Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Enquanto é tempo...


O tempo passa rápido na Vida material...

Tão rápido que ela passa a ser fugaz, dependendo do ponto de vista, o que nos faz pensar se não estamos perdendo tempo aguardando para fazer alguma coisa que já poderíamos ter feito, como, por exemplo, aproximar-se de alguém com quem se tenha alguma "diferença" e que se sente a necessidade de resgatar este relacionamento, seja alguém muito próximo ou apenas um colega distante...

Então, seria desejável que se pudesse agir no Bem, enquanto se dispõe de tempo, pois não é natural guardar os projetos na mente e permanecer de mãos vazias;

Seria bom iluminar-se com o conhecimento doutrinário o mais cedo possível, pois quando esclarecido, é possível enfrentar as fases mais difíceis com muito maior serenidade;

Melhor ainda, ajudar o próximo, pois não se sabe, inclusive, se um dia ele não seria o próximo a nos auxiliar;

Prevenir enfermidades, cuidando do organismo físico enquanto é tempo, enquanto há o que prevenir e não o que remediar;

"Ninguém deve ser o profeta da morte e nem imitar a coruja agourenta. Mas, enquanto você guardar oportunidade de amealhar recursos superiores para a vida espiritual, aumente os seus valores próprios e organize tesouros da alma, convicto de que sua viagem para outro gênero de existência é inevitável."




Mensagem recebida em 30 de setembro de 2014
Elizabete

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sempre à disposição


Para quem é cristão, para quem segue o Cristo, ainda que de modo precário, é muito comum que se veja diante de situações um pouco "diferentes" do normal, como, por exemplo, ser inspirado ou inspirada para consolar alguém que esteja em sofrimento;

Esclarecer àquele que ainda transite nas brumas da ignorância;

Levar a moderação a quem esteja se perdendo nos cipoais dos prazeres ilusórios e fugidios;

Amparar o Ser Humano que se enrede nas teias do crime, de qualquer espécie ou extensão;

Iluminar, pelo exemplo, com boas atitudes, àqueles que ainda se encontram nas trevas das más ações;

Animará todos os que encontrar pelo caminho e que estejam se deixando levar para o pântano da tristeza;

Exemplificará com o perdão para quem o acompanhe possa compreender que somente o perdão liberta a alma escarnecida pelos sentimentos inferiores que a sua falta promove;

Praticará o Bem, ainda que humilhado e provocado;

Não julgará, para demonstrar que ninguém é melhor que ninguém e exemplificar que este é um dos melhores caminhos para toda a humanidade;

E ficará à disposição do Mestre Jesus, que está sempre disposto a inspirar a todos, mesmo aqueles que ainda não lhe dão atenção, para que possa servir em Sua Seara de Amor a todo instante, desprendido ou desprendida do orgulho, da vaidade e do egoísmo, obstáculos naturais para o desenvolvimento da personalidade e para a Evolução da Alma!

Assim, o cristão vai se aprofundando nas lides da prática cristã e vai aprimorando sua linguagem com o mundo, com as pessoas, diferenciando-se por ser transmissor da palavra do Mestre Galileu sempre que puder.

Sempre à disposição do Bem!



Mensagem recebida em 29 de setembro de 2014
Militão Pacheco

sábado, 27 de setembro de 2014

Esmola e Caridade



Escusam-se muitos de não poderem ser caridosos, alegando precariedade de bens, como se a caridade se reduzisse a dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus e proporcionar um teto aos desabrigados.

Além dessa caridade, de ordem material, outra existe - a moral, que não implica o gasto de um centavo sequer e, não obstante, é a mais difícil de ser praticada.

Exemplos? Eis alguns:

Seríamos caridosos se, fazendo bom uso de nossas forças mentais, vibrássemos ou orássemos diariamente em favor de quantos saibamos acharem-se enfermos, tristes ou oprimidos, sem excluir aqueles que porventura se considerem nossos inimigos.

Seríamos caridosos se, em determinadas situações, nos fizéssemos intencionalmente cegos para não vermos o sorriso desdenhoso ou o gesto disprezivo de quem se julgue superior a nós.

Seríamos caridosos se, com sacrifício de nosso valioso tempo, fôssemos capazes de ouvir, sem enfado, o infeliz que nos deseja confiar seus problemas íntimos, embora sabendo de antemão nada podermos fazer por ele, senão dirigir-lhe algumas palavras de carinho e solidariedade.

