Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Crianças com obsessão




“Aliás, não é racional considerar-se a infância como um estado normal de inocência.
Não se vê em crianças dotadas dos piores instintos, numa Idade em que ainda nenhuma influência pode ter tido a educação?
Donde a precoce perversidade, senão da inferioridade do Espírito, uma vez que a educação em nada contribuiu para isso?”

(O Livro dos Espíritos, Allan Kardec questão 199-a.)

As crianças, como Espíritos adultos em fase de reeencarnação, estão sujeitas, também, às obsessões e sua aparente inocência não impede a ação de Entidades que as persigam ou que as incomodem diretamente.

Crianças que padecem obsessões devem ser tratadas em nossas instituições espíritas através do passe e da água fluidificada.

Não é recomendável, de modo algum, submetê-las a tratamentos de desobsessão, seja pela expressão que for.

É preciso reconhecer a limitação de compreensão que o cérebro da criança impõe a ela em sua fase de evolução.

Manifestações espirituais, mesmo que sejam suaves, não ajudam em nada e ainda podem gerar mais medo e confusão para o pequeno em dificuldades.

É preciso cativá-las com muito carinho, já que a demonstração de amor diante de um Espírito que padece de sofrimento e angústia, dá-lhe conforto e consolo, elevando sua condição vibratória na base da esperança.

Além do tratamento específico, já citado, é imprescindível o acompanhamento da criança no trabalho da Educação Espírita Infantil, antigamente chamado de "Evangelização Infantil", pois ali o esclarecimento será natural e adequado à compreensão da criança, além, é claro, do auxílio direto das Entidades Espirituais diretamente ligadas ao amparo infantil.

Os pais precisam de esclarecimento com relação à situação, para que sejam fortalecidos a enfrentar a situação com o máximo de naturalidade possível e para que instituam o "Evangelho no Lar", uma reunião familiar semanal com a presença da criança de modo participativo, fazendo isto parte integral do tratamento.

Nada de conversas que citem os problemas que ocorrem, diante da criança. Agir com naturalidade é essencial e fundamental.

A confiança em Jesus é que conduz a criança para seu reequilíbrio e para uma vida produtiva, seguindo orientações simples e objetivas como estas.



Psicografia recebida no NEPT em 31 de janeiro de 2013
Militão Pacheco

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Palavras




A expressão cunhada por Pedro, aproveitada por Emmanuel, “Palavras de Vida Eterna”, reflete muito bem o que podemos fazer com aquilo que falamos.

Como já foi dito, a melhor palavra é aquela que não foi dita, porque depois de desferida a palavra, ela não volta, não a própria palavra, mas uma reação que é uma consequência daquilo que foi dito.

Então é melhor pensar muito, profundamente, antes de dizer qualquer coisa, porque uma vez dito, o compromisso está lançado, o coração atingido, comprometido com aquela palavra que foi desferida por outra pessoa.

Por mais que se seja impulsivo, é excepcionalmente recomendável que se abandone os impulsos para falar aquilo que seja estritamente necessário para não assumir compromissos com os quais não se possa cumprir, ou pior, para não ofender a outrem por conta de impulsos primários, ingênuos, e infantis.

Falar é muito bom, mas pensar é necessário.

E a seqüência das atitudes humanas, envolve três camadas: pensar, falar e agir.

Para qualquer uma das duas seguintes é necessário pensar.

Antes de falarmos, reflitamos.

Analisemos o que temos no coração, possamos sentir a pureza dos sentimentos e das emoções para somente então dar vazão a palavra.

Que Jesus nos abençoe.



Psicofonia recebida no Nept em 23/01/2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

As tragédias coletivas




Resolvi, acredito que para nossa reflexão, publicar algumas palavras da famosa autora e expositora espírita Dora Incontri a respeito desta tragédia que está envolvendo tanta gente espalhada pelo mundo.

Difícil afirmar causas e origens desses fatos que, na verdade, de uma maneira ou de outra vêm acontecendo desde sempre na vida humana, independente de quaisquer conhecimentos ou reconhecimentos de nossa parte.

Assim, ler algo de alguém mais expressivo é sempre uma luz para nós. Aí vai:



Recentemente participei de uma banca de doutorado na Universidade Metodista, em que o pesquisador José Carlos Rodrigues, examinou em ampla investigação de campo quais os principais motivos de “conversão”, eu diria, “migração” para o espiritismo, no Brasil. Ganhou disparado a “resposta racional” que a doutrina oferece para os problemas existenciais.

De fato, essa é grande novidade do espiritismo no domínio da espiritualidade: introduzir um parâmetro de racionalidade e distanciar-se dos mistérios insondáveis, que as religiões sempre mantiveram intactos e impenetráveis, sobretudo o mistério da morte.

Entretanto, essa racionalidade, que era realmente a proposta de Kardec, tem sido barateada em nosso meio, como tudo o mais, para tornar-se uma cartilha de respostinhas simples, fechadas e dogmáticas, que os adeptos retiram das mangas sempre que necessário, de maneira triunfante e apressada, muitas vezes, sem respeito pela dor do próximo e sem respeito pelas convicções do outro.

Explico-me.

Por exemplo: existe na Filosofia espírita uma leitura de mundo de “causa e efeito”, que traduziram como “lei do karma”, conceito que vem do hinduísmo. Essa ideia é de que nossas ações presentes geram resultados, que colheremos mais adiante ou que nossas dores presentes podem ser explicadas à luz de nossas ações passadas. Mas há muitas variáveis nesse processo: por exemplo, estamos sempre agindo e portanto, sempre temos o poder de modificar efeitos do passado; as dores nem sempre são efeitos do passado, mas sempre são motivos de aprendizado. O sofrimento no mundo resulta das mais variadas causas: má organização social, egoísmo humano, imprevidência… Estamos num mundo de precário grau evolutivo, onde a dor é nossa mestra, companheira e o que muitas vezes entendemos como “punição” é aprendizado de evolução.

O assunto é complexo e pretendo escrever mais profundamente sobre isso. Aqui, apenas gostaria de afirmar que nós espíritas, temos sim algumas respostas racionais, mas elas são genéricas e não podem servir como camisas de força para toda a realidade. Que respostas baseadas em evidências e pesquisas temos, por exemplo, para essas famílias enlutadas com a tragédia de Santa Maria?

• que a morte não existe e que esses jovens continuam a viver e que poderão mais dia, menos dia, dar notícias de suas condições;

• que a morte traumática deixa marcas para quem fica e para quem foi e que todos precisam de amparo e oração;

• que o sofrimento deve ter algum significado existencial, que cada um precisa descobrir e transformá-lo em motivo de ascensão…

• que a fé, o contato com a Espiritualidade, seja ela qual for, dá forças ao indivíduo, para superar um trauma dessa magnitude.

