Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 31 de março de 2014

Olhar


Olhar para a Vida é uma arte!

Verdade! É uma arte, pois não é tarefa simples, já que podemos ter vários "olhares" difrentes, como aquele olhar vazio, sem sentido, perdido no espaço, como se não fizesse parte deste mundo.

Ou, ainda, pode-se deixar crescer um "olhar" pessimista, ruim mesmo, que só dá nota baixa para todos os fatos dela, como se existisse apenas o lado amargo das circusntâncias...

Mas, o bom mesmo e é o que é arte de verdade, é conseguir ver na Vida seu lado positivo, construtivo, de oportunidade para o próprio crescimento, ainda que às custas de problemas, algo que, aliás, faz parte da linha da história de todo mundo, pois não estamos exatamente em um Mundo simples de se viver!

Ver, observar e agradecer por ter a Vida, ainda que com limites, como fazem muitos destes batalhadores que reeencarnam sem partes do corpo, cegos ou com limitações cognitivas, que são, de fato, verdadeiros exemplos para todos os outros, considerados "normais"!

Os "normais" emperram por poucas coisas, muitas vezes, enquanto Espíritos que reencarnam com múltiplas deficiências, como Nick Vujicic, por exemplo, dão um enorme brilho à própria existência, ainda que com limites absurdos, se comparados a quem tenha todo o organismo bem formado!

Não é necessário comparar as provas de cada um: é obrigatório!

E não somente as provas, mas principalmente as atitudes que cada um toma, pois parar em função de problemas existenciais é lícito, sem dúvida, mas não reagir construtivamente é uma postura que demonstra clara mutilação do pensamento, algo muitas vezes ainda mais sério do que a perda ou a não existência de membros ou órgãos do corpo físico!

Realmente, quem seja portador de mutilações mentais e emocionais não tem sequer consciência de que é portador delas...

Então, quem convive com tais pessoas precisa começar a ter, também, um novo "olhar" para com estas consciências enrijecidas que não conseguem reagir por "tão pouca coisa"!

A consciência de que o problema de outrem é pertinente, ou seja, é existente de fato dá condição para que se tenha pelo menos alguma tolerância para com quem sofre de problemas existenciais atrozes, ainda que tudo esteja correndo muito bem para a criatura!

Assim, como se pode observar, os "olhares" sobre a Vida não se restringem apenas ao fato do olhar íntimo ser algo extremamente necessário para a avaliação de si mesmo e para alcançar melhor qualidade de Vida, mas, também, é fundamental que se olhe para o próximo com propriedade e compaixão, percebendo que nem sempre é fácil tarefa viver, ainda que em um corpo "sadio" e em condições materiais aparentemente favoráveis, afinal, as Doenças da Alma são muitas vezes mais difíceis de lidar do que aquelas que aparecem para os olhares exteriores!

De qualquer modo, olhe para a Vida, sempre que possível, com o melhor humor que você puder, para que ela não se transforme em fardo pesado "demais" para você.

E olhe para o próximo com o máximo de compaixão que puder, ainda que pareça que ele poderia fazer algo de muito melhor com a própria Vida!

Assim, sua Vida será melhor, acredite!




Mensagem recebida no NEPT em 31 de março de 2014
Roberto B.

sábado, 29 de março de 2014

Há quem diga...


...que o médium autêntico deve se manter isento do conhecimento, para garantir a genuinidade do intercâmbio espiritual, como em situações conhecidas que já ocorreram no passado, mesmo com Francisco Cândido Xavier, que foi colocado em questionamento (natural) quando publicou a primeira obra de cunho mediúnico "Parnaso de Além-Túmulo", no qual vários autores passaram para o papel poesias muito bonitas e interessantes que mostravam características deles próprios não somente em estilo, mas em ríma e métrica linguística também.

Chico Xavier tinha apenas o estudo do ensino fundamental...

E mesmo assim foi acusado de "plagiar" os autores espirituais...


...que o médium DEVE estudar para se tornar ainda melhor em seu potencial de intercâmbio e é verdadeiro!

Quanto mais estuda a Doutrina Espírita, mas o médium se torna hábil para seu trabalho, tornando-se útil instrumento para o serviço de dedicação ao próximo e a si mesmo, e assim deve proceder, estudando para seu próprio Bem e para o Bem de todos!





Mensagem recebida no NEPT em 29 de março de 2014
Júlio César

sexta-feira, 28 de março de 2014

Estude para libertar-se


Kardec inspirou muitos pesquisadores nas áreas das pesquisas da mente humana e foi por conta destas pesquisas que muitas nomenclaturas surgiram, algumas tentando fazer do Espiritismo uma ciência, mas sob foco equivocado acabaram se perdendo e se transformando em caricaturas, que, como todas, caem no esquecimento por conta do descrédito que geram em função da falta de bases efetivamente sólidas.

Apenas para citar exemplo, podemos recordar algumas denominações surgidas após a vinda do codificador.

As expressões consciência supraliminar e subliminar evocam ideias sobre a estrutura da mente, uma proposta que pode deixar ainda mais confuso que simplesmente se detenha no termo e não busque conhecer um pouco mais a fundo seus verdadeiros significados.

Supraliminar é uma expressão que remete a questões de ordem existencial, digamos algo ligado à filosofia existencial, das razões da Vida, do por quê viver, mas contida no espaço da própria Vida que se vive.

Subliminar tem uma ligação com a transcendência, com a vida após a morte, considerado como percepção mediúnica ou, de acordo com a Parapsicologia, a paranormalidade e equivalendo no ponto de vista freudiano ao "inconsciente".

Explica-se a genialidade em uma criança, por estes termos, ao afloramento de conteúdos subliminares à consciência subliminar.

Muito complicado?

Vamos simplificar.

Pense na proposta de André Luiz, "a casa mental", da obra "No mundo maior", capítulos 3 e 4.

Pensou?

Então: nesta proposta fica muito mais fácil de entender a estrutura da mente humana.

Leia o relato dele, no livro: "as irradiações emitidas pelo cérebro continham diferenças essenciais. Cada centro motor assinalava-se com peculiaridades diversas, através das forças radiantes. Descobri, surpreso, que toda a província cerebral, pelos sinais luminosos, se dividia em três regiões distintas. Nos lobos frontais, as zonas de associação eram quase brilhantes. Do córtex motor, até a extremidade da medula espinhal, a claridade diminuía, para tomar-se ainda mais fraca nos gânglios basais (hoje chamados núcleos da base)."

E mais um pouco: "A nossa casa mental é formada por três andares". O primeiro andar ele chama de porão da individualidade, onde residem os instintos. Diz respeito ao passado e está na esfera do inconsciente. É tudo o que nós já aprendemos e que se transforma em hábitos e automatismo. O segundo andar diz respeito ao presente, ao consciente. É tudo aquilo que entra no sistema nervoso no momento presente e gera atitudes de resposta, adaptando o corpo físico ao meio ambiente. Está relacionado a conquistas pessoais, esforços e vontade. No terceiro andar, estão registrados anseios, ideais e metas a atingir, buscando a ascensão espiritual do indivíduo. Diz respeito ao futuro, ao supraconsciente, ao que nós estamos programando para obter mais adiante."

Assim fica muito mais fácil de entender, não é mesmo?

Ficou curioso? Que bom! Então leia o livro todo, você vai entender muito mais sobre a mente e o cérebro humano (o seu!) e isso facilitará em muito seu autoconhecimento!

Estudo, meu irmão e minha irmã, é a base para a verdadeira liberdade do Espírito!

E é, também, o melhor caminho para a verdadeira Reforma Íntima!



Mensagem recebida no NEPT em 28 de março de 2014
Militão Pacheco

quinta-feira, 27 de março de 2014

Transcedência


Aqueles que vivem as experiências de Espírito no mundo material têm a oportunidade de desenvolver todas as possibilidades psíquicas de que todos os seres humanos são dotados.

