Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 31 de agosto de 2013

A criança e suas heranças sexuais de outras vidas


Na qualidade de Espíritos recém-reencarnados, as crianças carregam consigo todas as tendências que, enquanto Espíritos, elas tiveram e têm, facultando possibilidades de que se encaminhe para o cipoal das próprias dificuldades, ainda que a memória esteja temporariamente em repouso.

Não há exceção no campo da sexualidade.

A carga vibratória de todos os seres humanos quanto às necessidades sexuais é proporcional aos instintos necessários para a preservação da espécie, sendo, portanto, intensa.

E, embora a criança tenha suas lembranças de vidas passadas adormecidas, ela carrega consigo potenciais inatos, que independem do organismo físico, embora ligados a ele, e estão profundamente ligados aos interesses e necessidades do próprio Espírito que habita seu corpo.

Estes potenciais, admitidos como instintos, podem ser anunciados já desde a mais tenra idade, embora não valorizados adequadamente, justamente, por ser o Espírito na infância visto em sua inocência, o que é, de certa forma uma verdade parcial, já que todos somos Espíritos "adultos", ainda que passando pela transição adaptativa da infância.

As manifestações ligadas à sexualidade não deveriam ser confundidas com as manifestações ligadas à sensualidade, que é uma manifestação elaborada da primeira, em função dos chamados jogos de aproximação e sedução entre pessoas que apresentam interesses entre si, ou que simplesmente podem ser manifestos pela exacerbação e do exagero das paixões ligadas ao sexo, justamente o problema que tem levado a criatura humana a perdas em várias épocas e em muitas sociedades.

O jovem pode manifestar tal sensualidade, ainda que nem mesmo tenha consicência disto, de modo natural, espontâneo, sem a malícia do adulto, em função de seu caráter passional e suas ligações com exageros ou abusos sexuais de outras vidas.

Pode, também, atuar sensualmente em função de imitar os adultos que os cercam na vida.

Os adultos, em função de seus desequilíbrios quanto à sexualidade, não conseguem avaliar que seus exemplos "normalizam" atutides perigosas no comportamento infantil!

Mas, a criança, justamente por ter uma carga vibratória específica, nestes casos, quanto à sensualidade, e por ter ligações espirituais do passado, é acompanhada por Entidades Espirituais que lhe estimulam tais tendências, além de buscar nelas as satisfações para o sexo ou, ainda, por desejo de cobrar erros anteriores, num movimento de vingança, como é comum, infelizmente, nos processos obsessivos.

Nem mesmo o esquecimento do passado nos liberta de nossos compromissos.

A lei de ação e reação é universal em todos os casos e não há como fugir dela.

Há como amenizar e minimizar através do esforço de reformulação interior ou reforma íntima autênticas!

Exatamente por isso é de extrema importância que o pequeno seja conduzido pelas mãos do Evangelho, para que nutra em suas fibras mais íntimas o melhor que possa nutrir em relação ao Amor verdadeiro e não permanecer como joguete do "amor" fugaz que a carne provê!

É fundamental que as expressões de sensualidade infantil sejam redirecionadas sem chamar sua atenção como se fosse algo pecaminoso; que as crianças sejam educadas e edificadas com cuidado, com carinho, no propósito de reestruturar suas bases mentais, éticas e morais e, para isso, seus cuidadores são figuras fundamentais, tanto na exemplificação quanto no direcionamento.

Particularmente o redirecionamento religioso.

E o Espiritismo tem todas as condições, através do Evangelho no Lar, da Educação Espírita Infantil e da terapia de passes, para que estas crianças entorpecidas pelas paixões do passado possam ser amparadas à luz do Cristo e afastem de si mesmas as impregnações viciosas que o sexo pode causar quando utilizado de forma equivocada.

A sexualidade é uma energia divina que deve ser aplicada não somente na manutenção da espécie, como acontece em todos os níveis de seres orgânicos, mas também na aproximação de corações queridos que se transformam em um quando unidos pelo sexo, auxiliando na integração e harmonização das criaturas, por ser força da vida.

Os desequilíbrios decorrentes de sua má utilização, levando-a somente para o campo dos prazeres fugidios, é capaz de destruir civilizações, como já demonstrado na história da humanidade.

Por isso, não profanar esta energia é de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio do Ser.

Mas, também, não levar a extremos, fazendo do sexo um pecado inominável, pois este extremo é outro equívoco que também pode levar as criaturas humanas à obsessão!

Sem exageros, com naturalidade, com respeito e admiração por esta força divina e criadora que existe dentro de cada Ser Humano, a criança será guiada para sua harmonização e liberdade das teias equivocadas da sensualidade viciosa ou da sexualidade desmedida.



Mensagem recebida no NEPT em 30 de agosto de 2013
Albino Teixeira

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A criança e a imaginação


Durante as fases iniciais da Vida o Espírito passa por uma adaptação das mais profundas, mergulhando cada vez mais na matéria, após ter passado período extremamente variável, de caso a caso, desprovido dela.

É um processo extremamente complexo, que pode durar até mesmo uma década ou um pouco mais e, em alguns casos, pode até mesmo se prolongar, em função de uma característica interessante: a conquista evolutiva individual do Ser.

Quer dizer: a maturidade!

Quanto mais ligado à imaturidade é o Espírito, mais prolonga sua fase de adaptação, por variadas razões, como, por exemplo, a insegurança.

E é relativamente natural que o faça, instintivamente, para que possa se sentir protegido de alguma maneira, pois, se ainda é ingênuo e imaturo necessita da proteção dos seus cuidadores.

Há, também, a questão da acomodação por conveniência, à qual o Espírito se submete, por puro interesse de se manter mesmo na infância.

Chega a existir a "recusa" de envelhecer!

Sim, a fase de adaptação é a infância na Terra!

As dificuldades de amadurecimento estão ligadas a questões passadas, já que o Ser reencarnante ainda não apresentou oportunidade para gerar experiências na atual vivência.

Independentemente de quais sejam tais comprometimentos passados, pois o importante é o presente e será o futuro de cada um de nós, há uma facilitação para que, em função da imaturidade, o Espírito mergulhe em fantasias proporcionais às suas necessidades de fuga da realidade que lhe parece dura de enfrentar na atual existência material.

É justamente aí que ocorrem os excessos da imaginação, na fase da infância, que levam a criança a criar uma espécie de universo paralelo às suas realidades.

O próprio endurecimento da Vida atual, diante de pais ou cuidadores que possam eventualmente afrontar a fragilidade da figura infantil, pode levar a criança a criar uma realidade mais agradável para si mesma, como mecanismo compensatório para os estresses aos quais possa estar sendo submetido.

A covardia de certos adultos dão início a processos complexos nas mentes das crianças pelas quais eles são, ou deveriam ser, responsáveis.

A realidade paralela, que evitaria as dores da vida presente, geradas na mente infantil, poderá causar transtornos psiquiátricos variados, se a criança não vier a ser resgatada por adultos íntegros a tempo de evitar desestruturações mais profundas no mecanismo psicológico do Ser em formação e adaptação para com a Vida atual.

Mentiras, engôdos, interesses, malícia, maldade, crueldade e outras facetas desnecessárias da personalidade humana podem vir à tona, revivendo justamente o potencial “antigo” de cada um graças aos traumas que poderiam ser evitados pelo livre arbítrio tanto de adultos como da sociedade propriamente dita.

A criança, mesmo sem ser submetida às tensões provocadas por outrem, ainda que tenha tudo extremamente favorável para que proceda com correção absoluta, poderá agir equivocadamente em função das heranças que traz de si mesma, isto é, sua personalidade eclode tal como é, já em tenra idade e pode transformar a vida dos pais ou de seus educadores em um fardo pesado e difícil.

Não que isso seja casual, pois a ligação entre todos não é absolutamente furtiva, mas isso demonstra claramente que a criança é um Espírito já experiente que vivencia uma vida nova ligado às suas necessidades e que, desprendido do corpo físico, é um ser que tem livre-arbítrio e pode agir, até certo ponto, como bem entende.

As fantasias, então, passam a ser a “realidade” e a necessidade desta criança, que exige de seus pares mudanças adaptativas muitas vezes extremadas, para que se possa conviver de alguma forma com algum equilíbrio, em detrimento das dificuldades que ela mesma provoca.

Mentiras podem ser a rotina, por causas e com interesses variados.

Tanto no caso das causas atuais, como no caso das causas de vidas passadas, as fantasias estão comumente presentes, passando a crianaça a viver fora de sua realidade, criando algo que poderíamos determinar como uma realidade virtual.

Sempre influenciada por Entidades Espirituais que, com sua própria aprovação, o Espírito reencarnado e ainda na fase adaptativa para a Vida, entra em deleite viajando nas asas da imaginação fértil, seja em terrenos sólidos ou em áreas pantanosas da mente.

Evidente que há uma fase absolutamente natural da infância na qual a criança realmente ainda mantém contato com a Vida Espiritual, em suas funções mediúnicas naturais.

Mas, quando estas funções descambam para quadros de desequilíbrio, mostram-se os potenciais equivocados do Espírito e as obsessões na infância podem dar vazão a vários problemas como as dificuldades em sociabilizar-se, por exemplo.

Além de variados problemas de ordem familiar...

