Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Água fluidificada


A água pode ser fluidificada, de modo geral, em benefício de todos; todavia, pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo.

Quanto às condições para que os Espíritos amigos possam fluidificar a água pura, independe da presença de médiuns "curadores".

O tratamento magnético efetuado na água para determinado caso ocorre por ação dos Espíritos responsáveis pelo trabalho na Casa Espírita, ainda que os médiuns desta Casa não sejam médiuns de cura efetivamente, aproveitando-se dos potenciais daqueles que servem no trabalho mediúnico da Casa, com boa vontade e disciplina.

Não são necessárias reuniões especiais para tal finalidade, bastando a existência do trabalho de passes no contexto do Centro Espírita para que os tratamentos sejam efetuados, sejam aqueles para problemas espirituais ou de ordem física.



Mensagem recebida em 29 de fevereiro de 2016
Militão Pacheco

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O médium de Bem


As responsabilidades oriundas do trabalho mediúnico conduzem-nos a repensar nossa postura diante da vida.

O médium é, por necessidade, um vaso para as Entidades Espirituais que o buscam para a comunicação com o mundo material e, para que seja uma passagem adequadamente permeável na tarefa do Bem, ele necessita de determinado grau de equilíbrio, já que, na falta deste equilíbrio, ele também servirá de médium, mas para as sombras, sem qualquer sombra de dúvida.

Coloca-se, portanto, o médium em consonância com suas necessidades e precisa buscar recursos que o permitam trabalhar com o instrumento de comunicação através das esferas, voltado para o Bem.

Isto, se realmente deseja servir ao Bem, como deve ser o caminho mais adequado para todos nós, evidentemente.

Para isso, deve o servidor da Seara do Cristo buscar as energias construtivas do amor em sua estruturação básica para o exercício de suas atividades dentro de uma Casa Espírita.

Não há outro adequado caminho que o conduza ao Amor que não seja através do Cristo, pois o Mestre é a maior expressão do Amor sobre a Terra.

Ao buscar suas bases no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, estará o médium buscando a sintonia com os potenciais adequados para o seu desenvolvimento adequado na tarefa e no objetivo de servir.

O médium espírita cristão é a fagulha de Luz que paira sobre a crosta terrestre, ao conduzir a mensagem do Divino Emissário em suas atividades cotidianas.

Entretanto, é necessário rememorar que não basta ter a postura correta somente na Casa Espírita e durante o trabalho mediúnico.

É mister que se prolongue este hábito para a vida cotidiana nas pequenas atitudes, como nas grandes.

Faz-se objetivo a forma de pensamento construir a palavra cristã e a atitude cristã.

Deve ser um hábito para o médium espírita-cristão agir como tal sem precisar refletir sobre isso.

A postura evangélica precisa se tornar automática, para o seu próprio bem e para o bem daqueles que possam vir a acompanhá-lo durante sua jornada.

Assim, sendo, ele será um digno mensageiro e servidor na Seara de Jesus.


Psicografia recebida no NEPT
Inácio Ferreira
26 fevereiro 2016

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Desobsessão


O codificador do Espiritismo, Allan Kardec, expressa-se da seguinte maneira, a respeito da necessidade de se doutrinar Espíritos obsessores:

"Nos casos de obsessão grave faz-se necessário acima de tudo agir sobre o ser inteligente, com o qual se deve falar com autoridade, sendo que essa autoridade só é dada pela superioridade moral. Quanto maior for essa, tanto maior será a autoridade. E ainda não é tudo, pois para assegurar a libertação, é preciso convencer o Espírito perverso a renunciar aos seus maus intentos; despertar-lhe o arrependimento e o desejo do bem, através de instruções habilmente dirigidas com a ajuda de evocações particulares, feitas no interesse de sua educação moral"

Está claro que não se pode extinguir as obsessões graves se não houver um trabalho feito junto do Espírito obsessor, para convencê-lo a deixar de perturbar o obsediado.