Não podemos afirmar por que esses jovens morreram. Não devemos oferecer uma explicação pronta, acabada, porque não temos esses dados. Os espíritas devem se conformar com essa impotência momentânea: não alcançamos todas as variáveis de um fato como esse, para podermos oferecer uma explicação definitiva. Havia processos da lei de causa e efeito? Provavelmente sim. Houve falha humana, na segurança? Certamente sim. Qual o significado que essa tragédia terá? Cada pai, cada mãe, cada familiar, cada pessoa envolvida deverá achar o seu significado. Alguns talvez terão notícias de algum evento passado que terá desembocado nesse drama; outros extrairão dessa dor, um motivo de luta para mais segurança em locais de lazer; outros acharão novos valores e farão de seu sofrimento uma bandeira para ajudar outros que estejam no mesmo sofrimento e assim por diante.

Oremos por essas pessoas, ofereçamos nossas melhores vibrações para os que foram e para os que ficaram e ainda para os que se fizeram de alguma forma responsáveis por esse evento trágico. Mas tenhamos delicadeza ao tratar da dor do próximo! Não ofereçamos respostas fechadas, apressadas, categóricas, deterministas. Ofereçamos amor, respeito e àqueles que quiserem, um estudo aberto e não dogmático, da filosofia espírita.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Renovar




Se há algo que podemos mudar na vida é somente nosso interior.

Não é possível mudar absolutamente nada dos outros.

Aquilo que está conosco, em nosso íntimo, é totalmente passível de ser modificado, como o modo de pensar e o comportamento.

Entretanto, olhando para as demais pessoas, podemos apenas constatar como elas se comportam, nada mais.

Nem mesmo direito a julgar nós temos, embora façamos isso contundentemente e continuamente.

Se há algum modo de fazer com que elas mudem de atitude, de modo verdadeiro, é apenas através do nosso exemplo, pois qualquer outro método passa a ser imposição ou condução.

Seja impondo ou conduzindo, providenciamos um processo de mudança de comportamento para os outros que transferiria para nós mesmos as responsabilidades dos seus atos.

Não importa assumir a responsabilidade alheia.

Importa assumir a própria responsabilidade para com as atitudes que nós mesmos tomamos e não “importar” a dos outros para o próprio território.

Não podemos mudar o destino de uma árvore. A semente dará origem a uma árvore que gerará flores e frutos de acordo com o que está gravado nas informações genéticas dela.

Podemos escolher o lugar onde plantar, as condições do solo, a adubação, mas, independente disso tudo a árvore dará seus frutos como é seu destino, se as condições lhe forem favoráveis.

Se há algo que queiramos fazer para melhorar o mundo, que comecemos a providenciar as mudanças internas, pois elas ajudarão a conduzir, de modo espontâneo, as mudanças externas.

Impor é o mesmo que ditar, como fazem os ditadores.

Conduzir é o mesmo que tirar a liberdade, como fazem os hipnotizadores.

É preciso nos perguntarmos se gostaríamos que qualquer destas posturas fossem tomadas conosco antes de partirmos para elas diante de outras pessoas.



Psicografia recebida no NEPT em 28 de janeiro de 2013
Albino Teixeira

sábado, 26 de janeiro de 2013

É bom viver




Viver é bom, mas tem seus percalços, como todos sabemos.

Os percalços são nossos professores e, quando um deles está dando uma aula para a vida, precisamos concentrar nossas atenções no que está sendo explanado, para tentar aproveitar o máximo possível da lição.

Nada de irritabilidade, de inconformismo, insatisfação.

É preciso muita atenção.

É preciso esforço para racionalizar o percalço, de tal modo que, mantendo a serenidade o máximo que seja possível, consigamos aproveitar os sinais que a vida nos dá de que é eminente a necessidade de amadurecer tendo como recurso as aulas que as dificuldades nos oferecem.

Assim, gerando consciência íntima diante das circunstâncias da vida, evoluiremos em nossos próprios passos, como é nosso destino.



Psicografia recebida no NEPT em 26 de janeiro de 2013

Albino Teixeira

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Jesus em nossas vidas




Jesus sabe exatamente o que está no íntimo de cada Espírito encarnado e desencarnado na Terra.

Quando de sua passagem na Terra deu mostras claras de conhecer o que se passava na vida de cada um de quem se aproximasse, pela razão que fosse.

Sua aproximação de personagens como Zaqueu, Madalena e Nicodemos, por exemplo, permite observar que Jesus é a consciência plena e que tem pleno domínio sobre si mesmo, pois nunca se deixou contaminar pelas sombras alheias.

Mesmo diante de Pedro, que demonstrou suas fraquezas diante do Mestre, ensinou-o a dominar-se e não se deixou dominar por ele, fazendo de Pedro o sustentáculo do Cristianismo que germinava em seguida.

Diante de Tomé, amparou pacientemente e encorajou-o para a fé sincera.

Conhecia as sombras íntimas de Judas e, mesmo assim, não se afastou dele e tampouco afastou-o do grupo de amigos que o acompanhavam.

O objetivo de Jesus é fornecer a cada Alma uma visão mais profunda da vida para que cada Espírito possa recolher em si recursos suficientes para a intensa transformação de que necessita para sua própria evolução.

Ele sabe o que cada um de nós tem no íntimo, não somente do presente, mas também de nosso passado e nem mesmo assim deixa de nos estender as mãos de auxílio amoroso.

Em função disso podemos acreditar na Vida, em sua extensão, em sua importância e em sua validade.

Nunca nenhum de nós estará sozinho. Teremos sempre a companhia do Mestre de Nazaré em nossas existências.



Psicografia recebida no NEPT em 25 de janeiro de 2013

Militão Pacheco

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Campo Social





"Dai-lhes de comer..." - Marcos 6:37

A recomendação de Jesus é revestida de uma profunda preocupação não somente para com os famintos que se apresentavam diante dele, mas também desejava o Mestre Nazareno que cada um daqueles que pudessem ouví-lo a importância fundamental que constitui o serviço de assistência para com os necessitados.

Atestou que aquele que coopera com o Evangelho necessita constituir em sua mente o compromisso da prestação de serviço voluntário e desinteressado.

Não como uma obrigação mecânica, mas com um contexto íntimo de relevante importância para a consagração da atitude fraterna que consola corações aflitos e famintos.

Diante da dor alheia, o aprendiz do Evangelho do Cristo deve ter consigo uma postura pró-ativa, dedicada e humilde, afastando o pessimismo do coração, para não perturbar ainda mais aquele que sofre e para nutrir o faminto, agasalhar quem passe frio e levar a palavra e o gesto de paz e esperança.

Mas, nem só de pão vive o homem.

É necessário nutrir, também, todos aqueles que convivem com cada um de nós, com o alimento do nosso exemplo, afastando do coração a rebeldia e a desesperança, cultivando a serenidade e a fé no próprio coração.



Psicografia recebida no NEPT em 24 de janeiro de 2013
Militão Pacheco

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Liberdade




Embora tenhamos um mundo diante dos sentidos, que nos impressionam continuamente, somos Espíritos imortais vivendo em um mundo material.

As certezas de que tudo está contido na vida terrena, como nos parece ser absoluto, vão perdendo consistência diante da morte.

Quem está encarnado evita o pensamento sobre a morte, o que parece instintivo e defensivo, pois o perecer significa o final de tudo.