Não levada à educação fundamental do Espírito, através do passe e da Educação Espírita Infantil, o Ser tem possibilidades de perder-se em equívocos cada vez mais acentuados, embora, muitas vezes, o auxílio espiritual consiga intervir e amparar a alma em estruturação, graças aos méritos ou às intercessões de outrem.

De qualquer modo, para todos os educadores, é necessária a atenção permanente com o comportamento da criança em especial quanto à sua imaginação e à exposição de suas ideias, para que não sejam tomados de surpresa quando o quadro de mentiras e manipulação já esteja formado adiantadamente, algo que dificulta ainda mais a possibilidade de auxíliar a criança em sua recuperação na direção correta para sua jornada.

Educadores, cuidadores e pais atentos são sempre os primeiros recursos que a própria Espiritualidade lança mão para redirecionar a criança com tendências excessivas aos descaminhos da imaginação.

E, mais uma vez, o exemplo do adulto é o esteio da criança.

Adulto mentiroso é modelo para criança que mente!



Mensagem recebida no NEPT em 30 de agosto de 2013
Herculanum

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A criança ansiosa


Na vida espiritual transitamos em fases de adaptação, aprendizado e preparação para a próxima experiência na vida ligada à matéria.

Na verdade, os ciclos entre a vida espiritual e a vida material vão se complementando e enriquecendo o currículo de cada Espírito, acompanhado das cargas emocionais, afetivas e traumáticas que tem consigo das vidas anteriores, formando, assim, um prontuário cada vez mais vasto e mais profundo, até certo ponto independente do grau de evolução de cada um.

Muitas das características do Ser são marcantes, em função justamente de experiências também marcantes que eventualmente teve em determinada reencarnação que, embora não seja clara em sua mente, ficam como um registro silencioso preparado para se manifestar quando situações semelhantes venham a se apresentar.

Assim, o Espírito nasce com determinado potencial para reações exacerbadas quando alguns obstáculos que a vida oferece naturalmente.

Antes mesmo que o problema venha a se efetivar, ou que alguma coisa a seu redor tenha a tendência de fugir de seu controle, ou diante do distanciamento de alguém que represente muito para si, ou, ainda por conta de sua imaginação, mesmo na fase mais tenra da infância, o Espírito apresenta quadro de despreparo mais ou menos acentuado de descontrole de suas emoções, dominado que fica pelo medo, pela insegurança ou mesmo pelo pavor.

É dito hoje em dia, de modo popular, que o pequeno “surta”.

A agitação da criança, o choro intenso, a falta de sono, a perda do apetite – ou ao contrário o excesso dele, a agressividade e o comportamento ditado por presença de doenças fantasiosas fazem a composição de quadro clínico característico da ansiedade.

Algumas vezes o quadro de ansiedade pura, orgânica ou espiritual, se confunde com a permeabilidade que o jovenzinho tem para com a Vida Espiritual, através da vidência e audiência naturais, que, em função da imaturidade não permite a ele a real compreensão dos fatos e gera aprofundamento da insegurança.

Se pensarmos apenas na herança espiritual, as circunstâncias de compreensão são menos esclarecedoras, pois pouco ou nada se sabe sobre as vidas anteriores de quem quer que seja.

Por isso, embora saibamos da importância fundamental dos compromentimentos cármicos de cada um de nós, é muito mais importante que tenhamos foco da reencarnação atual, delimitando fatos para melhor entendimento da situação da criança, que, sabemos, é Espírito imortal, mas está em situação de adaptação na atual reencarnação.

Este é o momento de necessidade de maior atenção para a criança!

Dar foco para os cuidados espirituais, através dos passes, da água fluidificada e do Evangelho no Lar é fundamental para a recuperação do pequeno paciente.

Deve-se dar muita importância para o controle e comportamento dos cuidadores desta criança que sofre de ansiedade, pois aquilo que o adulto faz serve de inspiração e exemplo para o pequeno.

Muita cautela ao lidar com as inseguranças, sem exaltá-las e sem desvalorizar suas emoções.

O descaso para com as queixas eventuais do menor causa ainda mais inseguranças!

Serenidade para fortalecer a personalidade daquele que, além de estar com todo o organismo em formação, está como Espírito em adaptação para a nova Vida.

Fazer o maior esforço possível para não demonstrar ansiedade diante do jovem reencarnante, para não dar a ele ainda mais motivação de gerar este estado de espírito.

O eventual acompanhamento psicoterapêutico em variadas expressões é ferramenta muito importante para que se possa ajudá-lo.

Da mesma forma, quando o quadro de ansiedade é muito acentuado, o tratamento com medicamentos é necessário e indicado.

E sempre a prática do Evangelho no Lar deve ser mantida, para manter harmoniosas as vibrações do ambiente de aconchego da criança, até mesmo para protegê-la de eventuais envolvimentos espirituais que podem ser gerados justamente pela insegurança natural que tem criança ansiosa.



Mensagem recebida em 29 de agosto de 2013
Zézinho

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Crianças autoritárias


O Espírito encara inúmeras reencarnações não apenas e tão somente em nossa Casa-Planeta, mas em váriados Orbes durante suas experimentações e oportunidades, pois é assim que vai incorporando em sua personalidade as matérias que aprende e poderá aplicar a cada próxima oportunidade de lidar com a matéria.

Nas muitas experiências, sua personalidade vai se firmando e se transformando simultaneamente.

Alguns de nós adquirimos certo endurecimento interior, por conta de vivências particulares que nos fazem reagir a obstáculos, cada um à sua maneira, sendo que o endurecimento é uma forma de gerar uma espécie de camada de proteção contra os intempéries eventualmente encontrados durante nossa trajetória.

Coloco na primeira pessoa do plural, pois todos estamos sujeitos a este mecanismo de defesa, se é que se pode entender assim, que criamos para resistir às pressões que muitas vezes nós mesmos geramos em função das escolhas equivocadas que fazemos, ao lustrar o próprio ego durante nossas vivências.

Não há quem não possa enrijecer, com muita frequência, diga-se, diante da dor!

Uma das máscaras de enrijecimento surge quando em determinada experiência pudemos ter tido nas mãos o poder de gerir algo, seja no nível que se possa entender: uma instituição, uma comunidade, uma casa, um município, um país, enfim, a responsabilidade de cuidar de vidas em qualquer lugar, em qualquer tempo.

É justamente pelo medo de perder o controle que se promove na própria personalidade uma transformação que nos faz paulatinamente passar a ser progressivamente mais rigorosos com os outros, embora nem tanto conosco...

O medo pode gerar, portanto, uma postura que se encaminha para a postura ditatorial, colocando a experiência em um patamar mais voltado a limites extremos, controladores e, por que não, manipuladores.

As frustrações decorrentes destes equívocos, pois toda ditadura gera algum grau de hipocrisia no entorno de nós, ficam marcadas em nossa memória espiritual, de forma indelével e temos uma tendência a resgatá-la durante os processos automáticos de amadurecimento reencarnatórios que ocorrem nos primeiros anos de vida, considerando nossa Terra amada!

É justamente neste período da infância que podemos expor, de modo bastante natural, nossas tendências autoritárias e ditatoriais!

É este o caso de muitas crianças que, a título de experiências, vêm junto de pais que acabam se deixando dobrar pela extrema autoridade imposta por crianças-problemas, que literalmente mandam nos pais, nos cuidadores e em quem possa estar ao seu lado.

Há quem veja isso como uma expressão de personalidade, justificando o injustificável e normalizando o que não é normal de modo algum!

A criança nesta situação precisa de limites, pois, embora tenha passado o que lhe é particular, e que pode não ter sido nem um pouco produtivo, não sabe lidar com tais informações que estão guardadas na construção de sua personalidade.

Ela, a criança, não pode ter autoridade impositiva!

Precisa ser educada com amor e exemplo!

Os cuidadores e os pais devem dar a ela o caminho que seja lícito para ser uma criatura humana de Bem, que respeite os limites que a própria Vida lhe dá!

Não se pode permitir que pequenos gerenciem um lar e ordenem adultos, pois a profunda imaturidade cerebral, aliada ao egoísmo que nutre o coração durante a infância, em decorrência do instinto de sobrevivência, impedem que tenham quaisquer mínimas condições para tomar o lugar de uma pessoa vinte, trinta anos mais velha!

Nada de qualquer experiência de vidas passadas que tenha tido, nada, nem mesmo uma doença cármica concomitante, uma limitação genética, dá aos pequenos o direito de mandar em ninguém, olvidando a própria limitação reencarnatória, seja em função da idade ou em função das limitações físicas.

Nenhuma linha psicológica pode sequer permitir que seja alimentada uma situação de domínio infantil, construindo um império de impropérios em um lar qualquer.

As crianças autoritárias precisam de energia na condução de suas vidas.

É preciso recordar sempre do aforisma: duro e doce, como rapadura, para com estes pequenos amigos que trazem consigo suas experiências e que necessitam dos adultos como educadores de verdade para o bem de todos os que constituem a família!

Jamais se cuida de uma criança com este perfil usando de violência física, pois este é o pior exemplo que se dá para quem já tem a tendência para ela!


Mensagem recebida no NEPT em 28 de agosto de 2013
Albino Teixeira

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Crianças e Desinteresses


Vontade de nada fazer ou preguiça, mesmo? Como entender uma criança que não é interessada em aprender absolutamente nada e que ainda faz pouco dos educadores que dela cobram para que reaja?