Seríamos caridosos se, ao revés, soubéssemos fazer-nos momentâneamente surdos quando alguém, habituado a escarnecer de tudo e de todos, nos atingisse com expressões irônicas ou zombeteiras.

Seríamos caridosos se, disciplinando nossa língua, só nos referíssemos ao que existe de bom nos seres e nas coisas, jamais passando adiante notícias que, mesmo sendo verdadeiras, só sirvam para conspurcar a honra ou abalar a reputação alheia.

Seríamos caridosos se, embora as circunstâncias a tal nos induzissem, não suspeitássemos mal de nossos semelhantes, abstendo-nos de expender qualquer juízo apressado e temerário contra eles, mesmo entre os familiares.

Seríamos caridosos se, percebendo em nosso irmão um intento maligno, o aconselhassemos a tempo, mostrando-lhe o erro e despersuadindo o de o levar a efeito.

Seríamos caridosos se, privando-nos, de vez em quando, do prazer de um programa radiofônico ou de T.V. de nosso agrado, visitássemos pessoalmente aqueles que, em leitos hospitalares ou de sua residência, curtem prolongada doença e anseiam por um pouco de atenção e afeto.

Seríamos caridosos se, embora essa atitude pudesse prejudicar nosso interesse pessoal, tomássemos, sempre, a defesa do fraco e do pobre, contra a prepotência do forte e a usura do rico.

Seríamos caridosos se, mantendo permanentemente uma norma de proceder sereno e otimista, procurássemos criar em torno de nós uma atmosfera de paz, tranquilidade e bom humor.

Seríamos caridosos se, vez por outra, endereçássemos uma palavra de aplauso e de estimulo às boas causas e não procurássemos, ao contrário, matar a fé e o entusiasmo daqueles que nelas se acham empenhados.

Seríamos caridosos se deixássemos de postular qualquer benefício ou vantagem, desde que verificássemos haver outros direitos mais legítimos a serem atendidos em primeiro lugar.

Seríamos caridosos se, vendo triunfar aqueles cujos méritos sejam inferiores aos nossos, não os invejássemos e nem lhes desejássemos mal.

Seríamos caridosos se não desdenhássemos nem evitássemos os de má vida, se não temêssemos os salpicos de lama que os cobrem e lhes estendêssemos a nossa mão amiga, ajudando-os a levantar-se e limpar-se.

Seríamos caridosos se, possuindo alguma parcela de poder, não nos deixássemos tomar pela soberba, tratando, os pequeninos de condição, sempre com doçura e urbanidade, ou, em situação inversa, soubéssemos tolerar, sem ódio, as impertinências daqueles que ocupam melhores postos na paisagem social.

Seríamos caridosos se, por sermos mais inteligentes, não nos irritássemos com a inépcia daqueles que nos cercam ou nos servem.

Seríamos caridosos se não guardássemos ressentimento daqueles que nos ofenderam ou prejudicaram, que feriram o nosso orgulho ou roubaram a nossa felicidade, perdoando-lhes de coração.

Seríamos caridosos se reservássemos nosso rigor apenas para nós mesmos, sendo pacientes e tolerantes com as fraquezas e imperfeições daqueles com os quais convivemos, no lar, na oficina de trabalho ou na sociedade.

E assim, dezenas ou centenas de outras circunstâncias poderiam ainda ser lembradas, em que, uma amizade sincera, um gesto fraterno ou uma simples demonstração de simpatia, seriam expressões inequívocas da maior de todas as virtudes.

Nós, porém, quase não nos apercebemos dessas oportunidades que se nos apresentam, a todo instante, para fazermos a caridade.

Porquê?

É porque esse tipo de caridade não transpõe as fronteiras de nosso mundo interior, não transparece, não chama a atenção, nem provoca glorificações.

Nós traímos, empregamos a violência, tratamos ou outros com leviandade, desconfiamos, fazemos comentários de má fé, compartilhamos do erro e da fraude, mostramo-nos intolerantes, alimentamos ódios, praticamos vinganças, fomentamos intrigas, espalhamos inquietações, desencorajamos iniciativas nobres, regozijamo-nos com a impostura, prejudicamos interesses alheios, exploramos os nossos semelhantes, tiranizamos subalternos e familiares, desperdiçamos fortunas no vício e no luxo, transgredimos, enfim, todos os preceitos da Caridade, e, quando cedemos algumas migalhas do que nos sobra ou prestamos algum serviço, raras vezes agimos sob a inspiração do amor ao próximo, via de regra fazemo-lo por mera ostentação, ou por amor a nós mesmos, isto é, tendo em mira o recebimento de recompensas celestiais.