Mas, não é assim a realidade. A morte é uma transição, uma passagem, uma mudança para a realidade que não é virtual, que é eterna.

Uma inteligência não pode se perder com a morte. Tudo o que ela teve de experiências, de aprendizados, de conquistas, amor e construção não pode ser simplesmente desprezado.

É necessário que se compreenda que a morte é apenas um fenônemo fisiológico que limita a vida e a experiência física de uma das fases da existência do Espírito.

Ele, o Espírito, virá a ter outras experiências como já teve anteriores.

Entretanto, é realmente difícil para ele, o Espírito, enquanto encarnado, sublimar tais ideais, por conta da natural impregnação que a carne lhe dá.

O Espiritismo dá, certamente, condições para que ele possa seguir aprendendo sobre seu desprendimento das “coisas terrenas” e sobre o que realmente precisa armazenar para seus proventos espirituais após sua passagem efêmera sobre a Terra.

Nada que possa guardar de material lhe será útil em sua vida autêntica.

Apenas o que conquistar no campo das emoções, dos sentimentos e do aprendizado será útil não somente para a vida espiritual como para as próximas experiências na carne.

Todos tivemos muitas vidas na carne e teremos muitas outras.

Esta, de agora, é apenas uma delas: não é o todo de sua existência.

Faça o possível para entender que você não é apenas o que vive agora: é muito mais do que isso! Muito mais.

E precisa conquistar o que importa, para que, no futuro reduza sua carga de provas e passe a vivenciar com maior liberdade.

Quanto menos apego às paixões da matéria, maior sua liberdade como Espírito, mais velozmente acontecerá seu avanço moral, seu avanço em conhecimento e sua evolução.

Infelizmente, quanto mais apegado às necessidades de satisfação imediata do que esteja ligado às sensações, mais difícil será sua jornada, pois as sensações hipnotizam e reduzem a velocidade de evolução.

É necessário viver na matéria para aprender a lidar com ela, mas sem que ela se transforme em um todo que chega à irracionalidade.

Não permita que a matéria lhe domine. Faça o contrário: domine o que seja de cunho passional.

Não permita que as emoções lhe dominem: domine as emoções.

Não permita que os sentimentos lhe dominem: controle os sentimentos.

Não permita que as ilusões lhe dominem: liberte-se delas!

E siga em frente, com o apoio do que possa aprender para sua liberdade.



Psicografia recebida no NEPT em 23 de janeiro de 2013.
Militão Pacheco

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Corpo Fechado




Há muitas crenças espiritualistas que fazem com que as pessoas acreditem que é possível manter o “corpo fechado”, isento de provas, de agressões, de violências e mesmo de doenças das mais variadas espécies.

Há uma cerimônia que favorece ao “fechamento do corpo”.

Algumas vezes esta cerimônia é acompanhada de cortes, outras vezes de oferendas e ainda outras, as duas coisas.

Acredita-se que a criatura que tem o “corpo fechado” é praticamente invulnerável.

Obviamente, o Espiritismo não aceita esta proposta, mas podemos falar que há uma maneira de imunizar-se espiritualmente, e não é através de um ritual, seja ele qual for.

É através de uma modificação simples, de caráter definitivo no intimo da pessoa.

Basta que a pessoa siga um rumo como está nos preceitos do Evangelho.

“Faça ao próximo somente aquilo que você deseja para si mesmo”.

Pronto, você acabou de se imunizar espiritualmente falando.

Vai aprender a amar, vai aprender a respeitar, e aprendendo a amar e respeitar, vai aprender a libertar e estará altamente imunizado do medo, do ódio, da revolta, da insatisfação, do desdém, do mal querer, da inveja, do ciúme e de tudo aquilo que infesta a mente humana produzindo doenças das mais variadas espécies, tanto espirituais como orgânicas.

Se você quer ter imunidade espiritual, siga Jesus, porque Ele é o Caminho e a Verdade para a Vida.

Abençoa-nos Jesus.

Psicofonia recebida no Nept em 16/01/2013

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Vida Eterna




O apóstolo Paulo em suas epístolas aos romanos, faz uma citação muito interessante sobre essas questões da carne. Ele diz assim: “Aquele que viver pela carne, perecerá”.

Pois bem, é uma frase importante para analisarmos, porque aquele que dá importância para a carne, é aquele que dá importância aos prazeres inferiores, aos prazeres que se preocupa apenas pelos que nos aprisionam às sensações.

E aquele que se preocupa apenas pelos prazeres, com as sensações, esquece-se da necessidades do espírito, vive para satisfazer as necessidades imediatas que o corpo exige.

Ou ainda, pior, para dar ao corpo um prazer fugidio, rápido, fugaz, transitório e ilusório. O valor que deve-se dar é sempre para o espírito e não para a carne.

Enquanto buscarmos a felicidade e a alegria nos prazeres que a carne, o corpo humano pode nos oferecer, nós estamos nos iludindo, profundamente, não é na satisfação carnal que iremos encontrar a real felicidade, não, de modo algum, os prazeres que as alimentações e as atividades sexuais, que as bebidas, que as drogas podem nos proporcionar, são todas viciantes, ao potencial viciante, ilusórios, e verdadeiras tolices para a vida.

É claro que nós precisamos do alimento; é claro que necessitamos do sexo; é claro que necessitamos do abrigo, da roupa, mas tudo muito bem dosado.

Aquilo que extrapola a necessidade, transforma-se em tesouro e as traças hão de roer; aquilo que nós armazenamos para o espírito é imortal.

Assim, como a vida espiritual é imortal!

Psicofonia recebida no NEPT em 27 de junho de 2012
Militão Pacheco

sábado, 19 de janeiro de 2013

Ainda hoje




Começamos um novo ciclo em nossa existência.

É certo que não passa de uma mudança de calendário.

É certo que não passa de uma convenção humana, mas também é certo, que muitas pessoas prometem mundos e fundos para o ano novo que já se iniciou.

Prometem atividade física.

Prometem emagrecer.

Prometem ganhar dinheiro.

Mudanças no trabalho.

Prometem muitas coisas.

Mas, o que mais nos entristece um pouco, é não vermos com tanta freqüência como deveríamos ver, a promessa de perdoar o próximo, ainda hoje.

Que Jesus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 09/01/2013

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vive em paz




Na 2a. carta aos Corinthios, Paulo no cap. XIII, vs 11, usa essa expressão: “Vive em paz”.

Essa pequena frase deve nos levar a reflexões profundas, porque nós sabemos que a paz aqui na terra ainda é situação de poucos, não é um privilégio. Não é um privilégio porque não é uma dádiva, não é um dom, não é um presente que cai do céu.

A paz interior, a paz do Cristo é uma conquista de cada um, mas as reflexões se seguem e nós devemos nos perguntar, como conquistar a paz?

A primeira regra é observar o Evangelho do Cristo em todas as expressões do cotidiano. Não há como viver em paz sem seguir as palavras do Mestre Divino; não há como viver em paz se não praticarmos a caridade; a caridade moral.