Será um erro encará-la como preguiçosa?

Há estudiosos que ficam indignados se você disser que uma criança ou um jovem é preguiçoso, acredite!

E pode ter alguma razão a respeito do quadro, afinal, por detrás do desinteresse pode existir alguma patologia orgânica ou espiritual!

Não são nem um pouco infrequentes casos de obsessão nos quais o jovem simplesmente não consegue dar valor para as responsabilidades necessárias para sua própria vida, algo que certamente refletirá para toda sua vida, já que não estará preparado adequadamente para defender a si mesmo.

Ao mesmo tempo fica à mercê de envolvimentos que não se vê e que perturbam-no continuamente.

Podemos e devemos pensar, também, nos quadros orgânicos que compromentem a visão, a audição, seja em nível periférico, com lesões das regiões que captam as impressões do meio, mas também em níveis centrais, no sistema nervoso, que impedem a "tradução" das informações que chegam para compreensão que o jovem deveria ter, mas não tem.

Estes quadros promovem certo isolamento do Ser, desencorajando-o para ter uma postura mais dinâmica diante do necessário aprendizado e falseando uma situação de preguiça! Afinal, certamente não deve ser fácil tentar aprender e não conseguir como os demais!

Evidente que estes quadros orgânicos são todos "cármicos", isto é, reajustes para a vida do Espírito, em decorrência de problemas do passado.

Para estas situações temos, atualmente, recursos técnicos que auxiliam bastante na readaptação do Espírito, com auxílio da fonoaudiologia e da técnica ortóptica, para citar dois exemplos.

Mas, para as situações espirituais é fundamental que o jovem seja acompanhado desde cedo em uma Casa Espírita, através dos passes, da água fluidificada, da Educação Espírita Infantil e do Evangelho no Lar.

Nunca submeter o jovem a um tratamento de desobsessão, pois a mente infantil não estám preparada para os eventuais enfrentamentos com Entidades Espirituais em desequilíbrio.

Muitas vezes nem mesmo o adulto tem preparo para este tratamento!

Além disso, o auxílio profissional da área da psicologia e da psicopedagogia são fundamentais, sendo, muitas vezes, também, de fundamental importância a intervenção médica através de medicamentos que controlem impulsos, desânimos e agitações.

Ou seja, todos os recursos fornecidos pelo Criador são fundamentais para o auxílio no encaminhamento de um jovem com problemas de adaptação reencarnatória!

Se não fossem úteis, por exemplo, os medicamentos, certamente não os teríamos!

Da mesma maneira a psicoterapia e os demais recursos terapêuticos, além, é claro, do amparo espiritual!

A solidificação, por assim dizer, das bases de conhecimento dos pais ou educadores quanto aos problemas orgânicos e espirituais é, também, aspecto fundamental para que se tenha maiores chances de sucesso no amparo do jovem desinteressado; sem este fortalecimento dos adultos, a criança e o jovem ficarão ainda mais desorientados diante de suas próprias limitações.

São estas as bases para começar a compreender como lidar com o jovem desinteressado em seus primeiros passos na vida!

Mas, certamente, há muito mais o que pensar a respeito.



Mensagem recebida em 27 de agosto de 2013
Militão Pacheco

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Crianças-problema


Fase conturbada esta pela qual nosso Planeta passa atualmente, pois há grande número de Espíritos reencarnando em condições complexas, em termos "cármicos" e morais.

São Entidades Espirituais que ainda não falam a linguagem do Amor, mas, mais intensamente a linguagem egoística que dirige suas sensações, emoções e interesses, dificultando ainda mais a compreensão de que esta maneira de ver as coisas não é efetivamente construtiva para a humanidade como um todo.

Quando muito voltado para si mesmo, o Ser Humano perde a percepção do seu entorno e caminha fundamentado apenas e tão somente em seus próprios passos, além de uma área muito restrita que o circunda, provocando tropeços, traumas involuntarios, quedas sem intenção e prejudicando quem esteja ao seu redor, às vezes intencionalmente, às vezes não...

Quando ainda na fase da infância, é preciso que se dê um guia para o Espírito, pois a inconsciência relativa sobre a Vida permeia ainda mais dificuldades e, se não houver alguém que dirija seus passos, dando demonstrações de exemplo e de direcionamento, as chances de que se torne um ser com perda de identidade e com ausência de sentimentos é efetivamente enorme.

Tais crianças podem ser equivocadamente chamadas de "crianças índigo", o que não passa de um perigoso rótulo que simplifica demais as circunstâncias, promovendo certa acomodação e deleite por parte dos cuidadores, também indevidamente preparados.

Termo baseado em uma vidência questionável, a expressão "índigo" faz pensar em uma série de possibilidades diante da Divindade, como se se permitisse, por exemplo, privilégios diante da Natureza Humana.

Mas, isso é somente um detalhe.

O importante mesmo é ter consciência de que as crianças "rebeldes", com dificuldades para o aprendizado, com limitações de vontade, com tendências às viciações e outros potenciais patológicos vêm diante de cuidadores que precisam ser disciplinadores e disciplinados.

A presença delas é uma motivação para que os próprios cuidadores se mobilizem no sentido de corrigir as próprias deficiências para darem exemplos verdadeiros, forjando naturalmente a expressão da personalidades destas crianças em sua maioria com a inteligência acima da média, algo que torna ainda mais difícil de se conseguir resultados positivos, pois elas são questionadoras e arrogantes.

Os cuidadores além de terem a motivação para a própria transformação interior, precisam imprimir na jovem mente os cuidados para com a personalidade da própria criança, que necessita de diretriz, de caminhos corretos, de passos firmes, disciplinados e justos diante do máximo possível de diretrizes na Vida.

Em resumo: ter uma criança com dificuldades de uma forma geral em nossas vidas nos faz ainda mais responsáveis por ela, assim como por nós mesmos.

Não é lícito facilitar a viciação, o comodismo, a desatenção, o descaso para com as responsabilidades da Vida, o desinteresse para com o próximo, para com as Instituições, para com as leis e para com a própria Vida.

A Doutrina Espírita fornece recursos fundamentais para auxiliar no encaminhamento de jovens assim diferenciados, que não são melhores nem maiores: são Seres Humanos em fase de aprendizado e compreensão para com a Vida, assim como qualquer um de nós.

Busque nela suas diretrizes para sua Vida e para que possa reencaminhar seus próprios passos em direção ao Cristo-Jesus.



Mensagem recebida em 26 de agosto de 2013
Vinícius

sábado, 24 de agosto de 2013

Revelação


O Espiritismo tem caráter de revelação, isto é, retira o véu que obscurece a compreensão sobre coisas consideradas desconhecidas pelo ser humano.

Mas, na verdade, todas as ciências que nos auxiliam a compreender a Natureza são revelações, como a Astronomia ajuda a entender os astros, a Fisiologia a compreender as funções do organismo e assim por diante.

Mas, o principal de qualquer revelação é expor a verdade, pois se expuser o falso, já não é mais revelação, mas um engôdo!

Em toda a Obra Espírita temos a Verdade como ela é, sem qualquer expressão de meias-verdades, o que faz dela uma revelação em âmbitos da ciência, da filosofia e da religião, por abordar estas três áreas do conhecimento humano.

E o Espiritismo abre o véu sobre áreas que eram compreendidas de forma relativamente místicas, em função da anterior profunda influência das igrejas dominantes sobre as culturas ocidentais.

Graças a ele temos hoje uma visão mais ampla e dinâmica para compreender a Vida sem traços de tons que possam levar à idade média.

Assim como compreendemos as Ciências de modo muito mais límpido, por não suportar mais a influência dos preconceitos religiosos, temerosos de que o conhecimento pudesse libertar a mente e afastá-la do controle ao qual era submetida.

Hoje, porém, a própria Ciência faz um papel relativamente preconceituoso, limitando em parâmetros limitados a aceitação de instituições claramente factíveis, como a própria Homeopatia e o Espiritismo, além de outras expressões que não se enquadram nos moldes cartesianos da modernidade.

Dentro da Doutrina Espírita temos profundo conhecimento que ainda necessita ser conhecido e compreendido.

Poucos conseguiram alcançar a profundidade dos ensinamentos Espíritas, por não fazer o esforço do estudo desarmados de preconceitos.

Muitos travam grandes lutas solitárias na tentativa de desestruturar o Espiritismo em suas sólidas bases ideol[ogicas, inclusive partindo de dentro da própria Doutrina Espírita, por incrível que possa parecer.

Adversários se incluem nas lides doutrinárias, com claro objetivo de desmerecer e destituir, mas, evidentemente, sem alcançar êxito em suas intenções, graças à fortaleza imensa que a Doutrina Espírita representa, em sua elevada moral.

Sim, o Espiritismo precisa ser ainda mais divulgado em sua essência e esta é a maior caridade que se pode fazer para ele mesmo e para a própria humanidade, pois ele é libertador, por esclarecer a mente e iluminar os passos de cada criatura.

Ainda que enfrente obstáculos naturais oriundos da ignorância da própria humanidade; ainda que semeiem desconfiança e descrédito em seu nome; ainda que infiltrem ideias e ideais "novos" em suas entranhas, o Espiritismo é a força vital que impulsiona para a transformação íntima de cada um de nós e não só precisa, mas também deve ser mais e melhor compreendido por cada um, para a melhor preparação para o futuro em suas transformações facilmente vislumbráveis.