Quão longe estamos de possuir a verdadeira caridade!

Somos, ainda, demasiadamente egoístas e miseravelmente desprovidas de espírito de renúncia para praticá-la.

Mister se faz, porém, que a exercitemos, que aprendamos a dar ou sacrificar algo de nós mesmos em benefício de nossos semelhantes, porque "a caridade é o cumprimento da Lei."

* * *

Calligaris, Rodolfo. Da obra: As Leis morais.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Servir Bem


Você foi convidado para um trabalho no Centro Espírita e se sente muito orgulhoso, ou orgulhosa, por isso.

É justo, afinal, trabalhar em uma Casa Espírita é uma honra, mesmo!

Servir no mesmo lugar onde somos auxiliados, é como uma espécie de prêmio, um tipo de oportunidade de retribuir por aquilo que recebemos de Bom, do auxílio espiritual, do amparo orgânico e das aquisições morais.

É ter a oportunidade de devolver um pouco do muito que recebemos, certamente!

Apesar disso, muitas pessoas executam as suas tarefas dentro da Casa Espírita sem a devida consciência que precisam ter com relação à responsabilidade no trabalho executado...

É triste observar o relativo descaso que existe com relação à disciplina e compromisso em vários casos: as pessoas "esquecem" seu dia de trabalho, por exemplo!

Isso mesmo! Esquecem o dia do trabalho, acredite!

Outras pessoas sistematicamente atrasam para o compromisso assumido. Não é uma situação ocasional: é sistemática mesmo!

Há quem, ainda, se perca em conversações inúteis durante o período no qual estejam executando suas tarefas. Perdem-se em assuntos que não dizem respeito a nada de útil, fomentando até mesmo a discórdia entre os demais trabalhadores da mesma Casa...

Um pecado!

Temos observado trabalhadores que executam suas tarefas com disciplina quanto ao horário e com rigor na execução das tarefas, entretanto o padrão de pensamentos oscila entre a insatisfação por "estar ali aprisionado(a)" e o descontentamento pelo fato que o trabalho não segue os moldes que tal trabalhador tem desenhado em sua mente.

Vemos, também, trabalhadores que "não vêem a hora de irem embora"...

Não há muito o que comentar...

Trabalho voluntário em uma Casa Espírita é uma Benção que deve ser aproveitada em sua plenitude, afastando tudo o que se pode afastar de pensamentos infelizes antes, durante e depois dele (do trabalho voluntário), seja ele da espécie que for: mediúnico ou material.

O trabalho "na" Casa Espírita é, antes de tudo, um dos maiores recursos para o tratamento do próprio trabalhador, pois tem a possibilidade de ocupar a mente da pessoa com fatos úteis (e não fúteis), gera a potencialidade de se aprender com as dificuldades e sofrimentos alheios e habilita a ser mais um dos Servidores da Seara do Cristo.

Quer coisa melhor?

Nada é melhor do que servir ao Cristo, meus irmãos e minhas irmãs!

Mas, com Disciplinia, Boa Vontade e Alegria de Servir, pois o oposto disso pode até mesmo inviabilizar o aproveitamento das horas trabalhadas!

Você trabalha em uma Casa Espírita? Ótimo!

Sirva com Disciplina, Boa Vontade e Alegria!

A união pelo trabalho sincero e de Boa Vontade, é que faz uma Casa Espírita cada dia melhor!



Mensagem recebida em 26 de setembro de 2014
Militão Pacheco

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O obsessão e sua prevenção.


Quem mais está em perigo para se envolver em processos obsessivos é...