Aquela que devemos praticar dentro do lar, justamente com as pessoas que pela própria natureza das relações domésticas, são aquelas que nos provocam, porque é com elas que temos os resgates a cumprir.

O caminho da paz é repleto de obstáculos, todos superáveis, não com facilidades, com dificuldades, mas, nós precisamos recordar que essas dificuldades que ora encontramos foram semeadas por nós mesmos.

Então, quando temos um colega de trabalho intolerável; quando nos defrontamos com criaturas complexas diante da vida, não podemos olvidar; não podemos esquecer que isto nada mais é do que o resultado daquilo que semeamos no passado.

Estamos todos no presente colhendo a semente do passado. Estamos todos no presente semeando aquilo que colheremos no futuro.

Se queremos colher paz, devemos semear paz e a semente da paz chama-se caridade.

Que possamos começar agora!


Psicofonia recebida no NEPT em 21 de novembro de 2012
Militão Pacheco

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sectarismo




O apóstolo Paulo em sua epístola aos Romanos, diante das dificuldades que os romanos enfrentavam, por conta da novidade do cristianismo renascido ou recém nascido, diante da humanidade, exorta a todos eles uma particularidade extremamente importante, porque haviam embates profundos na época, logo após a passagem do Cristo na terra.

Muitos acreditavam ser totalmente portadores da verdade em suas características religiosas, em suas escolhas religiosas.

Desta forma, mesmo dentro do cristianismo recém-nato, podíamos ver, já na época, as divisões, cada uma dela sendo dirigidas por falsos profetas, que declaravam ser os portadores da verdade.

E até hoje, mais de dois mil anos depois do Cristo, nenhuma religião carrega consigo a verdade absoluta, assim como naquela época, em que o cristianismo era uma novidade mal conhecida, mal divulgada, transmitida de boca a boca e transformada de lábio a lábio.

Por isso, Paulo diz: “Glória porém e paz a todo aquele que obra o bem”, porque não importa qual a expressão religiosa, se eu posso me expressar assim, que comporta dentro de si a presença da verdade.

O que importa, verdadeiramente, para qualquer criatura na terra é a pratica do bem e nós espíritas ou aspirantes a espíritas, não devemos nos julgar como donos da verdade.

É certo que o espiritismo é a fé raciocinada; é certo que nos traz a luz e a compreensão da vida, da morte e da vida após a morte, alem do intercâmbio entre as duas esferas.

Se formos analisar é a única religião que carrega em seu bojo propostas racionais e não dogmáticas.

Entretanto, ainda assim, não detém a verdade absoluta em seu bojo, pois a própria criatura humana não entende o que é a verdade.

Portanto, por se tratar de uma expressão religiosa importante, mas não dona da verdade, seus seguidores não deveriam jamais criticar a qualquer outra expressão religiosa e muito menos arrogar-se direito de ser portador da verdade.

Deveríamos nós todos, isso sim, estimular a religiosidade alheia através do nosso exemplo.

Nós não devemos pregar o espiritismo com palavras ocas, vazias, mas sim com gestos sólidos, consistentes.

Afinal, Jesus é Único e está presente em todas as Vidas, como exemplo, como modelo e aí está o único Caminho, pois Ele contém a Verdade e a Vida!

Que Jesus nos abençoe!

Psicofonia recebida no NEPT em 05 de dezembro de 2012
Militão Pacheco

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Um sorriso




A vida é tida como algo muito difícil; por muitas pessoas é vista como uma verdadeira cruz a ser carregada ao preço de lamentações e queixas. A vida é cheia de dúvidas, de obstáculos e dores também.

Ficamos bem quando está tudo bem, mas se algo sai daquilo que julgamos que não seja bom, entramos em desespero e até perdemos a fé, se é que a tenhamos.

Muitas vezes as amarguras que a vida nos oferece fazem com que nós percamos o mais singelo sorriso dos lábios.

Mas, nós nos esquecemos de que o sorriso é uma ferramenta, absolutamente poderosa, que afasta o mal humor; que reduz desentendimento; que elimina as faltas de virtudes que podemos encontrar na vida e que faz com que nós possamos ver a dor como um lenitivo necessário.

Ainda que a vida pareça nos castigar; ainda que o amargor e a dor nos visitem ocasionalmente, é muito importante o sorriso nos lábios.

Não a gargalhada desmedida, não o sorriso falso e descontrolado, mas sim o sorriso de serenidade, porque aquele que é sereno já conquistou uma característica muito importante: a fé.

Que Jesus nos abençoe!

Psicofonia recebida no NEPT em 09 de janeiro de 2013
Militão Pacheco

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Livre Arbítrio




A vida terrestre é uma escola, um meio de educação e de aperfeiçoamento pelo trabalho, pelo estudo e pelo sofrimento.

Não somos prisioneiros retidos em uma penitenciária, mas alunos rebeldes transitando por um reformatório.

Não há mal eterno.

Por isso a transição

A recompensa ou o castigo consistem na extensão ou no encurtamento das nossas faculdades, do nosso campo de percepções, resultantes do bom ou mau uso que houvermos feito do nosso livre arbítrio, e das aspirações ou tendências que tivermos em nós desenvolvido.

Livre e responsável, a alma traz em si a lei dos seus destinos; prepara, no presente as alegrias ou as dores do futuro.

Da mesma maneira que hoje colhe o que semeou no passado, pois, como nos disse Jesus “a semeadura é facultativa, mas a colheita é obrigatória”.

A vida atual é a conseqüência, a herança das nossas vidas precedentes, e a condição das que se lhe devem seguir.

Ainda que levando em conta a dificuldade que temos para aceitar as provas pelas quais solicitamos passar, certamente nós as encontraremos durante a jornada, sem qualquer sombra de dúvida.

O espírito se esclarece, se engrandece em potências intelectuais e morais, na medida do trajeto efetuado, e da impulsão dada aos seus atos, escolhidos por ele mesmo, para o bem e para a verdade ou nos caminhos opostos.

Todos têm poder de escolher seus passos.

Todos temos livre-arbítrio.

E todos temos de responder por todas as atitudes que tomamos. Mais cedo ou mais tarde.


Albino Teixeira
15 de janeiro de 2013.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Amizade: necessário ter!




Podemos chamar amizade de um sentimento? Sim, pois trata-se de uma espécie de ligação afetiva que une as pessoas entre si, tendo por recursos de ligação o respeito, a confiança e o carinho.

Sem amizade há profunda redução do intercâmbio entre as pessoas.

Ela é a força motriz que amálgama a sociedade e ela está presente em tudo na vida.

Mesmo um relacionamento amoroso se inicia por ela. Dois amantes não se aproximam com real sentimento se não houver respeito, confiança e carinho, quer dizer, os três recursos que compõem a amizade.

Portanto, ela pode ser o início de tudo o que é bom para a humanidade.

A amizade aproxima e faz com que as pessoas sintam alegria de manter aproximação, facilitando, por exemplo, o trabalho em equipe.

Nenhuma equipe rende muito se só é fomentada a inimizade entre seus componentes. Ao contrário: tudo tende a ruir na ausência deste nobre sentimento que é amizade.