Estude, compreenda, vivencie e viva a Doutrina dos Espíritos para sua iluminação definitiva, para sua renovação verdadeira.

Ele é a palavra do Espírito da Verdade.

É a palavra de Jesus.

A essência para a Verdade e para a Vida.

A Revelação para a Eternidade que ilumina o caminho por onde se deve trilhar para alcançar o Cristo, que nos levará a Deus.



Mensagem recebida no NEPT em 24 de agosto de 2013
Herculanum

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Inacreditável


A natureza da personalidade humana é voltada para crer, de muitas maneiras, no imponderável.

De tal modo que prefere aceitar isso do que entender que não há como coisas imponderáveis sejam efetivamente improváveis de acontecer...

Se Deus é justo, como é, bom, como é, e dá a cada criatura semelhante, potenciais semelhantes, necessitamos compreender que nenhum de nós é mais ou melhor do que o outro.

Estamos em momentos diferentes: apenas isso!

Cada um de nós foi criado em algum momento em passado distante e vem adquirindo suas experiências no correr de séculos de existências, ou, quiçá, milênios!

Provavelmente encontremos pelas estradas da vida outras criaturas humanas em situações paritárias com as nossas, mas há uma infinidade de casos diferenciados que demostram que cada um vive uma experiência única e que cada mente tem seu universo particular e próprio.

Em O Livro dos Espíritos podemos conferir que cada Espírito é criado simples e ignorante.

Partimos deste princípio, deste início para nossa jornada infinita, graças a Deus!

E seguimos pelas trilhas que desejamos, pois, o Criador nos deu uma bússola, a intuição entre o bem e o mal, e o poder de escolher qual dos dois utilizar para a caminhada, através do livre-arbítrio!

Nascemos, ou, fomos criados, enquanto Espíritos, não apenas e tão somente na Terra, mas nas infinitas moradas existentes no Universo, ainda inestimável para nossa consciência.

Migramos entre as esferas, os planetas, sempre de acordo com uma sintonia vibratória que "casa" com nossa própria condição evolutiva, considerando o nível de evolução ética, moral e de aquisições de conhecimentos assumidos pelo esforço a cada necessária experiência com a matéria, assim como no interstício das reencarnações, como Espíritos livres que somos, na dependência da própria evolução adquirida.

Cada um de nós é, portanto, um universo mental, emocional, afetivo, intelectual, moral, ético, espiritual e material.

Vibramos e irradiamos nossas vibrações por onde quer que passemos, deixando nossas marcas e assumindo marcas internas para nós mesmos.

Deixamos rastros e promovemos rastros íntimos durante nossas inúmeras experiências.

Cada uma delas tem elevado valor para cada indivíduo, em decorrência das necessidades iminentes que se tem para a Vida Eterna, pois o propósito do Criador é de nos oferecer recursos para venhamos a fazer parte da construção infinita do Universo, que está em constantes transformações, algo que, para nossa mente ainda pequena compreensão, não é efetivamente claro.

Dentro dos recursos que a Divindade fornece a cada viajor, não há primazia para determinado grupo de Espíritos.

As diferenças observadas são frutos exclusivamente daquilo que poderíamos chamar de idade do Ser, em função do momento no qual cada um partiu para o estado de consciência plena de si mesmo, tal como Espírito, carregando consigo todas as oportunidades já vivenciadas como princípio espiritual.

Entendendo que somos criados todos iguais, conseguiremos entender que não há como serem criadas criaturas especiais, diferentes, melhores ou superiores, sem que tenham lutado para adquirir tal posição.

Cada missionário na Terra é missionário por aquisição própria e não por deferência divina.

Cada ser que traz consigo alguma mensagem, em algum campo do conhecimento humano, transmite sua mensagem por ter adquirido proporcional conhecimento na área, seja em nosso próprio Planeta, seja em alguma outra Morada Universal.

Nenhuma criatura humana, seja em que grau evolutivo for, receberia carga de conhecimentos de modo gratuíto, pos não existir qualquer vestígio de privilégios na Natureza.

Não há privilégio e tampouco privilegiados.

Com relação aos numerosos Espíritos que vêm à Terra para trazer conhecimento, artes, religiosidade, exemplos de moral elevada, dedicação ao próximo e tudo que se afinize às necessidades para a evolução planetária, os conceitos citados precisam ser compreendidos e aplicados.

São Entidades Espirituais que apresentam bagagem proporcional ao que oferecem e doam para os demais habitantes da nossa Terra.

Alguns não se estabelecem em perfeita harmonia e apresentam rechaços eventuais ou permanentes pelas dificuldades adaptativas, gerando em si mesmos cismas através de reações de agitação, incompreensão, tendências a paixões e desequilíbrios variáveis.

Não. Não são missionários de Jesus. São irmãos que, embora carreguem consigo imensa bagagem cultural ou científica, ainda apresentam variados graus de deficiências morais e culturais, como nós mesmos.

Missionários são aqueles que extrapolam nossas possibilidades naturais, por estarem acima, muito acima do que conhecemos como necessidades reais para a vida e atuam na Vida como verdadeiras fontes de exemplo e dedicação ao próximo.

E são poucos...

Mas, muito importantes para nós todos!

Também carregam consigo enorme bagagem em muitos aspectos e vivenciam o Cristo a cada momento de suas passagens pels Terra, servindo como estandarte para toda a humanidade, independente da crença, da religião, da região planetária, das questões de costumes, sociais, leis e tudo mais.

Não fazem milagres, pois estes não existem. Mas, fazem prodígios, em silêncio, ocultamente, sem alardes.

Ainda assim, não agradam a todos, pois não há como fazer isso!

Muitos os rejeitam, por não compreendê-los efetivamente.

Mas deixam as marcas do Cristo, sem qualquer sombra de dúvida!

Maravilhosas marcas de Amor que contagia e imuniza contra os males que ainda grassam na Terra.

Não são rebeldes, não reagem, mas antes, interagem com naturalidade, sem preconceito de qualquer espécie, doando-se para todos, ainda que maltratados e rejeitados!

Estes são os Mensageiros do Cristo na Terra!



Mensagem recebida no NEPT em 23 de agosto de 2013
Herculanum

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Perspectivas


O futuro nos remete à insegurança, afinal, como será o futuro?

Exatamente por isso, muitas, mas muitas pessoas, ficam especulando sobre ele e muitas teorias estranhas passam a ser divulgadas, ainda mais agora, por conta da extrema facilidade de divulgação, via meios eletrônicos de modo geral!

Então surgem situações amedrontadoras que irão acontecer!

Mesmo algumas que só estarão presentes em alguns milhares de anos, passam a ser iminentes!

Acontecerão em breve, segundo tais teorias, e são "comprovadas cientificamente"!

Catástrofes são sempre os fatos de tais momentos marcantes e isso é o que mais chama atenção: pouco se vê de previsões que ditem sobre uma grande benesse para a humanidade!

Se é que se viu algo do gênero...

Foi assim na virada do século XIX para o século XX e, também, na virada do século XX para o século XXI!

O "fim do mundo" foi anunciado com muita convicção...

Depois vieram as tais "profecias" de um determinado povo, que geraram até obras cinematográficas...

E assim a humanidade vai se iludindo e se perturbando, desnecessariamente, com as eventuais dificuldades que imaginam para o futuro!

Pena, pois toda esta energia poderia ser canalizada para a obra do Amor!

Enquanto a massa humana não aceitar e entender que a vida não se resume a uma reencarnação, que é ato contínuo com interstícios espirituais, que a matéria é apenas uma pequena parcela da realidade, irá se enfronhar com pensamentos que misturam o medo ao mórbido prazer, além do oportunismo, que geram quadros de relativa ansiedade e espectativas e que afastam o coração da Esperança, opção mais nobre para o coração humano.

Além disso, é preciso reconhecer que a humanidade pouco sabe e muito imagina!

Devemos viver o dia de hoje em sua plenitude, construindo para nós mesmos e para o próximo, independente de quem seja e sem qualquer traço de interesse.

O mundo acaba amanhã?

Então vivamos em plenitude agora, no Amor, na Caridade e na Fraternidade!



Mensagem recebida no NEPT em 22 de agosto de 2013
Militão Pacheco

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Senão...


Ver, observar, ouvir, sentir e, ao sentir, irradiar o que sente...

É hábito de todos irradiar o que sente, sem autocensura, o que, na verdade é um equívoco muito sério!

Seria muito mais polido refletir antes de publicar o que se sente, para não ferir suscetibilidades alheias; mais gentil, mais correto, adequado, sensato, equilibrado!

Particularmente quando se parte para um julgamento.

Ainda mais quando pouco se conhece o alvo da crítica!

"Não julgueis, para não serdes julgados."

Portanto, precisamos aprender a manter o pensamento sob controle, no que diga respeito a outrem, para não correr o risco de proferir palavras, faladas ou escritas, que sejam injustas ou inadequadas.

Aliás, o próprio pensamento deveria ser mais compassivo!

A partir dele nascem as injúrias, as ofensas, maledicências e descontroles, portanto, seria de bom alvitre controlá-lo sempre!

Mas, qual o quê!

Somos livres pensadores, não somos?

