Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Véus


Jesus recomenda a todos nós que busquemos retirar todos os véus que ensombrecem o pensamento de diante dos nossos olhares espirituais para que possamos efetivamente experenciar a vida em sua plenitude.

Os véus a que o Cristo se refere são aqueles tradicionais obstáculos que nós colocamos diante dos olhos espirituais e que impedem claramente uma jornada plena em função da nossa visão limitada, o que não condiz com a necessidade de cada um de nós que somos espíritos imortais.

Talvez um dos véus mais difíceis de se tirar dos olhos da alma seja o orgulho; orgulho que é alimentado pelo conhecimento, que é alimentado pela vaidade e que é sustentado pela ilusão.

Se nós pudéssemos, dentro das nossas limitações que ainda são profundas, afastar da mente esse verdadeiro empecilho que é o orgulho, com absoluta certeza nós teríamos uma jornada na Terra mais plena, mais próxima do Cristo, afastada de erros, de equívocos que mais nos comprometem do que nos auxiliam.

Se cada um de nós, conseguir organizar a própria mente afastando dela o orgulho, não o orgulho próprio, o orgulho exagerado, que nos faz sentir melhor que os outros, que nos provoca a ira diante dos pequenos equívocos alheios, que nos coloca acima da média, portadores da razão e da verdade.

Se conseguíssemos afastar esse empecilho do coração certamente seremos e seríamos seres humanos mais plenos, e ao desencarnar encontraríamos na verdadeira vida que é a vida espiritual, as portas abertas para uma nova jornada.

Procuremos fazer a nossa parte.

Que Deus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 02/07/2014

quarta-feira, 30 de julho de 2014

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 26ª. parte


A Grécia e os Emissários do Cristo. (continuação)

Através da inspiração misericordiosa de Jesus, a Grécia povoa-se de grandes Espíritos, na figura dos artistas e de notáveis pensadores.

É lá que encontramos a escola Itálica ou Pitagórica, fundada por Pitágoras (570 a.C. – 496 a.C.).

Denominada Pitagórica em sua homenagem e Itálica por que surgiu na Itália.
Os princípios desta escola foram determinantes para a evolução da matemática e filosofia ocidentais.

Pitágoras foi um grande matemático e filósofo grego, os que o seguiam eram chamados pitagóricos.

Eles se interessavam pelo estudo dos números, acreditavam que o cosmo é regido por relações matemáticas.

Os pitagóricos observavam os astros, e começaram a perceber evidências como: o dia e a noite, as estações do ano, o movimento circular e perfeito das estrelas.

Através desta visão e destes estudos, concluíram que a Terra é esférica, uma estrela entre as estrelas que se move ao redor de um fogo central (sol).

Alguns pitagóricos chegaram a falar do movimento de rotação da Terra.

Mas, a maior descoberta de Pitágoras e de seus discípulos deu-se na área da geometria, e refere-se as relações entre os lados do triângulo retângulo, que ficou conhecido como Teorema de Pitágoras.

O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.

Pitágoras e seus seguidores foram responsáveis pela descoberta de vários fundamentos da física e da matemática.

Também foi o responsável pela descoberta da exata divisão das cordas para obtenção das notas musicais.

Outra escola que surgiu na Grécia Antiga, foi e Eleática, que recebe este nome de Eleia, cidade situada no sul da Itália.
Quatro grandes filósofos fazem parte desta escola: Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso.

• Xenófanes (570 a.c – 460 a.c) foi um filósofo grego.
Foi a primeira pessoa conhecida a utilizar a observação de fósseis para a teoria da história da Terra. Ele destaca-se pelo combate ao antropomorfismo, que é a atribuição de características humanas a Deus.
A mitologia grega era antropomórfica. Para Xenófanes, o verdadeiro deus é único, com poder absoluto, justiça infalível, clarividente e não gerado (causa primeira). Notamos que Xenófanes foi um verdadeiro emissário de Jesus.
Ele veio para preparar aqueles Espíritos ainda muito inferiores, para a chegada do Cristo. Ele não combatia a religião, mas, trouxe para aquelas almas a ideia do Deus único.
Dedicou-se a demonstrar a unidade e a perfeição de Deus.

• Parmênides (530 a.C. – 460 a.C.) foi aluno de Xenófanes.

• Zenão (490/485 a.C.? – 430 a.C.?) foi um filósofo pré-socrático.
Discípulo de Parmênides.
Foi o primeiro a atribuir a eternidade a Deus.

• Melisso (470 a.c. - ?) foi um militar, político, filósofo e poeta grego.
Ele estabeleceu que o ser é infinito, tal como, é infinito no tempo, ou seja, eterno.

Igualmente importantes foram as escolas Jônica e Atomística.


A escola Jônica, foi uma escola da filosofia grega, na cidade de Mileto, na Jônia, região da costa sudoeste da Anatólia, hoje Turquia.
Tales de Mileto (623 a.c – 556 a.C.) foi um filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios e astrônomo. Ele é considerado um dos sete sábios da Grécia Antiga e fundador da escola Jônica.

Tales considerava a água como origem de todas as coisas. Foi ele o primeiro a explicar o eclipse solar. Esforçou-se em buscar o princípio único, que para os filósofos pré-socráticos, seria um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas.

Sua busca pela verdade da vida na natureza, o levou a algumas experiências com magnetismo, que é a atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais.

O magnetismo recebeu este nome, devido a uma rocha meteórica achada na cidade de Magnésia.

Em 1773, o médico alemão Franz Anton Mesmer (23.05.1734 – 05.03.1815), realizou o primeiro tratamento por meio do magnetismo animal.

A escola Atomística.

A palavra atomismo vem da palavra grega, atomon, que significa o que não pode ser cortado, dividido.

Os atomistas teorizavam que a natureza consiste em dois princípios fundamentais: átomo e vazio.
Desenvolveu-se na Grécia Antiga, do século V a.C., um de seus principais representantes é Demócrito (460 a.C. – 370 a.C.), que foi um dos maiores expoentes da teoria atômica, cujo princípio, é que tudo o que existe é composto por elementos indivisíveis chamados átomos.

Demócrito avançou também no conceito de um universo infinito, onde existem muitos outros mundos como o nosso.

Houve um grande progresso material, filosófico, artístico e científico, no período da Grécia Antiga. Diversos Espíritos emissários do Cristo, reencarnaram trazendo estes conhecimentos para os povos daquela época.

Todos cumpriram sua missão, dentro dos recursos disponíveis naquele tempo.

Um desses emissários foi Péricles (495 a.c – 429 a.C.) foi um influente estadista, general e orador grego.

Um dos principais lideres democráticos de Atenas. Viveu durante a Era de Ouro de Atenas, ou Século de Péricles. Fomentou as artes e as letras e deu a Atenas um esplendor que não se voltaria a repetir ao longo da história. Realizou grandes obras públicas e melhorou a qualidade de vida dos cidadãos. Foi o apogeu da Grécia Antiga.

Jesus apreciava, das alturas, essa maravilhosa época, cheia de amor, conquistas morais, progresso e esperança.

O Planeta se aproximava de sua maioridade espiritual, preparando o cenário para que Ele pudesse vir nutrir a alma humana com as sementes de seu Evangelho de Amor.

Nesta época reencarnaram vários auxiliares valorosos como:

Ésquilo (525 a.c – 456 a.C.) dramaturgo.
Eurípedes (480 a.c. – 406 a.C.) poeta trágico.
Heródoto (Século V a.C.) geógrafo, historiador. Considerado o “pai da história”.
Tucídides (460 a.c – 395 a.C.) historiador. Escreveu a Guerra do Peloponeso, que foi uma guerra entre a liga do Peloponeso (liderada por Esparta) e a liga de Delos (liderada por Atenas). Ele foi um general ateniense que serviu na Guerra do Peloponeso.

E o último grande emissário de Jesus em solo grego foi a extraordinária personalidade de Sócrates, que veio coroar o esforço de tantos mensageiros de Jesus.






Até breve...

terça-feira, 29 de julho de 2014

Teimosos


Eu tenho absoluta certeza de que cada pessoa aqui presente, conhece alguém que tem consigo grande grau de teimosia nas questões da vida, seja nas questões de ordem interpessoal, de ordem profissional, nas questões familiares, nas questões financeiras, nas questões de cuidado pessoal, seja no que for.

As pessoas guardam consigo uma inflexibilidade de postura que torna praticamente impossível qualquer tipo de entendimento, porque as conversas demandam discussões e, dada a inflexibilidade as discussões, demandam desentendimentos, algumas vezes de grave teor.