A existência terrena tem por finalidade, por objetivo, a transcedência, o que significa dizer elevar-se acima da condição humana, seguir o caminho evolutivo para o qual cada criatura humana assim foi criada.

A própria Vida material é um exemplo disso, pois o indivíduo nasce e se desenvolve dia após dia em aspectos neuro-psico-motores.

Ele interage com as pessoas à sua volta, com os objetos e com o mundo, pensando de modo mais amplo.

Isso não passa de uma débil expressão da necessidade e da realidade da existência para o Espírito em sua imortalidade.

A criança, ao se desenvolver, transcede sua realidade inicial, quer dizer, eleva-se a partir do nascimento até sua despedida da vestimenta carnal.

Para o Espírita as reencarnações são muitas e sucessivas, de modos que cada experiência na matéria permite alcançar mais um degrau na escala evolutiva para a qual ao Ser humano foi dada a oportunidade de "viver" enquanto Espírito pelo Criador.

Ainda que uma determinada reencarnação possa parecer pouco ou nada produtiva ele é, certamente, um degrau que o Espírito subiu em sua própria Escada para a Eternidade.

Mas, é de se considerar que estas oportunidades são de extremado valor e que é necessário que exista esforço máximo para tirar o melhor proveito de cada uma delas no exercício de melhorar internamente a cada dia em que se abre os olhos após uma noite de repouso.

Viver é, realmente, aprender a todo momento!



Mensagem recebida no NEPT em 27 de março de 2014
Militão Pacheco

quarta-feira, 26 de março de 2014

Graduações da obsessão do ponto de vista cognitvo


Ela se caracteriza pela ação direta ou indireta de Entidades Espirituais, que podem ser consideradas em situação moral inferior, sobre a mente humana, com a aquiescência da chamada "vítima", de alguma maneira.

Allan Kardec oferece a possibilidade de entender que há três níveis de envolvimento obsessivo, a saber:

Obsessão simples, na qual as Entidades causam apenas perturbações mentais ocasionais ou furtivas, não constantes, algo que não impede a vida de relação da pessoa;

Em seu aprofundamento seguinte, há uma ampliação do quadro, de tal modo que já há comprometimento com a afetividade, não só a de relação com os outros, mas também na questão do amor-próprio, interferindo de tal modo que se encontra o indivíduo comprometido em suas atitudes e decisões; há, também um verdadeiro conluio entre as duas partes, fazendo com que o obsedidado simplesmente encare sua situação como absolutamente normal, fechando questão sobre quaisquer possibilidades de que esteja ele ou ela sendo a errada em todas ou quase todas as situações nas quais esteja envolvido e que são, muitas vezes, dissonantes com a realidade;

No último grau os obsessores dominam também o sistema nervoso autônomo ou vegetativo, tanto o simpático como o para-simpático, afetando as funções vitais do obsediado, levando a alterações do sensório, com taquicardia, problemas digestórios, sudorese abundante, e outras manifestações orgânicas, de modo que compromenta relativamente sua vida social e até mesmo profissional, podendo causar também o surgimento de tiques nervosos e afetar o nível de consciência, algo que dificulta raciocínio e compreensão dos fatos em acordo com a realidade.

Neste último grau de aprofundamento do processo obsessivo, a criatura passa a ser uma verdadeira marionete das Entidades vingativas ou cínicas que a dominam, fazendo com que tome atitudes intepestivas, agudas e sem medida, sem sequer imaginar consequências, independente de quais sejam.

As causas mais comuns das obsessões, não custa lembrar, podem ser os problemas reencarnatórios (popularmente chamados cármicos, emprestando denominação da filosofia hindú), tendências aos vícios de quaisquer espécies, até mesmo o vício de cultivar pensamentos infelizes, ambições, inveja, ciúme, ódio, raiva, mágoa, ressentimentos impertinentes, insatisfação de causa desconhecida, apegos materiais, orgulho em excesso, vaidade e todas as mazelas humanas.

Não se pode responsabilizar apenas os desencarnados como sendo os "culpados" pelas obsessões, pois os encarnados são também muito responsáveis pela ligação de fato entre os dois níveis da Vida, graças à atuação que têm ligada ao seu livre-arbítrio e, também, pelo fato de estarem mergulhados transitoriamente na Vida material, algo que tem potencial de gerar ilusões.

Mas, basta a livre-iniciativa de cultivar pensamentos elevados, auto-crítica continuada e permanente, boa-vontade para com o próximo, ligação sincera com o Criador para que se crie uma "barreira" natural contra estes problemas que infelizmente são tão comuns entre as criaturas humanas.



Mensagem recebida no NEPT em 26 de março de 2014
Herculanum

terça-feira, 25 de março de 2014

Obsessão em adultos


Os adultos também podem ficar sujeitos aos processos de envolvimento espiritual e às obsessões e, em função da Vida moderna, até com muita facilidade.

Faça uma auto-análise de sua situação espiritual, continuamente, para tentar escapar das teias dos problemas nos quais poderia se envolver, gerando problemas, afastando amigos e perdendo oportunidades boas, que seriam valorosas para sua própria Vida.

Observe se não entra na faixa da impaciência e da irritação;

Não acredite que a sua dor é a única e a maior;

Cuidado para não passar a ver somente ingratidão nos amigos;

Não fique imaginando somente maldade nas atitudes dos companheiros e dos parentes mais próximos;

Muita cautela para não comentar somente o lado menos feliz dessa ou daquela pessoa;

Não fique somente reclamando apreço e reconhecimento das pessoas;

Não pense que está carregando o mundo nas costas e qie seu trabalho está sendo excessivo em situações absolutamente habituais;

Reveja sua posição quanto a passar o dia a exigir esforço dos outros, sem prestar o mais leve serviço;

Não fuja de si mesmo, através da gota de álcool ou da pitada de entorpecente;

E, finalmente, não julgue que o dever de agir corretamente é apenas dos outros.

Tudo isso já é um bom começo, como nos dita o Espírito Irmã Scheila, pelas abençoadas mãos de Francisco Cândido Xavier e precisa ser diariamente recordado para evitar tropeços completamente desnecessários!


Mensagem recebida no NEPT em 25 de março de 2014
Júlio César

segunda-feira, 24 de março de 2014

A criança com obsessão


Um tema bastante comum nos dias atuais é este: a criança com problemas obsessivos, sem qualquer dúvida.

Mas, é preciso ter cuidado com o diagnóstico dado à criança que apresenta sinais e sintomas de processos obsessivos, particularmente se realmente é uma obsessão, pois muitas são confundidas com este quadro em função de comportamento agressivo e agitado.

Não se pode dar um diagnóstico desta espécie sem que se possa observar a criança por longo período, a não ser que seja algo extremamente evidente para todos e não para apenas algumas pessoas que julguem estar a criança com tal distúrbio espiritual.

Para identificar esta enfermidade da Alma no pequeno que frequenta uma Casa Espírita é necessário notar não somente seu comportamento, mas também seu histórico pessoal e familiar.

Ela pode estar sendo submetida a pressões imensas no próprio lar e pode ser vítima de uma série de circunstâncias que alteram seu comportamento, sem que isso seja propriamente, pelo menos de início, uma obsessão.

Evidente que, com o passar do tempo e em funções dos distúrbios presentes no ambiente doméstico, a criança irá apresentar alterações de postura e comportamento que comprometem sua vida social, escolar e mesmo dentro da Casa Espírita.

Entretanto isso não caracteriza um processo obsessivo!

O cuidado na análise de fatores variados e o desprendimento de ideias pré concebidas é fundamental para que não se confunda os fatos e compreender que, muitas vezes a criança necessita de atenção, respeito, carinho e até mesmo de acompanhamento psicológico.

Entender uma obsessão em uma criança não é tarefa das mais fáceis e necessita de quem analisa uma boa dose de desprendimento e forte compreensão de um contexto mais amplo do que aquele que as aparências podem sugerir.

