Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Várias faces da Vida


Diante das imensas dificuldades que a humanidade vem experimentando particularmente nas últimas décadas há quem se atire ao desânimo, esquecendo que, na vedade, as mazelas humanas não se iniciaram há algumas décadas, mas há alguns milênios.

É difícil pensar de forma construtiva se olhar apenas para os aspectos mais difíceis do presente esquecendo que o passado da humanidade foi construído sobre muitas dores e perdas!

Mas, se conseguirmos notar o grau de evolução material e moral que a humanidade já conquistou em decorrência justamente dessas dores, aí pode-se ter um olhar mais adequado e certamente mais estimulante para a permanência na caminhada para um venturoso futuro que é necessário ter!

É verdade que a Vida tem suas dificuldades, mas também é verdade que na contabilidade histórica da humanidade ela tem evoluído profundamente como um todo!

E cada um tem também sua evolução, embora não se recorde das experiências angteriores nas Vidas passadas.

Porém, ninguém chega ao nível de consciência que tem agora sem ter passado por tribulações e tampouco sem ter conquistado imensas evoluções para si mesmo!

Não ter foco nos problemas, embora sabendo de sua existência e enfrentando-os, é uma forma positiva de caminhar na Vida.

Pensar e elaborar soluções é o melhor caminho para a avolução individual e social.

Ter pensamentos focados apenas nas mazelas do mundo é perder-se em nuvens escuras de medo e ignorância que absolutamente afastam a criatura das possibilidades de conquistas construtivas por um bom período, até que consiga perceber a importância real de ver o lado bom de tudo!

É verdade que há problemas - repetindo de certa forma, mas é verdade que há soluções também!

O amadurecimento do Espírito nasce e se desenvolve justamente pelo esforço de buscar soluções para todos os problemas, ainda que se demore para encontrar algumas destas soluções.

Sem esforço, sem trabalho, sem disciplina e principalmente sem vontade, nada, mas nada se obtém!



Mensagem recebida no NEPT em 30 de junho de 2014
Militão Pacheco

sábado, 28 de junho de 2014

Joanna De Ângelis



Um espírito que irradia ternura e sabedoria, despertando-nos para a vivência do amor na sua mais elevada expressão, mesmo que, para vivê-lo, seja-nos imposta grande soma de sacrifícios. Trata-se do Espírito que se faz conhecido pelo nome JOANNA DE ÂNGELIS, e que, nas estradas dos séculos, vamos encontrá-la na mansa figura de JOANA DE CUSA, numa discípula de Francisco de Assis, na grandiosa SÓROR JUA-NA INÉS DE LA CRUZ e na intimorata JOANA ANGÉLICA DE JESUS.Conheça agora cada um deste personagens que marcaram a história com o seu exemplo de humildade e heroísmo.

JOANA DE CUSA

Joana de Cusa, segundo informações de Humberto de Campos, no livro "Boa Nova", era alguém que possuía verdadeira fé. Narra o autor que: "Entre a multidão que invariavelmente acompanhava JESUS nas pregações do lago, achava-se sempre uma mulher de rara dedicação e nobre caráter, das mais altamente colocadas na sociedade de Cafarnaum. Tratava-se de Joana, consorte de Cusa, intendente de Ântipas, na cidade onde se conjulgavam interesses vitais de comerciantes e de pescadores".
O seu esposo, alto funcionário de Herodes, não lhe compartilhava os anseios de espiritualidade, não tolerando a doutrina daquele Mestre que Joana seguia com acendrado amor. Vergada ao peso das injunções domésticas, angustiada pela incompreensão e intolerância do esposo, buscou ouvir a palavra de conforto de JESUS que, ao invés de convidá-la a engrossar as fileiras dos que O seguiam pelas ruas e estradas da Galiléia, aconselhou-a a seguí-Lo a distância, servido-O dentro do próprio lar, tornando-se um verdadeiro exemplo de pessoa cristã, no atendimento ao próximo mais próximo: seu esposo, a quem deveria servir com amorosa dedicação, sendo fiel a Deus, amando o companheiro do mundo como se fora seu filho.
JESUS traçou-lhe um roteiro de conduta que lhe facultou viver com resignação o resto de sua vida.
Mais tarde, tornou-se mãe.
Com o passar do tempo, as atribuições se foram avolumando. O esposo, após uma vida tumultuada e inditosa, faleceu, deixando Joana sem recursos e com o filho para criar. Corajosa, buscou trabalhar. Esquecendo "o conforto da nobreza material, dedicou-se aos filhos de outras mães, ocupou-se com os mais subalternos afazeres domésticos, para que seu filhinho tivesse pão". Trabalhou até a velhice.
Já idosa, com os cabelos embranquecidos, foi levada ao circo dos martírios, juntamente com o filho moço, para testemunhar o amor por JESUS, o Mestre que havia iluminado a sua vida acenando-lhe com esperanças de um amanhã feliz.
Narra Humberto de Campos, no livro citado: "Ante o vozerio do povo, foram ordenadas as primeiras flagelações.
- Abjura!... - exclama um executor das ordens imperiais, de olhar cruel e sombrio.
A antiga discípula do Senhor contempla o céu, sem uma palavra de negação ou de queixa. Então o açoite vibra sobre o rapaz seminu, que exclama, entre lágrimas: - "Repudia a JESUS, minha mãe!... Não vês que nós perdemos?! Abjura!... por mim, que sou teu filho!..."
Pela primeira vez, dos olhos da mártir corre a fonte abundante das lágrimas. As rogati-vas do filho são espadas de angustia que lhe retalham o coração.
Após recordar sua existência inteira, responde: "- Cala-te, meu filho! JESUS era puro e não desdenhou o sacrifício. Saibamos sofrer na hora dolorosa, porque, acima de todas as felicidades transitórias do mundo, é preciso ser fiel a DEUS!"
Logo em seguida, as labaredas consomem o seu corpo envelhecido, libertando-a para a companhia do seu Mestre, a quem tão bem soube servir e com quem aprendeu a sublimar o amor.

UMA DISCÍPULA DE FRANCISCO DE ASSIS

Séculos depois, Francisco, o "Pobrezinho de Deus", o "Sol de Assis", reorganiza o "Exército de Amor do Rei Galileu", ela também se candidata a viver com ele a simplicidade do Evangelho de Jesus, que a tudo ama e compreende, entoando a canção da fraternidade universal.