Então, vamos pensar à vontade!

Mas, não se esqueça: você é responsável por tudo o que pensa, fala e faz!

Então, já que é impossível parar de pensar, pense em uma prece!

É muito mais útil!



Mesagem recebida em 21 de agosto de 2013
Militão Pacheco

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lentamente


Temos alguns hábitos enraizados em nossas mentes que chegam a causar má impressão, quando "olhado de fora" de nós mesmos!

Alguns são insidiosos, quer dizer, crônicos, lentos, progressivos, mas presentes o tempo todo em nossa tela mental, de tal modo que ficam ali, à disposição de nossa vontade para que possamos evocá-los a qualquer momento.

Pode ser que algumas destas expressões mentais tenham até mesmo alguma utilidade, como, por exemplo, permitir que tenhamos uma camada mental de proteção.

Nesse caso encontramos a ansiedade, que é uma espécie de medo de ter insucesso.

Mas, das formas mais insidiosas e perniciosas que temos, talvez a mais corrosiva seja a mágoa, mesmo!

É ela que fica ali, no cantinho do pensamento, guardada e esperando para ser evocada de um momento para outro, em qualquer oportunidade, às vezes sem qualquer razão!

É uma espécie de sombra que aguarda para ser mostrada para nossa mente.

Uma infelicidade presente de forma contínua em nosso universo interior, que vai, aos pouquinhos, bem devagar, envenenando a mente e esta vai derramando o transbordar do veneno para o organismo físico, progressivamente, corroendo as estruturas, enrijecendo as articulações, maltratando o fígado, sobrecarregando a vesícula biliar, desequilibrando o aparelho cardio-circulatório e assim por diante...

Evidente que o antídoto para a mágoa é o perdão, mas, antes de tudo é preciso reconhecer que ela existe!

Muitos de nós a carregamos conosco sem que nos demos conta do fato e ferimos a nós mesmos, sem reconhecer a causa!

A análise da consciência, no que diga respeito aos sentimentos para com outrem, é diariamente necessária, para que fique claro para nós mesmos que não carregamos no coração as prováveis decepções com quem quer que seja e não cultivemos o corrosivo veneno da mágoa.

Observe-se cuidadosamente, atentamente e, se tiver alguma mágoa de alguém, perdoe sinceramente, para não carregar consigo um intruso indesejável que pode lhe adoecer a alma e o corpo!

Lute insistentemente para estar sempre livre de tais obstáculos, pois eles realmente não são necessários para ninguém!



Mensagem recebida no NEPT em 20 de agosto de 2013
Albino Teixeira

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

À mercê de si mesmo


Podemos pensar que o pior sentimento, que a pior emoção que pode existir dentro de nós é o ódio.

Mas, é interessante pensar em um outro tipo de emoção que pode ser mais lesiva para a própria pessoa, justamente em função de dificultar ainda mais a própria caminhada em sua reencarnação.

É em grandes dificuldades que enfrentamos, que fazemos muitas coisas ser resolvidas ou que ficamos dando passo no mesmo lugar, em detrimento da necessidade de avançar.

Diria Jung que os fracos se entregam e os fortes alcançam o sucesso.

Independente de ser fraco ou forte, em conceito certamente frágil, que nós podemos levantar e lutar diante dos obstáculos ou simplesmente passar a lamentar a situação, mostrando total ou parcial insatisfação com as aparentes injustiças da Vida.

E é justamente desta insatisfação que nasce o tal sentimento que citei no início: a autopiedade.

Ela é uma forma de expressar uma profunda tristeza que habita o coração da criatura abalada com as dificuldades da vida, sejam elas quais forem, de qualquer ordem.

A partir do instante no qual a pessoa se veja dominada por esta expressão infeliz das emoções humanas, terá enormes dificuldades para entender que a vida não está contra ela, que as pessoas não estão contra ela, que precisa reagir, tomar atitudes, formar opiniões mais sensatas, afastar as névoas que envolvem seus pensamentos e que absolutamente não constróem coisa alguma.

A autopiedade é o fundo do poço, uma das maiores, senão a maior, misérias humanas!

Não se deixe dominar pela autopiedade!

Afaste qualquer pequena expressão que leve você a ter pena de si mesmo!

Faça tudo que puder para se sentir pleno!

Tenha atitudes plenas, corretas, honestas, sinceras, respeitosas, livres e sempre em acordo com as lições deixadas pelo Mestre Nazareno.

Assim sua jornada será efetivamente produtiva para você mesmo e para aqueles que o acompanham na Vida!

Afaste-se da infelicidade e aproxime-se da alegria de viver, com Jesus em seu coração!

Ter pena de si é um dos maiores erros que se pode cometer, dificultando ainda mais a Vida!

Não faça isso consigo mesmo! Reaja construtivamente, sempre!


Mensagem recebida no NEPT em 19 de agosto de 2013
Júlio César

sábado, 17 de agosto de 2013

Alcoolismo: um grande problema!


A vida na Terra tem nuances muito interessantes e talvez um dos mais curiosos seja o que está relacionado com as formas que o Ser Humano consegue descobrir para obter prazeres.

Em busca de uma felicidade ainda não completa em nosso Planeta, buscamos satisfações que possam nos dar alguma expressão de alegria ou de aparente felicidade praticamente o tempo todo, afinal, "é preciso aproveitar a vida", um discurso frequente e de uma certa maneira equivocado que se escuta de jovens de todas as idades.

A pergunta que precisaria ser feita, ao se descobrir que é preciso aproveitar a vida é: o que significa aproveitar a vida, exatamente?

Aproveitar a vida é desprezá-la? É dar a ela valor mínimo? É transformar o corpo em um laboratório de substâncias que gerem prazer imediato e que têm o poder de deteriorar a maravilhosa máquina que nos serve de instrumento para o aprendizado na Terra?

O que é, afinal, "aproveitar a vida"?

Certamente não é banhar o estômago de álcool, nem bombardear órgãos vitais com a mesma substância, dia após dia!

O álcool tem destruído pessoas e famílias há séculos, em toda a história da humanidade, sendo caracteristicamente uma pedra no sapato da sociedade e, ao mesmo tempo, fonte de renda para uma minoria interessada em distribuir um gerador de fantasmas que perseguem encarnados por necessidade, ainda na vida espiritual, da essência da morte, que é a bebida alcoólica.

Sim, é verdade! Entidades espirituais buscam as emanações dos destilados e filtrados nas entranhas dos encarnados! E isso não é uma "força de expressão", é uma realidade contundente, que mantém vícios e viciados perenes, ainda que não mais compartilhando a vida material.

Aqueles que produzem e comercializam bebidas alcoólicas estão comprometendo a própria existência com o estímulo ao consumo deliberado de uma substância "lícita" e nociva para o organismo, para o Espírito e para a sociedade.

Aqueles que as consomem são os terminais de um engenhoso mecanismo que estimula para a busca do prazer fugaz destrutivo e consumptivo.

Não são vítimas, pois sabem dos riscos que o álcool gera.

Mas se transformam em vítimas de si mesmos já que a viciação a que se submetem aprisiona e limita até mesmo a própria vontade, pois ficam sujeitas à influenciação de outrem, na vida espiritual, desejosos de compartilhar o suspeitoso prazer alcoólico.

O intercâmbio entre a vida material e a vida espiritual é permanente, mesmo que não aceitemos o fato e, diante deste fato, sabe-se que há interferências em todos os níveis da vida.

Não é diferente com as grandes paixões humanas e, os encarnados compartilham prazeres e dores com os desencarnados, na dependência de interesses e oportunidades.

Deveríamos fazer um inominável esforço para eliminar o uso intenso das bebidas alcoólicas, mas há uma disseminação por interesses materialistas de seu uso abundante em todos os continentes, sob várias formas de apresentação, algo que tem comprometido, há muito tempo, a partir da infância e da juventude, enorme parcela da sociedade.

E este comprometimento não fica restrito a uma única geração de criaturas humanas. Ele deixa heranças difíceis para todos. Tanto é, que o elixir de Baco vem se perpetuando no aparelho digestório de uma inifinadade de pessoas há séculos.

Periodicamente vemos sociedades inteiras perderem sua estrutura em função disso, aliado a outras impregnações geradoras de malefícios, com a perda de controle no sexo, nos jogos e, mais atualmente em drogas lícitas e ilícitas de variadas expressões.

O que podemos compreender destas observações é que, enquanto a humanidade prospera tecnologicamente, engatinha na compreensão do que a Vida realmente representa e que o prazer verdadeiro não se abstrai a partir de uma sensação fugaz produzida por algo externo, mas pela grandeza gerada nos sentimentos mais elevados que podemos experimentar diante do próximo.

Felizmente um sem número de pessoas vem trabalhando incansavelmente para reduzir as taxas de intoxicação provocadas por muitos tipos de recursos que causam muito mais a ilusão do que qualquer mínima manifestação de felicidade.

Estes trabalhadores, no silêncio de seu trabalho, são servidores do Cristo, sempre preparados para assitir a quem reconheça sua própria necessidade de reverter o quadro de dependência química e psíquica que adquiriu por uso de qualquer recurso externo.

O primeiro passo é este, mesmo: reconhecer que está doente.

O segundo é: pedir auxílio.

Sempre haverá quem ampare!

Felizmente!