Quando nós observamos alguém teimoso devemos tomar bastante cautela e recordar que cada um de nós terá cedo ou tarde, a sua estrada de Damasco.

Em dado momento, totalmente independente da nossa vontade, essa pessoa inflexível, irá dar de cara com a dor, com aquela dor que não é transparente ou que ao contrario é bastante evidente e que faz com que a pessoa possa despertar.

Ainda assim, diante da dor que nós chamamos “Porta de Damasco” comparando com a passagem de Paulo, a pessoa ainda pode teimar em se manter inflexível e não reconhecer que deve mudar as diretrizes da própria vida.

A nossa parte, observando todas essas situações, é apenas a de servir como observadores, notando e anotando a necessidade que a pessoa tenha e se dispondo a vibrar positivamente por ela, evitando a mal-querência, evitando o desejo de insucesso como se fosse uma espécie de vingança, pelo contrário, desejando que a pessoa acerte efetivamente.

Outra coisa que nós podemos fazer diante de pessoas de flexibilidade invariável é dar bom exemplo.

Ninguém se convence facilmente com palavras, mas contra as atitudes não há quaisquer argumentos que possa combatê-las.

Não adianta aconselhá-los mas adianta dar exemplo.

Se a nossa postura diante da vida for coerente, correta, diplomática, pacífica e honesta, estaremos falando muito mais do que ao dizermos alguma coisa.

Diante dos teimosos vale a palavra de consolo e o bom exemplo para ser seguido.

Mais nada.

Que Deus os abençoe e a nós também.



Psicofonia recebida no NEPT em 26/06/2014

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Boa vontade é o melhor caminho sempre!


Você vive em família, tem um projeto para sua vida, tem um trabalho dígno, vive em sociedade, convive com pessoas de caráteres variados, supera situações difíceis e/ou constrangedoras com certa frequência, sofre abordagens das mais variadas espécies e das pessoas menos esperadas que lhe fazem sentir-se como um estranho, tem enfim uma vida normal sobre a superfície terrena...

Consegue vencer os obstáculos com algumas peculiaridades que lhe imprimem a necessária força para superá-los, como a capacidade de analisar os problemas e tentar resolvê-los na medida do que seja possível e isto é fundamental para suas pequenas vitórias diante dos problemas.

Esta é uma das chaves para que seu Espírito Protetor possa encontrar um canal de comunicação aberto com você para que possa lhe ajudar de verdade!

Diante dos obstáculos é necessário "dar um tempo" e pensar para não agir de modo intempestivo, dando a oportunidade para que você possa ser "bem influenciado" e não se deixar levar pelos seus impulsos imediatos.

Mais que isso, é preciso, diante de tudo o que você tem para resolver, que você tenha uma boa postura diante da Vida: a Boa Vontade!

Sem ela é muito mais difícil enfrentar e resolver o que se tem para resolver!

Observe bem as pessoas que agem com má vontade como são amargas, como parecem e estão enfermas diante de todos e de tudo!

Tome isso como exemplo e não se permita deixar dominar por esta infeliz expressão de humanidade que mais afasta as pessoas de nós do que solve qualquer difculdade!

Ao contrário: a má vontade cria ainda mais problemas e obstáculos para qualquer um de nós além, é claro, de "fechar a porta" para que o Espírito Protetor possa nos ajudar!

Cuide de cultivar a boa vontade para tudo e tenha uma Vida mais próxima do melhor!




Mensagem recebida no NEPT em 28 de julho de 2014
Júlio César

sábado, 26 de julho de 2014

Humildade


Não é fácil ser humilde, pois a humildade é uma das conquistas mais profundas e difíceis para a criatura humana, já que habitualmente todos nós nos deixamos levar, por hábito, pelas ilusões que a vaidade e orgulho costumam nos oferecer diante das outras pessoas e das instituições que eventualmente venhamos a seguir ou frequentar.

Remover essas montanhas de dentro do nosso íntimo mais profundo é uma tarefa heróica que exige determinação, disciplina e confiança em Deus e em nós mesmos, pois somente assim vamos suplantar as nossas imperfeições ainda tão comuns em nossa existência.

A força de vontade, o sincero desejo de seguir em frente, com auspiciosos desejos que nos irão remunerar ou recompensar com a vitória sobre Eu, eliminando, com o tempo o egoísmo infantil, para dar lugar ao sentimento fraterno de solidariedade, tão importante para iniciar o exercício de união das pessoas, das familias, das comunidades, das sociedades e das nações.

É muito mais profundo do que simplesmente dizer que avaliar o "humilde" por uma coleção de ações que a pessoa venha a demonstrar em sua vida cotidiana, já que embora possa ter atitudes altruístas, tal pessoa poderia estar aguardando dentro de si mesmo muitos conflitos, imerso em emoções e pensamentos destrutivos para si mesmo e para outrem.

A humildade é, sem dúvida, uma conquista de maior importância para cada um de nós, mas é a última das conquistas humanas em direção à angelitude.

Antes dela, transitamos pela solidariedade, gentileza, bondade, fraternidade, confiança, fé, caridade...

Por isso eu posso afirmar, sem qualquer medo de errar que o único ser verdadeiramente humilde que já encarnou em nosso planeta foi o Cristo de Deus, Jesus.

Nós todos ainda estamos a caminho, na jornada evolutiva, de conquistas menores, nesta etapa de nossa evolução e certamente vamos em oportunidade muito distante alcançar tais potencialidades para nós.

Herculanum
psicografia recebida no NEPT em 25 de julho de 2014

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Chico Xavier e a Ciência


As obras psicografadas por Chico Xavier são de imenso interesse para estudo em vários setores de estudo para todos nós.

Podemos fazer algumas considerações sobre algumas de suas obras, como e pode ver a seguir:

O tópico destas considerações: a Ciência.

EM "NOSSO LAR"

PROBLEMAS DA ALIMENTAÇÃO: "Rezam os anais da que colônia, há um século, lutava com extremas dificuldades para adaptar os habitantes às leis da simplicidade".

NO BOSQUE DAS ÁGUAS: Na Terra quase ninguém cogita seriamente de conhecer a importância da água. Em Nosso Lar, contudo, outros são os conhecimentos. Nos círculos religiosos do planeta, ensinam que o Senhor criou as águas. Ora, é lógico que todo serviço criado precisa de energias e braços para ser convenientemente mantido. Nesta cidade espiritual, aprendemos agradecer ao Pai. E aos seus divinos colaboradores semelhantes dádiva. Conhecendo-a mais intimamente, sabemos que a água é veículo dos mais poderosos para os fluidos de qualquer natureza. Aqui, ela é empregada, sobretudo como alimento e remédio. Há repartições no |Ministério do Auxílio absolutamente consagradas à manipulação de água pura, com certos princípios suscetíveis de serem captados na luz do Sol e no magnetismo espiritual. Na maioria das regiões da extensa colônia, o sistema de alimentação tem aí suas bases. Acontece, porém, que só os Ministros da União Divina sã detentores do maior padrão de Espiritualidade Superior, entre nós, cabendo-lhes a magnetização geral das águas do Rio Azul, a fim de que sirvam a todos os habitantes de Nosso Lar, com a pureza imprescindível. Fazem eles o serviço inicial de limpeza e os institutos realizam trabalhos específicos, no suprimento de substâncias alimentares e curativas. Quando os diversos fios da corrente se reúnem de novo, no ponto longínquo, oposto a este bosque, ausenta-se o rio de nossa zona, conduzindo em seu seio nossas qualidades espirituais.

Lísias Instrutor de A. Luiz, nesse capítulo, faz algumas críticas referentes a conduta do homem face a utilização dos recursos das águas e faz um chamamento profético: Virá tempo, contudo, em que copiará nossos serviços, encarecendo a importância dessa dádiva do Senhor. Compreenderá, então, que a água, como fluido criador, absorve, em cada lar, as características mentais de seus moradores. A água, no mundo, meu amigo, não somente carreia os resíduos dos corpos, mas também as expressões de nossa vida mental. Será nociva nas mãos perversas, útil nas mãos generosas e, quando em movimento, sua corrente não só espalhará bênção de vida, mas constituirá igualmente um veículo da Providencia Divina, absorvendo amarguras, ódios e ansiedades dos homens, lavando-lhes a casa material e purificando-lhes a atmosfera íntima.

EM "OS MENSAGEIROS"

1."A eletricidade e o magnetismo são duas correntes poderosas que começam a descortinar aos nossos irmãos encarnados alguma coisa dos infinitos potenciais do invisível, mas ainda é cedo para cogitarmos de êxito completo. Somente ao homem de sentidos espirituais desenvolvidos é possível revelar alguns pormenores das paisagens sob os nossos olhos".