SOROR JUANA INÉS DE LA CRUZ

No século XVII ela reaparece no cenário do mundo, para mais uma vida dedicada ao Bem. Renasce em 1651 na pequenina San Miguel Nepantla, a uns oitenta quilômetros da cidade do México, com o nome de JUANA DE ASBAJE Y RAMIREZ DE SANTIL-LANA, filha de pai basco e mãe indígena.
Após 3 anos de idade, fascinada pelas letras, ao ver sua irmã aprender a ler e escrever, engana a professora e diz-lhe que sua mãe mandara pedir-lhe que a alfabetizasse. A mestra, acostumada com a precocidade da criança, que já respondia ás perguntas que a irmã ignorava, passa a ensinar-lhe as primeiras letras.
Começou a fazer versos aos 5 anos.
Aos 6 anos, Juana dominava perfeitamente o idioma pátrio, além de possuir habilidades para costura e outros afazeres comuns às mulheres da época. Soube que existia no México uma Universidade e empolgou-se com a idéia de no futuro, poder aprender mais e mais entre os doutores. Em conversa com o pai, confidenciou suas perspectivas para o futuro. Dom Manuel, como um bom espanhol, riu-se e disse gracejando: -"Só se você se vestir de homem, porque lá só os rapazes ricos podem estudar." Juana ficou surpresa com a novidade, e logo correu à sua mãe solicitando insistentemente que a vestisse de homem desde já, pois não queria, em hipótese alguma, ficar fora da Universidade.
Na Capital, aos 12 anos, Juana aprendeu latim em 20 aulas, e português, sozinha. Além disso, falava nahuatl, uma língua indígena. O Marquês de Mancera, querendo criar uma corte brilhante, na tradição européia, convidou a menina-prodígio de 13 anos para dama de companhia de sua mulher.
Na Corte encantou a todos com sua beleza, inteligência e graciosidade, tornando-se conhecida e admirada pelas suas poesias, seus ensaios e peças bem-humoradas. Um dia, o Vice-rei resolveu testar os conhecimentos da vivaz menina e reuniu 40 especialistas da Universidade do México para interrogá-la sobre os mais diversos assuntos. A platéia assistiu, pasmada, àquela jovem de 15 anos responder, durante horas, ao bombardeio das perguntas dos professores. E tanto a platéia como os próprios especialistas aplaudiram-na, ao final, ficando satisfeito o Vice-rei.
Mas, a sua sede de saber era mais forte que a ilusão de prosseguir brilhando na Corte.
A fim de se dedicar mais aos seus estudos e penetrar com profundidade no seu mundo interior, numa busca incessante de união com o divino, ansiosa por compreender Deus através de sua criação, resolveu ingressar no Convento das Carmelitas Descalças, aos 16 anos de idade. Desacostumada com a rigidez ascética, adoeceu e retornou à Corte. Seguindo orientação de seu confessor, foi para a ordem de São Jerônimo da Conceição, que tem menos obrigações religiosas, podendo dedicar-se às letras e à ciência. Tomou o nome de SÓROR JUANA INÉS DE LA CRUZ.
Na sua confortável cela, cercada por inúmeros livros, globos terrestres, instrumentos musicais e científicos, Juana estudava, escrevia seus poemas, ensaios, dramas, peças religiosas, cantos de Natal e música sacra. Era freqüentemente visitada por intelectuais europeus e do Novo Mundo, intercambiando conhecimentos e experiências.
A linda monja era conhecida e admirada por todos, sendo os seus escritos popularizados não só entre os religiosos, como também entre os estudantes e mestres das Universidades de vários lugares. Era conhecida como a "Monja da Biblioteca".
Se imortalizou também por defender o direito da mulher de ser inteligente, capaz de lecionar e pregar livremente.
Em 1695 houve uma epidemia de peste na região. Juana socorreu durante o dia e a noite as suas irmãs religiosas que, juntamente com a maioria da população, estavam enfermas. Foram morrendo, aos poucos, uma a uma das suas assistidas e quando não restava mais religiosas, ela, abatida e doente, tombou vencida, aos 44 anos de idade.

SÓROR JOANA ANGÉLICA DE JESUS

Passados 66 anos do seu regresso à Pátria Espiritual, retornou, agora na cidade de Salvador na Bahia, em 1761, como JOANA ANGÉLICA, filha de uma abastada família. Aos 21 anos de idade ingressou no Convento da Lapa, como franciscana, com o nome de SÓROR JOANA ANGÉLICA DE JESUS, fazendo profissão de Irmã das Religiosas Reformadas de Nossa Senhora da Conceição. Foi irmã, escrivã e vigária, quando, e, 1815, tornou-se Abadessa e, no dia 20 de fevereiro de 1822, defendendo corajosamente o Convento, a casa do Cristo, assim como a honra das jovens que ali moravam, foi assassinada por soldados que lutavam contra a Independência do Brasil.
Nos planos divinos, já havia uma programação para esta sua vida no Brasil, desde antes, quando reencarnara no México como Sóror Juana Inés de La Cruz. Daí, sua facilidade estrema para aprender português. É que, nas terras brasileiras, estavam reencarnados, e reencarnariam brevemente, Espíritos ligados a ela, almas comprometidas com a Lei Divina, que faziam parte de sua família espiritual e aos quais desejava auxiliar.
Dentre esses afeiçoados a Joanna de Ângelis, destacamos Amélia Rodrigues, educadora, poetisa, romancista, dramaturga, oradora e contista que viveu no fim do século passado ao início deste.