Entretanto, caso se vivencie uma suspeita com relação a algum pequeno que esteja frequentando ou inicie a frequência à Casa Espírita que você frequenta, as sugestões para cuidados são bem simples, começando com a aplicação de passes, mesmo durante o trabalho de Educação Espírita Infantil (conhecida também como Evangelização Infantil), leitura de textos compreensíveis para o menor no mesmo ambiente, orientar os pais para que façam o Evangelho no Lar e para ler ou fazer preces ao lado da cama quando ela estiver dormindo, em voz bem baixa e com muito cuidado todas as noites que seja possível.

Quaisquer outras atitudes com relação a uma criança podem assustar e comprometer ainda mais seu quadro.

Nunca se indica sessão de desobsessão para uma criança.

Nem mesmo um tratamento de desobsessão como fazem algumas Casas que coloca a criança diante de médiuns com psicofonia ou algo semelhante.

A criança é vaso frágil que necessita de cuidados especiais e não pode ser tratada de modo algum como se fosse um adulto.

Nunca esquecer da eventual necessidade de acompanhamento psicológico, algo que pode ser orientado aos pais ou responsáveis para o equilíbrio da criança.

Não tentar "resolver o problema" passando por psicólogo dentro da Casa Espírita.

O trabalho da equipe de pessoas que fazem o trabalho de Educação Espírita Infantil não pode extravasar os limites de seu propósito: educar a criança dentro da Doutrina Espírita.


Mensagem recebida no NEPT em 24 de março de 2014
Lyvia

sábado, 22 de março de 2014

Passes


Quer aplicar passes?

Não basta querer, pois é necessário apresentar condições mínimas em termos mediúnicos para poder executar este trabalho.

E não são todos os médiuns que recolhem em si esta, digamos, aptidão.

Na essência todos somos médiuns, é verdade, mas como em tudo na vida, há graduações naturais para as predisposições que se pode apresentar.

Pode apresentar e não "deve" apresentar...

Assim como há pessoas que enxergam melhor que outroas, que ouvem melhor que outras ou que têm o olfato mais apurado que as outras, há pessoas que apresentam a mediunidade mais acentuada do que as outras.

E estas são minoria.

A imensa maioria da massa humana é composta de médiuns "naturais", movidos pela imtuição, uma espécie de voz interior que conduz suas diretrizes de modo natural, sem que exista uma interferência expressa a conduzir suas atitudes na Vida.

E apenas isso.

Muitas vezes nem se dão conta de que são intuídas, apenas são e pronto.

O médium para executar alguma tarefa mediúnica necessita trazer consigo os pré-requisitos que o levem de alguma maneira ao trabalho mediúnico.

Mas, como saber se alguém tem em si este potencial?

Com a observação de seu histórico honesto de potenciais em termos de contato e troca com a Vida Espiritual, chamada por alguns de "Vida Maior".

O currículo da pessoa, os episódios de manifestações e eventos que marquem experiências no campo da mediúnidade é que fazem dela um potencial médium chamado ostensivo, ou médium para o trabalho mediúnico.

Não há como adivinhar se alguém é médium simplesmente por olhar para ela, pois isso leva a se correr enorme risco de cometer uma falácia com a vida da pessoa/

É necessário conviver para saber se alguém é médium.

E, algumas vezes, o convívio pode ser de vários anos, na verdade!

Sim, pois, em alguns casos os fenômenos mediúnicos podem eclodir em idade mais avançada, tendo sido "guardado" em seu íntimo para o oportuno momento de se manifestar.

Já vimos casos em que a mediunidade foi iniciada após os setenta anos de idade...

Não há padrão para este fenômeno: cada um tem seu histórico, suas necessidades e experiências!

Então, entre o querer dar passes e o "poder" dar passes existe um hiato, uma lacuna, que só é preenchida pela real necessidade reencarnatória de cada um.

Um detalhe: médiuns não possuem dons, recebem uma credencial com a finalidade de trabalhar em favor do próximo, com o objetivo de reduzir as próprias mazelas de seu passado, que não é, digamos, muito lícito.

Médium não é um privilegiado, mas, antes de qualquer coisa, um devedor com a Bendita oportunidade de reduzir suas faltas através do gesto de Amor.

Lembra do Evangelho de João?: "Somente o Amor cubrirá a imensidão dos nossos erros."

Então...





Mensagem recebida no NEPT em 22 de março de 2014
Lyvia

sexta-feira, 21 de março de 2014

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 23ª. parte


Neste final, de nossos estudos sobre a origem das religiões, vamos continuar a falar sobre o nosso Mestre, Jesus.

Jesus, o grande renovador de consciências e de comportamentos, não pôde agradar a todos.

A grande maioria dos Espíritos encarnados naquela época, não tinham a capacidade para entendê-lo.

E assim, infelizmente até os dias atuais, continuamos a não entendê-lo.

Espíritos acostumados ao "olho por olho e ao dente por dente", da lei mosaica, não conseguiam entender e incorporar o "amai os vossos inimigos", ensinado pelo Cristo.

Nós hoje somos os mesmos Espíritos daquela época em sucessivas reencarnações, isso serva para verificarmos o quanto é difícil e lenta a nossa reforma interior.

Ainda na atualidade, continuamos arraigados ao olho por olho e dente por dente.

Ninguém ensinou e exemplificou, na face da Terra, tanto quanto o Cristo.

Mas, o que Jesus nos trouxe?

A espada, para lutarmos não contra o nosso próximo, mas contra nós mesmos, a fim de vencermos nossas paixões inferiores, na nossa caminhada em direção à luz.

Nosso Mestre Jesus, pronunciou o “vinde a mim”.

Ele não disse: "vou até você", ou seja, Ele está lá de braços abertos nos aguardando, torcendo e acreditando no nosso sucesso, cabe a nós, nos levantarmos e pegarmos a espada e lutarmos contra nossos defeitos e mazelas, e assim, caminharmos na direção do Mestre, se fosse diferente não teríamos o mérito ou a responsabilidade de nossas ações.

Os próprios apóstolos, que eram Espíritos preparados para essa missão, muitas vezes tinham dificuldade para entendê-Lo.

Em várias passagens da vida de Jesus, notamos esta dificuldade de compreensão, como nestes episódios:

O Episódio da Mulher Adúltera

Nesta passagem, os fariseus queriam aproveitar a oprtunidade para terem uma acusação contra Jesus.

A lei mosaica pedia que as mulheres adúlteras fossem apedrejadas, mas, a lei romana proibia os judeus de executarem qualquer pessoa.

É quando Jesus faz a célebre pergunta: “Quem estiver sem pecado atire a primeira pedra”.

O que levou aqueles homens a consultarem a própria consciência, e fica também a lição de não julgar, porque todos nós temos nossos erros e nossas fraquezas, e não sabemos o que está no passado da outra pessoa.

Quando Jesus se Encontra com o Centurião.

Na passagem do centurião que busca Jesus para curar seu servo que está muito doente.

Jesus se oferece para ir até a casa dele, e todos acham um absurdo Jesus entrar na casa de um oficial romano, mas, Ele nesta passagem nos ensina que temos que ajudar, sem restrições, às vezes, nossa ajuda é o primeiro passo para a transformação de nosso próximo.

E o próprio centurião no dá a lição de uma fé inabalável, quando diz ao Mestre, que basta Ele querer que seu servo se curará, e Jesus diz: “Nunca vi tanta fé em toda a Galileia”.

Quando se Encontra pela Primeira vez com Maria Madalena.

No encontro de Jesus com Maria Madalena, Jesus também causou escândalo, pois ela era conhecida prostituta.

Jesus sabia que ela era uma mulher triste e só, obsediada por vários obsessores, e o Mestre que nos conhece bem melhor, que nós mesmos nos conhecemos, sabia que Madalena seria uma de suas mais fiéis seguidoras.