Mensagem recebida no NEPT em 17 de agosto de 2013
Herculanum

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Adoção


Adotar uma criança é um gesto de fraternidade e de caridade.

Casais ou pessoas que não dispõem da possibilidade de gerar filhos e até mesmo aquelas que podem, mas sentem dentro de si necessidade de ter em suas vidas criaturas pelas quais zelem com carinho e que não tiveram a oportunidade de gerar, estão assumindo diante da própria consciência e diante de Deus a paternidade e a maternidade do coração, como sendo um gesto nobilíssimo.

Há quem diga não adotar para não correr o risco de tomar para si os problemas alheios, pois, provavelmente tenham medo de sofrer as injunções de conviver com crianças e futuramente adultos que poderiam agir com ingratidão e desrespeito.

Mas, certamente, se esquecem de que os próprios filhos poderão agir da mesma maneira ou ainda pior, pois as famílias constituem as forjas para a Vida Eterna e independe da origem celular dos filhos que criamos.

Acima de suprir a própria necessidade de ter um filho, algo que poderia parecer uma atitude egoísta, adotar um é um gesto nobre de amor que não só ampara alguém, mas possibilita aos pais a oportunidade de desenvolver sentimentos de elevada expressão.




Mensagem recebida no NEPT em 16 de agosto de 2013
Alva Luzia

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Viajante do futuro


Curiosidade faz prestar a atenção no futuro, para saber como ficarão as coisas da vida e isso leva muitos a procurar "videntes" que teriam a "chave" que abre as portas para conseguir antecipar fatos.

Há quem viva o tempo todo pensando no futuro, sem sequer se dar conta de que está vivenciando o presente.

Vai a cartomantes, quiromante, leitor de búzios e outras espécies de médiuns que cobram para prever um futuro totalmente passível de mudanças.

Mas, há também o "bom médium" que prevê o futuro de graça, sem qualquer ônus para o cliente!

Muito cuidado com esta postura!

Quem olha para a frente, apenas para a frente, esquece de olhar por onde pisa e, com muita frequência, tropeça e cai no lugar onde está!

Aí, pela própria atitude, já construiu um futuro "diferente".

Quer saber sobre seu futuro? Consulte seu passado e faça seu presente!




Mensagem recebida no NEPT em 15 de agosto de 2013
Júlio César

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Ao menos uma vez


Seu dia começou mais uma vez!

Você sente à sua volta o clima com o qual a Terra lhe envolve e sente que sua rotina está recomeçando.

Afinal, rotina é assim mesmo, mas, por alguma razão sue humor hoje está diferente e você se sente mais disposto e de certa forma ansioso para que seu dia seja bom!

Vai à luta, conversa, se agita e tem o desgaste natural que um dia de trabalho, seja ele qual for, costuma causar!

No final do dia, retorna para seu lugarzinho de sempre e se dá conta de que foi, na verdade, mais um dia comum e que aquele primeiro sentimento de que algo melhor poderia ter acontecido efetivamente não ocorreu, pois foi um dia comum!

Mas, você precisa entender uma coisa importante: seu dia foi realmente especial, pois você o teve por inteiro! Sem grandes modificações em sua rotina e isso é muito bom, pois o inesperado não visitou seu dia!

Embora saibamos que eventualmente ele poderá nos visitar, no fundo ficamos sempre esperando que a vida siga um fluxo que consideramos normal e não queremos um fator diferente e complexo para nós!

Queremos, de preferência, não precisar enfrentar graves problemas!

Pedimos a Deus para que grandes obstáculos não venham a se apresentar para nós!

Rogamos por "proteção"!

E esquecemos de agradecer pela nossa bendita rotina!

Não damos conta, para nós mesmos, de como é importante ter a esperança de que "tudo está bem" e ainda dizemos: "graças a Deus"!

Então, pelo menos uma vez ao dia, lembremo-nos de agradecer pelos períodos de calmaria na vida!

São deles que retiramos forças para enfrentar as fases mais difíceis!

É a rotina que nos fortalece e é a ela que precisamos agradecer por nos dar a oportunidade da riqueza que a Vida pode dar!

Se podemos dizer "graças a Deus" porque tudo está dentro do que esperamos, podemos dizer "muito gratos, meu Senhor, pelo dia de hoje", pelo menos uma vez ao dia!




Mensagem recebida no NEPT em 14 de agosto de 2013
Júlio César

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Personagens Importantes para o Espiritismo: Antônio Gonçalves da Silva - Batuíra


Antônio Gonçalves da Silva Batuíra nasceu em 19 de março de 1839, em Portugal, na Freguesia de Águas Santas, tendo desencarnado em São Paulo - SP, no dia 22 de janeiro de 1909.

Completada a sua instrução primária, veio para o Brasil com apenas onze anos de idade, aportando no Rio de Janeiro - RJ em 03 de janeiro de 1850.

Seu nome de origem era Antônio Gonçalves da Silva. Entretanto, devido a ser um moço muito ativo, correndo daqui para acolá, as pessoas em geral o apelidaram de "o batuíra", o nome que se dava à narceja, ave pernalta, muito ligeira, de vôo rápido, que freqüentava os charcos da várzea formada no atual Parque D. Pedro II, em São Paulo, pelos transbordamentos do rio Tamanduateí.

Desde então, o cognome "Batuíra" foi in-corporado ao seu nome.

Batuíra desempenhou uma série de atividades que não cabem ser registradas nesta concisa biografia.

Entretanto, pode-se afirmar que defendeu calorosamente a idéia da abolição da escravatura no Brasil, quer fosse abrigando escravos em sua casa e conseguindo-lhes a carta de alforria, ou fundando um jornalzinho a fim de colaborar na campanha encetada pelos grandes abolicionistas Luiz Gama, José do Patrocínio, Raul Pompéia, Paulo Ney, Antônio Bento, Rui Barbosa e tantos outros eminentes paladinos das idéias liberais.

Homem de costumes simples, alimentando-se apenas de hortaliças, legumes e frutas, plantava no quintal de sua casa tudo aquilo de que necessitava para o seu sustento.

Com as economias, adquiriu os então desvalorizados terrenos do Lavapés, em São Paulo, edificando ali boa casa de residência e, ao lado dela, uma rua particular com pequenas casas que alugava a pessoas necessitadas. O tempo contribuiu para que tudo ali se valorizasse, propiciando a Batuíra apreciáveis recursos financeiros.

A rua particular viria a ser mais tarde a Rua Espírita, que ainda lá está.

Tomando conhecimento das altamente consoladoras verdades do Espiritismo, integrou-se resolutamente nessa causa, procurando pautar seus atos nos moldes dos preceitos evangélicos.

Identificou-se de tal maneira com os postulados espíritas e evangélicos, que, ao contrário do "moço rico" da narrativa evangélica, como que procurando dar uma demonstração eloqüente da sua comunhão com os preceitos legados por Jesus Cristo, desprendeu-se de tudo quanto tinha e pôs-se a seguir as Suas pegadas.

Distribuiu o seu tesouro na Terra, para entrar de posse daquele outro tesouro do Céu.

Tornou-se um dos pioneiros do Espiritismo no Brasil.

Fundou o "Grupo Espírita Verdade e Luz", onde, no dia 06 de abril de 1890, diante de enorme assembléia, dava início a uma série de explanações sobre "O Evangelho Segundo o Espiritismo".

Naquele momento, deixara de circular a única publicação espírita da época, intitulada "Espiritualismo Experimental", redigida desde setembro de 1886 por Santos Cruz Júnior.

Sentindo a lacuna deixada por tal interrupção, Batuíra adquiriu uma pequena tipografia, a que denominou "Tipografia Espírita", iniciando, em 20 de maio de 1890 a publicação de um quinzenário de quatro páginas com o nome "Verdade e Luz", posteriormente transformado em revista, e do qual foi o diretor-responsável até a data do seu desencarne.

A tiragem desse periódico era das mais elevadas, pois, de dois ou três mil exemplares, conseguiu chegar até quinze mil, quantidade fabulosa naquela época, quando nem os jornais diários ultrapassavam a casa dos três mil exemplares. Nessa tarefa gloriosa e ingente, Batuíra despendeu sua velhice.

Era de vê-lo trôpego, de grandes óculos, debruçado nos cavaletes da pequena tipografia, catando, com os dedos trêmulos, letras no fundo dos caixotins.

Para a manutenção dessa publicação, Batuíra despendeu somas respeitáveis, já que as assinaturas somavam quantia irrisória. Por volta de 1902, foi levado a vender uma série de casas situadas na Rua Espírita e na Rua dos Lavapés, a fim de equilibrar suas finanças.

Não era apenas esse periódico que pesava nas finanças de Batuíra. Espírito animado de grande bondade, coração aberto a todas as desventuras, dividia também com os necessitados o fruto de suas economias.

Na sua casa, a caridade se manifestava em tudo: jamais o socorro foi negado a alguém, jamais uma pessoa saiu dali sem ser devidamente amparada, havendo mesmo muitas afirmativas de que um grande grupo de deficientes físicos vivia com ele. Quem ali chegasse, tinha cama, mesa e um cobertor.

Certa vez, um desses homens que viviam sob seu amparo furtou-lhe um relógio de ouro com uma corrente do mesmo metal. Houve uma denúncia e ameaças de prisão.