EM "OBREIROS DA VIDA ETERNA"

1. Existência de faixas luminosas de salvamento de almas sofredoras departamentos de expiação.

2. Aparelhagem de ampliação da voz para falar aos irmãos de humanidades habitantes das zonas trevosas.

3. "Magnetização do vago e em seguida à ministração de certos agentes anestesiantes, destinados a propiciar-lhes brando sono, retiramo-lo do corpo , que permaneceu sob os cuidados de Bonifácio...".

EM "ENTRE A TERRA E O CÉU"

1. Mais tarde, a ciência humana evolverá em 'cirurgia psíquica', tanto quanto hoje vai avançando em técnica operatória, com vistas às necessidades do veículo de matéria carnal. No grande futuro, o médico terrestre desentranhará um 'labirinto mental', com a mesma facilidade com que atualmente extrai um apêndice condenado.

2. Freud vislumbrou a verdade, mas toda verdade sem amor é como luz estéril e fria. O grande cientista observou aspectos de nossa luta espiritual na senda evolutiva e catalogou os problemas da alma, ainda encarcerada nas teias da vida inferior. Assinalou presença das chagas dolorosas do ser humano, mas não lhes estendeu eficiente bálsamo curativo.

3. No plano espiritual as transformações do corpo espiritual, o perispírito, são mais rápidas e exteriorizam aspectos íntimos do ser, com facilidade e segurança, porque as moléculas do perispírito giram em mais alto padrão vibratório, com movimentos mais intensivos que as moléculas do corpo carnal. A consciência, por fulcro anímico, se expressa, desse modo, na matéria sutil com poderes plásticos mais avançados.

EM "NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE"

O PSICOSCÓPIO: Facilita exames e estudos, sem o impositivo de acurada concentração mental é um aparelho a que intuitivamente se referiu ilustre estudioso da fenomenologia espirítica, em fins do século XIX, Destina-se à auscultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações e com a capacidade para efetuar diversas observações em torno da matéria - esclareceu Áulus, com breve sorriso. - Esperamos esteja, mais tarde, entre os homens. Funciona à base de eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiante, análogos na essência aos raios gama. É constituído por óculos de estudo, com recursos disponíveis para a microfotografia.

Esta Obra apresenta conteúdos de profundidade científica referente a mediunidade: cada médium com sua mente; cada mente com seus raios, personalizando observações e interpretações; e, conforme os raios que arremessamos, erguer-se-nos-á o domicílio espiritual na onda de pensamentos a que nossas almas se afeiçoam. Isso, em boa síntese, equivale a repetir com Jesus: - A cada qual segundo suas obras.

EM "AÇÃO E REAÇÃO"

1. No cap 3 encontramos o emprego de raios de choque, raios desintegrantes... Baterias de exaustão, pára-raios, telescópios, aparelhagem eletrônica, tudo no "complicado edifício", conforme a narrativa de A. Luiz/Espírito.

2. Nicho de material sensível que plasma a imagem colorida e vibrante que corresponde aos desejos de quem ora. Capítulo 11.

EM "EVOLUÇÃO EM DOIS MUNDOS"

1....Desde a experiência carnal o homem se alimenta muito mais pela respiração, colhendo o alimento de volume simplesmente como recurso complementar de fornecimento plástico e energético, para o setor das calorias necessárias à massa corpórea e à distribuição dos potenciais de força nos variados departamentos orgânicos.

EM "MECANISMOS DA MEDIUNIDADE"

Apresentam o estudo das Energias, ondas matéria mental e física...

EM "CONDUTA ESPÍRITA"

PERANTE A CIÊNCIA: Colaborar com as iniciativas que enobreçam as pesquisas e os estudos da inteligência sem propósitos destrutivos.

Toda ciência que objetiva o progresso humano vem do Socorro Celestial.

Exaltar a contribuição inestimável da medicina terrestre em sua marcha progressiva para a suprema redenção da saúde humana.

O médico, consciente ou inconscientemente, está ligado ao Divino Médico.

Sopitar quaisquer impulsos inamistosos para com os representantes da ciência, sobre temas doutrinários ou problemas assistenciais.

Na prestação de serviço, temos o exemplo renovador.

Quando chamado a responsabilidades no setor científico, superar limitações e preconceitos, sem perder a simplicidade e a modéstia.

Não há sabedoria areal sem humildade vivida.

Desaprovar os procedimentos que, embora rotulados de científicos, venham de encontro aos ensinamentos espíritas.

À ciência humana sobrepõe-se a Ciência divina.

'A ciência incha, mas o amor edifica'. - Paulo (I Col, 8:1).

COMENTÁRIOS: À medida que o ser Humano progredir a Luz da Doutrina Espírita, tecnologias serão repassadas a Terra e nossas Instituições assistenciais delas se utilizarão para o bem geral. Não é sem propósito que cientistas pesquisadores de toda a ordem têm intuições e engendram experimentações, aos olhos dos vulgos e dos tíbios, mirabolantes, fantasiosas, despropositadas, loucas... Veja-se a questão da alimentação que levou o Governador de NOSSO LAR a tomar enérgica providencia para que a simplicidade e a frugalidade pudessem proporcionar considerável salto de qualidade. "Reduziu-se expressão física e surgiu maravilhoso coeficiente de espiritualidade".

A CIÊNCIA POLÍTICA E SOCIAL

A Administração de Nosso Lar se aperfeiçoa dia a dia; antiga fundação de portugueses distintos, desencarnados no Brasil, no século XVI, após enorme e exaustiva luta. "Os fundadores não desanimaram, porém. Prosseguiram na obra, copiando o esforço dos europeus que chegavam à esfera, apenas com a diferença de que por lá se empregava a violência, a guerra, a escravidão, e, aqui, o serviço perseverante, a solidariedade fraterna, o amor espiritual".

"A colônia, que é essencialmente de trabalho e realização, divide-se em seis Ministérios, orientados, cada qual por doze Ministros. Temos os Ministérios da Regeneração, do Auxílio, da Comunicação, do Esclarecimento, da Elevação e da União Divina. O quatro primeiro nos aproxima das esferas terrestres, os dois últimos nos ligam ao plano superior".

Cremos que já neste III Milênio as estruturas organizacionais das diversas sociedades terrestres começarão a se organizarem a semelhança daquelas existentes na psicosfera dos paises e cidades, pois que vemos a todo o momento os estremecimentos sócio-político e econômico fazerem ruir suas estruturas, regimes e cidades serem destruídas, economias irem a banca rota, a ciência apresentando novos ensaios para o bem geral em todos os campos. "O homem vulgar ignora que toda manifestação de ordem, no mundo, procede do plano superior. Nenhuma organização útil se materializa na crosta terrena, sem que seus raios iniciais partam de cima".

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Falsas verdades


A Terra é um planeta de provas e expiações, seus habitantes são em grande maioria Espíritos imperfeitos, cujos caracteres principais são: “Predominância da matéria sobre o Espírito. Propensão para o mal. Ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhes são conseqüentes.” É claro que “nem todos são essencialmente maus.”

É bem verdade que “em alguns há mais leviandade, irreflexão e malícia do que verdadeira maldade". Há aqueles que ficam em cima do muro porque “não fazem o bem nem o mal; mas, pelo simples fato de não fazerem o bem, já denotam a sua inferioridade.”

O restante ao contrário “se comprazem no mal e rejubilam quando uma ocasião se lhes depara de praticá-lo.”

Entre os imperfeitos os que mais se destacam são os Espíritos pseudo sábios, porque “dispõem de conhecimentos bastante amplos”, alguns deles pensam que são donos da verdade, porque “crêem saber mais do que realmente sabem.”

Em 1953, os cientistas Francis Crick e James Watson anunciam a estrutura do DNA, a ciência chega a sua fase adulta e a partir da década de 60, o gene antes desconhecido, passa a ser a estrela na luta pela sobrevivência.

O indivíduo e o grupo são esquecidos, porque a seleção natural agora tem sua dinâmica embasada no gene.

A obra O Gene Egoísta, do biólogo inglês Richard Dawkins, publicada em 1976, foi a súmula perfeita que a nova biologia estava propondo.

A conclusão que chegou o autor era que éramos apenas “máquinas de sobrevivência”, isto é autômatos a serviço dos genes ou máquinas biológicas. Isto valia para todos seres vivos, da bactéria ao mais renomado cientista.