Aquele que deseja transformar o próximo através do formão moral, esquecendo-se de transformar a si próprio em criatura melhor;

Aqueles que, ao lerem o Evangelho Segundo o Espíritismo, têm sempre uma ótima aplicação para outrem, mas não para si mesmos;

Aqueles que vivem "no mundo da lua", deixando de lado os deveres com os quais ainda detêm compromissos;

Aqueles que se mantém constantemente "em guarda", sempre prontos para a defesa, embora na maioria das vezes não exista nem mesmo do que se defender;

Aqueles que até reconhecem a importância das Verdades Evangélicas, mas não se dispoem a sequer esboçar a possibilidade de aplicá-las para si mesmos;

Aqueles que adiam incessantemente as disposições de compreender, perdoar e servir ao próximo;

Aqueles que centralizam toda a necessidade de tudo para si mesmos, olvidando que o próximo mais próximo pode ser muito mais necessitado do que ele;

E, ainda, aqueles que conseguem achar a Vida uma experiência entediante, necessitando de experiências "mais marcantes" para que ela (a Vida) valha a pena...

Há muito mais situações com as quais se preocupar para que evitemos as obsessões, entretanto estas têm sido das mais comuns agentes causadoras e facilitadoras deste processo que tem sido o mal da humanidade no decorrer dos séculos.

A prevenção? O Evangelho Segundo o Espiritismo! Lido, compreendido e, principalmente, bem aplicado!

A cura? O mesmo procedimento da prevenção!



Mensagem recebida em 25 de setembro de 2014
Albino Teixeira

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Medicamentos Evangélicos


Muitas pessoas nos perguntam quais seriam as fórmulas para mudar a própria vida.

A pergunta é bastante freqüente seja nos atendimentos mediúnicos, seja nos questionamentos mentais, porque os conflitos íntimos ainda são inúmeros, muito presentes e as pessoas quando estão padecendo de sofrimentos variados ficam de certa forma com a visão enevoada, de forma que perdem a noção do que poderiam fazer para melhorar a própria vida.

Os medicamentos todos estão no Evangelho do Cristo.

Se nós conseguimos ler o Evangelho, se conseguimos orar as preces que tem ali, se conseguimos absorver um pouco, já estamos fazendo uma pequena parte para melhorar a própria vida, afinal de contas a leitura mesmo que seja semi consciente, mecânica, faz com que nós modifiquemos o nosso próprio padrão vibratório, por alguns momentos a nossa vibração se eleva, nós nos sensibilizamos.

Ocasionalmente, lendo uma frase de O Evangelho nos damos conta de que estamos cometendo um erro e tentamos corrigir.

Quando abrimos O Evangelho ao acaso, muitas vezes a mensagem que cai é propositadamente dirigida para nós mesmos.

Quando nós perdermos o hábito de indicarmos “O Evangelho” para os outros e começarmos a avaliá-lo como medicamento para nós próprios, certamente já estaremos dando os primeiros passos no sentido de transformar a nossa vida em uma vida melhor.

Tudo o que nós precisamos saber para melhorar está em “O Evangelho do Cristo”, particularmente em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

Não é necessário recurso maior do que esse, mesmo os conhecimentos técnicos de “O Livro dos Médiuns”, os conhecimentos filosóficos de “O Livro dos Espíritos”, não são tão importantes para a transformação moral do homem como o conhecimento evangélico o é.

Evidente, “O Livro dos Médiuns” e “O Livro dos Espíritos” têm uma importância muito grande mas a transformação moral é feita com a leitura, compreensão e aplicação do que aprendemos no Evangelho.

Você quer mudar a sua vida, “faça ao próximo aquilo que deseja para si mesmo”, “ore pelos seus adversários porque se você orar somente por aqueles que vos querem bem, que méritos haverá nisso?”

Isto está escrito no Evangelho, procuremos fazer o que está escrito ali, procuremos seguir as diretrizes que o Cristo nos dá, e certamente a nossa vida se transformará em uma vida melhor.

Que Deus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 17/09/2014

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Dia e Noite


Meus irmãos, estamos em plena noite, já passa das vinte e uma horas. Em breve, em alguns instantes, em algumas horas, já estaremos com o corpo repousando como é hábito regular para a maioria de nós, e nós não podemos nos esquecer que a noite nada mais é do que a continuação do dia.

Enquanto deixamos o corpo em seu repouso justo para repor as energias para o dia que irá raiar, o espírito desprendido do corpo seguirá no mesmo tipo de vibração que esteve tendo durante o dia.

Assim aqueles que passaram o dia envolvidos com palavras fúteis certamente encontrarão durante a noite em seu desprendimento natural um encontro com aqueles seus pares com quem guardam afinidade nas mesmas palavras fúteis.