E mais: ninguém vive isolado em egoísmo e medo. É necessário dar as mãos e conquistar amigos para tudo na vida.

É preciso ter amigos de verdade para as horas mais duras da vida. Não só as nossas, mas as deles também, pois o apoio, no caso de amigos, é sempre recíproco.

E como se faz sem amigos?

É bem mais difícil!

Conquistar amigos é importante, mas ainda mais importante é cultivá-los, ou seja, manter a amizade por período indeterminado, quer dizer, para sempre, que é o mais importante.

O esforço é de cada um, sempre, para gerar e manter amigos em sua própria vida.



Psicografia recebida no NEPT em 14 de janeiro de 2013
Militão Pacheco

sábado, 12 de janeiro de 2013

Origem e Natureza dos Espíritos




76. Que definição se pode dar dos Espíritos?

“Pode dizer-se que os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o Universo, fora do mundo material.”

77. Os Espíritos são seres distintos da Divindade, ou serão simples emanações ou porções desta e, por isto, denominados filhos de Deus?

“Meu Deus! São obra de Deus, exatamente qual a máquina o é do homem que a fabrica. A máquina é obra do homem, não é o próprio homem. Sabes que, quando faz alguma coisa bela, útil, o homem lhe chama sua filha, criação sua. Pois bem! O mesmo se dá com relação a Deus: somos Seus filhos, pois que somos obra Sua.”

78. Os Espíritos tiveram princípio, ou existem, como Deus, de toda a eternidade?

“Se não tivessem tido princípio, seriam iguais a Deus, quando, ao invés, são criação Sua e se acham submetidos à Sua vontade. Deus existe de toda a eternidade, é incontestável. Quanto, porém, ao modo porque nos criou e em que momento o fez, nada sabemos. Podes dizer que não tivemos princípio, se quiseres com isso significar que, sendo eterno, Deus há de ter sempre criado ininterruptamente. Mas, quando e como cada um de nós foi feito, repito-te, nenhum o sabe: aí é que está o mistério.”

79. Pois que há dois elementos gerais no Universo: o elemento inteligente e o elemento material, poder-se-á dizer que os Espíritos são formados do elemento inteligente, como os corpos inertes o são do elemento material?

“Evidentemente. Os Espíritos são a individualização do princípio inteligente, como os corpos são a individualização do princípio material. A época e o modo por que essa formação se operou é que são desconhecidos.”

80. A criação dos Espíritos é permanente, ou só se deu na origem dos tempos?

“É permanente. Quer dizer: Deus jamais deixou de criar.”

81. Os Espíritos se formam espontaneamente, ou procedem uns dos outros?

“Deus os cria, como a todas as outras criaturas, pela Sua vontade. Mas, repito ainda uma vez, a origem deles é mistério.”

82. Será certo dizer-se que os Espíritos são imateriais?

“Como se pode definir uma coisa, quando faltam termos de comparação e com uma linguagem deficiente? Pode um cego de nascença definir a luz? Imaterial não é bem o termo; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o Espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos.”

Comentário de Kardec. Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque, pela sua essência, diferem de tudo o que conhecemos sob o nome de matéria. Um povo de cegos careceria de termos para exprimir a luz e seus efeitos. O cego de nascença se julga capaz de todas as percepções pelo ouvido, pelo olfato, pelo paladar e pelo tato. Não compreende as idéias que só lhe poderiam ser dadas pelo sentido que lhe falta. Nós outros somos verdadeiros cegos com relação à essência dos seres sobre-humanos. Não os podemos definir senão por meio de comparações sempre imperfeitas, ou por um esforço da imaginação.

83. Os Espíritos têm fim? Compreende-se que seja eterno o princípio donde eles emanam, mas o que perguntamos é se suas individualidades têm um termo e se, em dado tempo, mais ou menos longo, o elemento de que são formados não se dissemina e volta à massa donde saiu, como sucede com os corpos materiais. É difícil de conceber-se que uma coisa que teve começo possa não ter fim.

“Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. Isso, porém, não é razão para que as repilais. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer.”

Kardec, Allan. Da obra: Livro dos Espíritos.
Rio de Janeiro, RJ: FEB.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tudo o que faço




- Tenho um irmão que não acerta na vida. Já fiz muitos esforços para ajudá-lo, já emprestei dinheiro, já abri um negócio para ele, já dei emprego, já ajudei com alimentos em sua casa, enfim, já fiz muito para tentar e nada adianta...

- Já tentou conversar com ele?

- Muitas vezes! Nada adiantou!

- Qual o teor de suas conversas com ele?

- Ah, nem me lembro! Mas, acho que sempre dei bons conselhos tentando ensiná-lo como controlar seu dinheiro, a cuidar melhor das suas finanças...

- Alguma vez tentou mostrar para ele o que você fez por ele?

- Não! Isso, eu acho, seria meio que "jogar na cara" dele, cobrar, sei lá! Soa mal para mim falar assim!

- Mas, ele tem consciência do que você fez por ele?

- Não sei... Acho que tem! Como vou saber?

- Pelas atitudes. Quando se recebe auxílio, vindo do exterior, nem sempre se tem consciência disso e, então, a atitude "pródiga" é mantida e tem-se uma postura egoística e até mesmo perdulária. Gasta-se mais do que tem e a vida continua como era, quer dizer, não há evolução efetiva. Fica tudo "do mesmo jeito".

- Bom, parece que é o caso dele, ora!

- Ele não mudou nada em sua postura diante da vida?

- Não sei, mas pelo menos as dificuldades que ele enfrenta até hoje são muito parecidas com as que ele enfrentava, digamos, há vinte anos!

- Então, parece que ele não conseguiu gerar consciência de que recebe auxílio e tampouco conseguiu libertar-se do egoísmo...

- Qual a solução para ajudá-lo de vez?

- Permitir que sofra as consequências de seus atos!

- Mas, aí ele irá sofrer!

- Exatamente!

- Mas, eu não estaria deixando de agir como cristão, permitindo que ele sofra sem necessidade?

- Como você sabe que é sem necessidade?

- Se eu posso ajudar...

- Ajudando, você está atrapalhando, por não permitir o processo de amadurecimento de seu irmão. Ele terá mais dificuldades para compreender que necessita lutar por si, ainda que receba algum auxílio externo.

- Não posso ajudar nem um pouco?

- Quanto é um pouco?

- Sei lá! Alguma coisa para que ele não passe privações, por exemplo!

- De quanto ele necessita para não passar privações?

- Também não sei dizer...

- Para solucionar a situação na qual você se coloca, faça uma colocação simples para si mesmo: imagine que você não existisse. Quanto você poderia ajudá-lo? Como poderia evitar que ele passasse por privações? Como ele buscaria recursos para se manter? Teria ele o direito de dispender de mais do que teria? Poderia acomodar-se? Aí você terá as respostas para suas dúvidas. E não se esqueça: algumas vezes perder pode significar ganhar. E vice-versa.

- Entendi...

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Transição




Estamos na Era da Transição, em plena passagem pela metamorfose planetária, que já foi anunciada por livros antigos e pelo próprio Espiritismo.