A esposa de Batuíra lamentou-se dizendo: "era o único objeto bom que lhe restava". Batuíra, porém, impediu que se tomasse qualquer medida, afirmando: "Deixai-o, quem sabe precisa mais do que eu".

Figura bastante popular em São Paulo, Batuíra tornou-se querido de todos, tendo vários órgãos da imprensa leiga registrado a sua desencarnação e apologiado a sua figura exponencial de homem caridoso e dedicado aos sofredores.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Privilégio


Quando se estabelece uma regra é para que ela seja cumprida e não para que ela se transforme em exceção diante de alguns que podem ser considerados privilegiados diante dela.

Burlar a regra é agir contra a moral, sempre!

Contra a ética? Também!

Regras, normas e leis são estabelecidas para que se tenha algum grau de ordem, ainda que tais regras sejam de cunho transitório e venham a ser modificadas com o decorrer do tempo, em função de que as necessidades da sociedade se transformem neste período.

Afinal, sabemos que as leis humanas são aplicadas em acordo com as necessidades provisórias que a própria formação social cobra, portanto, como a sociedade evolui, nada mais natural as leis evoluírem, também.

Mas, enquanto se tem uma lei, esta deve ser cumprida tal qual ela é, sem brechas, sem atenuantes.

Caso contrário está se criando um fôro de privilégios diante da lei, diante da norma ou diante da regra.

Há uma diretriz?

Ela precisa ser cumprida, ainda que não agrade em certas circunstâncias...

Afinal, no aprimoramento das leis humanas, nem todos os seres humanos ainda são alcançados por suas normas e diretrizes sociais.

Há falhas em suas instituições, por que elas são produzidas por criaturas em desenvolvimento que ainda não compreendem totalmente a necessidade do Ser.

Somente as leis de Deus são únicas e imutáveis.

E sabemos a razão!




Mesagem recebida em 11 de agosto de 2013
Militão Pacheco

sábado, 10 de agosto de 2013

Esforços


Fé, para superar as dificuldades...

Otimismo, para que os contratempos da vida não firam...

Tolerância, para evitar ressentimentos ou censuras...

Compreensão, para cultivar amigos e companheiros...

Trabalho, para aprender muito e não atrapalhar ninguém...

Esforço, para auxiliar na felicidade alheia...

Harmonia, para manter a segurança própria e a de todos à sua volta!

Com estes pequenos recursos, estamos começando a nutrir a Vida com bons princípios para uma plenitude futura!



Mensagem recebida no NEPT em 08 de agosto de 2013
Júlio César

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Com os outros


Faça o que seja possível para não entrar em estado de ansiedade em função de um problema que alguma pessoa poderia lhe causar.

Quando enfrentar algum tipo de desgosto com alguém, procure recordar que talvez você mesmo pudesse causar desgosto a alguém, pois todos somos imperfeitos.

Aqueles que causam transtornos a outrem são pessoas que guardam consigo algum grau de enfermidade e necessita de compreensão, silêncio e prece.

Pensando em quem venha a tomar o direito alheio, em função de ignorar o espaço que ocupam à sua volta, é necessário que se compreenda o grau de inconsciência de que são portadores.

Recordando quem tenha por hábito a infelicidade de usar mal as palavras, é necessário que nós mesmos cuidemos das nossas, inclusive com relação a estas pessoas em nosso julgamento.

Pautando a infelicidade dos pensamentos alheios com relação a nós outros, somos obrigados a reconhecer que ninguém é obrigado a gostar de ninguém, mas nós mesmos precisamos do esforço para conviver em harmonia com o máximo possível de pessoas ao nosso redor, para nutrir a paz em nossa jornada.

É preciso , ainda, aprender a respeitar a experiência alheia em todas as suas particularidades e posições, dando o exemplo que gostaríamos que fosse seguido com relação a nós mesmos!



Mensagem recebida no NEPT em 07 de agosto de 2013

Militão Pacheco

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Ao redor


Se você pacede de alguma moléstia crônica ou de cura muito difícil precisa tomar uma atitude diante de você mesmo, para não entrar no padrão de pensamento mais difícil que a criatura humana pode desenvolver contra si mesma, que é a autopiedade.

Olhe ao seu redor e observe mutilados, paraplégicos, surdos, mudos, cegos e quem tenha nascido sem a mínima condição para cuidar de si mesmo, ainda que o corpo seja aparentemente perfeito.

Muitos deles guardam consigo enorme fator de superação que serve de exemplo para nós todos.

Não são motivos para que sejamos conformados com nossas próprias limitações, mas, na verdade exemplos de vida que podem nos encaminhar para uma vitória íntima tão desejável quanto necessária.

Não há razão para perder tempo com lamentações em qualquer nível que seja, por mais que venhamos a sofrer as injuções que a vida possa nos oferecer em qualquer etapa de seu desenrolar.

Erga sempre a cabeça diante de qualquer obstáculo e siga em frente em sua jornada.

Lembre-se de que limitações são etapas que temos de passar para aprender a refletir sobre o valor da experiência, não tempo sem fim que esgotou qualquer possibilidade de vitórias, mas que a vida é feita de pequenas vitórias, pequenos momentos de alegria e de felicidade que impulsionam para a evolução infinita!



Mensagem recebida no NEPT em 07 de agosto de 2013

Militão Pacheco

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Melhor


Fazemos todos os dias algum grau de esforço para conseguirmos melhorar em nossas vidas.

Toda aquela criatura que é espírita cristã já tem dentro de si, os princípios fundamentais para que consiga obter algum traço de melhoria em sua própria personalidade no correr dos dias, mas talvez o traço mais difícil de se conquistar nessa fase evolutiva na qual nós nos encontramos, seja o traço da vigilância dos pensamentos.

Por isso, dia após dia nós traímos a própria confiança ao pensar de forma equivocada, seja com relação a algo que esteja acontecendo, ou seja com relação a alguém com quem nós nos relacionemos.

Mas é fato que estamos muito distante da perfeição, então ainda que venhamos a recair na qualidade do pensamento, devemos considerar que a própria consciência de que estamos recaindo, já é um grau de melhora.

Então não devemos nos sentir culpados pelo fato de ainda cultivarmos com alguma freqüência pensamentos equivocados e não construtivos.

Mas isso deve nos servir de estímulo para que a nossa jornada seja repetidamente a cada dia um pouco melhor, pois é assim que iremos caminhando na direção do Cristo Jesus.


Que assim seja.

Psicofonia recebida no Nept em 24/07/2013

terça-feira, 6 de agosto de 2013

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 16ª. parte


Terminamos o estudo sobre o quarto grupo de Espíritos, remanejados de Capela, os Hebreus. Vamos agora, para outra parte do mundo. Vamos começar a estudar a Milenar China.

Inegavelmente, a civilização chinesa é muito anterior às civilizações egípcia, indiana, ariana e ao povo hebreu (formadas pelos Espíritos remanejados de Capela) datando de aproximadamente 5.000 a.c. enquanto a civilização egípcia data de aproximadamente 3.200 a.c., 1.800 anos após os chineses.

A China é habitada pela raça amarela, assim como o Japão, Coréias e Mongólia.

As civilizações de raça amarela, podem ser das mais antigas do planeta e não sabemos de onde vieram os Espíritos remanejados para nosso planeta, para formarem a raça amarela, mas, podemos notar, que assim como os Capelinos trouxeram suas lembranças da pátria que deixaram para traz, e também foram convidados e acompanhados pela misericórdia do Cristo notamos que os Espíritos que formaram a civilização chinesa, eram Espíritos valorosos, apesar de não terem assumindo exatamente um “rumo certo”, na edificação geral do Planeta.

Quando os Espíritos remanejados de Capela chegaram em nosso planeta, a China já contava com uma civilização regular e organizada, oferecendo os tipos mais homogêneos (únicos), do planeta.

Estes Espíritos, a exemplo dos indianos e os hebreus, não confraternizaram com as outras raças, mantendo-se isolada, por ação do seu próprio livre arbítrio, o que colaborou para que sua cultura e tradições não sofressem muita influência de outras raças.

Até a década de 1950-60, não se conhecia a fundo a cultura da China, em função de que por longo tempo a Nação se manteve “isolada” do ocidente, com características próprias.

Marco Polo, nascido em Veneza em 15 de Setembro de 1254, foi um mercador e explorador, que foi um dos primeiros a percorrer a Rota da Seda, uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda, entre o oriente e a Europa e que provavelmente foram construídas a partir do oitavo milênio antes de Cristo.

Durante muito tempo, uma das poucas fontes de informação sobre a China, foram os relatos de Marco Pólo, que conheceu a corte do rei mongol Kublai Khan, neto do poderoso Gengis Khan, que foi um conquistador e imperador mongol.

Gengis Khan, por sua vez, foi um grande estrategista, que venceu a grande muralha da China, construída ao longo de aproximadamente dois milênios. Uma construção que foi iniciada no ano 220 a.c.e terminou na Dinastia Ming no Século XV.

Sua função era defensiva, e hoje é um símbolo da China, uma das maravilhas do mundo antigo, sendo a única construção humana que pode ser vista da Lua e sua extensão é de: 21.196km com 7 metros de altura.

Gengis Khan foi um dos comandantes mais bem sucedidos da história da humanidade, o imperador que mais conquistou territórios: vinte milhões de quilômetros quadrados.