Se durante o dia nós cultivamos sentimentos e emoções infelizes tais como a raiva, tais como a mágoa, o desejo de justiça ou de vingança, encontraremos na pátria espiritual aquelas mesmas emoções que nós estivemos cultivando durante o dia e as entidades espirituais nos farão companhia mantendo a mesma faixa vibratória.

Se durante o período de sol, nós tivemos a oportunidade de cultivar enfermidades, queixas, queixumes, lamentações, se nos comprazemos com a dor e de alguma forma tiramos proveito dela, certamente à noite o nosso encontro será com entidades espirituais que nos alimentarão os mesmos ideais que tivemos durante o dia, porque a vida meus irmãos, é um ato contínuo.

Não se iludam.

Nós estamos onde o nosso coração está.

Assim sendo portanto, se desejamos ter uma noite produtiva, que os nossos dias sejam produtivos.

Quanto mais equilibrado o dia no correr dos tempos, mais equilibradas as noites que iremos conquistar, porque dia e noite nada mais são do que a mesma coisa, com a ação do sol e sem a presença dele.

Que Deus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 23/07/2014

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Somente Ele


A força que domina a Vida é o Amor.

Entretanto ele não pode solver todos os problemas de forma imediata, pois a Criatura Humana ainda transita por conceitos sobre este sentimento que a mantém com algumas incertezas, já que o Amor pode ser confundido, por exemplo, com o sentimento de posse, algo ainda distante do verdadeiro sentido deste sentimento tão nobre. Mas, todos, sem exceção, temos dentro de nós o potencial do Amor, sua semente, seu gérmen, pronto para florescer, assim que nosso esclarecimento e nossa vontade permitam tal florescimento.

O recurso máximo que oferece segurança e conforto é a Fé.

Mas, a Fé é uma das mais importantes conquistas para o homem e, também, das mais difíceis. Habitualmente o medo ainda é dominante no pensamento humano e, muitas vezes, parece que nós ainda repousamos sobre um travesseiro gerador de insegurança e medo, alimentando nossas emoções de modo equivocado e traiçoeiro.

A melhor de todas as posibilidades para que se sinta intimamente confortado, com ânimo e alegria, é a Paz.

No entanto, a Paz não nasce expontaneamente. É necessário que se administre a Vida com equilíbrio e harmonia, para que se possa alcançar a necessária Paz interior e que esta possa se ampliar para o ambiente externo, de tal modo a nos confortar e permitir que venhamos a irradiar alegria.

Se existe alguém que pode ter servido de exemplo para todos nós, no que diz respeito a estas conquistas e muitas outrsas conquistas, este foi e é Jesus.

Somente Ele deixou, na Terra, uma herança fundamentada no Amor Verdadeiro, que pode ampliar o nível de consciência que permite alcançar todas as Boas conquistas que cada um de nós necessita para continuar a jornada em direção ao aperfeiçoamento e à Luz.


Mensagem recebida em 22 de setembro de 2014
Militão Pacheco

sábado, 20 de setembro de 2014

Existência de Deus


Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que, certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o à sua presença e lhe perguntou:

- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler?

O crente fiel respondeu:

- Grande senhor, conheço a existência de Nosso Pai Celeste pelos sinais dele.

- Como assim? - indagou o chefe, admirado.

O servo humilde explicou-se:

- Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

- Pela letra.

- Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?

- Pela marca do ourives.

- O empregado sorriu e acrescentou:

- Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?

- Pelos rastos - respondeu o chefe, surpreendido.

Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava, cercada por multidões de estrelas, exclamou, respeitoso:

- Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!

Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também.

* * *

Francisco Cândido Xavier. Da obra: Pai Nosso. Ditado pelo Espírito Meimei.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Pequenas reflexões sobre um momento de crise


Num momento ou numa fase de crise.

Se você procurar a serenidade,

Diante da dor e do obstáculo,

Terá muito maior facilidade

Para tomar decisões e escolher caminhos,

Do que se se deixar levar

Pelo turbilhão de pensamentos

Que as emoções mais difíceis podem provocar.

Nenhum tipo de confusão mental

Pode auxiliar em momentos difíceis.

Então mantenha-se o mais calmo que puder.

Faça uma prece duas, três, quatro...