O biólogo Edward O. Wilson, aquele que disse que somos programados geneticamente para pensar em Deus, acha que a evolução do altruísmo é a preocupação central da sociobiologia (“Corrente de pensamento de origem anglo-saxônica que afirma serem os comportamentos sociais tanto animais como humanos baseados em princípios genéticos, e, portanto, transmissíveis.”)

Lembrando que a Sociobiologia foi fundada por ele mesmo. Seus embasamentos estão nas obras Sociobiologia, a nova síntese, 1975; Da natureza humana, 1978. Essas obras serviram de motivo para polêmicas, porque foram utilizadas para fundamentos de teorias racistas.

O biólogo Michael Ghiselin afirmou em 1974, com humor negro e daninho: “Arranhe um altruísta, e você verá um egoísta sangrar.”

A situação chegou a tal ponto que um filósofo norte-americano da Universidade de Princeton, resolveu opinar tentando neutralizar o negativismo dos defensores do egoísmo.

Dizia ele que o sangue doado aos bancos de sangue, servia igualmente para doadores e não-doadores, e concluiu que isso era uma prova de que os doadores não esperavam por algum benefício futuramente.

O biólogo Richard Alexander, as Universidade de Michigan, replicou que costumamos olhar para os doadores com respeito e admiração, mostrando que a recompensa chega na forma do reconhecimento social.

Mas, será isso mesmo? E como explicar o comportamento altruísta de Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco e tantos outros que parecem estarem programados com o gene do altruísmo?

É, pois é!

Essa teoria do gene egoísta não explica tudo, apenas um lado da questão, a preocupação dos cientistas é apenas com a matéria, para eles o Espírito não passa de imaginação de religiosos ignorantes.

É uma pena eles não conhecerem o Espiritismo, porque então saberiam que os genes apenas refletem a realidade de cada um. A ciência ainda não tem a verdade absoluta, apenas parte dela.

Se Sócrates dizia que nada sabia, somos muito gratos à Ciência que, através de vários cientistas, traze suas contribuições científicas, mas não podemos aceitar seus erros.

Vale a pena lembrar que os Espíritos pseudo-sábios “tendo realizado alguns progressos sob diversos pontos de vista, a linguagem deles aparenta um cunho de seriedade, de natureza a iludir com respeito às suas capacidades e luzes. Mas, em geral, isso não passa de reflexo dos preconceitos e idéias sistemáticas que nutriam na vida terrena. É uma mistura de algumas verdades com os erros mais polpudos, através dos quais penetram a presunção, o orgulho, o ciúme e a obstinação, de que ainda não puderam despir-se.”

É bom lembrar que muitos deles estão reencarnados!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Saúde e Obsessão


Um artigo publicada por Allan Kardec na Revista Espírita (1) utiliza a expressão loucura obsessional.

O texto, que recomendamos aos leitores, é um estudo sobre os Possessos de Morzine, uma localidade em determinada região francesa, alvo de carta endereçada ao Codificador pelo capitão B. (membro da Sociedade Espírita de Paris e naquele momento radicado na cidade de Anecy).

Allan Kardec publicou a carta na edição de abril (2), seguida de instruções dos espíritos Georges e Erasto e ainda acrescentou lúcido comentário sobre a questão.

Depois na edição de dezembro (3) voltou ao assunto, desdobrando-o em bem argumentada análise.

Trata-se de uma obsessão coletiva que atingiu toda uma coletividade e Kardec usa nas duas edições referidas toda a lógica da Doutrina Espírita para explicar a questão da natureza dos espíritos e sua permanente influência junto à humanidade através do perispírito e da mediunidade.

Porém, abre importante caminho no entendimento da enfermidade classificada como loucura e acrescenta que “(...) Ao lado de todas as variedades de loucura patológica, convém, pois, acrescentar a loucura obsessional (...)” E acrescenta: “Mas como poderá um médico materialista estabelecer essa diferença ou, mesmo admiti-la? (...)” (1).

A questão suscita observações interessantes sobre a saúde mental.

Ocorre que é grande o número de pessoas consideradas como lesionadas no cérebro e portanto internadas em hospitais psiquiátricos ou em tratamento mental ou psicológico, quando na verdade estão apenas sob forte influência de espíritos que agem ainda com ódio premeditado ou mesmo atuam inconscientemente.

Claro que há, e isto ninguém contesta, os que podem ser considerados vítimas de lesões cerebrais irreversíveis com indicações claras de tratamentos ou internações inadiáveis.

Mas, a influência perniciosa de um espírito desequilibrado e “que não passou de acidental, por vezes toma um caráter de permanência quando o Espírito é mau, porque para ele o indivíduo se torna verdadeira vítima, à qual ele pode dar a aparência de verdadeira loucura.

Dizemos aparência, porque a loucura propriamente dita sempre resulta de uma alteração dos órgãos cerebrais (...) Não há, pois, loucura real, mas aparente, contra a qual os remédios da terapêutica são inoperantes, como o prova a experiência (...)” (1), conforme acentua o Codificador.

Como sabem os estudiosos da Doutrina Espírita, a obsessão é capítulo importante no relacionamento entre encarnados e desencarnados, tendo inclusive merecido capítulo específico em O Livro dos Médiuns (4) e como destacado pelo próprio Codificador o desafio está em enfrentar esta loucura aparente – pois não há lesões cerebrais –, causada pela presença e influência de espíritos maus e perversos, que constrange e/ou paralisa a vontade e a razão de sua vítima, fazendo-a pensar, falar e agir por ele, levando-a a atos e posturas extravagantes ou ridículas.

Considere-se que estamos num planeta ainda dominado pelo egoísmo, onde a maioria das criaturas que o habitam – estejam encarnados ou desencarnados – estão envolvidas com interesses mesquinhos e sem finalidades educativas ou de aperfeiçoamento.

E fica fácil, então, imaginar o mundo invisível formando inumerável população que forma a atmosfera moral do planeta, caracterizado pela inferioridade das lutas mundanas e dos interesses que o egoísmo, a vaidade, o orgulho ou a inveja podem criar.

Para resistir a tudo isso, usando palavras do próprio Kardec, “são necessários temperamentos morais dotados de grande vigor”. (5)

E é interessante notar que, conforme ponderações do próprio Kardec (6), “(...) a ignorância, a fraqueza das faculdades, a falta de cultura intelectual” oferecem mais condições de assédio aos espíritos imperfeitos que tentam e muitas vezes conseguem dominar as criaturas humanas através do real fenômeno da obsessão, tantas vezes confundido como loucura ou lesões no cérebro.

Diante desse quadro todo, percebe-se claramente a importância do estudo e da divulgação espírita perante todas as classes de indivíduos do planeta.

Nesta área da saúde, o Espiritismo vem esclarecer a obscura questão das doenças mentais, apresentando uma causa que não era considerada e constitui perigo real evidente, provado pela experiência e pela observação: o da obsessão ou influência dos espíritos sobre os seres humanos.


(1) Dezembro de 1862, páginas 360, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(2) Abril de 1862, páginas 107/108, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(3) Dezembro de 1862, páginas 360 a 365, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(4) Capítulo XXIII.
(5) página 356 da edição de Dezembro de 1862 da Revista Espírita, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.
(6) Abril de 1862 da Revista Espírita, página 111, edição EDICEL, tradução de Júlio Abreu Filho.

terça-feira, 22 de julho de 2014

Todo dia


Todo dia é oportunidade para melhorar

É degrau para permenecer na subida para esferas superiores

Chance para alcançar níveis mais elevados, moralmente falando

Para evitar a irritação no cultivo do silêncio produtivo que permite a boa reflexão

Todo dia é momento se afastar dos laço sombrios da cólera

Para penetrar nos domínios da Luz

Para evitar atitudes impensadas

Para cultivar cada vez mais simpatias

Para se afastar da queixa

Do desânimo

Do ócio

Para se erguer com o trabalho dígno que incorpora ao Ser o patrimônio espiritual do otimismo e da Paz

Para ajustar a faixa vibratória mais adequada para viver melhor

Pois cada um se acerta com a vibração na qual se sente melhor

Mas é para refletir que para sentir-se em Paz

Nada melhor que construir para si um abrigo de serenidade e Luz!




Mensagem recebida no NEPT em 22 de julho de 2014
Júlio César

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Compreensão


Quando se fala em compreender pode se perceber que a palavra compreensão tem um sentido mais profundo do que simplesmente entender.

Compreensão é uma coisa mais compromissada, mais comprometida, mais envolvida.

Quando se compreende alguém consegue conviver com esse alguém apesar de todas as dificuldades que esse alguém tenha.

É como diz o dito popular: “ama-se a pessoa como ela é”.

É justamente por compreender, que o compreender dá uma condição para aquele que compreende de estar acima das dificuldades do próximo.

