferir os próprios verdugos.
Desde esse dia, contudo, o Sublime Advogado transformou-se no Advogado da Cruz e, desde o supremo sacrifício, sua voz tornou-se mais alta para os corações humanos. ele, que falava na Palestina, começou a ser ouvido no mundo inteiro; que apenas conversava como o povo de Israel, passou a entender-se com as várias nações do Globo; que somente se dirigia aos homens de pequeno país, passou a orientar os missionários retos de todos os serviços edificantes da Humanidade.
Que importam, pois, nos domínios da Fé, as perseguições da maldade e os ataques da ignorância? A advogado da Cruz continua operando em silêncio e falará, em todos os acontecimentos da Terra, aos que possuam "ouvidos de ouvir".

Francisco Cândido Xavier. Da obra: Antologia Mediúnica do Natal.
Ditado pelo Espírito Emmanuel.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

PERDOAR


Perdoar: do lat. Med. Perdonare significa “absolver”. É o estado de ânimo em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado. O pecado, na Religião é um agravo a Deus, e o perdão consiste em não considerar-se Deus agravado; ou seja, desagravo.

O conceito de perdão, segundo o Espiritismo, é idêntico ao do Evangelho, que lhe é fundamento: concessão, indefinida, de oportunidades para que o ofensor se arrependa, o pecador se recomponha, o criminoso se libere do mal e se erga, redimido, para a
ascensão luminosa. (Equipe FEB, 1995).

Reconciliação – do lat. reconciliato, de reconciliare, constituído por re = prefixo iterativo + conciliare = conciliar, trazer a um acordo significa restabelecimento de relações ou de acordo entre duas pessoas que se haviam desentendido. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo).

Entretanto, perdoar não é sinônimo de esquecer, é eqüitativo a relevar e não infere em confiar, portanto, podemos perdoar alguém por equívocos cometidos para conosco, mas não temos "como" voltar a confiar, pelo menos de imediato, e precisamos aguardar que quem tenha nos traído a confiança venha a mudar verdadeiramente de postura para reconquistar a nossa confiança.

Podemos nos reconciliar com o desafeto que tenha nos traído, por conta de que nós também precisamos do perdão alheio, mas trazê-lo para o nosso meio, a título de tratá-lo como amigo, é questão de tempo. Aliás, o tempo é nosso grande amigo nesses processos, nessas circunstâncias da vida, pois vai facilitando o esmaecimento de todas as feridas e permitindo que nossa memória apague os episódios mais obscuros e não mantenha as mágoas tão vivas em nossos corações.

Com o tempo tudo vai se acertando e se justapondo ao necessário para cada um de nós, a título de que as desavenças sejam menos valorizadas e perdoadas. Até mesmo a reconquista da amizade vem a acontecer, permitindo-nos seguir na trilha da Paz, da qual somos tão necessitados.

Ao perdoar, liberamo-nos das âncoras que nos retém ao equivoco podemos retomar nossa jornada evolutiva em direção ao AMOR que deve unir toda a Humanidade. Mas, muitas vezes, o esforço é enorme e exige determinação e renúncia para alcançar o verdadeiro e sincero perdão.

Mas precisamos lembrar de que não há conquista sem esforço. Em setor algum da VIDA HUMANA.

Façamos o que for preciso para perdoar e para conquistar o perdão daqueles a quem tivemos a oportunidade de ofender, para que possamos seguir livres em direção à LUZ evolutiva que Jesus nos mostrou quando de sua vinda à Terra.