JOANNA NA ESPIRITUALIDADE

Quando, na metade do século passado, "as potências do Céu" se abalaram, e um movimento de renovação se alastrou pela América e pala Europa, fazendo soar aos "quatro cantos" a canção da esperança com a revelação da vida imortal, Joanna de Ângelis integrou a equipe do Espírito de Verdade, para o trabalho de implantação do Cristianismo redivivo, do Consolador prometido por Jesus.
E ela, no livro "Após a Tempestade", em sua última mensagem, referindo-se aos componentes de sua equipe de trabalho diz: "Quando se preparavam os dias da Codificação Espírita, que ando se convocavam trabalhadores dispostos à luta, quando se anunciavam as horas preditas, quando se arregimentavam seareiros para Terra, escutamos o convite celeste e nos apressamos a oferecer nossas parcas forças, quanto nós mesmos, a fim de servir, na ínfima condição de sulcadores do solo onde deveriam cair as sementes de luz do Evangelho do Reino."
Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" vamos encontrar duas mensagens assinadas por "Um Espírito amigo". A primeira, no Cap. IX, item 7 com o título "A paciência", escrita em Havre, 1.862. A segunda no Cap. XVIII itens 13 e 15 intitulada "Dar-se-á àquele que tem", psicografada no mesmo ano que a anterior, na cidade de Bordéus. Se observarmos bem, veremos a mesma Joanna que nos escreve hoje, ditando no passado uma bela página, como o modelo das nossas atitudes, em qualquer situação.
No mundo Espiritual, Joanna estagia numa bonita região, próxima da Crosta terrestre.
Quando vários Espíritos ligados a ela, antigos cristãos equivocados se preparavam para reencarnar, reuniu a todos e planejou construir na Terra, sob o céu da Bahia no Brasil, uma cópia, embora imperfeita, da Comunidade onde estagiava no Plano Espiritual, com o objetivo de, redimindo os antigos cristãos, criar uma experiência educativa que demonstrasse a viabilidade de se viver numa comunidade, realmente cristã, nos dias atuais. Espíritos gravemente enfermos, não necessariamente vinculados aos seus orientadores encarnados, viriam na condições de órfãos, proporcionando oportunidade de burilamento, ao tempo em que, eles próprios, se iriam liberando das injunções cármicas mais dolorosas e avançando na direção de Jesus.
Engenheiros capacitados foram convidados para traçarem os contornos gerais dos trabalhos e instruírem os pioneiros da futura Obra.
Quando estava tudo esboçado, Joanna procurou entrar em contato com Francisco de Assis, solicitando que examinasse os seus planos e auxiliasse na concretização dos mesmos, no Plano Material.
O "Pobrezinho de Deus" concordou com a Mentora e se prontificou a colaborar com a Obra, desde que "nessa Comunidade jamais fosse olvidado o amor aos infelizes do mundo, ou negada a Caridade aos "filhos do Calvário", nem se estabelecesse a presunção que é vérmina a destruir as melhores edificações do sentimento moral'.
Quase um século foi passado, quando os obreiros do Senhor iniciaram na Terra, em 1947, a materialização dos planos de Joanna, que inspirava e orientava, secundada por Técnicos Espirituais dedicados que espalhavam ozônio especial pela psicosfera conturbada da região escolhida, onde seria construída a "Mansão do Caminho", nome dado à alusão à "Casa do Caminho" dos primeiros cristãos.
Nesse ínterim, os colaboradores foram reencarnando, em lugares diversos, em épocas diferente, com instrução variada e experiências diversificadas para, aos poucos, e quando necessário, serem "chamados" para atender aos compromissos assumidos na espiritualidade. Nem todos, porém, residiriam na Comunidade, mas, de onde se encontrassem, enviariam a sua ajuda, estenderiam a mensagem evangélica, solidários e vigilantes, ligados ao trabalho comum.
A Instituição crescendo sempre comprometida a assistir os sofredores da Terra, os tombados nas provações, os que se encontram a um passo da loucura e do suicídio.
Graças às atividades desenvolvidas, tanto no plano material como no plano espiritual, com a terapia de emergência a recém-desencarnados e atendimentos especiais, a "Mansão do Caminho" adquiriu uma vibração de espiritualidade que suplantas humanas vibrações dos que ali residem e colaboram.

Fontes: A Veneranda Joanna de Ângelis - Celeste Carneiro e Divaldo Franco, editora LEAL

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mão esquerda



Você gosta de praticar a caridade!

Que coisa maravilhosa!

Mas saiba que até mesmo a boa vontade precisa de cuidados específicos que demandam gerar atitudes que evitem o mal entendimento do gesto que naturalmente envolve a tentativa do exercício da caridade.

Por exemplo, quem pratica a caridade e não se importa de se mostrar como caridoso deixa claro sua vaidade!

Quem faz o bem com segundas intenções e aspirando transformar o pensamento alheio não passa de um tirano!

Aquele que faz uma pequena doação apenas com o intuíto de se livrar do pedinte demonstra sua displicência!

Se o móvel da caridade é o de exibir a posição social ou as conquistas acadêmicas fica evidente de que o "caridoso" é ingênuo e tolo!

Quando se observa alguém doando algo com o objetivo de ter algo em retribuição reconhece-se o ambicioso.

Observa-se claramente a maldade diante de uma obra de caridade, seja qual for seu tamanho, quando ela tem como pano de fundo o ensejo de humilhar!

Mas, nota-se também atos de gentileza que têm por foco apenas observar a intenção alheia, desvendando a desconfiança em atitudes aparentemente bondosas!

Por fim, uma situação bastante comum daquilo que se costuma chamar de "caridade" é o desejo de "prender" alguém e explorá-lo de alguma maneira, o que caracteriza clara atitude criminosa para com o próximo...

Como se pode ver, reconhece-se aquele que dá pela forma que a "caridade" é praticada!

E o melhor disso tudo é que há entre todos aquele que pratica a caridade desinteressada, sem cobrança, desejoso apenas de fazer algo de bom para o próximo!

Esse é o verdadeiro discípulo do Evangelho, pois compreende que a caridade deve ser, antes de tudo, silenciosa!

Divulgar a caridade como troféu de conquista moral é o mesmo que se denunciar falível na Seara do Cristo na prática da Caridade verdadeira!

Por isso o Divino Médico das Almas declarou: "Guardai-vos, não façais as boas obras diante dos homens, com o fim de serdes visto por eles, de outro modo não recebereis a recompensa de vosso Pai que está nos Céus. Quando pois derdes esmolas, não façais tocar a trombeta diante de vós, como praticam os hipócritas nas sinagogas, e nas ruas, para serem Honrados dos homens, em verdade vos digo, que eles já receberam a sua recompensa. Mas quando derdes esmolas, que não saiba a vossa mão esquerda o que faz a direita. Para que a esmola fique escondida, e vosso Pai que vê o que o que vós fazei em secreto, vos pagará."



Mensagem recebida no NEPT em 27 de junho de 2014
Pedro de Camargo

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Pequenas reflexões para a Vida! 7



"A Doutrina Espírita é certamente a Luz que encaminha as Almas para a evolução, por trazer em seu bojo as essências que podem conduzir o pensamento para a retidão, para a harmonia, para a Paz interior e principalmente para o esclarecimento das ideias e dos ideais. Ela é o pensamento do Cristo traduzido para o momento atual, embora já trazida ao mundo há mais de cento e cinquenta anos. Por estas razões temos nela os recursos fundamentais para que possamos seguir em nossa jornada com segurança e precisão de um joelheiro, ao cultivar em nossas mentes a riqueza de detalhes que podem fazer toda a diferença para cada um em seu progresso existencial. É ótimo sorver dela o conhecimento para que se alcance a Paz, mas melhor ainda é vivenciá-la com vontade e profundidade, pois assim se pode, realmente, viver em plenitude."



Mensagem recebida no NEPT em 26 de junho de 2014
Irmã Luiza

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Pequenas reflexões para a Vida! 6



"Há diferenças entre não acreditar em alguém e não aceitar o que este alguém diga ou faça. No primeiro caso, temos a falta de confiança e no segundo caso o confronto com a pessoa. Vale refletir se a falta de confiança tem fundamento e se o confronto é realmente necessário, pois em ambos os casos são geradas tensões no relacionamento interpessoal que jamais valem a pena."


Mensagem recebida no NEPT em 25 de junho de 2014
Bia Orantas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Pequenas reflexões para a Vida! 5



"Enquanto se produz conversações inúteis a respeito de outrem seria muito mais frutífero levar consolo e esperança aos que se perdem em pensamentos, palavras e atitudes infelizes, ou ainda melhor, seria caridoso estender a mão ao necessitado de amparo. Falar do alheio, em processo de julgamento, é condenar-se a ser superior ao alvo das críticas."