Tanto é assim, que se pode dizer que toda pessoa que seja um poliglota e que fale inclusive a língua dos espíritos, no intercambio entre os espíritos, se estiver nesse trabalho mediúnico e não compreender os espíritos, não tem valor.

O mesmo se pode dizer de alguém que já tenha conquistado a fé: nós sabemos a dificuldade que é ter fé e a conquista da fé infere em muita luta, em muito esforço, em muita disciplina para que se tenha a fé dentro do próprio coração.

E mesmo que a pessoa tenha fé se não compreender o próximo, não tem valor.

E se a pessoa for muito caridosa, doar tudo o que tem de material, entregar tudo o que tem para as pessoas mais necessitadas, se ela não compreendê-las, também não tem valor.

A compreensão leva a pessoa abrir mão de tudo.

A caridade sem a compreensão não é a caridade na acepção da palavra, é uma caridade superficial porque a verdadeira caridade envolve a compreensão do próximo.

É muito importante nós termos essa noção porque nós vivemos com pessoas muito diferentes de nós e raramente nós as compreendemos.

O melhor esforço de todos para qualquer um de nós é fazer dentro de si a transformação necessária para compreender os limites das pessoas com quem nós convivemos.

Imagine por exemplo uma mãe com duas crianças que tem toda a energia que têm e que ficam brincando e gritando, falando alto e pulando, se a mãe não tiver compreensão de que aquelas crianças são crianças, vai faltar com a caridade, vai faltar com a sua responsabilidade, vai deixar de ser mãe, vai deixar de ser educadora e vai ser uma crítica, uma pessoa mal humorada porque não compreende que as crianças são apenas crianças.

Assim é a vida.

Procuremos compreendê-la.

Que Jesus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 16/07/2014

domingo, 20 de julho de 2014

Quatro frases


"A Caridade pode ser expressa nos pequenos gestos, nas pequenas expressões da fala, das fisionomias, dos gestos, no calor humano ao receber alguém, no tom da voz, em todas as pequenas particularidades que geram um contato interpessoal de boa-vontade."

"Não existem demônios, mas nós o construímos em nosso íntimo com pensamentos equivocados, palavras maliciosas e gestos agressivos."

"Não acuse ninguém, jamais! É preferível, sempre, ser acusado, ainda que a acusação seja totalmente infundada e com propósitos desleais."

"Quem não deseja perdoar não é verdadeiramente cristão, mas quem quer perdoar e ainda não consegue já está a caminho de ser."


Mensagens recebidas durante os trabalhos mediúnicos do NEPT
Militão Pacheco

sábado, 19 de julho de 2014

Equipes


Muitas instituições espíritas têm o costume de fazerem o “carro-chefe” de suas atividades as reuniões mediúnicas, desprezando a importância dos estudos, do atendimento fraterno, da educação espírita ou evangelização, das palestras públicas, dentre outras.

Não podemos negar a importância do intercâmbio com o plano espiritual, mas querer transformá-lo numa “vedete” das atividades é desprezar o fato de que a melhor coisa que podemos fazer pelo Espiritismo e pela instituição a qual freqüentamos é nossa educação, pois essa é a principal proposta da Doutrina.

Reuniões mediúnicas sérias não podem ser tomadas à guisa de agrupar curiosos em falar com os Espíritos. Muito menos desvendar o passado ou o presente dos participantes ou ainda descobrir a vida pretérita dos mesmos. Quem quiser saber seu passado que comece a se auto-descobrir e veja quais as tendências que é portador.

Só podem ser admitidos às reuniões mediúnicas quem realmente conheça o Espiritismo e que freqüente grupo de estudos doutrinários. Médiuns não esclarecidos conspiram contra si e contra a Doutrina. Embora muitos “médiuns” digam-se poderosos e que não precisam mais estudar. Lógico que se estudassem não diriam isso.

Também digno de menção é aquele fato conhecido e pitoresco de ir convidando as pessoas as quais é seu primeiro dia de casa espírita ou que chegaram ao centro na “semana passada”, para freqüentarem as reuniões mediúnicas, como se o grupo mediúnico fosse uma sala de espetáculos.

Grupos mediúnicos sérios fazem reuniões periódicas de avaliação das atividades, oportunizando o “feedback” e que todos os integrantes da equipe possam se afinizar e conversarem, eliminando as “distâncias” entre si.

Lembrando que é equipe e não “euquipe” ou “equipiada” e que ninguém é melhor que ninguém, devendo todos estarem abertos à contínua e incessante aprendizagem e aperfeiçoamento.

E antes de querer aplicar a mensagem recebida aos semelhantes, é aplicá-la em si mesmo, sabendo sempre que é “pelos frutos que se reconhece a árvore”, tomando sempre o Evangelho como referência. E se você quiser freqüentar a reunião mediúnica para ouvir “mensagens do além”, trate de estudar o Evangelho.


Joaquim Ladislau

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Melhor


Melhor sofrer alguma dificuldade na Vida do que provocar uma dificuldade na Vida de alguém;

Melhor passar uma situação constrangedora do que provocar um constrangimento a uma pessoa;

Melhor ser enganado por alguém enfermo da Alma do que enganar, pois aí o enfermo da Alma sou eu mesmo;

Melhor ser traído por alguém que eu amo do que trair a confiança de uma criatura que eu digo que amo;

Melhor ser criticado quando estou em prestação de serviço para alguma Instituição do que eu criticar a boa vontade de quem se doe para auxiliar o próximo...

Em matéria de decepções e desilusões, toda vez que eu me deparar com a dificuldade alheia a me iludir eu preciso me lembrar de que é melhor que as lágrimas saiam de meus olhos, para meu progresso, do que eu provoque lágrimas em olhos alheios, para que eu não carregue comigo as desnecessárias culpas pelos meus próprios erros!

Não esqueço de que Jesus afligiu-se para nos redimir e iluminar e, por isso mesmo, além da Cruz, é a claridade dos séculos a nos convocar, através do esforço e da disciplina, para a glória sublime do Amor!



Mensagem recebida no NEPT em 18 de julho de 2014
Silas

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Vibrações de Amor.


Entende-se por vibrações, na área do Espiritismo, as oscilações ou ondas mentais que exteriorizamos continuamente a partir dos pensamentos.

Em muitos momentos das experiências da Vida terrena a criatura humana se desgasta em função das espécies de vibrações que irradia em seu entorno e que derrama no próprio organismo físico.

Na imensa maioria das vezes agravando ainda mais as eventuais dificuldades que possa estar enfrentando!

Quando se observa "de fora" tais situações a compaixão toma conta do observador, pois é realmente um evento que causa constrangimento, no sentido de que é triste, de que é uma pena presenciar uma pessoa promovendo o auto-envenenamento por conta da qualidade das próprias vibrações.

Mas, quando se pode ver alguém na prática real do Amor, em dedicação plena para com o próximo, a alegria toma conta de quem pode vivenciar tal experiência, pois o Amor é radiante, isto é, ele não só se derrama por sobre o Ser que é beneficiado, mas também é projetado esfericamente por todas as cercanias à volta de sua origem!

É uma onda que toma conta de quem esteja à volta do Ser irradiante, aquele que pratica o Amor!

É contagiante, enebriante, causa uma emoção contemplativa, construtiva, asserenadora, pacificadora e leva os corações a espargirem ainda mais Amor à sua volta!

As vibrações do Amor são curativas, mesmo que não se tenha o propósito de curar!

Têm o poder de auxiliar o triste a recuperar sua condição de esperança!

Facultam a todos os circunstantes a possibilidade de elevar as aspirações humanas a um patamar superior de pensamentos, palavras e atitudes, condição que permeia a evolução para todos!

O Amor é a essência divina que está em germen dentro de cada Ser humano e que necessita ser desenvolvido com o auxílio da vontade e da disciplina a todo momento, em cada pequena oportunidade, em cada pequeno gesto, nos pensamentos mais sutis, na palavra de consolo, nas escritas de esperança e na prece de súplica pela recuperação do próximo!

Sejamos nós os condutores do Amor em todas as oportunidades da Vida!




Mensagem recebida no NEPT em 17 de julho de 2014
Militão Pacheco

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Boas aspirações


Todos temos uma enorme tendência para a insatisfação.

Algo, assim, meio próprio da natureza humana, algumas pessoas podem afirmar..