Procure sintonizar com seu Espírito Protetor

E não permita que as reações mais imediatas lhe dominem a mente.

Desta maneira você abrirá portas mentais

Que lhe permitirão raciocinar melhor

E tomar atitudes sensatas, ou, pelo menos,

Atitudes mais adequadas

Para o estresse do momento.

Se você tiver Bons Amigos Espirituais ao seu lado,

Se estiver em sintonia com o Bem,

Se buscar o Cristo em suas atitudes,

Terá muito melhor desempenho em seus momentos de crise,

Do que se deixar levar pelos impulsos.

"Reflitamos nisto:

se tiveres humildade e calma,

num instante de crise,

guarda a certeza

de que conseguirás

evitar longo tempo

de remorso e pesar."



Mensagem recebida em 19 de setembro de 2014
Júlio César

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Quem ama?


Quem ama nada exige dos seres amados.. nada!

Nem precisa perdoar, pois o amor é soberado à falta cometida;

Deixa de lado as próprias satisfações (mas não as próprias necessidades básicas), para permitir ao ser amado que este possa ter as suas (satisfações e alegrias);

Não fica aguardando reconhecimento pelo sacrifício que fez e nem mesmo acredita que o que fez é sacrifício;

Está sempre disposto a servir, a doar-se, em prol daqueles que ama;

Não emite "luz própria", para permitir que os amados possam ter sua oportunidade diante da Vida;

Oculta as próprias dores, para não preocupar aos demais;

Não se preocupa com o Mal, pois o Amor é do Bem e está acima de tudo;

"Fala esclarecendo e ouve compreendendo";

Levanta os amados que caem;

Trata suas feridas e

Acolhe-os nos braços fraternos, para encorajar e fortalecer...

Quem ama nada exige dos seres amados... nada!

Mas, quem está aprendendo a amar se esforça muito para alcançar este nível de consciência humana...




Mensagem recebida em 18 de setembro de 2014
Corina

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Siga adiante


Diante dos obstáculos da Vida, não pare: enfrente, consciente de que tudo o que você precisa enfrentar tem uma razão de ser e que sua vitória irá render frutos excelentes para seu íntimo;

Para isso, ore a Deus, para que você consiga vencer as sombras que ainda residem em seu íntimo, afastando a ansiedade e o pessimismo;

Mesmo cansado, erga-se e não se deixe abater: siga firme, mesmo que sinta algumas dores;

A leitura de palavras edificantes certamente irá fortalecer sua vontade para que você se sinta com mais ânimo para o necessário embate;

Procure conversar com pessoas de "alto astral", para que você se permita "contaminar com boas vibrações";

Vá à Casa Espírita em busca de ouvir mensagens construtivas e elevadas, para lhe auxiliar na construção de bons pensamentos e boas ideias;

Mesmo combalido, procure auxiliar outras pessoas: você verá que este é um dos melhores tratamentos aos quais podemos nos submeter nas horas difícies;

Faça um favor a alguém;

Visite um enfermo;

Ouça com paciência as queixas de quem necessite desabafar;

Atenda os necessitados do corpo com auxilios materiais dentro do que seja viável para você;

Faça, também, tudo o que você necessita fazer: pagar suas contas, cumprir com compromissos, executar seu trabalho, conviver com os mais difíceis, enfim, não pare sua Vida: siga adiante;

"Guarde a convicção de que todos estamos caminhando para adiante, através de problemas e lutas, na aquisição de experiência, e de que a vida concorda com as pausas de refazimento das nossas forças, mas não se acomoda com a inércia em momento algum."




Mensagem recebida em 17 de setembro de 2014
Irmã Luiza

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Vigiar e Amar


O Evangelho do Cristo recomenda que vigiemos, é certo!

Mas, vigiar não é desconfiar das outras pessoas, trata-se de vigiar as próprias sombras íntimas, de tal modo que não nos deixemos levar pelas emoções mais difíceis que eventualmente podem dominar nossa mente.

Para isso, não é preciso agredir a quem quer que seja e em momento algum;

Não é lícito impor nada a ninguém;

Não é condicional para a educação alheia que se fira para educar;

Nem tampouco é mister que se destrua algo ou alguma coisa para que aconteça uma renovação;

E também não se vê necessidade alguma de discutir para que se esclareça alguma situação.