Mensagem recebida no NEPT em 24 de junho de 2014
Beth Terán

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Pequenas Reflexões para a Vida! 4



"Imagine o tempo desperdiçado quando você cultiva emoções fortes e intensas que sejam completamente desnecessárias e, além disso, destrutivas, não somente para você mesmo, mas também para sua vida. Caminhar durante a Vida ao lado de mágoas, ressentimentos, ódios, revoltas, insatisfação plena ou parcial, descontentamentos, tristezas e quaisquer outras emoções que não envolvam construir ou reconstruir é perder tempo passível de refletir, renovar, refazer e Amar!"



Mensagem recebida no NEPT em 23 de junho de 2014
Lyvia

sábado, 21 de junho de 2014

Pequenas reflexões para a Vida! 3



"Uma das prisões mais comuns que construímos para nós mesmos é produzida com barras feitas com as experiências vividas no passado. Recordamo-lo com tanta frequência que não conseguimos seguir adiante, pois estagnamos em imagens daquilo que não existe mais, amordaçados pelas mágoas, algemados pelas tristezas ou torturados pelos remorsos. É um dos maiores prejuízos de tempo que cada Espírito cultiva para si mesmo. Deveríamos, todos nós, vivenciar muito bem o presente com o olhar voltado para o futuro que desejamos construir para uma Vida venturosa."



Mensagem recebida no NEPT em 21 de junho de 2014
Herculanum

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Pequenas reflexões para a Vida! 2



"Procure lembrar, durante o dia, que sua noite será uma espécie de continuação daquilo que você está fazendo durante seu dia! Ao descansar o corpo, o Espírito seguirá suas próprias preferências e encontrará com as situações em similaridade com aquilo que seu dia representou para você! Portanto, quando melhor for a qualidade de pensamentos, palavras e atitudes durante o dia, melhores deverão ser seus encontros noturnos enquanto Espírito!"

Mensagem recebida no NEPT em 20 de junho de 2014
Albino Teixeira

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pequenas reflexões para a Vida! 1


"Se todos se perdoassem na superfície da Terra a Ventura celeste seria iniciada imediatamente, transformando o Planeta em uma Casa abençoada de luzes e novas experiências que levariam a todos nós a uma situação de Paz ainda não imaginada por nenhum de nós, graças às nossas atuais limitações de visão espiritual, que são impostas pela baixa sensibilidade à importância que o perdão tem para cada um, seja encarnado ou desencarnado!"

Mensagem recebida no NEPT em 19 de junho de 2014
Júlio César

terça-feira, 17 de junho de 2014

Olhai por vós...


Deixar de se preocupar com o bem-estar imediato da existência física é, no mínimo, uma atitude inteligente!

Não vale para ninguem o ato de descuidar-se e sobrecarregar o organismo com sentimentos de vícios e inquietações de toda sorte, além de buscar desequilíbrio em noticiário de planos inferiores das atividades terrenas, evitando os momentos para meditação elevada, pelo menos através da prece rogativa.

A fixação de interesse em faixas vibratórias destruidoras para o próprio organismo, para o próprio Ser, tem potencial para gerar ódio e trevas não somente no próprio íntimo, mas com a tendência a se disseminar, como um micróbio virulento, por mais pessoas, ao compartilhar as emoções represadas que não passam de ato degenerativo para si mesmo e para todos.

Passa, quem assim procede, a vasculhar males alheios e esquece-se dos próprios!

A criatura alimenta apenas as satisfações do próprio veículo físico e mergulha em fantasias e encarcera-se em grades de dor, promovendo a própria queda em futuro mais ou menos próximo.

Plasma escuros fantasmas e nutre os próprios obsessores com pensamentos infelizes, para, quando em queda, clamar por misericórdia a Jesus e seus prepostos!

Como o Mestrs não descuida de nenhuma de suas ovelhas, atende a todos, na medida em que a consciência do enfermo assim permita, evidentemente!

Mas, Ele sempre recomendou a todos nós que nutríssemos nos pensamentos as diretrizes da Espiritualidade Superior, através da prece e da transformação íntima com diretrizes na moral cristã, pos saber o Mestre dos mestres quão amargo é o sofrimento para cada um que escolhe os caminhos trevosos do pensamento!

Por isso recomenda, sempre, que cada um de nós nos afastemos das satisfações egóicas, do relaxamentos com o dever e da busca pelas inquietações mesquinhas e fugazes conquistadas pelas paixões sem freios que são alcançadas pelas viciações!

Se queremos alcançar o equilíbrio em nossas Vidas, deve ser pela busca do equilíbrio em nossos pensamentos, palavras e atitudes, tratando de olhar para nós mesmos em todos esses aspectos!

Vale cada um de nós olhar por si mesmo de modo perene, respeitando o ensinamento de Jesus: "vigiar e orar"!



Mensagem recebida no NEPT em 17 de junho de 2014
Miltão Pacheco

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pensamento é Vida!


O Espírito André Luiz, pelas mãos do venerável Chico Xavier, apresentou grande obra literária, na forma de romances mediúnicos e mensagens elucidativas que guardam em seu bojo inumeráveis ensinos doutrinários, tendo como fundamento o Espiritismo codificado por Allan Kardec.

Um de seus ensinamentos diz respeito ao poder criativo da mente.

Diz ele, na Obra Entre a Terra e o Céu, logo no primeiro capítulo: "Cada prece, tanto quanto cada emissão de força, se caracteriza por determinado potencial de freqüência e todos estamos cercados por Inteligências capazes de sintonizar com o nosso apelo, à maneira de estações receptoras."

Como se pode ler a prece tem um poder de emissão de força mental que é captada por Entidades Espirituais que guardem sintonia com a vibração emitida por ela.

Mas, da mesma meneira que se entra em sintonia com Espíritos ao se emanar uma prece, consegue-se sintonia com outras Inteligências que guardem qualquer grau de sintonia com nossos pensamentos.

Assim, se algum de nós irradia pensamentos infelizes, certamente Inteligências, invisíveis para os olhos encarnados, buscarão manter paridade com pensamentos emitidos da mesma faixa vibratória, neste caso, a infelicidade...

O Universo é plenamente habitado em todos os seus espaços, embora o corpo humano não consiga perceber, graças às suas limitações perceptivas.

Nem por isso, entretanto, faz com que a realidade seja diferente do que é e os Espíritos estão no entorno de todos, convivendo e co-habitando nos mesmos ambientes.

Por uma questão de lógica pura é mais sensato gerar pensamentos que sejam o mais equilibrados que seja possível, para manter a sintonia com Entidades Espirituais que possam auxiliar e permitir a caminhada com harmonia e Paz interior.

Se a prece auxilia, o pensamento infeliz - entenda neste caso a reclamação perene, a insatisfação contínua, a mágoa aderente e outras manifestações inadequadas do pensamento - atrapalha.