Desta forma, pensa-se que os ambiciosos vivem insatisfeitos com aquilo que têm;

Os egoístas solicitam para si mesmos todas as atenções, o tempo todo;

Aqueles que são exclusivistas exigem a satisfação de todos seus caprichos;

Os homens entorpecidos pela vaidade querem reconhecimento permanente;

Dominados pela inveja, os invejosos aspiram pelo que não lhes pertence, seja da natureza que for;

O despeito gera criaturas que solicitam considerações indevidas;

O ócio conduz as pessoas a exigir prosperidades material e espiritual sem qualquer esforço;

Os tolos, quando não estão se divertindo futilmente, estão reclamando da Vida;

A revolta conduaz o homem a exigir direitos, mas sem o cumprimento dos seus deveres;

A impaciência, quando domina o coração da criatura, não lhe permite enxergar que há serviços disponíeis para a realização íntima

E os insaciáveis exigem bens e desejos continuamente!

Mas, tudo isso é, na verdade um agrupamento de imensas ilusões!

Todos, sem exceção, terão, a qualquer momento, suas Vidas interrompidas na matéria a qualquer momento e assim as exigências que determinam as insatisfações perderão todo e qualquer sentido de uma hora para outra.

Vigie seus desejos pois, a qualquer momento eles perderão a razão de ser e você poderá partir para a verdadeira Vida: a espiritual!

Isso será inevitável para todos na Terra!

Nela, na Vida espiritual, todas as insatisfações se mostrarão inúteis e desnecessárias, com certeza.

Os valores do Espírito não se prendem a pequenas necessidades como estas que temos na Vida material!

Portanto, construa para você aspirações que venham a fazer sentido na Vida Maior, aquelas ligadas às necessidades do Espírito imortal, como a gentileza, a bondade, a caridade, a boa vontade, a esperança, o carinho, o bom convívio e o Amor pelo semelhante!




Mensagem recebida no NEPT em 16 de juhlo de 2014
Vladas

terça-feira, 15 de julho de 2014

Caminhando com Jesus


"E logo viu, e o foi seguindo..." (Lucas, 18:43)

O cego, em Jericó, é um exemplo de como cada um de nós poderia se postar diante do Mestre dos Mestres.

Ele, ao ter a visão restituída, procura-O em primeiro lugar!

Em seguida à sua cura, acompanha Jesus em seus passos.

Aqueles à Sua volta exaltam a Deus, não somente pela cura em si, mas também pela demonstração de gratidão que aquele que foi curado demonstrou diante de todos!

É um exemplo dígno de ser seguido por nós todos, sem qualquer dúvida!

A gratidão é uma das emoções mais importantes para que a postura do homem seja efetivamente modificada diante da Vida e diante de todos os que cercam.

O curado pode ser apenas um beneficiário da Luz, exigindo do Cristo os benefícios tão necessários para sua estabilidade orgânica e espiritual, mas assim agindo, assim mantendo a postura, deixa de segui-Lo não somente em suas palavras, mas principalmente em seus exemplos e, em função disso, o endurecimento do íntimo predomina para consigo mesmo e no relacionamento que deve ter com as demais pessoas em seu círculo de Vida.

A ingratidão é, sim, uma das maiores mazelas para a Criatura humana em suas experiências de evolução, não somente naquelas vividas na matéria, mas também quando experimentando as possibilidades da Vida errante de Espírito desencarnado!

Gera Seres humanos que crêem e descrêem, estudam e não sabem, têm esperança e ao mesmo tempo se desesperam, querem ensinar sem ter a necessária humildade para isso e que, finalmente, confiam no Criador com sérias dúvidas a respeito da Vida e da Vida após a Vida.

É necessário desenvolver para com a Vida, para com a Natureza, para com aqueles com quem convivemos e para com a Divindade, a gratidão em todos os instantes que se possa ter consciência de que se vive!

E, para que a gratidão possa fazer parte do cotidiano de cada um, é fundamental que se caminhe seguindo as pegadas do Cristo-Jesus, escalando em Sua Bendita trilha, a montanha do trabalho, da dedicação, da disciplina e do testemunho!

Somente assim se consegue aprender a ser grato de verdade!



Mensagem recebida no NEPT em 15 de julho de 2014
Albino Teixeira

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Emoção e Razão


É fundamental para todos os seres humanos que cada um reconheça a importância de controlar as próprias emoções para seu próprio bem.

Diante dos problemas, habitualmente, a criatura humana se deixa levar pelas impressões e se perde no torvelinho do que sente em impulsos, assim, a fartura e a escasses, a beleza e a feiúra, a alegria e a tristeza, a liberdade e o aprisionamento costumam conduzir para o equívoco ainda maior do que os próprios problemas já trazem para cada um...

Quem consiga se manter firme, entretanto, se mantém livre das más conduções que as emoções desenfreadas podem provocar!

Quando rico, consegue se afastar das alucinaçõeos da vaidade;

Se é pobre, afasta-se das deformações de personalidade provocadas pela inconformação;

Nascido com a beleza, permite-se evitar os excessos destruidores;

Se não é portador de nenhuma beleza, não cultiva desespero inútil para com a Vida;

Em situações de alegria imensa consegue se conter com disciplina;

Nos momentos de profunda tristeza não se vê revoltado;

Quando livre, liberto, nunca escraviza ninguém e uma vez aprisionado por alguma razão, não perturba ninguém e se deixa conduzir pela disciplina...

As emoções e os sentimentos são o santuário da Alma de cada um de nós e, sem a Luz do Amor que conduz à disciplina, é impossível alcançar paz luminosa, tão desejada por todos.

Quanto mais nos aproximamos desta Luz, maior a serenidade que nos envolve o coração, fortalecendo cada vez mais o íntimo para o desfraldar das venturas para a Vida!

Não permita que as emoções controlem sua vida!

Controle você as suas emoções para o seu próprio Bem!




Mensagem recebida no NEPT em 14 de julho de 2014
Albino Teixeira

sábado, 12 de julho de 2014

Tratamentos


A palavra tratamento logo nos remete a pensarmos em cura.

Mas, ela é bem mais abrangente do que isso, mas podemos pensar em cura desde o inicio da vida, por exemplo: quando nós sofrendo da ignorância do alfabeto, precisamos ser alfabetizados e nos submetemos ao tratamento da alfabetização, no qual e do qual conseguimos obter a condição de leitores e escreventes.

O tratamento pode ser entretanto um pouco mais incisivo.

Ele pode ser feito por um médico, por um fisioterapeuta, por um psicólogo, por um fonoaudiólogo, por um dentista.

Pode ser abrangente, pode ser preventivo, pode ser aplicado por um higienista, um médico sanitarista que faz o possível para prevenir enfermidades.

Mas o verdadeiro tratamento é aquele no qual nós nos submetemos dentro do núcleo familiar.

Ali dentro da família somos pacientes e terapeutas, todos nos conhecemos bem, mas ao mesmo tempo nos conhecemos mal a nós mesmos.

Então, ficamos submetidos a pressões e tensões programadas anteriormente na vida espiritual com o propósito sincero antes da encarnação de redimir equívocos assumidos em um conjunto em vidas anteriores.

O melhor centro de terapia, o melhor centro de tratamento que existe na Terra é a família.

É dela que saem os grandes curados e os pequenos terapeutas.

É dali que saem as grandes resoluções ou os maiores problemas, tudo na dependência da nossa disposição enquanto pacientes que se sujeitam ou não ao processo terapêutico que deve ser ministrado com amor.

Que Jesus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 18/ 06 /2014

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Dois movimentos


Nós temos ouvido dos Espíritos superiores que a humanidade irá evoluir graças a duas asas que elevarão a humanidade para o alto em direção ao Criador.

São as asas da sabedoria e do amor.

É verdade, estaremos construindo a nossa liberdade e alçando vôos mais elevados quando conquistarmos as duas asas em dimensões idênticas para que possamos manter o vôo.

Entretanto para que consigamos desenvolver estas duas asas como uma ave, nós precisaremos de apoio nos pés ou nas patas.

Para começar, é necessário começar; é necessário ter um principio de tudo e não se alcança sabedoria e tampouco amor sem que tenha essa base.

Para que essa base seja construída nós precisaremos dos nomes dos dois pés porque o que leva a humanidade a conquistar a sabedoria e o amor, é a vontade e a disciplina.

Aquele de nós que não tiver vontade nada construirá.

E aquele que não tiver disciplina por mais vontade que tenha também não irá construir.

É fundamental na base de qualquer processo evolutivo, a força de vontade, a força motriz da vontade e o esforço disciplinar para que possamos começar a caminhar antes de voar.

Se não estivermos bem apoiados para o caminhar, jamais poderemos pensar em voar.

Que Jesus nos abençoe.