No lugar da agressão, a compreensão;

No lugar da imposição, a solicitação educada;

No lugar da destruição, o auxílio para a renovação;

E no lugar da discussão, a conversa fraterna para a compreensão recíproca!

Amar não é desejar, não é possuir, não é ter, mas antes, é libertar e auxiliar!

"É compreender sempre, dar de si mesmo, renunciar ao próprios caprichos e sacrificar-se para que a luz divina do verdadeiro amor resplandeça."

Pode parecer difícil, e é mesmo!

Entretanto, quando se consegue amar, a sensação de vitória interior é de tamanha dimensão, que preenche a Alma e alimenta o coração!



Mensagem recebida em 16 de setembro de 2014
Militão Pacheco

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Lembre-se


Com Caridade, seu descanso pode se transformar em atitude para amparar o próximo;

Sua tolerância poderá se elevar a um nível ainda maior de compreensão e você poderá viver melhor;

Suas palavras serão sempre bem acolhidas e compreendidas para com quem quer que você fale;

Sua gentileza será ainda mais expressiva e você será reconhecido com alegria por quem quer que você possa ter contato;

Seu perdão será sentido verdadeiramente e não restará dúvida sobre isso, graças às suas atitudes;

Seu esforço em aprender será observado e, mais provavelmente, seguido;

Sua luta íntima para combater as próprias mazelas será recompensada com menores riscos diante do orgulho, da vaidade e do egoísmo, as três grandes chagas que atingem a humanidade em todos os tempos;

Ou seja, agindo com Caridade para com o próximo, o "auto-auxílio" é uma decorrência natural, não havendo necessidade de se ter posturas artificiais para isso.

Desperte e durma com a Caridade em seu pensamento para que você viva melhor!




Mensagem recebida em 15 de setembro de 2014
Fratelo

sábado, 13 de setembro de 2014

Postura Mediúnica


A mediunidade é uma das mais importantes e fascinantes condições de comunicabilidade dos seres humanos.

Para que funcione dentro do melhor possível, é necessário que o ser médium esteja em adequada sintonia com o Bem.

A melhor trajetória para um ser médium é aquela que é conduzida pelo Mestre Nazareno, o senhor Jesus.

Seu evangelho tem todas as condições para suprir de vivo manancial o propósito maior da mediunidade, que não é outro senão o de ser útil para aliviar, consolar, conduzir e amar.

Quanto mais próximo de Jesus está o médium, melhor condutor do Bem ele se torna.

Qualquer outro caminho pode até facilitar nas aparências, nas ilusões, mas efetivamente os melhores resultados só são alcançados quando o Cristo é a Luz orientadora nos trabalhos mediúnicos.

Se você é médium atente para o cuidado de se vigiar constantemente, afastando do pensamento as habituais infelicidades que tentam conduzir os passos de quem se julga melhor ou mais importante que os demais, por tão pouco como poder se comunicar com os que já vivem na pátria espiritual.

Vaidade, orgulho, má fé e outras infelicidades não são bons conselheiros para um médium.

Vigie e ore sempre.



Albino Teixeira
Psicografia recebida no NEPT em 12 de setembro de 2014

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Boa qualidade de Vida



Para melhorar a qualidade de Vida, basta seguir algumas recomendações básicas, como estas:

Controle seus impulsos: impulsividade só é útil para salvar Vidas e conseguir sair de situações muito difíceis;

Quando estiver fazendo seu trabalho, ainda que não goste dele, faça seu melhor, sempre com honestidade;

Siga aquelas sugetões de equilíbrio e harmonia que você dá para todo mundo;

Quando criticado, aceite a crítica, ainda que lhe incomode e faça reflexões construtivas sobre ela;

Faça todo possível para não ficar recordando os erros dos outros e seja bastante rigoroso com seus próprios erros;

Concentre-se em viver o presente, recordando que dele depende seu futuro;

Não "jogue conversa fora": tenha conversações úteis e produtivas;

Diante da dor, esmere-se para aceitá-la com dignidade e com serenidade, evitando a revolta;

Quando for ofendido não revide, mas antes, aquiete sua mente no abrigo de uma prece executada com o coração;

Ajude a quem quiser, mas nunca espere reconhecimento ou gratidão: apenas ajude;

Esteja sempre disposto ou disposta a seguir as diretrizes do Evangelho do Cristo-Jesus.