E muito!

Pensamento é força geradora, força criadora!

Você pensa e permeia criação!

Pensou no Amor, derrama Amor para o Universo e será acompanhado por ele.

Cultiva ódios? Neste caso seu clima mental será dominado por ele e, adivinhe? Ele estará à sua volta!

Não há como fugir da própria emanação mental, pois ao criá-la, ao mesmo tempo, mergulha-se nela!

Inevitável!

Quer viver melhor e ter aspirações mais elevadas? Cultive pensamentos melhores!

Não que isso resolva TUDO em sua Vida, mas que ajuda, ajuda e muito, pode ter certeza!

Toda pessoa que enfrenta as dificuldades da Vida com boa disposição sempre consegue melhores resultados para solucionar problemas!

Pense nisso e mude seu pensamento para melhor!

Lembre-se: pensamento é Vida!



Mensagem recebida no NEPT em 16 de junho de 2014
Júlio César

sábado, 14 de junho de 2014

Correções



Quando começarmos a entender o verdadeiro valor da corrigenda, nossas mentes certamente serão elevadas a planos mais Altos da Vida!

Natural imaginar que o Criador nos ama verdadeiramente e seu Divino Amor ainda não nos é compreendido sequer em parte de toda sua plenitude!

Quando passamos por provas ou mesmo expiações nos deparamos com um embate interno para compreender a razão pela qual estaríamos sendo "castigados", justamente por não compreendermos, ainda, que não há qualquer traço de injustiça nas dificuldades pelas quais passamos não somente no decorrer de uma reencarnação, mas na contabilidade geral de todas elas, justamente em função de erros cometidos voluntariamente ou não.

E as vidas estão repletas de lições com esta particularidade!

Somente a evolução natural nos permitirá compreender a essência da natureza do verdadeiro Amor que o Criador tem para conosco!

Saímos do mineral, onde dormitamos; passamos pelos reinos transitórios até alcançarmos o reino vegetal, onde sonhamos; crescemos até a animalidade, onde conquistamos os impulsos e os instintos para somente no grau atual compreendermos a essência do pensamento.

Entretanto, somente a caminho da angelitude é que estaremos verdadeiramente movidos pelos reinados das emoções controladas por nós mesmos e aí é que poderemos compreender e sentir, principalmente, o que significa o verbo Amar.

Nesta fase, convertidos autenticamente a Jesus, saindo das inferiores zonas que aprisionam pelos sentidos, teremos a percepção da liberdade por podermos mergulhar num imenso mar de Amor, do qual, finalmente faremos parte inclusiva.

Aí poderemos compreender em sua profundidade a necessária aplicação das corrigendas pelo Criador para a nossa própria evolução.

Enquanto isso, procuremos nos esforçar para asserenar o coração quando tivermos de enfrentar as provas naturais da Vida, aproveitando o máximo possível de seus ensinamentos.




Mensagem recebida no NEPT em 14 de junho de 2014
Militão Pacheco

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Mãos à obra



É certo dizer que a prece eleva nossos pensamentos a um nível que nos conduz a entrar em sintonia com Entidades Espirituais Nobres.

Os pedidos ao Senhor e a necessidade de reparar erros nos trazem lágrimas consoladoras...

A oração acalma, alivia, exalta, conduz o pensamento para a Luz, melhora as vibrações íntimas, mas acima de tudo, permite a sintonia com o Alto!

Nóss sabemos que não é o Criador que necessita das nossas preces, mas nós é que precisamos nos esforçar para entrar em contato com Ele!

O próprio Cristo aguarda essencialmente pela nossas renovação espiritual, acima de qualquer coisa!

Então, quando erramos, precisamos reconhecer e buscar a retificação, o mais imediatamente possível!

Se ofendemos alguém, vamos em busca deste alguém para a necessária reconciliação, pedindo perdão pelo erro cometido...

Se, por alguma razão, nos desviamos do caminho correto da moral e da ética, busquemos o mais rapidamente possível o caminho justo...

Se nos deixamos perturbar pela razão que for, tratemos de buscar a necessária harmonia para a Paz interior...

Se a revolta faz morada em nossa mente, disciplinemos o pensamento para que ela não encotre mais lugar em nossa casa mental!

Em qualquer movimento de desequilíbrio, precisamos recordar que a visão espiritual, alcançada através das preces podem nos proporcionar consolações e esperanças, mas não basta apenas a mente voltada para o Alto: é preciso que a atitude também esteja!

Preces geram bons pensamentos, que geram palavras e atitudes, mas as atitudes têm um peso específico muito mais denso no que diz respeito aos resultados necessários para a nossa literal evolução espiritual!

Adianta orar, mas precisamos do resultado da atitude, uma vez fortalecidos pela boa vibração da prece!

Então, mãos à obra, com o amparo do Cristo em nossos corações!




Mensagem recebida no NEPT em 13 de junho de 2014
Júlio César

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Entre aspas



Pode acreditar: há imenso número de criaturas espirituais aguardando a oportunidade de reencarnação para o nosso Planeta Terra!

A imensa maioria sem exata noção do que irá acontecer; apenas "pressentindo" a necessidade reencarnatória como uma espécie de "salvação" para seu próprio futuro, mas, sem condições plenas de escolhas para seu futuro projeto, já que o grau de inconsciência é profundo e demandam a necessidade de auxílio externo, de irmãos abnegados do Bem, para definir seus passos e delimitar alguma diretriz mediana para suas pretensões e necessidades em decorrência dos erros anteriores e dos projetos para aprendizados em variados graus que possam encaminhá-los para um futuro mais promissor!

A minoria se divide em Seres Espirituais semiconscientes e, ainda em menor número, aqueles que já adquiriram grau de consciência relativa que lhe dá condição para a escolha das futuras provas e mesmo expiações redentoras que poderão, digamos, "quitar" débitos passados, liberando-os de processos de amarria que ainda os mantém presos à gravidade terrena.

Exatamente estes irmãos, um pouco mais lúcidos, provavelmente em melhores condições intelectuais e, quiçá, morais do que nós mesmos, engajam-se em autopropostas desafiadoras para que possam, de algum modo, alcançar a tão sonhada liberdade para alçar vôos em esferas superiores em termos de atmosfera moral do que o Nosso Lar, o Planeta Terra.

Elaboram projetos reencarnatórios complexos e repletos de provas das mais duras e difíceis de serem enfrentadas.

Por reconherem a necessidade do "sofrimento purificador" anseiam positivamente pelos sacrifício que redime!

Exaltam para si mesmos o obstáculo que ensina, embora compreendam a dificuldade que enriquece a mente e não pedem outra coisa à Espiritualidade Superior, que não seja a "lição redentora para a própria existência".

Quer dizer, pedem, imploram, pela chamada "porta estreita" citada por Jesus em Lucas, capítulo 13, versículo 24!