A transformação de Madalena, após este encontro foi total.

Quando Jesus vai à Casa de Levi (Matheus).

Levi, que mais tarde passou-se a chamar Matheus, e acabou sendo um dos evangelistas.

Era cobrador de impostos, apesar de ser Judeu trabalhava para o império romano.

Ele era duro e irredutível nas suas cobranças.

Um belo dia, Jesus se encontrou com Levi, que assim como Paulo de Tarso mudou de nome após a conversão, como símbolo que daquele momento em diante era um novo homem.

Levi convidou Jesus para jantar, e Jesus aceitou.

Foi outro escândalo.

Jesus quebrava preconceitos e não aceitava discriminações.

Poucos reconheceram Jesus como o Messias, pois, a grande maioria dos missionários, foram príncipes, sábios e sacerdotes, então, os homens da época esperavam que o Messias chegasse cheio de glórias.

Mas, Jesus nasceu numa estrebaria, viveu na simplicidade junto da família pobre.

Seu palácio foi a carpintaria, onde trabalhava junto com José, onde ensinava que a verdadeira superioridade deve ser a do trabalho, deixando o sagrado exemplo que a união dos homens trabalhando por um mundo melhor, junto a cada coração, que é o que vai transformar o mundo para melhor.

E Jesus preferiu não possuir nada neste mundo, "sequer uma pedra onde repousar a cabeça", para que sua lição e exemplos de amor, nunca fossem esquecidas.

Jesus é o Caminho para a Verdade e a Vida!





Até breve...

quinta-feira, 20 de março de 2014

Não atrapalhar


Algumas vezes, involuntariamente, nos comportamos como se fôssemos pessoas atrapalhadas, daquelas que ao passar em um lugar, uma sala, uma loja, um quarto, esbarramos nas coisas e derrubamos o que tem ao nosso lado ou pela frente, ou ainda, batemos as pernas e os braços à esmo, deixando várias pequenas marcas em nossos corpos, lembrando a infância, na qual as crianças ficam com as pernas todas marcadas.

Ainda bem que é involuntário...

Mas, este comportamento pode deixar estas "marquinhas", estas manchas de pele, também nos outros quando o descuido não é físico, mas comportamental!

Sem pensar tomamos o lugar de alguém em uma sala de estudos, por exemplo, ou, ainda, guardamos o lugar para nós, como se aquele lugar fosse cativo para nós apenas e tão somente!

Pode parecer uma bobagem, mas, a partir deste tipo de comportamento começamos a agir de modo diverso daquele que o Espiritismo nos ensina, afinal de contas, ele deixa claro em seus ensinamentos que não há privilégios, ou pelo menos não deveria haver.

Tiramos a possibilidade de quem alguém que chegue não possa, por exemplo, sentar em um lugar melhor para um evento qualquer, já que aquele lugar "é nosso"...

Fazemos isso, também, quando não respeitamos determinadas regras que precisam ser respeitadas, como, por exemplo, estacionar um veículo em lugar destinado a idosos.

"Ah, mas é só por um pouquinho..."

Não justifica, de modo algum!

Abre-se uma exceção, um precedente perigoso, que esbarra em questões éticas mais profundas do que pode parecer!

Isso não passa de uma pequena expressão de corrupção...

Nossa!

Tudo isso?

Sim, tudo isso!

Por isso eu citei que são questões éticas mais profundas do que pode parecer (perdão pela repetição)!

As pequenas infrações "desculpáveis", "perdoáveis" são aquelas que permeiam as grandes infrações.

Para acabar com todas as infrações do Mundo, para livrar a Terra dos equívocos, é necessário que cada um comece a mudar seu próprio mundo interior, afastando de si os privilégios e respeitando o próximo.

Ou você pensa que, ao guardar um lugar para sentar em um evento você está respeitando o próximo?

Não está!

Está atrapalhando, embora possa parecer uma bobagem para você...

Se cada um de nós fizer as coisas como deve fazer realmente, acredite, o Mundo será melhor!

"Ah, mas de que adianta só eu fazer as coisas certas, se todo mundo tira vantagem de tudo?"

Problema de quem toma atitudes equivocadas, não seu!

Procure fazer sua parte para sua própria evolução e para colaborar com uma pequena parcela na transformação planetária tão necessária!

Não deixe para depois, comece já!



Mensagem recebida no NEPT em 20 de março de 2014
Bia Orantas

quarta-feira, 19 de março de 2014

Doar e Aprender


Nada melhor do que estar consciente da Vida e participar ativamente dela com ações que correspondam à participação em sociedade, seja da forma que for.

Fazer parte de uma atividade que preenche o tempo com atitudes úteis é muito interessante não somente para quem possa ser beneficiado por estas mesmas atividades, mas particularmente por quem as pratique, já que na vivência com problemas diferenciados do trabalhador expontâneo há a oportunidade de se observar não somente tais problemas, mas também as reações diversas que as pessoas apresentam diante deles, algo que poucos se preocupam em efetivamente observar.

O hábito comum é de pensar pelos outros com a própria forma de pensar, sendo assim, o método de análise e interpretação das experiências da Vida leva ao analista a proferir soluções que lhe são próprias, particulares de seu modus operandi e que caracaterizam apenas as suas reações diante dos enfrentamentos que a experiência lhe oferece.

Pensando assim, passa-se a ser crítico em excesso das atitudes alheias, já que não há concordância, às vezes nem mesmo parcial, com as decisões e caminhos escolhidos.

Mas, é um equívoco, já que cada um tem seu próprio universo mental e enxerga as coisas pelas suas lentes de experiência, com todas suas peculiaridades que fazem de cada um, um ser individual, um indivíduo com suas propriedades únicas, como é cada Ser humano.

Então a experiência de cada um precisa e deve ser respeitada em suas reações, ainda que seja um filho, um irmão, um pai ou uma mãe, já que a proximidade parece dar "direitos" sobre as opiniões do próximo, algo que também é um equívoco.

Não é porque se é mãe que se conhece a fundo uma personalidade, afinal o próprio Ser ainda está em fase de construção e não se conhece a fundo...

O próprio Ser, algumas vezes, "se estranha", por engraçado que possa parecer, e reage de modos que podem parecer absurdos a ele mesmo a determinados problemas, após os momentos do estresse propriamente dito.

Deste modo é possível recomendar que se disponha a criatura a servir diante das pessoas, de modo expontâneo, com boa vontade e determinação com o intuíto fundamental de aprender sobre a Vida, vendo e analisando como as pessoas muitas vezes vêm problemas dificílimos com excelente otimismo e como outras, apesar de não sofrer tanto, vêem a Vida como enorme fardo a ser carregado, algumas vezes "impossível de ser carregado"...

Servir, doar o tempo a outrem é uma das melhores escolas da Vida!




Mensagem recebida no NEPT em 19 de março de 2014
Lyvia





terça-feira, 18 de março de 2014

Legítima


A paz legítima, aquela que desejamos verdadeiramente em nosso íntimo, que permite uma Vida plena e completa, é resultado entre nossas aspirações e aquilo que o Altíssimo tem de propósito para cada uma de Suas criaturas.

Mas, qual é o desejo de Deus para conosco?

Que nos amemos uns aos outros.

E como isso acontece?

Começa pelo auto-amor, pelo amor próprio sem a necessidade da vaidade, do orgulho ou da pretensão.

Passa por fazer ao próximo somente aquilo que desejamos para nós mesmos, afinal, se fizermos assim, estaremos em plenitude com a vontade do Criador.

Mas, temos por hábito de tomar estas posturas somente "de vez em quando"...

O esforço para alcançar a Paz autêntica leva o Ser humano a manter esta postura como sendo cada vez mais comum para a própria Vida.

Somente assim podemos pensar em viver em Paz!

Amando-nos a nós mesmos, ao próximo como a nós mesmos e, naturalmente, a Deus, acima de tudo.