Psicofonia recebida no Nept em 04/06/2014

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Oportunidades


Certa ocasião um amigo me disse que o tempo era meu amigo, porque eu teria todo o tempo, eu teria toda a eternidade para corrigir, reparar, reconduzir, reconstruir, enfim para transformar a minha existência em alguma coisa mais produtiva e melhor.

Eu dei razão a esse amigo: é verdade, o tempo realmente é nosso irmão, ele está à nossa disposição!

Nós podemos ir corrigindo sem pressa, podemos deixar as reencarnações passarem sem nos preocuparmos exatamente com o tempo porque ele é bastante relativo.

Vinte anos para os encarnados representam muito tempo; para aqueles desprovidos do corpo, no entanto, é um período bastante fugaz*, que não representa tanto tempo assim.

Tanto é verdade que algumas vezes nós aguardamos cinquenta, setenta, noventa, cem anos para uma próxima reencarnação.

Entretanto em minhas reflexões diárias, eu tenho observado que muitas pessoas que têm consciência da necessidade de se transformar, se comportam com relação a própria transformação de forma negligente, sabem que precisam mas deixam para amanhã.

Vão adiando as transformações necessárias, as mudanças de opinião, as mudanças de postura, vão esquecendo que o linguajar inferior é desconstrutivo e continuam praguejando, reclamando, lamentando, falando mal, destratando.

Continuam agindo como pessoas verdadeiramente perversas, mas não contra os outros, elas são perversas contra si mesmas, porque enquanto elas adiam a própria transformação ficam estagnadas como quem fica parado em um solo pantanoso que vai dominando cada vez mais as extremidades inferiores e dificultando pronunciadamente a própria caminhada.

Dessa forma, essas pessoas se perdem no tempo que era tão amigo e que passa a ser um adversário, pois perdem, desperdiçam, deixam de aproveitar grandes oportunidades para se reconduzirem no amor e no bem.

Meus irmãos, o tempo, é verdade, é nosso amigo desde que nós estejamos dispostos a mudar diariamente, porque aquele que se acomoda, que deixa de fazer a sua parte, estagna, paralisa e impede a própria evolução e dessa forma, o tempo passa a ser um grande adversário porque aqui mesmo na Terra, estamos tendo as ultimas oportunidades reencarnatórias.

Aqueles que não derem valor para o tempo não terão oportunidade em breve de reencarnar aqui.

Quando eu digo em breve não é amanhã, são períodos de tempo maiores, importantes para aqueles que estão na matéria, insignificantes para aqueles que estão sem ela.

Como eu disse o tempo é relativo, mas ele também precisa ser nosso amigo.

Quanto mais cedo nós nos dispusermos a mudar, a crescer, a evoluir, melhor para nós e melhor para aqueles que nos acompanham.

Que façamos bom uso do tempo, de maneira produtiva, de maneira construtiva para o bem individual e coletivo.

Que assim seja.



Psicofonia recebida no Nept em 28/05/2014
Militão Pacheco








*Fugaz é um adjetivo de dois gêneros da língua portuguesa com origem no termo latim fugax e que descreve alguma coisa veloz que foge ou corre com rapidez. No sentido figurado significa algo transitório ou efêmero.

Fugaz é alguma coisa que é fugidia, dura pouco e por isso está relacionada com os verbos escapar e fugir. A nível de etimologia, esta palavra deu origem ao termo "fugitivo".

"Tudo estava correndo muito bem até que um dia acabou de repente. Foi mais um caso de amor fugaz."

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Brasil


"Todos os estudiosos que percorreram o Brasil, estudando alguns detalhes dos seus oito milhões e meio de quilômetros quadrados, se
apaixonaram pela riqueza das suas possibilidades infinitas.

Eminentes geólogos definiram-lhe os tesouros do solo e naturalistas ilustres lhe classificaram, a fauna e a flora, maravilhados ante as suas prodigiosas surpresas.

Nas paisagens suntuosas e inéditas, onde o calor suave dos trópicos alimenta e perfuma todas as coisas, há sempre um traço de beleza e de originalidade empolgando o espírito do viajor sedento de emoções.

Afãs, se numerosos pensadores e artistas notáveis lhe traduziram a grandiosidade de mundo novo, contando 'lá fora' as inesgotáveis reservas do gigante da América, todo esse espírito analítico não passou da esfera superficial das apreciações, porque não viram o Brasil espiritual, o Brasil evangélico, em cujas estradas, cheias de esperança, luta, sonha e trabalha o povo fraternal e generoso, cuja alma é a “flor amorosa de três raças tristes”, na expressão harmoniosa de um dos seus poetas mais eminentes."


Humberto de Campos / Franscisco Cândido Xavier - Brasil coração do Mundo, Pátria do Evangelho. Primeira edição lançada em 1938.

o grifo é nosso!

terça-feira, 8 de julho de 2014

Evangelho para a Alma


O primeiro prejuízo que a irritação e o destempero podem causar é afastar-nos das outras pessoas, já que fica difícil conviver com alguém que não tenha um mínimo de equilíbrio para se manter estável.

Na verdade a cólera, a irritabilidade, a intemperança são fatores que demonstram fraqueza e enfermidade da Alma!

As manifestações de violência, quando persistentes, podem até reger o comportamento alheio através do medo, mas não só não muda quem conviva com o violento, como ainda gera hipocrisia à sua volta!

Além disso, normalmente, a violência não só não resolve problemas, como além disso provoca outros, talvez ainda mais severos!

Precisamos nos esforçar para gerar ao nosso redor um halo de vibrações serenas no máximo possível que consigamos!

A fúria isola e perturba; a cólera abre terreno para tramas obsessivas incoercíveis; a aspereza gera ressentimentos e o azedume corrói progressivamente o relacionameto com as pessoas com quem nós estejamos a conviver.

Não há razão minimamente lógica para viver assim!

O melhor, sem qualquer dúvida, é viver em Paz, sem guerras internas ou externas, para não adoecermos e não adoecer as outras pessoas de nosso convívio!

O caminho para a Paz é alcançado ao seguir o Evangelho do Cristo, que é o melhor antídoto para as desarmonias íntimas de qualquer criatura humana!

Busque nEle, no Evangelho de Jesus, a tão necessária calma para seu íntimo, seja em pequenas leituras diárias, seje em leitura contínua, mas principalmente na prática de seus ensinamentos!




Mensagem recebida no NEPT em 08 de julho de 2014
Júlio César

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Confiar em Deus


É verdade que Deus está conosco em todas as circunstâncias de nossas Vidas, mas esse não é um fator para que nos furtemos ao compromisso de enfrentar os obstáculos e de conquistar nossos próprios atributos para a Vida Eterna.

Não existe consciência sem comprimisso!

Vejamos alguns exemplos:

O peixe vive na água, mas deve nadar por si mesmo para conquistar alimento e oxigênio para manter sua vida;

A própria árvore, embora não se movimente, tem de buscar nas profundidades do solo os recursos para que se mantenha viva;

O Ser humano nasceu para realizar o melhor em todas as oportunicades reencarnatórias e deve realizar tudo o que possa nesse sentido!

Os embaraços naturais fazem parte das inúmeras trajetórias de cada criatura, mas necessitam ser enfrentados para superar e viver!

Se a consciência efetiva da presença de Deus ainda não se mostra em sua Vida, tente pesar no infinito de bençãos que lhe envolvem sem que, para que aconteçam, você não precisa de um mínimo esforço, como no caso do funcionamento natural do organismo no qual você habita agora mesmo!

Por outro lado, a própria Natureza provê recursos que mantém as nossas Vidas, independente de nossas atitudes!

Ou será que algum de nós empreendeu algo para que o Sol sustentasse a Vida planetária?

Tente fazer uma reflexão íntima sobre as riquezas ilimitadas que estão ao nosso dispor nos reservatórios da Natureza e você irá compreender que ninguém vive só, que ninguém está só, que estamos todos permanentemente amparados pelo Criador!

Confie, siga, trabalha e construa o melhor que puder, sempre para o Bem, pois assim você sentirá dentro de si mesmo a segurança de que, se você faz sua parte, Deus proverá o necessário!



Mensagem recebida no NEPT em 07 de julho de 2014
Militão Pacheco

sábado, 5 de julho de 2014

Aprendendo a escolher



O apego exagerado de muitas pessoas às coisas materiais é algo efetivamente preocupante.

A Terra não passa de um estágio de passagem para o Espírito imortal que passa por ela em uma viagem educativa e, se ele tem uma situação de abastança material é apenas por passar temporariamente em algumas das etapas mais confortáveis, nada além disso.

E, se está estabelecido na faixa da pobreza, o destino de transitoriedade é o mesmo que o anterior!