Aliás, esta Era já estava tendo início quando do advento do Espiritismo.

Ninguém pode dizer que por conta das alterações climáticas e em função dos cataclismas que vêm ocorrendo na Terra é que se pode marcar tal Transição, pela simples razão de que todos esses fenômenos ocorrem desde que a Terra é a Terra e fazem parte de todo ciclo evolutivo de todos os Planetas do Universpo.

Mas, a população espiritual, esta sim, vem sofrendo transformaçóes progressivas e lentas, marcadamente do final do século XIX até período ainda não conhecido pela própria humanidade.

Espíritos chamados renitentes, endurecidos, profundamente egoístas e orgulhosos não terão mais lugar sobre a crosta planetária da Terra e vêm sendo removidos, paolatinamente, para outras esferas do Universo, em condições fisicamente análogas à Terra, mas em condições evolutivas nas questões moral e do desenvolvimento técnico inferiores às nossas.

É uma questão muito simples de afinidade vibracional, pois Nossa Casa está lentamente sendo depurada em questões morais e avançando rapidamente em questões científicas.

Uma casa que evolui não tem como abrigar Entidades Espirituais que se recusam a evoluir, por mais exemplos que tenham. Estas mesmas Entidades vêm-se absolutamente atraídas para outro Lar, sob as bençãos de Amorosos Servidores do Criador em estágio de purificação, como é o caso do Cristo-Jesus em nossa amada Terra.

Não há castigo e também não há castigados: há afinidades. Somente.

Muitos, atualmente, estão tendo as últimas oportunidades de redenção diante das demais criaturas com quem coexistem aqui. Se não vingarem em seus propósitos de transformação e de metamorfose de si mesmos, não conseguirão permenecer neste Lar que nos acolhe.

Simultaneamente Emissários do Alto, absorvidos pela carne, na experiência terrena, vêm aos milhares para amparar e exemplificar, para testificar a palavra do Amor, no intuíto de amparar todas as Almas que se encontram indecisas e mesmo aquelas que decidiram ainda permanecer no mal.

Para permanecer em Nosso Lar ou para aspirar a Lares mais elevados, é necessário uma conquista simples: o Amor.

Somente isso basta.

psicografia recebida no NEPT em 10 de janeiro de 2013
Militão Pacheco

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Enigma




Homens! aprendei a imergir em vós mesmos, a esquadrinhar os mais íntimos recônditos do vosso ser; interrogai-vos no silêncio e no retiro.

E aprendereis a reconhecer-vos , a conhecer o poder escondido em vós.

É ele que leva e faz resplandecer no fundo de vossas consciências as santas imagens do bem, da verdade, da justiça, e é honrando essas imagens divinas, rendendo-lhes um culto diário, que essa consciência ainda obscura, se purifica e ilumina.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Em silêncio




A Terra voga sem ruído na extensão.

Essa massa de dez mil léguas de circuito desliza sobre as ondas do éter qual um pássaro no Espaço, qual um mosquito na luz.

Nada denuncia sua marcha imponente. Nenhum ranger de rodas, nenhum murmúrio de vagas sob seus flancos. Silenciosa, ela passa, rola entre suas irmãs do céu.

Toda a potente máquina do Universo se agita; os milhões de sóis e de mundos que a compõem, mundos perto dos quais o nosso vale por uma criança, todos se deslocam, se entrecruzam, prosseguem suas evoluções com velocidades aterradoras, sem que som algum ou qualquer choque venha trair a ação desse gigantesco aparelho.

O Universo continua calmo.

É o equilíbrio absoluto; é a majestade de um poder misterioso, de uma Inteligência que não se impõe, que se esconde no seio das coisas, e cuja presença se revela ao pensamento e ao coração, e que atrai o pesquisador qual a vertigem do abismo.

Se a Terra evolucionasse com estrondo; se o mecanismo do mundo se regulasse com fracasso, os homens, aterrorizados, curvar-se-iam e creriam.

Mas, não! A obra formidável se executa sem esforço. Globos e sóis flutuam no Infinito, livres como plumas sob a brisa. Avante, sempre avante!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Miguel Vives y Vives (1842 - 1906)




Conheceu o espiritismo em 1871 quando, muito adoentado, foi conduzido a um grupo espírita que o curou.

Daí em diante dedicou-se à sua divulgação, não apenas como orador nas tribunas, mas também pela imprensa e como escritor. Destacou-se como médium de incorporação, psicógrafo e de curas. Foi pioneiro na introdução do espiritismo no teatro.

Fundou a "Federação Espírita de Vallés", da qual surgiu a "Federação Espírita da Catalunha", entidade que conheceu efêmera existência.

Em Tarrasa fundou o "Centro Espírita Fraternidade Humana" (1872), ali tendo lançado as obras "Guia Prático do Espírita" e "O Tesouro dos Espíritas", ambas traduzidas em língua portuguesa.

Fundou a revista "União", periódico que se incorporou à "La Luz del Porvenir", que se destacou na divulgação do movimento naquele país.

Foi presidente do "Centro Barcelonês de Estudos Psicológicos".

A sua mediunidade e os seus estudos sobre Homeopatia permitiram que desenvolvesse, em Tarrasa, uma expressiva obra de assistência ao necessitados.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Sobre a evolução




Emmanuel nos ensina sobre a função da dor, sua importância no aprimoramento do espírito em sua jornada eterna rumo à angelitude.

Mas uma questão sobre a dor precisa ser assinalada. A autoflagelação nunca é bem-vinda. A dor é a dor moral, sentimental, muito mais do que a dor física. Muitas provas envolvem também a dor física, mas não aquela que provocamos em nós mesmos. Empunhar um chicote e bater nas próprias costas ou pernas, para “sofrer em nome de Deus” é algo tão falso quanto admitir que algum ser humano é infalível. Por que Deus se alegraria com o sofrimento autoimposto? Foge de qualquer lógica aceitável.

Emmanuel nos fala sobre os dilemas morais, sobre as dores que vida impõe e que nos obrigam à depuração. Aparentemente quanto mais buscamos a verdade e os caminhos corretos da evolução, mais sofremos. É como se fizéssemos uma viagem rumo ao centro da Terra, e, a cada quilômetro percorrido, o chão ficaria mais quente devido ao calor do núcleo. Esse calor são as provas e as dores que se apresentam a todos os aprendizes sinceros, que se recusam a viver em ócio, e que por isso aprendem a cada dia como a dor é uma forte aliada no progresso. O momento de sofrimento nunca é salutar, mas a colheita futura assim o será.

No caso do aprendiz Espírita, há a enorme ajuda do conhecimento da vida imaterial, que nos possibilita uma visão a longo prazo, e assim a compreensão se completa. Sofrer é aprender, e é também assimilar conceitos e visões que vão muito além da dor em si.