Entretanto, ao recobrarem a consciência, diante do corpo que lhes vestem a reencarnação, têm a imensa tendência a buscar a famosa e declarada "porta larga da Vida", aquela por onde passam as multidões terrenas, ainda inconscientes de suas próprias necessidades espirituais verdadeiras.

Fogem da dificuldade pela lei do menor esforço...

Temem o sacrifício e procuram pela vantagem pessoal...

Ao invés de servir aos semelhantes, reclamam para si mesmos os serviços alheios...

E ainda passam pela vida enfronhados no doentio sono das Vidas passadas, nas quais nada de útil produziram e continuam a nada de útil fazer, nem em benefício pessoal como tampouco em benefício coletivo!

De modo geral, quase todos só despertam quando a enfermidade já lhes chama para a Eternidade!

Aí, sim, vem o arrependimento tardio e declaram: "ah, se eu pudesse voltar no tempo e fazer tudo de outra forma!", mas é inútil!

Somente na próxima oportunidade reencarnatória é que poderão aspirar pela benção do trabalho que lhes venha a permitir a chance de aprender sobre Humildade, Paciência e, principalmente, Fé!

Rogaram a "porta estreita" e se lançaram para a "porta larga" e serão obrigados a recomeçar!

Será que nós mesmos não estaremos agindo assim, de modo a "escapar" de compromissos NOSSOS e tentando alcançar facilidades ilusórias e passageiras?

É o caso de consultar a própria consciência para averiguar!




Mensagem recebida no NEPT em 12 de junho de 2014
Huberto

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Razão e Emoção



Um dos mais presentes males na vida do ser humano é a ansiedade, sem qualquer sombra de dúvida, pois ela não só não resolve problema algum, como ainda complica a evolução dos pensamentos, das aspirações, dos trabalhos e dos resultados para quaisquer projetos que qualquer um de nós possa ter em mente.

Ela é uma "aliada" da precipitação e do impulso, dois adversários do aprimoramento da criatura humana em vários setores da vida!

A precipitação determina desordem e necessidade de que sejam repetidas as atitudes com frequência...

Os atos impulsivos geram problemas de desentendimento e dificuldades de relacionamento completamente desnecessários...

Todas as realizações prematuras, provocadas pela ansiedade, ocasionam desperdícios de energia e atritos inúteis!

Precisamos recordar, diante da ansiedade que consome, que existe um ensinamento do Cristo para todos nós: "Não vos preocupeis com o dia de amanhã..."

Tudo tem seu tempo, seu momento de amadurecimento e aquilo que nos parece "estar demorando para acontecer" nada mais é do que algo seguindo seu caminho natural!

Claro que há situações que demandam atitudes, não há dúvidas disso!

Mas, estas são aquelas que a própria razão demonstra ser necessária a atitude que não é prematura: ao contrário!

E é sempre a razão que deve imperar nessas questões de se tomar ou não uma determinada atitude.

Se não se consegue manter o pensamento sereno para determinado assunto, já é sinal claro de que a razão não é o fator determinante para a tomada de decisão e sim a ansiedade que está aflorada de conandando as atitudes de modo intempestivo e apressado!

Em todas as situações que levam a decisões ou tomadas de atitudes é imperativo que a razão seja o móvel dos movimentos, pois se o leme for conduzido pelas sombras da ansiedade, o projeto tem enormes chances de se desventurar ao erro!

Serenidade é a palavra, é a expressão que define o homem, a mulher, em processo de amadurecimento.

Ansiedade é o tema que leva ao desequilíbrio e desajuste, por conta da imaturidade do Espírito!



Mensagem recebida no NEPT em 11 de junho de 2014
Albino Teixeira

terça-feira, 10 de junho de 2014

Qual a sua?


Como encontrar o equilíbrio para a Alma?

Há referências de que necessitamos da Fé, da Paz espiritual e da Luz para alcançar tal objetivo!

Mas, antes de mais nada, é preciso que se inicie o processo em processo de aprendizagem, como em tudo na Vida!

Não se alcança objetivos tão nobres sem que se dê os primeiros passos na caminhada da evolução individual, de modo algum!

Deixar de lado os próprios caprichos, aprender a respeitar as opiniões alheias; a não gerar embates desnecessários por conta de pontos de vista diametralmente opostos, não submeter a própria vontade a outrem em função das próprias posições; considerar o próximo não como um adversário, mas como alguém tão necessitado quanto de compreensão e mais uma série de recursos que permeiam o trabalho da própria personalidade, abandonando o personalismo absoluto, são tarefas essenciais para que se os alcance.

Raros de nós aceitam essas condições do discipulado!

Geralmente há rejeição pela posição de seguidores de Jesus, à conta de que seria loucura passar a ser servil diante do próximo.

Mas, todos queremos ser os "favoritos" do Criador e "amigos" de Jesus...

Independentemente de nossa teimosia, iremos, cedo ou tarde, ceder à evolução, seja através da doação no Amor, seja através da penalização na Dor.

Considerando, porém, a lógica pura, seria bem melhor que o caminho escolhido fosse aquele que é cercado de suavidade e doçura, comungado com o Amor!

Porém, cada um faz sua escolha...

Qual a sua?



Mensagem recebida no NEPT em 10 de junho de 2014
Amadeu

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Autoridade


Quer conhecer alguém um pouco melhor?

Dê a esse alguém algum tipo de autoridade!

Quem a recebe geralmente tem a tendência de se encastelar em "zona superior"...

Quem melhora materialmente de vida costuma esquecer quem lhe fez companhia nos primeiros passos de suas conquistas, assim como quem aprimora a inteligência, pelo estudo e pela conquista de títulos, costuma se deixar levar pela vaidade e pelo orgulho.

Poucos são aqueles que, ainda investidos de algum grau de "elevação" diante da multidão, ainda ser preocupam em olhar para trás, para baixo, para quem ainda precise de auxílio e que possa ter compartilhado com eles as lutas do passado para as conquistas estabelecidas no presente.

O Cristo, porém, deixou legado mais desejável para nós outros, todos!

Serviu sempre, dando-nos exemplo a todos, sem exceção, mesmo sendo Espírito de envergadura moral e intelectual que estamos longe de compreender ainda!

Quem diz servir a Jesus, que procure seguir seus exemplos e tenha em mente que auxiliar o mais carente de amparo e de esperança só poderá dignificar a própria vida elevando-se pelo trabalho saudável e pela dedicação ao próximo, que, afinal de contas, é o exemplo a ser seguido pelos herdeiros de Jesus!

Autoridade é transitória na Terra e o amor ao próximo é conquista para a eternidade!

O mais lindo de ser visto é quando o maior ampara o menor!




Mensagem recebida no NEPT em 09 de junho de 2014
Lyvia

sábado, 7 de junho de 2014

Nossas obras


Na vida comum somos convidados a falar, em decorrência das questões de ordem social e do próprio convívio com as pessoas que, como nós mesmos, trocam informações e notícias das mais variadas espécies.