Esta é a instrução milenar do Cristo, que esquecemos diariamente, mas que necessitamos lembrar a todo instante para realmente alcançar o maior de todos os objetivos da Vida: viver em Paz.




Mensagem recebida no NEPT em 18 de março de 2014
Zézinho

segunda-feira, 17 de março de 2014

Enfermidade


A enfermidade física é um sinal de alerta de que algo não está indo bem com ele, o corpo.

Muitas podem ser as causas deste estado pelo qual o organismo físico esteja passando...

Mas, em todas elas a causa fundamental é oriunda da Alma!

O corpo reflete aquilo que a mente tem para si como prioridades na experiência material, assim, se a criatura pensa de modo fixo no consumo de alimentos desenfreadamente, certamente irá deteriorar o organismo físico com uma fartura destrutiva de alimentos.

O mesmo raciocínio deve ser aplicado para cada caso de excesso na Vida, inclusive o excesso de determinadas expressões do pensamento, que, uma vez fixos em emoções equivocadas, irá, paolatinamente deteriorar muitas das funções orgânicas, comprometendo vários aparelhos e, com o tempo, a própria Vida.

Quem cuida da Alma, quem cuida do pensamento, cuida de si mesmo e reduz o índice de enfermidades em sua Vida!




Mensagem recebida no NEPT em 17 de março de 2014
Júlio César

sábado, 15 de março de 2014

Abri os olhos


Abri meus olhos mais uma vez pela manhã e me deparei com minha Vida, como sempre, após uma noite de sono conturbado.

Parece que fugi de uma cena difícil na qual eu era perseguido por pessoas que nem mesmo conheço e agora eu me sinto protegido aqui em meu corpo físico, escondido, mesmo, qual se estivesse em lar acolhedor e protetor.

Tenho um misto de cansaço com alegria e sei que preciso enfrentar meu dia com disposição e energia, mas a disposição não é das melhores.

Faço uma prece, daquelas fervorosas, com muita vontade de prosseguir adiante, pois, ao mesmo tempo que o desânimo tenta me dominar, eu sinto uma enorme gratidão por ter meu refúgio, meu corpo físico, para me proteger e para me servir como médium para a Vida material, na qual ainda estou mergulhado.

Já entendi, há algum tempo, que a Vida é bem mais do que isso que irei viver neste dia, mas os meus pensamentos ainda são conturbados e, algumas vezes, me falta o foco tão necessário para não perder a confiança no futuro.

Levanto e vou para a luta.

Alguns dizem guerra, mas não gosto muito deste termo, pois parece que ele carrega uma carga de pessimismo que, apesar de tudo, eu não tenho.

Não, mesmo!

Esta gratidão que me movimenta é a força que me conduzirá em minha Vida!

Gratidão ao Criador por tudo que tenho e, também, por tudo o que não tenho, pois já entendi que, se não tenho, há alguma razão muito adequada para isso...

Gratidão à Vida, por poder ter a experiência que estou tendo, procurando me afastar das ilusões e gerando consciência de que o que importa para mim é crescer aqui dentro de mim, como Ser humano, como gente mesmo!

E para isso, preciso dela, da Vida!

Ela é que me permite abrir os olhos todos os dias!

Ela é que me dá a oportunidade de aprender, de conquistar novos conhecimentos, novas experiências, amigos, gente querida, pontenciais amigos para o futuro e, principalmente, reparar os erros já cometidos por imprudência, negligência, pouco caso, desprezo, arrogância e outras posturas infelizes que possa ter tido em meu passado.

Agradeço, Meu Senhor, pela Vida que me dás todos os dias, quando desperto!

Pelos minha visão que me permite visualizar as cores, as nuances, os detalhes, meus amigos, meus amados mais próximos, tudo, enfim, que está em volta de mim...

Pela audição, que me deixa escutar os ruídos da cidade, as músicas nos rádios, as conversas nas ruas, as palavras dos amigos e os impropérios dos revoltosos, além do canto dos pássaros nas árvores, o barulho da chuva forte nos telhados e tantas outras coisas que certamente perco a conta...

Pelo meu tato, que me faz sentir e definir tudo que preciso, com tamanho refinamento, que às vezes nem me dou conta...

Pelo meu olfato, que me dá a capacidade de entender o que está bem conservado e o que pode me causar algum mal, algumas vezes até mesmo sem ver e sem preoisar tocas...

Pelo meu paladar, que é o gerador de tantas satisfações e que me faz escolher os melhores recursos para que eu possa manter meu corpo bem nutrido e saudável...

E, finalmente, pelo meu sexto sentido, enorme potencial para compreender a verdadeira Vida, que é a Espiritual, de fundamental importância para todos nós.

Agradeço, Meu Senhor, pela Vida que me destes e que me dás há muito tempo, para que eu possa seguir minha jornada e possa participar de tudo em seu Universo de Amor, no qual também estou mergulhado por Sua vontade e Amor.



Mensagem recebida no NEPT em 15 de março de 2014
Militão Pacheco


sexta-feira, 14 de março de 2014

Familiares


O que nós temos de aprender junto dos nossos familiares é de se perder a conta, entretanto na maioria das vezes, diante daqueles que nos são mais caros, não estamos desejosos de aprender e sim de ensinar.

Sempre devemos ponderar se a nossa atitude diante deles, não é atitude arrogante, daquele que se julga portador da verdade pois que diante dos obstáculos no convívio, habitualmente nós temos razões plenas e geralmente raciocínios adequados para quebrar qualquer argumento que os nossos familiares venham a nos apresentar.

Aproveitando o ensejo de que precisamos aprender devemos recordar a importância de ouvir em todas as oportunidades que venhamos a ter no convívio diário com todos eles, sem exceção, mesmo que sejamos na família os tutores, os responsáveis, os mais velhos, os mais experientes, ainda assim, temos muito que aprender.

E cá para nós, é importante recordar que os espíritos que hoje reencarnam não são espíritos ingênuos.

Muitos daqueles que hoje são idosos quando encarnaram, demoraram cerca de uma década para adquirir consciência própria, consciência de si mesmos.

Enquanto que hoje estes que são jovenzinhos de dois, três, quatro anos, talvez menos ainda, já têm plena consciência de si mesmos, pois são espíritos experientes nem sempre maduros é verdade, porque a experiência nem sempre leva a maturidade, mas são experientes.

Tão experientes que já tem consciência própria muito cedo, por isso o intercambio de velhos com jovens deveria levar ao aprendizado recíproco.

Precisamos nos questionar se estas são as nossas atitudes cotidianas, porque é muito importante aprender e não é muito importante ensinar a não ser através do exemplo.

Pense: talvez que isso seja uma informação útil para a sua vida.

Deus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 23/10/2013



quinta-feira, 13 de março de 2014

O Pão Nosso


Na mais famosa prece que quase todos nós sabemos de cor deixada como herança sublime pelo Cristo de Deus, nós aprendemos a pedir o pão nosso de cada dia.

Nós ousamos desdobrar tal pedido, solicitando ao Criador que nos forneça o pão espiritual e o pão material a cada dia.

Seja qual for a procedência do pão, seja qual for a estrutura do pão, é sempre bom lembrar que apesar de pedirmos ao Criador que nos forneça a matéria prima para a nossa sobrevivência, é fundamental recordar que em qualquer das duas situações só obteremos o pão contando com o esforço.

No caso do pão material o esforço do trabalho material.

Então, quando pedimos o pão, pedimos o alimento para o corpo, estamos pedindo também saúde física e saúde espiritual para que possamos seguir adiante e pedir para trabalhar, solicitar para trabalhar, lutar para trabalhar.

O pão espiritual também exige esforço.

O esforço do estudo, o esforço do trabalho, um trabalho mais nobre que envolve particularmente a fraternidade e a caridade.

Estes os exercícios para aprendermos alguma coisa sobre o amor verdadeiro.