Quando Jesus diz que: “Na verdade, na verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis; o mundo se alegrará e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.” podemos separar esse ensinamento da seguinte forma adaptando ao que sabemos hoje: nós (aprendizes do Evangelho) choraremos e sofreremos, o mundo (maioria das pessoas, a generalidade) se alegrará em alegrias mundanas e ilusórias, que trazem a falsa alegria, mas não passam de estagnação (Emmanuel assinalou isso quando ditou o trecho: Os inquietos salvadores da política e da ciência, na Crosta Planetária, receitam repouso e prazer a fim de que o espírito chore depois, por tempo indeterminado, atirado aos desvãos sombrios da consciência ferida pelas atitudes criminosas), e, enquanto isso, continuaremos a sofrer em nosso próprio caminho, prosseguindo na jornada evolutiva. Quando pudermos realizar conquistas de progresso próprio, nossas provas que outrora trouxeram tristeza serão por nós abençoadas e convertidas na alegria do progresso.

Aquele que espera progredir rapidamente, pode estar estagnado. Por isso a luz do Espiritismo ao demonstrar a Doutrina das vidas sucessivas é tão valiosa.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Livro fluídico





O homem caridoso faz o bem ocultamente; e, enquanto este encobre as suas boas ações, o vaidoso proclama o pouco que faz. “Que a mão esquerda ignore o que faz a direita”, disse Jesus. “Aquele que fizer o bem com ostentação já recebeu a sua recompensa”.
Beneficiar secretamente, ser indiferente aos louvores humanos, é mostrar uma verdadeira elevação de caráter, é colocar-se acima dos julgamentos de um mundo transitório e procurar a justificação dos seus atos na vida que não acaba.
Nessas condições, a ingratidão e a injustiça não podem atingir aquele que fora caritativo.

Ele faz o bem porque é do seu dever e sem esperar nenhuma recompensa. Não procura auferir vantagens; deixa à lei o cuidado de fazer decorrer as conseqüências dos seus atos, ou, antes, nem pensa nisso. É generoso sem cálculo. Para tornar-se agradável aos outros, sabe privar-se do que lhe é necessário, plenamente convencido de que não terá nenhum mérito dispondo do que for supérfluo.

Eis por que o óbolo do pobre, o denário da viúva, o pedaço de pão que o proletário divide com seu companheiro de infortúnio têm mais valor que as larguezas do rico. Há mil maneiras de nos tornarmos úteis, de irmos em socorro dos nossos irmãos. O pobre, em sua parcimônia, pode ainda ir em auxílio de outro mais necessitado do que ele. Nem sempre o ouro seca todas as lágrimas ou cura todas as feridas. Há males sobre os quais uma amizade sincera, uma ardente simpatia ou uma afeição opera melhor que todas as riquezas.

Sejamos generosos com esses que têm sucumbido na luta das paixões e foram desviados para o mal, sejamos liberais com os pecadores, com os criminosos e endurecidos.

Porventura sabemos quais as fases cruéis por que elas passaram, quais os sofrimentos que suportaram antes de falir? Teria essas almas o conhecimento das leis superiores como sustentáculo na hora do perigo? Ignorantes, irresolutas, agitadas pelo sopro da desgraça, poderiam elas resistir e vencer? Lembremo-nos de que a responsabilidade é proporcional ao saber e que muito será pedido àquele que já possui o conhecimento da verdade.

Sejamos piedosos para com os que são pequenos, débeis ou aflitos, para com esses a quem sangram as feridas da alma ou do corpo. Procuremos os ambientes onde as dores fervilham, os corações se partem, onde as existências se esterilizam no desespero e no esquecimento.

Desçamos aos abismos da miséria, a fim de levar consolações animadoras, palavras que reconfortem, exortações que vivifiquem, a fim de fazer luzir a esperança, esse sol dos infelizes. Esforcemo-nos por arrancar daí alguma vítima, por purificá-la, salvá-la do mal, abrir-lhe uma via honrosa. Só pelo devotamento e pela afeição encurtaremos as distâncias e preveniremos os cataclismos sociais, extinguindo o ódio que transborda do coração dos deserdados.

Tudo o que fizermos pelos nossos irmãos gravar-se-á no grande livro fluídico, cujas páginas se expandem através do espaço, páginas luminosas onde se inscrevem nossos atos, nossos sentimentos, nossos pensamentos. E esses créditos ser-nos-ão regiamente pagos nas existências futuras.

Nada fica perdido ou esquecido. Os laços que unem as almas na extensão dos tempos são tecidos com os benefícios do passado. A sabedoria eterna tudo dispôs para bem das criaturas.

As boas obras realizadas neste mundo tornam-se, para aquele que as produziu, fonte de infinitos gozos no futuro.

A perfeição do homem resume-se a duas palavras: Caridade e Verdade. A caridade é a virtude por excelência, pois sua essência é divina. Irradia sobre os mundos, reanima as almas como um olhar, como um sorriso do Eterno. Ela se avantaja a tudo, ao sábio e ao próprio gênio, porque nestes ainda há alguma coisa de orgulho, e às vezes são contestados ou mesmo desprezados.

A caridade, porém, sempre doce e benevolente, reanima os corações mais endurecidos e desarma os Espíritos mais perversos, inundando-os com o amor.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lembra-te




A vida terrestre é uma escola, um meio de educação e de aperfeiçoamento pelo trabalho, pelo estudo e pelo sofrimento.

Não há felicidade, nem mal eternos.

A recompensa ou o castigo consistem na extensão ou no encurtamento das nossas faculdades, do nosso campo de percepções, resultantes do bom ou mau uso que houvermos feito do nosso livre arbítrio, e das aspirações ou tendências que tivermos em nós desenvolvido.

Livre e responsável, a alma traz em si a lei dos seus destinos; prepara, no presente as alegrias ou as dores do futuro. A vida atual é a conseqüência, a herança das nossas vidas precedentes, e a condição das que se lhe devem seguir.

O espírito se esclarece, se engrandece em potências intelectuais e morais, na medida do trajeto efetuado, e da impulsão dada aos seus atos para o bem e para a verdade.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Abusos da mediunidade




Os falsos médiuns são encontrados por toda parte.

Uns não passam de péssimos farsistas que se divertem à custa das pessoas e a si mesmos se traem cedo ou tarde.

Outros há, habilidosos, para os quais o Espiritismo é apenas uma mercadoria; esforçam-se por imitar as manifestações, tendo em mira o lucro a auferir.

Muitos têm sido desmascarados em plena sessão; alguns já foram colhidos nas malhas de ruidosos processos.

Nessa ordem dos fatos, têm sido presenciadas as mais audaciosas falcatruas.

Certos indivíduos, abusando da boa-fé dos que os consultam, não têm hesitado em profanar os mais sagrados sentimentos e tornar suspeitas uma ciência e doutrinas que podem ser um meio de regeneração.

Na maioria das vezes, são destituídos do sentimento de sua responsabilidade; mas na vida de além túmulo bem desagradáveis surpresas lhes estão reservadas.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A música e a mediunidade




Na Terra a sinfonia é a forma mais alada da música. Quando ela se une às palavras, assemelha-se à Vitória áptera, que rastejava sem poder levantar vôo e planar no alto.