Nossa palavra, nosso verbo é convocado nas mais diversar formas de expressão humana, em função da sintonia particular de cada um...

Assim, perturbados irão nos convidar às expressões perturbadoras, caluniadores irão compartilhar conosco a calúnia, mentirosos nos incentivarão à mentira, levianos participarão conosco da própria leviandade e aqueles que são irônicos irão procurar dentro de nosso íntimo a mesma espécie de pensamentos irônicos que eles carregam dentro de si mesmos.

Para nós, que sintonizamos com a Doutrina dos Espíritos, é menos complexo compreender que estas formas de pensar rastejantes estejam dominando cada coração que compartilhe conosco as experiências da Vida e perceber que cada um deles age como quem está, ainda, inconsciente da necessária sintonia no Amor que a Vida tanto nos oferece e, de certa forma, cobra de nós todos para o progresso efetivo para a Eternidade.

Eles são cegos para a Verdadeira Luz do Amor que emana o Criador!

Estão em qualidade de pensamento que os está levando para a queda, por gerarem, em si mesmos, os padrões de pensamento que os impede de avançar com equilíbrio para um futuro vinculado à Paz interior.

Compreendemos isso e, exatamente por isso, não iremos cultivar em nosso próprio pensamento estas sementes desditosas que gerarão infelicidade e sofrimento.

Também não nos deixaremos levar pelas insanas palavras que tais irmãos vivenciam não somente em seus pensamentos, mas também em seus verbos e atitudes cotidianas.

Escolheremos ouvir, pensar e não recuperar a palavra em desalinho com o Amor, para acentuar as necessidades de conviver com a harmonia, com a concórdia, com a verdade e com a busca pelo Amor que tanto podem nos auxiliar para a verdadeira Paz de Espírito.

Os ignorantes e os cegos falam à vontade, mas nós, certamente, iremos ter cautela nas emanações do pensamento, da palavra e das atitudes para nosso próprio Bem.



Mensagem recebida no NEPT em 07 de junho de 2014
Albino Teixeira

sexta-feira, 6 de junho de 2014

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 25ª. parte


A Grécia e os Emissários do Cristo.

Continuando os estudos sobre a Antiga Grécia, no qual já aprendemos a respeito da influência da cultura grega nas atuais civilizações ocidentais e também sobre Esparta, cidade que virou símbolo de totalitarismo e autoritarismo.

Agora vamos a outro extremo.

Vamos estudar a cidade ou "pólis" de Atenas, berço de cultura e progresso.
Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia.

Famosa por ter sido uma poderosa cidade e centro cultural da antiguidade.

Fundada há mais de seis mil anos, é uma das cidades mais antigas ainda habitada pelo homem na atualidade.

Ela recebeu este nome em homenagem à deusa Atena, também conhecida como Palas Atena, na mitologia grega, a deusa da guerra, da sabedoria, das artes, da justiça e da habilidade.

A deusa Atena era a representante da cidade de Atenas.

Esta foi uma das principais cidades na Grécia Antiga, principal centro cultural e intelectual do ocidente.

Berço da verdadeira democracia, seu povo amava a liberdade, formado por Espíritos que se dedicavam à cultura, e às artes.

A influência de Atenas, no culto da vida, da criação e da beleza em outras civilizações foi muito grande e de fundamental importância, até para o Império Romano.

Seus legisladores tinham como representante Sólon, considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga, e pai da democracia.

Segundo texto atribuído a Higino (escritor da Antiga Roma), os sete sábios são:

• Pítaco de Mitilene (estadista e legislador)
• Periandro de Corinto (segundo tirano de Corinto)
• Tales de Mileto (filósofo)
• Sólon de Atenas (legislador, jurista e poeta)
• Quínom de Esparta
• Cleóbulo de Lindos (governou como tirano)
• Bias de Priene (filósofo)

Sólon criou a "Eclésia", assembleia popular, da qual participavam todos os homens, nascidos em Atenas, livres e maiores de 30 anos. Aristóteles o definia como “Arbitro da Constituição”. Sólon também foi responsável por:

1. Abolir a escravidão por dívidas;
2. Reforma do sistema ático de pesos e medidas (ático = regiões);
3. Reforma timocrática ou censitária, era um conselho com objetivo de organizar os trabalhos da assembleia do povo, a Eclésia;
4. Criou o tribunal de justiça.

Sólon reformou as leis de Drácon, legislador que deu início ao direito penal. As leis de Drácon eram muito severas e a reforma de Sólon, desagradou a aristocracia. Grandes legisladores atenienses eram filósofos e poetas, assim como, Sólon, reformaram os sistemas de leis e sociais, protegendo as classes pobres e desvalidas.Atenas ao contrário de Esparta, acolhia os estrangeiros, protegia o trabalho, incentivava o comércio.

Atenas exportava: azeite, chumbo, bronze, prata, cerâmica e vinho e importava: de 2/3 à ¾ de seus alimentos. Havia também incentivo as indústrias, que podem ser representadas, por artesãos e operários que fabricavam: tecidos, sandálias, armas, ferramentas, cerâmicas e vidros.

E na agricultura havia o cultivo de oliveiras, videiras, trigo, cevada e a criação de cabras, ovelhas, porcos e cavalos.

Em Atenas, como já foi citado, iniciou-se a verdadeira democracia, onde a vontade do povo era consultada.

A democracia praticada em Atenas, serviu de modelo para as democracias modernas, que se organizaram, para as transições do século XX (Emmanuel escreveu o livro, A Caminho da Luz em 1938), que "haverá de substituir todas as doutrinas e regimes que impõe a força e a violência".
Todas as experiências no campo sociológico, e cultural, na Antiga Grécia, assim como, todos os outros povos da antiguidade foram acompanhadas de perto pelos prepostos de Jesus, lógico, sempre respeitando o livre arbítrio individual e coletivo.

Durante toda a história da humanidade, Jesus enviou seus representantes, que reencarnaram como missionários no seio de todos os povos, para ajudá-los a progredir moralmente e culturalmente e, inclusive, materialmente.

Isso era necessário para preparar aqueles Espíritos, para a vinda do Cristo, que já estava programada desde os primeiros tempos.

Mesmo com todas as dificuldades, das lutas renovadoras, há mais de dois mil anos, o Evangelho de Jesus aguarda que sua semente germine e floresça no entendimento e no coração dos homens.


Até breve...

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Famintos de Luz


Quando ingressamos em uma religião, qualquer que seja ela, temos um impulso interessante de tentar conduzir as pessoas que nos cercam para os mesmos princípios, algo como uma transformação compulsória.

Mas, este propósito, embora imbuído de boa vontade, acaba carregando consigo uma boa dose de imprudência e, ocasionalmente pode se transformar em um movimento obsessivo.