Quando pedimos o pão a Deus nosso Pai, estamos rogando a Ele que nos dê a oportunidade do trabalho e que possamos nós trabalhar com boa vontade para que possamos obter o pão de cada dia.

Que Jesus nos abençoe hoje e sempre.

Psicofonia recebida no Nept em 20/11/2013

quarta-feira, 12 de março de 2014

Dois detalhes


Há algumas pequenas coisas na Vida que fazem muita diferença no relacionamento entre as pessoas.

Detalhes que podem ser tidos como sem importância, mas que, na verdade, são fundamentais para consolidar as relações de amizade e de real fraternidade.

A solicitude é uma delas, afinal estar sempre disposto a auxiliar, em qualquer campo da Vida que seja possível dentro dos limites de cada um é uma posição prévia de caridade pró-ativa.

Mas, considerando os relacionamentos de forma bastante prática e objetiva, devemos recordar que nada cai melhor em uma amizade do que a confiança entre os pares.

Nada!

A confiança é realmente o amálgama que consolida a união entre todos!

É um fato que se pode observar no cotidiano, afinal, quem é que contaria um segredo, segredo de fato, a uma pessoa que não confia?

Só se o desejo é de que o segredo deixe de ser segredo, evidentemente...

É ela que liga as pessoas entre si e as mantém unidas por tempo indefinido, reunidas em uma história de Vida que faz com que elas, ao envelhecer, tenham boas razões para recordar o passado quando estão juntas e para ter um surto de alegria quando se reencontram!

É graças à confiança recíproca que a Família se constitui, pois é de se esperar que os maiores amigos, aqueles que guardam maior nível de confiança recíproca, possam constituir uma destas estruturas mais importantes para a Sociedade, qualquer que seja a expressão cultural.

Nada mais reconfortante do que dormir em um lar no qual a união seja a tônica fundamental para a benção das pessoas que o constituem!

Confiança é Bem valioso de difícil conquista que precisa ser devidamente reconhecido e que é dos mais duros de ser reconquistado!

Uma vez perdida, a luta na reconciliação pode ser das mais complexas e longas para a trajetória de uma amizade...

A retidão de caráter é fundamental para que as pessoas tenham confiança recíproca, já que aquele que tem desvios de comportamento que comprometem a si e aos amigos, fazem da relação uma área de areia movediça que inspira medo e desconfiança!

Quer ter amigos, quer ser amado e respeitado?

Seja correto ou correta, pois não há nada melhor do que isso para conquistar o mundo!



Mensagem recebida no NEPT em 12 de março de 2014
Militão Pacheco

terça-feira, 11 de março de 2014

Como pode?


Como pode uma criatura que se diz Espírita ter lances de revolta, de insatisfação, de vaidade, de mágoas ferinas e outras expressões lamentáveis para alguém que busca a "santidade" em sua Fé?

Muito simples: é um Ser humano!

Falível, ainda, felizmente, pois se não fosse falível, estaria acima de todos nós, pairando em incessantes trabalhos para nos auxiliar, muito particularmente em silêncio, sem manifestar quaisquer sinais de necessidades como estas citadas anteriormente.

Aqueles que já alcançaram a chamada "santidade", como gostam de afirmar os irônicos perseguidores do Espiritismo, já não têm real necessidade de reencarnar entre nós e nos amparam sempre, com o objetivo que nós mesmos, um dia, possamos vibrar nas mesmas faixas sublimes de Amor ao próximo, assim como eles já o fazem.

Os Espíritas estamos, sim, em busca do equilíbrio, da Paz interior, mas ainda não a temos em plenitude!

Há muito o que conquistar e muitas tarefas a executar em prol de nós mesmos e de outrem que conosco convivem.

Por isso, é perfeitamente compreensível o erro involuntário, ainda que nos esforcemos para acertar o tempo todo!



Mensagem recebida no NEPT em 11 de março de 2014
Júlio César

segunda-feira, 10 de março de 2014

Saber e praticar


Quando alguém lê as linhas do Evangelho Segundo o Espiritismo encontra luz, consolo, alívio e esperança.

Se a leitura for lúcida fara daquele que o lê uma criatura que estará mais disposta a enfrentar a vida com menor ansiedade e maior serenidade.

Se a leitura for desesperada talves sirva apenas para aliviar uma dor momentânea e nada mais.

O desespero geralmente impede melhor aproveitamento do que se lê...

As palavras são vazias, as frases complexas e os parágrafos sem sentido...

O desespero é como uma bruma que impede que se anteveja um futuro melhor, mesmo que este futuro esteja no minuto seguinte...

Mesmo que a leitura seja efetuada num momento como este, ela tem enorme valor moral e ampara por alguns instantes o coração aflito.

Tem o potencial de iluminar por entre as neblinas da mente, mostrando por onde se pode pisar para seguir a jornada necessária!

Os conhecimentos contidos no Evangelho Segundo o Espíritismo, no entanto, não dão apenas auxílio para aliviar a dor, mas geram conhecimento que faz daquele que o lê um iluminado perante os ignorantes.

Ainda que seja uma leitura superficial.

Quanto mais se lê uma obra como esta, em quaisquer momentos que sejam, maior a lucidez e maior o conhecimento.

Maior, portanto a responsabilidade pelos próprios pensamentos, palavras e atos!

Não adianta esperar que a simples leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo possa, num passe de mágica, solucionar sua Vida.

Não!

Ele oferece a você as ferramentas para que você a transforme!



Mensagem recebida no NEPT em 10 de março de 2014
Júlio César

sábado, 8 de março de 2014

Temas


A abordagem de certos temas em estudos ou palestras em Centros Espíritas é fato que pode gerar desconforto se aquele que apresentar o assunto não estiver devidamente preparado para abordá-lo.

Sexualidade, abortamento, racismo, terapia de vidas passadas, crianças "índigo" e uma pequena série de assuntos cobram do apresentador um preparo acima da média para a exposição, que necessita de cuidados acentuados para não ferir suscetibilidades.

Seria de se sugerir que tais assuntos fossem abordados em reuniões com caráter mais privativo, partindo de alguém que já tenha adquirido bases fundamentais mais precisas para que possa distribuir conhecimentos com os trabalhadores da Casa Espírita, com o intuíto de prevenir problemas e enfrentamentos completamente desnecessários diante de assuntos que, somados à ignorância (no bom sentido da palavra) geram tensões e desentendimentos..

Vale recordar que é fundamental para o Espírita (aquele que pretende ser) ter em sua mente, em seu coração, a disposição para visualizar quaisquer situações com a mente aberta e sempre o mais livre possível de julgamentos.

Se há algo que o Espírita pode ser contrário e com relação à violência, inclusive a própria violência íntima, aquela não declarada que cada um de nós guarda dentro de si e que, muitas vezes sequer tem consiciência de guardá-la no íntimo.

Para o restante é fundamental lembrar de Jesus, que tornava a todos inclusivos e vivia entre os chamados "pecadores" da sociedade da época.

Nada melhor do que um exemplo como este para situações como estas.



Mensagem recebida em 08 de março de 2014
Albino Teixeira

sexta-feira, 7 de março de 2014

Alegria




A vida parece um enorme campo de tormentos infindáveis...

Há uma certeza, já confirmada por médiuns videntes, de que uma falange de espíritos mal intencionados e agitadores seguem de perto, além da necessidade iminente de desenvolver uma mediunidade potencial, de acordo com os mesmos médiuns...

Com frequência a sensação de estar sendo submetido a choques vibráteis durante dias seguidos...

Vozes noturnas, e às vezes diurnas, perseguem, implorando por assistência e socorro, além de debocharem das próprias dificuldades claramente conhecidas...

Muitas queixas físicas, dores, tormentos variados, limitações de ordem física e mental e quando submetido às avaliações médicas e laboratoriais nada de se descobrir quais as verdadeiras causas para tanto sofrimento...