Mensagem recebida em 12 de setembro de 2014
Miltão Pacheco

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Notícias


A presença das tragédias na Vida humana é uma constante desde que a humanidade existe, particularmente neste patamar evolutivo no qual ela ainda permanece.

A diferença no momento atual é a capacidade de divulgação extremamente rápida para os fatos e eventos, em decorrência da imensa velocidade que alcaçaram os meio de comunicação.

Assim um fato que poderia tomar em comoção apenas um pequeno grupo de pessoas envolvidas com algum episódio mais complexo, toma dimensões mundiais com a disseminação das imagens ou das informações.

Evidente que isso já é de conhecimento de todos!

Entretanto, recordando André Luis: "Em tempo algum empolgar-se por emoções desordenadas ante ocorrências que apaixonem a opinião pública, como, por exemplo, delitos, catástrofes, epidemias, fenômenos geológicos e outros quaisquer. Acalmar-se é acalmar os outros."

Faça sua parte e acalme-se diante dos fatos.

Não é para ficar insensível.

É para acalmar-se, tranquilizar-se e, se possível, não alimentar sua mente com fatos difíceis que podem corroer seus pensamentos, transformando você em vítima do excesso de informações desordenadas!




Mensagem recebida em 11 de setembro de 2014
Júlio César

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Compromissos



Quando se assume um compromisso diante de alguém ou de uma Instituição, é preciso fazer o máximo para cumprir com ele, ainda que se debite um esforço um pouco acima do comum para os hábitos.

Afinal de contas, uma vez assumido tal compromisso, a pessoa ou a Instituição com a qual se assumiu, tanto um como outro ficam à espera de que as tarefas sejam cumpridas, dentro de um determinado tempo e com a melhor qualidade possível.

Pode ser que falte disposição para cumprir a tal tarefa, mas deve-se lutar para superar a falta de disposição...

Eventualmente pode faltar coragem para que se enfrente algum obstáculo decorrente dela, mas é necessário que se desenvolva força de vontade para superar a insegurança...

É possível que o desentendimento com alguém complique as relações em tal propósito, mas é muito importante que se possa dispor de diplomacia no trato pessoal, para que se consiga cumprir com o que foi assumido...

Em algumas ocasiões surgem convites que são tentadores e que afastariam a possibilidade de se cumprir com os deveres assumidos, mas é fundamental priorizar a palavra assumida em detrimento de festas ou outros fatores distratores...

Uma enfermidade pode ser um motivo para que o afastamento do compromisso seja justificável, porém, é o caso de se analisar com autenticidade o grau de gravidade desta enfermidade, para que se tenha real justificativa para um afastamento justo...

Muitas podem ser as objeções para que a tarefa não seja cumprida, entretanto, é fundamental consultar a própria consciência quanto ao seu cumprimento.

Se ela apontar algum, por pequeno que seja, grau de desleixo, é importantíssimo recorrer ao reajustamento do próprio caráter para retomar os compromissos com adequação, para que não se venha a ser alvo de críticas alheias e de si mesmo em futuro bem próximo!

Assumiu um compromisso?

Faça todo possível para cumprí-lo.

É sempre bom que a palavra tenha valor para o Bem!



Mensagem recebida em 02 de setembro de 2014
Militão Pacheco

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Pelo caminho


Se pelo caminho,

Encontrar alguém "ignorante", mal educado, não se agaste, não se desgaste, acalme-se sem entrar em faixa vibratória desnecessária para sua Paz;

Conversar com alguém que demonstre fanatismo, lembre-se da necessidade de desenvolver compaixão, para seu Bem e para o dele;

Se deparar com uma pessoa insegura, faça sua parte, respeitando os limites alheios e fortalecendo-o no que seja possível;

A ingratidão lhe visitar através de alguém a quem muito você tenha ajudado, recorde-se de que você mesmo poderia estar se dispondo à ingratidão, por ser imperfeito também;

Alguém lhe acusar de algo que não fez, esforce-se para não se indignar e sinta o necessário alívio justamente por não ter cometido erro algum, com a consciência tranquila...

A Vida é repleta de revézes e de dificuldades e nós devemos nos esforçar para manter o máximo equilíbrio possível, afastando da mente e do coração os distúrbio externos sempre que possível.




Mensagem recebida em 01º de setembro de 2014
Júlio César