A música, ligada a palavras, perde um pouco de sua atração e de sua amplitude. No entanto a melodia nos acalenta, nos deleita, nos encanta; ela grava em nossa mente motivos que gostamos de repetir e que nos consolam das tristezas de cada dia. Porém essa música parece bastante pobre se comparada às harmonias do espaço; para compreendê-las e experimentá-las, é necessário que se possuam sentidos psíquicos bastante desenvolvidos.

Vimos mais de uma vez, nas sessões, lágrimas rolarem sobre a face de alguns médiuns, que percebiam os ecos da sinfonia eterna.

O médium G. Aubert, apesar de ignorante em música, em completo estado de automatismo toca no piano sonatas, árias inéditas e variadas, nas quais reconhecem-se Beethoven, Bach, Chopin, Berlioz, etc. A maioria dos compositores afirma que ouve nas horas de recolhimento vozes, sons, que não provêm da Terra.
Durante as célebres sessões dirigidas por Jesse Schefard, médium escocês, em todas as grandes capitais e diante de várias cortes soberanas, da mesma forma que nas do dr. San Angelo, em Roma, ouviam-se coros celestes e acordes de numerosos instrumentos invisíveis. Solos permitiam que se reconhecesse a voz de cantores ou cantoras, já falecidos.

A sra. de Koning-Nierstrass descreve uma de suas sessões nos seguintes termos:
"J. Schefard ficou hospedado em minha casa, em Haye, durante cerca de seis semanas.

Uma noite eu e alguns amigos estávamos reunidos. Tendo o médium se levantado em meio-transe, pôs-se ao piano. Rappings (batidas) ressoaram por todos os lados, luzes adejavam no cômodo como borboletas De repente vozes de homens e de mulheres encheram o ar. Era um coro que cantava uma espécie de cântico; a Hosana e Glória a Deus foram ouvidos por todos nós. Ora era um coro, ora vozes de mulheres, o soprano dominando todo o canto. Sentada próxima ao médium, constatei que ele não havia aberto a boca.

Dois dias após, uma de minhas vizinhas me diz:

"– Ah! Desfrutei do lindo concerto que houve uma noite em sua casa; que músicos, e que belo coral fizeram-se ouvir!

"Perguntei-lhe:

"– A senhora ouviu uma voz de cada vez ou um coro?

"– Um coro – respondeu a senhora –; eu distinguia bastante distintamente o soprano.
Quem é que cantava tão maravilhosamente? "

Esse testemunho espontâneo destruía qualquer hipótese de alucinação. A respeito da música dos espíritos, lê-se na introdução de Ensinos Espiritualistas, de Stainton Moses, professor na Universidade de Oxford, a descrição de fenômenos obtidos numa sala desprovida de piano, violino ou qualquer outro instrumento.

"Um som se produzia, excessivamente difícil de ser descrito. Assemelhava-se ao suave som de um clarinete, aumentando de intensidade e novamente diminuindo, descendo à primeira emissão abafada, às vezes também apagando-se em um longo lamento melancólico. Não tendo jamais ouvido nada que se aproximasse desse som realmente extraordinário, não posso dele dar senão uma descrição bastante insuficiente: é importante observar que obtemos apenas notas isoladas, e na melhor das hipóteses, cadências isoladas. Os agentes invisíveis atribuíam esse fato à organização antimusical do médium."

Por outro lado, lê-se em Light, de 30 de abril, os seguintes relatos, que mostram outra modalidade dessas manifestações, obtidas à cabeceira de moribundos e percebidas por outros assistentes.

"Muitos livros foram escritos a respeito das visões dos moribundos e dos acontecimentos extranormais observados no momento da morte. Dentre os mais interessantes casos, pode-se citar o do pequeno cativo do Templo: Luís XVII. Beauchesne conta que poucos instantes antes da morte do jovem príncipe perguntaram-lhe se sofria muito.

"Ele respondeu:

"– Sim, sofro, mas não muito; a música é tão linda.

"Fizeram-lhe perguntas a respeito dessa música que ninguém ouvia, porém ele insistia em dizer:

"É linda, eu a ouço! – e admirou-se por ninguém mais a ouvir

"Há também o caso de Jacob Boehme, cuja partida da Terra foi acompanhada da mais suave harmonia que ele apenas ouviu e proclamou sublime. Para Goethe, ao contrários, os sons que percebia em seu leito de morte, quando ele exclamava: “Luz, mais luz ainda!”, foram ouvidos por aqueles que se encontravam perto dele.

"Chegam-nos de toda parta da Inglaterra relatos dessas harmonias do Alto, ouvidas por moribundos e freqüentemente por aqueles que os assistem.

"A sra. Leaning nos escreve: “Quando Lily Sewell morreu, sons harmoniosos foram ouvidos, parecendo provirem de um canto do quarto, e isso durante os dois dias que precederam sua morte. A criança não ouvir nada, mas seus pais, sua irmã e a empregada os perceberam, e no terceiro dia, quando a criança morreu, o som tornou-se mais suave, tornou-se semelhante ao de uma harpa eólica, saiu do quarto, passou pela casa e afastou-se gradualmente”

"Um professor de Eton, na Inglaterra, em 1881, em um momento em que se encontrava perto da mãe, ouviu, alguns minutos após a morte desta, uma suave música de três vozes infantis cantando um hino de forma tão penetrante que nenhum ser humano teria podido fazê-lo. Duas pessoas presentes, e o médico que lá se encontrava, ouviram-na igualmente e abriram uma janela para ver se descobriam de onde provinham aqueles sons maravilhosos.

"O dr. Kenealy conta assim a morte de seu jovem irmão: “Seu quarto dava para uma grande e bonita vista, cercada por verdes colinas. Perto de seu leito várias pessoas da família encontravam-se sentadas, assim como também o médico; era uma voz melancólica e celeste de mulher, cujos tons não podem ser descritos. Isto durou vários minutos; em seguida, fundiu-se, como as sinuosidades das ondas sobre a areia, ora ainda ressoando, ora mal murmurando; em seguida veio o silêncio. Quando o canto começou, a criança entrou em agonia e no último murmúrio sua alma partiu!”

"Enfim anotamos o caso descrito por H. Rooske, de Guilford: “Há alguns anos minha irmã e eu tivemos uma experiência que nos serviu de grande conforto na vida. Nossa mãe encontrava-se perigosamente doente; o médico e a governanta sabiam que seus sofrimentos chegavam ao fim. Uma noite em que minha irmã velava por ela com a governanta, ouviu de repente o mais lindo, o mais majestoso dos coros, cantado por vozes tão celestes como ela jamais ouvira. Virando-se em direção à governanta, perguntou-lhe: `A senhora está ouvindo?' `Não estou ouvindo nada', foi a resposta. Eu havia me deitado em um cômodo contíguo, esgotado pelas longas vigílias e por cruéis inquietações; os sons celestes despertaram-me de um sono profundo, saltei da cama e corri ao quarto de minha mãe perguntando: `De onde vem essa música maravilhosa?' Repentinamente os sons cessaram, e aproximando-nos do leito percebemos que a doce alma havia partido com a divina harmonia.”

Leon Denis - "Espiritismo e Arte"