Necessidade de proteção espiritual, piedade dos Amigos do Bem, por quem tanto se pede sem que se alcance a benção do auxílio solicitado...

Algumas vezes um débil voz fala no íntimo para não esmorecer, para não chorar, para reanimar, recordando de que há muitos na mesma situação, mas a desarmonia vibratória do campo mental não permite a reaproximação das Entidades Benfeitoras que poderiam auxiliar.

O raciocínio, então, inicia o favorecimento para as verdadeiras causas para as agruras da Vida, impregnadas no íntimo do próprio pensamento e há a recordação de que é preciso iminentemente que se modifique os padrões mentais para que tais acessos de sofrimentos venham a ser afastados.

O processo é doloroso e lento, pois exige transformação profunda no "status mental".

A casa mental é portadora de faixas de ondas de baixas vibrações, ligadas ao desânimo, à tristeza, à insatisfação e, algumas vezes à revolta e mudar tudo isso não é tarefa simples, mas profundamente necessária.

É fundamental que a Vontade seja soberana e que, mesmo diante dos obstáculos naturais da Vida, não se deixe levar novamente pelo desânimo, levando tudo para o reinício do "status mental", algo que, infelzmente, é bastante comum!

Para sair deste estado de coisas, é preciso lembrar de um ensinamento bem simples: caiu? levante!

Caiu, novamente? Levante novamente!

Sempre, quantas vezes forem necessárias, pois ninguém foi criado para estacionar e sim para evoluir!

É bom recordar, também, que o padrão de pensamentos banhado em queixas só faz destituir a Vida de alegria, carregando-a de perda de vontade para viver e de entristecimento progressivo.

Necessário é ter olhar de Amor para com ela, já que é graças a ela que temos as oportunidades para aprender a evoluir!



Mensagem recebida no NEPT em 07 de março de 2014
Albino Teixeira

quinta-feira, 6 de março de 2014

Elitismo


Pessoas que não conhecem bem a Doutrina Espírita olham para ela, algumas vezes, com desconfiança ou com desdém, por imaginarem que dentro desta expressão religiosa contemporânea existe uma espécie de casta de pessoas que se consideram superiores ou melhores dos que os outros crentes de outras religiões, em função, particularmente de um certo isolamento que os seguidores efetivos do Espiritismo acabam por tomar como atitude.

Há como se fosse uma "áura" de pureza na face dos Espíritas.

A postura é de pessoas de Bem, gente sempre disposta a ajudar o próximo e a compreender as mais nefastas atitudes que qualquer Ser humano possa ter diante das experiências da Vida na Terra.

Essas pessoas olham de soslaio para os "pretensiosos Espíritas", que "certamente não são nada daquilo que demonstram em suas faces".

O Espírita passa a ter, então, a fama de hipócrita por parecer algo que realmente não é...

Mas, nós Espíritas, se somos Espíritas verdadeiramente, observamos os comentários com serenidade e aguardamos as oportunidades que a Vida nos dê para provar que somos Seres humanos em profundo processo de reforma íntima, ainda cheios de problemas para que sejam resolvidos, mas realmente buscando em nossos íntimos o melhor de nós, passando a deixar de lado os velhos hábitos perniciosos que costumávamos ter para com nossos irmãos na experiência das muitas Vidas que já tivemos.

Não iremos debater;

Não participaremos de contendas;

Nem de discussões;

Permaneceremos em luta íntima para melhorar, isso sim!

Estudaremos, aprenderemos, buscaremos apenas o melhor, com simplicidade e fazendo o possível para abandonar a indignação diante do julgamento, mas sem parecer elitistas, melhores, mais sábios ou mais experientes.

Não cabe ao verdadeiramente pretenso Espírita a atitude de fazer parte do jogo das palavras e tampouco do jugo das palavras.

Cabe-lhe, sim, fazer o maior esforço possível para vencer o preconceito, do qual muitas vezes nós mesmos participamos.

E, ainda que as críticas permaneçam, devemos seguir adiante, em busca do melhor, junto ao Cristo, que é nosso Guia para o porvir.



Mensagem recebida no NEPT em 06 de março de 2014
Albino Teixeira

quarta-feira, 5 de março de 2014

Espera


Quem aguarda por uma oportunidade que seja muito favorável para iniciar a obra da Caridade, algumas vezes pode estar simplesmente perdendo tempo.

Há quem diga aguardar um momento no qual esteja mais abastado para poder dar aos pobres, como se apenas o aspecto material importasse na prática do Amor ao próximo.

Esquece-se de que não é preciso chegar ao topo da vida material para que seja veículo do Bem na Vida terrena e que pode começar sua jornada fraterna agora mesmo, dando do que tenha, embora isso possa lhe parecer pouco, ou pior, possa parecer que eventualmente perderá do que tenha para ceder ao mais necessitado.

E esta é uma reflexão muito comum entre nós, quando estamos vivenciando as experiências da Vida como encarnados, mergulhados que ficamos na matéria.

O medo de perder o pouco que tenha...

Nada do que temos na Vida terrena nos pertence, nada, absolutamente nada!

Se temos algo nosso, é o que aprendemos, é o que vivenciamos em todos os aspectos da Vida e apenas e tão somente isso...

Todo o restante é transitório.

O corpo é transitório, assim como a roupa, os bens de uso cotidiano, os chamados "bens duráveis", tudo enfim é passageiro para todos nós.

Tudo, absolutamente tudo!

Mas o pensamento e seus desdobramentos são nossos!

Criação nossa e aquisição nossa!

Foi isso que o Criador nos deu ao nos criar: o poder de pensar e, pensando, evoluímos ou não, graças ao poder de escolher o caminho a seguir, outra atribuição cedida a cada indivíduo pela Divindade Maior da Natureza.

Pensamos e discernimos: é isso!

Mas, é preciso recordar que é necessária a aproximação com outras mentes que guardem com cada indivíduo algum grau de afinidade para seguir jornada evolutiva, se o indivíduo quiser seguir adiante, é claro!

Observando a história da humanidade, percebe-se que toda ela é construída em bases de civilizações, ou seja, união de criaturas, união de indivíduos para a construção das estruturas que dão fundamento para e evolução de todos.

União do mais sábio com o menos experiente, do mais amoroso com o mais rancoroso e assim por diante.

Sempre foi e sempre será assim, pois é da natureza do Ser humano que se una a outros para se fortalecer e seguir adiante.

Diz o ditado: "a união faz a força".

E faz mesmo!

Assim, não é preciso "esperar" ficar em situação materialmente melhor para começar a estender as mãos para os mais necessitados.

Pode-se usar alguns recursos que já estejam disponíveis imediatamente para a prática da Caridade, como, por exemplo, ouvir com atenção às queixas alheias, falar com respeito tentando sugerir boas ideias e bons pensamentos, dar exemplos de conduta reta para que quem observe possa seguir, amparar o doente que não consegue se locomover, ter uma postura simpática diante das pessoas no cotidiano, ser gentil em detrimento da agressividade alheia, falar com educação em quaisquer circunstâncias, não se entregar à irritação por qualquer razão, não menosprezar a dor do menos favorecido e uma série de outros recursos simples, que, embora pareçam fáceis de seguir, tiram qualquer pessoa de seu habitat normal que a experiência de uma Vida materialista confere, já que afasta uns dos outros, gerando egoísmo e orgulho.

Comece a praticar esta Caridade mais simples para exercitar-se com o mais simples pois assim, num futuro bem próximo, terá plenas condiçòes para sua prática da forma mais ampla, lembrando que a Caridade material, na verdade, é mais fácil de ser praticada do que esta que citei agora...


Mensagem recebida no NEPT em 05 de março de 2014
Albino Teixeira

terça-feira, 4 de março de 2014

Bondade e Simpatia




Meus irmãos, nós gostaríamos de falar hoje um pouco sobre a bondade e a simpatia.