Isso só poderá ser feito por meio de sessões mediúnicas realizadas exclusivamente para esse fim, sem pressa, sem prazo, podendo ocorrer até mesmo sem a presença do obsediado, mas sempre respeitando um princípio básico da espontaneidade, pois, na atualidade raríssimos são os casos nos quais o médium doutrinador tem condição moral para evocar o Espírito obsessor com a convicção real de que será ele mesmo a se apresentar para o devido tratamento.

Graças à relativa inconsciência dos médiuns em geral é lícito preservar-se da evocação para não correr o risco de ser enganado com certa facilidade.

Todos os fatos narrados nessas comunicações mediúnicas são de caráter íntimo e não deveriam ser revelados nem mesmo para o paciente ou para outros membros do Centro Espírita.

Pode-se dizer a uma pessoa que ela tem um problema espiritual e que será ajudada pela Casa Espírita, sem que se tenha de tratar de detalhes com ela.

Dizer a alguém que está perturbado, que ele foi um carrasco ou um suicida numa outra encarnação, só vai complicar sua situação mental e deixá-lo mais desequilibrado ainda.

Ter uma manifestação de um eventual "Espírito obsessor" que traga informações funestas e não necessariamente verdadeiras sobre o enfermo também não é recomendável e tampouco indicado, pois certamente irá gerar, também, ainda mais desequilíbrio para o paciente em tratamento.

Acrescentando mais uma reflexão, podemos recordar Emmanuel, que diz:

"Há grande diversidade entre doutrinar e evangelizar. Para doutrinar, basta o conhecimento intelectual dos postulados do Espiritismo; para evangelizar é necessário a luz do amor no íntimo. Na primeira, bastarão a leitura e o conhecimento; na segunda, é preciso vibrar e sentir com o Cristo. Por estes motivos, o doutrinador muitas vezes não é senão o canal dos ensinamentos, mas o sincero evangelizador será sempre o reservatório da verdade, habilitado a servir às necessidades de outrem, sem privar-se da fortuna espiritual de si mesmo."

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Valor em triplo da Doutrina Espírita


“O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma Doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que resultam dessas mesmas relações.” Allan Kardec.

O Espiritismo possui três aspectos que são as suas bases: filosofia, ciência e religião. Como o próprio Kardec falava: “Uma filosofia com aplicações cientificas e consequências morais”. Os três aspectos sempre devem estar em equilíbrio para garantir a pureza doutrinária.

Ciência – Método Científico


A ciência espírita tem como objeto de estudo a comunicabilidade com o mundo dos espíritos e os meios através dos quais essas comunicações podem ocorrer. Seguindo sempre o método científico e a observação severa da lógica, a ciência espírita procura explicar e documentar as formas de comunicação: como elas ocorrem, porque ocorrem e quando ocorrem, assim como seus significados e consequências. Estuda também as formas de se conseguir estas comunicações, a natureza dos espíritos e a forma de identificar seus diferentes estágios de evolução. A ciência espírita está contida em “O Livro dos Médiuns”, lançado em 1861.

Filosofia – Novos Campos Para o Conhecimento


A filosofia espírita trata de temas como Deus, o espírito, a matéria, a imortalidade da alma, a reencarnação, as pluralidades dos mundos habitados, entre outros. A filosofia espírita nos proporciona a fé raciocinada, ou seja, a fé embasada no conhecimento lógico dos porquês da nossa existência: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, para onde vamos, etc. Como afirmou Kardec: “fé inabalável é aquela que pode encarar de frente a razão em todas as épocas da humanidade”. A filosofia espírita está contida em “O Livro dos Espíritos” primeiro livro da codificação espírita lançada em 1857.

Religião – Aperfeiçoamento Moral


A religião espírita está embasada nos preceitos científicos e filosóficos da Doutrina, são as suas consequências. Não possui liturgias, nem sacerdotes, nem cânticos, batizados ou cerimônias de qualquer natureza. Não se utiliza de nenhuma imagem, vestimentas ou oferenda, não faz uso de velas, incenso ou amuletos.

Tudo se baseia no conhecimento do evangelho de Jesus Cristo e na busca do aperfeiçoamento moral, através da reforma íntima e da prática da caridade em seus mais amplos aspectos (moral e material). A base da religião espírita está contida em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, lançado em 1864.