O chamado "novo crente" maltrata os ouvidos alheios com suas fervorosas ideias, de tal modo que passa a condenar quaisquer outras expressões de religiosidade chegando, mesmo, a condenar quem não lhe participe dos mesmos ideais.

Esquece-se de que o Criador abraça todas as condições de Fé.

Deveria oferecer tal energia de convencimento para com seus pares para si mesmo, no trabalho incessante de convencimento e transformação de que todos somos tão necessitados.

Pregar ensinamentos valiosos é menos valioso do que praticá-los cotidianamente, sem qualquer traço de dúvida!

Quem diz algo de bom para os outros está semeando algo em seu entorno, mas quem faz algo para o Bem está fazendo algo mais intenso e profundo: está consolidando a própria semeadura das palavras!

Não podemos esquecer que as mesmas palavras que jorram bondade, num átimo, podem se perverter em impropérios de maldade, pois a Criatura Humana ainda transita em níveis variados de imperfeição.

Assim, carregar todo esforço para a própria transformação é muito mais coerente do que tentar modificar os outros, pois somos todos famintos de Luz!



Mensagem recebida no NEPT em 05 de junho de 2014
Lyvia

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como você quer



Em todo mundo há inúmeras formas de crer, no que diz respeito à religiosidade.

A expressão humana da Fé é tão variável que poderíamos pensar que cada um tem sua própria religiosidade íntima!

Mas, as religiões propriamente ditas têm suas regras e suas diretrizes.

Criadas pelos homens, é verdade, mas guardam suas individualidades enquanto Instituições diante da humanidade.

Assim, o católico segue as diretrizes da religião católica-apostólica-romana; os evangélicos são conduzidos pelas variadas expressões de crenças que o grande número de igrejas reformadas dispõe para que eles as sigam; os judeus seguem sua fé secular; os xintoístas permanecem na crença milenar de seus princípios e assim por diante, como os Espíritas, que seguem as diretrizes de Kardec, o excelente codificador da Doutrina dos Espíritoe.

Pelo menos deveriam...

Há muitos pretensos Espíritas que seguem Kardec "mais ou menos", pois julgam que o Mestre de Lion está ultrapassado e necessita ser atualizado em suas propostas.

Mas todos, sem exceção, tomam esta postura por gerar dentro de si uma Fé particularista, própria de cada indivíduo, com "extensões" singulares que, na verdade, expressam impressões próprias, desejos e necessidades de uma pessoa ou de um grupo específico, que abandona a codificação original por julgar necessária a "evolução" da religião.

Independente de qualquer forma de credo e não de qual credo tem o homem, o que mais importa é que este credo faça dele uma criatura melhor, mais plena, mais próxima do Amor.

Se for assim, que cada um escolha seu caminho, como bem entender, para o Bem de cada um e de toda a Humanidade!




Mensagem recebida no NEPT em 04 de junho de 2014
Júlio César

terça-feira, 3 de junho de 2014

Títulos


Obter um título em obediência aos preceitos da vida comum não representa algo assim tão difícil se compararmos as necessidades de conquista reais para o Ser Humano, pois, afinal de contas os necessariamente verdadeiros títulos são aqueles que são conquistados a duars penas e grandes sacrifícios.

Não que os honorávei títulos terrenos não exijam esforço, longe, bem longe disso!

Conquistar um título de Mestre infere muita luta e sacrifício, baseados fundamentalmente em esforço e disciplina.

O doutorado é alcançado com ainda maior determinação, sem qualquer sombra de dúvida!

Mas, os títulos de Paciência, Indulgência, Tolerância, Compaixão, Bondade, Serenidade, Caridade e Humildade são definitivamente mais difíceis de se conquistar, pois envolvem serias transformações de cunho ético e moral na intimidade do Ser, que exigem pré requisitos muito mais profundos para a Alma humana, construídos às custa de enorme carga de transformação da própria personalidade para muito melhor do que era no princípio de tudo!

Para ser Mestre pode-se deixar a personalidae como está e ainda, em função da vaidade, pode-se agravar as questões de foro íntimo no que tange às imperfeições de cunho moral.

Para ser Doutor a personalidade fundamental pode ser a mesma, mas ela fica sujeita às pressões que as próprias circunstâncias impõem e pode ser transformada para pior por conta do orgulho que tem potencial para crescer e gerar ainda mais problemas.

Mas, para adquirir Paciência a criarura deverá se transformar para muito melhor às custas de uma reformulação geral de sua forma de pensar e agir.

Para ser Humilde, terá de ter esforço ainda maior, muito mais profundo, criando em si uma personalidade paciente, indulgente, tolerante, compassiva, carregada de bondade, serenidade e caridade!

Deixa-se de lado o "eu" para que se pense exclusivamente em "nós", como faz, aliás o próprio Mestre em todas as suas atividades permanentes diante de qualquer criatura humana na Terra!

Para estas conquistas de títulos o esforço certamente é muito maior.

Mas, necessário para todos, absolutamente todos nós!



Mensagem recebida no NEPT em 03 de junho de 2014
Militão Pacheco

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Façamos assim!



"E havendo disto isto, assoprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito Santo." (João, 20:22)

Nas primeiras manifestações após a crucificação Jesus comparece à reunião dos companheiros (apóstolos) e espalha sobre eles seu Amor e recomenda "Recebei o Espírito Santo"!

Duas questões podem ser levantadas à guisa de estudo e curiosidade construtiva.

Por que os apóstolos não incorporaram em si mesmos, "automaticamente", os ensinos do Senhor?

Por que Ele, "simplesmente" não impunha a todos semelhante "obrigação"?

Jesus, como todo Espírito de elevada hierarquia moral, não violenta o santuário sagrado da individualidade do Ser e compreende que cada Espírito tem seu momento para receber as Verdades do Eterno em seu coração.

O Criador deixa dentro de cada um a semente do Amor Universal, mas ela deverá germinar por si mesma, em acordo com o esforço impresso por cada um.

Todos recebem do Amor Infinito, mas cada um abre as portas do coração no momento em que julgue oportuno, sendo profundamente respeitado seu livre-arbítrio!

Todas as inspirações do Mestre de Nazaré estão em nosso entorno há mais de dois mil anos e a imensa maioria da humanidade ainda não despertou para a realidade da Vida Eterna e para a importância do Amor incondicional ao próximo, seja ele quem for.

Poderíamos seguir os exemplos de Jesus e caminhar lado a lado com irmãos menos esclarecidos sem tentar aviltar a suas consciências com a nossa forma de pensar.

Além disso, deveríamos conduzir nossos corações para abrí-lo para o Espírito Santo, ou seja, a plêiade de Espíritos Superiores que acompanham Jesus em sua tarefa de conduzir as ovelhas que transitam na Terra para a Eternidade, permitindo que nós mesmos sejamos conduzidos para a nossa verdadeira jornada evolutiva.

Façamos assim!


Mensagem recebida no NEPT em 02 de junho de 2014
Miltão Pacheco