Quem não gosta de estar ao lado de uma pessoa bondosa, simpática, sorridente, carismática?

Nós até nos sentimos contagiados, não é mesmo?

Mas sabem vou lhes contar um segredo.

Esses atributos, esses derivados do amor, estão dentro de nós.

Eles não tem contra-indicação, eles são gratuitos e podem ser usados a qualquer momento.

Então, por que ficar com aparência rude, com rugas na testa, exalando preocupação de problemas que talvez não se resolvam de imediato.

Nós temos que nos proteger espiritualmente, emocionalmente e fisicamente.

Nós podemos sorrir.

O que vocês fizeram hoje, até agora, este exato momento?

Quantas palavras doces vocês usaram e quantos sorrisos vocês deram?

Sempre há o momento para se reabastecer através da simpatia e da bondade.

Como eu já disse são derivados do amor e em todos os reinos nós vemos exatamente isso, o exemplo desses reinos inferiores apresentando ali, dando-no exemplo da bondade e da simpatia.

E por que nós seres inteligentes maiores dentro da escala em outros reinos não podemos usar esses atributos?

Podemos sim e devemos, porque como nós já dissemos e vocês estão vendo,
os dias são chegados e nós precisamos sim arregaçar as mangas e deixar de lado as nossas preocupações com o dia de amanhã e todas as dificuldades por quais estamos passando e conquistar a esperança porque nós vamos superar.

Nós somos filhos de Deus, o nosso Pai que não desampara em nenhum momento, nenhum de nós.

Somos guiados por irmãos que se preocupam conosco e assumem a missão de nos acompanhar na jornada terrena.

E quantas vezes nós damos ouvidos a essa consciência, a essa intuição, a essa voz que nos orienta para o bem?

Amigos, a vida, assim, nós sabemos que é difícil.

Passamos por muitas dificuldades e passamos pelas conseqüências dos nossos erros, mas isso não dispensa a bondade e muito menos a simpatia.

Se vocês colocarem a cada dia, ao menos três vezes por dia como uma medicação o sorriso e a bondade vocês verão que estarão se vacinando para qualquer dificuldade no futuro.

Peço perdão às simples palavras que eu usei e ao conteúdo parco, mas eu garanto a todos vocês que é do fundo do coração.

Que vocês tenham sinceramente uma alegre noite e uma bondosa semana.

Que Jesus nos acompanhe.




Psicofonia recebida no Nept em 27/11/2013


segunda-feira, 3 de março de 2014

O livro Espírita


Todo o progresso humano nasce e cresce graças à cultura da humanidade.

A Civilização cresce e se racionaliza em função da necessidade da instrução.

Em todo trabalho há uma técnica, há uma teoria que necessita ser conhecida, por mais singela que possa parecer e assim se observa claramente inclusive na lavoura, algo que parece ser empírico, mas que de empírico nada tem, como se vê evidente no conhecimento da engenharia agronômica, apenas para citar exemplo.

A arquitetura necessita dos escritos para que seja perpetuada e para que evolua.

A medicina tem inúmeras publicações como referências que vão avançando dia após dia, permitindo melhores condições de vida para cada Ser humano.

A literatura é completamente fundamentada em processos de escrita, obviamente!

No Espiritismo, evidentemente, também é assim!

Ele é uma estrutura completamente fundada na psicografia.

As obras básicas do Espiritismo endereçou inúmeras Almas para um mais amplo e mais intenso campo de conhecimento e tem conduzido muitos ao Caminho da Luz, como deverá ser por muito tempo ainda.

O Livro Espírita tem o poder de iluminar a mente de uma pessoa nos aspectos científico, ético e moral, pois em seu bojo há material para imunizar o indivíduo contra as calamidades íntimas destrutivas que são dispersadas pelo materialismo terreno e pelo medo insurgente da vida e da morte que habitam o insconciente privado e coletivo da criatura humana encarnada.

A obra Espírita que simplesmente segue as diretrizes fundamentais das obras básicas tem o potencial de promover a evolução de cada um de nós, em detrimento das crenças diversas que são vivenciadas pelos irmãos crentes de outras religiões.

Mas, é essencial que qualquer obra Espírita seja paritária com as obras básicas, sem se elevar acima do que foi codificado, no pretenso objetivo de trazer "novas revelações" para a humanidade.

É uma pena que muitos médiuns e muitos autores espirituais tenham se perdido em detalhes desnecessários na construção de obras ditas Espíritas, esquecidos ou ignorantes de que as verdadeiras revelações não são obra do acaso, não são obra de um pequeno e seleto grupo de encarnados e desencarnados e tampouco obra da vaidade, do orgulho ou da presunção disfarçadas em falsa modéstia.

A enxurrada de obras publicadas acaba por desestruturar o conhecimento, pois o joio se mistura ao trigo e poucos sabem distinguí-los verdadeiramente.

Mas, se você deseja separar um do outro (o joio do trigo) recorde-se das primeiras frases deste texto e empenhe-se em aprender sobre o Espiritismo com quem realmente sabe dele: Kardec.

Após aprender as bases, os fundamentos, você saberá efetivamente a quem acompanhar nas obras Espíritas, sejam elas quais forem.



Mensagem recebida no NEPT em 03 de março de 2014
Albino Teixeira

sábado, 1 de março de 2014

Mocidade


Jovem Espírita, que tem seus pensamentos voltados para a Doutrina que nos ampara e orienta, venho dar sugestões para sua caminhada acreditando que elas podem lhe auxiliar a caminhar em uma linha menos torutuosa do que esta que o Mundo vem lhe oferecendo:

Cuide de suas palavras, pois elas nascem do manancial de seu pensamento e podem comprometer suas atitudes;

Ao mesmo tempo não restrinja sua vida somente às palavras, mas tenha em suas atitudes a ação necessária para seu bem e para o bem daqueles que o acompanham;

Recorde da solidariedade entre seus companheiros de jornada, estes que vivem na mesma faixa de idade que você, recordando que a intolerância é uma das posições que mais demonstram a falta deste sentido para a Vida, já que humilha e gera desdém;

Tenha seus ouvidos sempre preparados para assimilar ensinamentos, assim como seu aparelho visual, renovando a cada oportunidade os potenciais de agir com correção e moral;

Tenha-os preparados, também, para a prática da sincera caridade, aprendendo a ouvir e ver com compaixão àqueles que padecem de sofrimentos variados que você possa assistir em sua jornada terrena;

Procure não centralizar suas atenções apenas na satisfação do corpo e recorde que você é um Espírito faminto de Luz e Entendimento;

Valorize cada momento da Vida, mesmo os mais difíceis, pois eles são os grandes professores que temos para nossa evolução;

Lembre-se sempre do Divino Mestre em Seus exemplos de Amor, Paz, Serenidade, Solidariedade e Compaixão, pois com eles você terá mais sustentação para o cotidiano da Vida.

Siga-o sempre que possível, ainda que lhe pareça um sonho distante, pois este sonho é que lhe dá direção aos passos que ainda são vacilantes, como qualquer um de nós.

Mantenha suas atividades em um Centro Espírita, recolhendo recursos para a prática com Bem, da Fraternidade e do aprendizado do Amor ao próximo, ferramentas essenciais para a evolução espiritual que projetará a Paz interior tão necessária para todos.

Aproxime-se o máximo possível de sua família, recordando que os verdadeiros Amigos estão dentro dela, pois são eles que lhe querem bem e desejam apenas o seu Bem...

Afaste-se o máximo possível das viciações de quaisquer espécies, para não comprometer sua saúde física e tampouco sua saúde moral.

Cuide de ler e aprender sobre a Doutrina Espírita para recolher recursos de fortalecimentos e renovação contínuos, pois ela é o Manancial da Vida que poderá lhe amparar sempre!




Mensagem recebida no NEPT em 01 de março de 2013
Albino Teixeira