Assim como, se tem uma apresentação física diferenciada para melhor, ou se está habitando uma organização física menos bela, a situação passageira é a mesma!

Tudo na Terra é transitório para o Espírito que apenas passa por ela.

Ficam com ele, o Espírito, apenas as experiências vivenciadas sobre a superfície terrena.

Permanecem como herança da Alma e do Espírito aquilo que ele aprendeu, apenas e tão somente!

As posses, os cargos, os títulos, tudo que se expressa de forma material se esvai no turbilhão das várias Vidas materiais vividas pela Entidade Espiritual que luta para sua própria evolução.

Nada, absolutamente nada do que "tem" é seu verdadeiramente.

Nem mesmo o corpo que habita lhe pertence!

Exatamente por isso, cada um de nós deve se preparar para a verdadeira Vida, a Vida eterna, a Vida do Espírito, que é vivenciada fora das expressões materiais, promovendo o necessário esforço para se desapegar de tudo o que o cerca em termos materiais.

Deve permanecer apenas a essência moral, representada pelos próprios avanços, pelas próprias conquistas efetuadas no relacionamento com outros Espíritos e no aprendizado de tudo o que possa sobre a Natureza das coisas.

Aquele que gera esta consciência em si mesmo está se preparando para viver livre das amarrias das ilusões que a matária pode provocar!

Aproveita a vida na matéria para aprender.

Aprender a amar!




Mensagem recebida no NEPT em 05 de julho de 2014
Herculanum

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Ensinando o caminho


Quando alguém é advertido, pela razão que seja, precisa refletir quanto à origem da advertência, pois elas, as advertências, faem parte da economia da Vida, sendo momentos consideráveis para a Vida de qualquer pessoa.

É certo que não é agradável ser repreendido ou repreendida, mas quando isso acontece, é o caso de questionar a si mesmo qual o porquê da chamada de atenção, através da auto-análise cuidadosa com relação às posturas tomadas diante das circunstâncias que geraram o ocorrido problema.

É lícito pensar, também, que as advertências têm papel importante para todos os Seres humanos, já que é através da compreensão dos limites e dos erros que se pode efetivamente mudar de atitude e correr para a direção da própria evolução.

Observe o escultor que, para extrair a forma que deseja da pedra bruta, necessita burilá-la com cautela através de golpes precisos e bem dirigidos.

A advertência deve, portanto ser um ato de educação por parte daquele que a executa, efetuado com compaixão e respeito, assim como deve ser recebido pelo advertido como óleo para lubrificar as juntas dos pensamentos, permitindo o livre fluxo de ideias produtivas e justas.

Ao se curar uma enfermidade do comportamento ou da Alma, através da repreensão, não se deve partir para a humilhação de quem seja advertido.

Quem efetivamente quer auxiliar adverte com proveito real, colocando-se como educador, atuando com compaixão, embora tendo a postura que se pode compreender como sendo dura, mas sempre doce.

Ninguém está verdadeiramente acima de ninguém para que se possa colocar como se fosse superior aos demais e é necessário recordar disso ao lidar com qualquer pessoa com a qual se possa relacionar, seja pela razão que for.

Ao repreendedor a sugestão de agir com maturidade, cautela, serenidade e discrição.

Ao repreendido a sugestão de receber a advertência com maturidade, cautela, serenidade e discrição.

Para ambos o ensejo de que aproveitem a oportunidade para evoluir espiritualmente em seu próprio benefício em uma ocasião como esta!




Mensagem recebida no NEPT em 04 de julho de 2014
Militão Pacheco

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Num mundo agitado


Aparte-se do mal, faça o Bem, busque a Paz e siga-a!

A recomendação de Pedro citada acima parece muito simples, já que é uma expressão curta, entretanto revela em seu bojo enorme quantidade de transformações para o cotidiano, tanto na postura mental quanto nas atitudes diárias.

Aqui na Terra não é tarefa fácil apartar-se do mal, já que estamos mergulhados em haustos de pensamentos inúmeros que irradiam-no com permanência preocupante e não é de hoje!

Também é muito difícil praticar o Bem, já que as paixões corrosivas acabam por envolver a mente e iludir de tal modo que causa uma certa confusão diante das potencialidades para se pensar em praticar a caridade e a fraternidade.

O Mundo tem estado acostumado com o exclusivismo e acabamos por ignorar as necessidades do próximo e mesmo as coletivas.

Esta é a situação real para a maioria das mentes encarnadas na Terra.

Mas também é assim para a imensa nuvem de desencarnados que coabitam o Planeta com os Seres humanos envolvidos com a matéria, já que a morte física efetivamente não modifica ninguém.

Encontramos, então, na proposta de Pedro um verdadeiro desafio que exisgirá esforço imenso da parte de cada um para que se alcance em primeiro lugar o afastamento do mal e em segundo lugar a prática do Bem.

No começo, certamente, será esforço desmedido, mas, aos poucos, envolvido por alegria imensurável em decorrência do trabalho amoroso que eleva as qualidades morais da criatura, o Bem vai tomando conta e passa a ser companhia exclusiva da mente daquele que já compreendeu a real necessidade de se irmanar com toda a Humanidade em todos os setores da Vida, em todos os momentos da reencarnação e mesmo fora dos domínios da matéria.

Além disso, uma vez partícipe do Bem, o servidor do Cristo será tomado pela Paz interior tão aspirada e desejada por cada Ser humano desde sua criação.



Mensagem recebida no NEPT em 03 de julho de 2014
Vladas Audikas

quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Evangelho do Cristo


Ele está presente na Vida de todos, por mais que se possa dizer que alguém está fora da linha de condução para uma Vida venturosa no futuro.

É conhecido e reconhecido há mais de dois mil anos e se faz presente no consciente ou inconsciente na mente de todos os habitantes da Terra, sejam ou não sejam denominados cristãos.

Sua influência é manifesta no Mundo todo, em todas as coletividades, mas precisamos reconhecer que o simples fato de saber de sua existência não transforma absolutamente ninguém!

E é preciso saber, também, que mesmo aqueles que sabem de sua existência e o conhecem com certa intimidade sofrem imensamente para se deixar contaminar pela transformação que os levariam a olhar para a Vida com maior valorização e cuidado!

O Evangelho do Cristo é a Carta Magna de condução moral para a humanidade, mas somente aqueles que o incorporam para o reino interior é que alcançarão o objetivo da caminhada evolutiva plena!

Não basta saber de sua existência!

Não basta conhecê-lo relativamente bem!

Não basta conhecê-lo profundamente!

É necessário vivenciá-lo em plenitude e, para isso, a cirurgia da Alma, baseada justamente em seus princípios, é de fundamental importância!

Somente com a vivência do Evangelho é que cada um de nós viverá a Verdadeira Vida para a Esperança e para a Paz!



Mensagem recebida no NEPT em 02 de julho de 2014
Alva Luzia

terça-feira, 1 de julho de 2014

Faça sua parte


A Luz Divina é irradiada para todas as criaturas em todos os menores e mais escondidos lugares do Universo.

Ninguém e nada, por mais insignificante possa parecer está fora do pensamento do Criador, de modo algum!

Mesmo que pareça, em algum momento, que a Vida conspira contra você, esqueça isso, pois o Pai Eterno, o Criador de todas as coisa, a Divindade Maior, Deus, ou como você queira denominar, está em você!

Mesmo quando os problemas do mundo deixam-no atônito ou atônita, recorde que o Amparo Divino lhe acompanha e não se entregue ao desespero!

Muitos perderam uma ou mais reencarnações por conta de se haverem abraçado a ele, o desespero...

É certo que paciência ainda é um Bem a ser alcançado, mas a impaciência pode nos visitar a qualquer instante e ele é uma força contrária à evolução de qualquer criatura humana.

Portanto, usando de imagem figurativa, se você quer um fruto, não acabe com a flor!

Diante de embaraços da Vida reflita com cautela, aguarde passar o furacão que nasceu em seu íntimo para tomar decisões e atitudes, pois no rompante do problema pouco se define com acerto e, muitas vezes, as decisões tomadas são infrutíferas.

Confie que a Providência do Alto irá lhe acender uma ideia para solução ou enfrentamento de seus problemas!

Mas, é necessário que você dê condições íntimas para isso, mantendo seus pensamentos com algum equilíbrio e afastando-os do desespero devorador.

Faça sua parte, pois certamente Deus se encarregará de enviar um Anjo redentor que lhe auxiliará a superar os obstáculos!




Mensagem recebida no NEPT em 01 de julho de 2014
Militão Pacheco