A título de curiosidade algumas invenções chinesas são: papel, imprensa (primeiro livro impresso na China data de 868), papel moeda, macarrão (+/- 4.000 a.c.), pólvora (Século 10), seda, sorvete (feito de neve com suco de fruta e mel. +/- 3.000 a.c.).

O “isolamento” ao qual a China se relegou foi prejudicial à sua civilização e ao seu progresso, pois progresso depende de trocas incessantes
.
As próprias Leis Universais, não apóiam o isolamento.

Fomos criados simples e ignorantes, para que possamos evoluir em conjunto, para trocarmos experiências e conhecimentos, como diz Emmanuel: “A existência é uma longa escada, na qual todas as almas devem dar-se as mãos, na subida para o conhecimento e para Deus.”

Enquanto os Indo-Europeus exploravam novos lugares, confraternizando com outras tribos, assimilando novos conhecimentos, os arianos que permaneceram na Índia ficaram estacionados em suas tradições, assim como, os hebreus e chineses.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Emissários do Amor


Nosso Planeta recebe sistematicamente a presença de Amigos Espirituais para estimular nosso desenvolvimento material e moral.

As visitas podem acontecer tanto apenas no plano da Vida Maior, como entre as criaturas reencarnadas, sendo, neste caso uma oportunidade para que este amigo esteja passando um período de experiência na carne para doar-se em uma vivência particular que pode ser importante para um pequeno número de Espíritos ou para um grande número deles, tanto reencarnados como viventes da vida espiritual em vias de reencarnação.

Pela própria história da humanidade nota-se que periodicamente "gênios" deixam marcas profundas em vários setores do conhecimento humano ou na experiência moral propriamente dita, com uma expressão muito marcante de caridade e fraternidade, além da possibilidade de se expressar como um grande exemplo para ser seguido em termos de humildade.

Algumas vezes estas criaturas mais avançadas em conquistas são verdadeiros missionários a servir na Terra em benefício desta humanidade que nela tenta se superar em suas mazelas. Estes Amigos do Bem têm um séquito de seguidores em sua companhia, como necessitados que buscam amparo frequente. Deixam suas expressões de amor e conhecimento por onde passam e podem ser perseguidos em função da nova mensagem que carregam consigo mesmos diante da Humanidade. Seja no campo da ciência ou das humanidades, fazem enorme diferença diante da acomodação que habitualmente se encontra nas criaturas que vicejam na Terra.

Outras vezes não são missionários, mas, embora já tenham conquistado degraus evolutivos em determinadas áreas das experiências, ainda necessitam galgar mais alguns deles e estão ligados às criaturas terrenas justamente em função disso, vindo, portanto, cumprir com suas necessidades e, ao mesmo tempo, tentar superar suas próprias limitações. Neste caso tais Amigos do Amor, deixam suas marcas também e muitas vezes muito importantes, mas encontram dificuldades para adaptar-se ao ambiente vibratório que encontram entre os viventes planetários.

Não são propriamente reconhecidos em sua plenitude, particularmente durante sua passagem, mas após e a beleza e a importância de seu trabalho são somente valorizados depois de algum tempo.

De qualquer modo, seja por um recurso ou por outro, Jesus envia regularmente emissários do Amor para que vivam ou estejam entre os Seres Humanos da Terra, para servir e auxiliar na evolução planetária.

Jamais ficam ou ficarão suas ovelhas perdidas ou desgarradas e serão sempre inspiradas para que corrijam seus passos na necessária evolução que todos nós temos.


Mensagem recebida em 05 de agosto de 2013
Herculanum

domingo, 4 de agosto de 2013

Cansado?


A vida é mais do que parece ser e muitas vezes nós nos sentimos cansados ou desorientados diante das avalanches pelas quais nós temos de passar com relativa frequência.

Tem um aspecto desta situação que pode ser considerada normal, pois realmente gastamos muito mais energia do que podemos imaginar, pois além dos problemas comuns, ainda temos a vida espiritual, com a qual mantemos permanente contato e que nos faz ter um desgaste inconsciente relativamente intenso.

Mas sobrevalorizar o cansaço natural é um equívoco que gera ainda mais desconforto e que precisa ser afastado de nossos hábitos mentais.

A postura melhor para deixar a vida correr com naturalidade deve ser aquela na qual temos certa fluidez e com a qual o pensamento dominante é mais flexível, permitindo viver com maia naturalidade.

Quanto menos dermos valor ao cansaço natural da vida, menos iremos senti-lo e menor será a sensação de que carregamos um pesado fardo quando passamos por ela.


Então, repouse a mente. Deixe que ela fique leve, com pensamentos suaves, facilitando o trabalho da vida para você mesmo, pois, como já disse André Luiz, muitas coisas de nossa vida são resolvidas sem que façamos qualquer esforço.


Mensagem recebida em 04 de agosto de 2013
Júlio César

sábado, 3 de agosto de 2013

Superação


Para viver relativamente bem é preciso sentir algum grau de paz ou de alegria.

Na vida terrena, entretanto, muitas circunstâncias impedem a plenitude da paz ou mesmo o mínimo convívio com alegria.

Mas, a adaptação da humanidade diante da Vida é infinita e temos modificado nosso comportamento no decorrer dos séculos, justamente no objetivo de alcançar algum tipo de satisfação que possa promover certo equilíbrio para manter a Vida de modo que se possa fazer dela algo produtivo.

Muito interessante observar como as pessoas conseguem mobilizar forças internas para conseguir adaptar as fases de dificuldades, ainda criando momentos de suavidade, embora sob imensa pressão.

É citada a história ocorrida na segunda grande guerra de uma equipe de sessenta marinheiros alemães que tinham como missão destruir navios das forças aliadas e que permaneceram por cerca de novecentos dias submersos, dentro de um submarino, com acomodações restritas, poucos alimentos, com apenas um banheiro para todos, sem tomar banho, fazendo turno alternado para dormir e ainda assim conseguiam ter momentos de alegria com música e conversação entre eles por todo o período em que ficaram isolados do mundo.

Evidente que há histórias magníficas de superação do Ser Humano, comprovando, diariamente, como temos o poder de conquistar algo de muito bom, ainda que diante da dor.

Esta força é capaz de fazer que possamos sobreviver diante de grandes catástrofes externas e internas!

Mas, uma fato é muito importante para ser lembrado: o Ser Humano precisa de integração com outros Seres Humanos para que sua superação seja máxima e que consiga constituir momentos de alegria para manter-se em seu plano de vida!

Sozinho, não é possível, pois fica faltando algo...



Mensagem recebida em 03 de agosto de 2013
Júlio César

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Excessos


Quando alguém se torna religioso e se sente bem com a religião que se descortina diante de sua sensibilidade, tem, geralmente, enorme impulso de conquistar mais simpatizantes para a nova Doutrina que irá conduzir sua vida.

Os discursos são eloquentes;

Os gestos são abundantes;

A convicção de que está com a verdade é muito grande;

A necessidade de amealhar mais e mais pessoas para seu novo círculo de ideais é eminente, mas corre grande risco de não conquistar mais aliados, porém de afastar companheiros.

E por uma razão relativamente simples: vai parecer estar se tornando uma criatura fanática e deselegante...

Pois, tudo o que é exagerado causa má impressão e toda má impressão pode afastar quem poderia estar próximo!

Se é desejo de alguém abraçar outras pessoas para seu modo de crer, a melhor maneira de fazer isso é através de uma postura simples e natural formulada pelas suas atitudes que não carreguem em si a demonstração de fanatismo religioso.

Pois, na vida, a postura exagerada é que mostra que ainda não se aprendeu um fundamento básico de qualquer religião: respeitar o próximo! Desejar ao próximo o que é desejável para nós mesmos...

Assim, sim, respeitando a opinião e as necessidades alheias é que se constrói firmes bases para conquistar amigos e aliados no Bem!



Mensagem recebida em 2 de agosto de 2013
Júlio César


quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Com a razão


Nem sempre estamos com a razão: fato!

Mas, se é assim, por qual motivo fazemos tanto esforço para convencer outras pessoas de que estamos certos em nossos pontos de vista?

Será orgulho?

Necessidade de auto-afirmação?

Desejo de ter a sensação de controle?

Mesmo quando ficamos em silêncio, guardando a opinião em nosso pensamento, ainda assim geramos ondas mentais de insatisfação em decorrência de alguém ousar pensar diferente de nós!

Seria muito bom, libertador, se conseguíssemos entender que outras pessoas têm o direito real de pensar de outro modo, que seja diferente daquele que temos conosco!

Enquanto mantivermos este modelo de pensamento, estaremos à disposição de obsessões e fascinações que irão impedir o desenvolvimento de nós mesmos!

É preciso reformar a casa mental, deixando-a arejada, aberta e permeável a outrem, imbuídos de compreensão e tolerância efetivas que tenham um potencial para permitir que nós mesmos e quem nos acompanhe possamos evoluir de modo construtivo.

Mas, também é necessária a vigilância que impede a invasão da privacidade abusiva que poderia causar sérios transtornos em nossas emoções e sentimentos.

O esforço será grande e compensador para quem se disponha a gerar em si um auto-construtor de caráter voltado para todos e não para si mesmo.



Mensagem recebida em 01º de agosto de 2013
Júlio César