Como podemos observar, o espírita é aquele que estuda, compreende e aplica na prática os ensinamentos dos espíritos. É acima de tudo um questionador, um investigador lógico e dotado de censo crítico. Só assim podemos adquirir a fé raciocinada e iniciar nosso processo de reforma interior, com a certeza que estes ensinamentos são a expressão da verdade e que devemos nos esforçar para alcançar um nível maior de evolução, pois temos o conhecimento que cada um recebe de acordo com suas obras, que somos o resultado de nossos atos passados e seremos o resultado de nossas atitudes de hoje.

Como disse Allan Kardec: “Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências”.

Por isso, devemos nos empenhar em estudar a Doutrina em seus três aspectos, não apenas em uma só parte. Devemos ler, estudar, comparar, passar tudo pelo crivo da lógica e da razão, esquecendo os velhos dogmas das antigas religiões que pregavam a fé cega e lutar para termos uma melhora nas nossas atitudes.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Falam tanto do Umbral...


Que resolvi escrever um pouco a respeito dele...

Umbral - Nome atribuído a uma localidade do chamado "astral inferior", onde se estabelecem os espíritos de baixa vibração espiritual, que precisam pagar por infrações cometidas contra as leis de Deus.

Em geral suicidas, homicidas, almas desajustadas e cometedoras de graves delitos.

Sua descrição não foge muito as descrições dantescas do inferno. E aí pode estar uma das razões da lenda de um inferno de fogo e enxofre.

Porém a realidade dos Espíritos que expiam no umbral é bem diferente e por que não dizer bem pior que a do inferno católico:

O Espírito, não raro, sofre incessantemente com a visão de seu suicídio ou de seus crimes.

Ás vezes, por anos a fio, revê sem parar o instante em que com um tiro tirava a própria vida, sente a carne sendo dilacerada pelo projétil, vê a condição desamparada de seus filhos que porventura tenha deixado, é constantemente acusado de assassino, numa guerra psicológica fora de nossa compreensão.

Muitas vezes sente fome ou sede insuportáveis, as vezes por anos seguidos.

Sente frio ou calor inenarráveis.

E em alguns casos sentem o seu próprio corpo sendo consumido pelos vermes, o vê se deteriorando e sente todas as sensações decorrentes deste estado de putrefação.

O umbral se caracteriza, na linguagem dos Espíritos, como um lugar de extremo sofrimento, "de choro e ranger de dentes".

Muitas vezes o Espírito, tão ignorante, desencarna, passa ali vários anos e mesmo assim ignora sua condição desencarnado.

Segundo as descrições dos Espíritos, o umbral é a sede dos Espíritos de baixo desenvolvimento espiritual da terra , e sua descrição é, não raro, de um lugar de trevas povoado de dor, gritos de sofrimento, gemidos, de um insuportável cheiro pútrido, o que já é suficiente para caracterizar o nível moral dos que ali residem.

Essa descrição deve ser tomada como uma constante, pois o umbral, como já relatado em vários textos trata-se do nome do lugar onde existem essas características básicas e para onde os Espíritos sofredores são encaminhados para resgatar dívidas, crimes e infrações.

O umbral se localiza próximo a crosta terrestre.

E é importantíssimo lembrar a maior diferença entre o umbral e o inferno católico:

No inferno católico a alma infeliz recebe uma sentença eterna de sofrer nas chamas do inferno para todo o sempre.

Segundo a Doutrina Espírita, o umbral é a região onde o Espírito desregrado permanece temporariamente, até que lhe seja permitida uma nova encarnação para que possa, sob o jugo da matéria, resgatar melhor suas dívidas para com Deus ou expiar para que possa continuar caminhando para frente rumo a sua evolução.

Porque no Espiritismo não existe uma lei de Deus que condene ou felicite um espírito eternamente, pois existe a lei da reencarnação e uma imposição assim estaria claramente negando a tão falada justiça divina, que o catolicismo tanto proclama mas se contradiz totalmente ao impor penas eternas para uma alma que só teve uma encarnação para praticar o bem e o mal.

Nesse ponto o catolicismo e outras religiões não procuram saber em que condições aquela Alma veio ao mundo, se numa família rica e carinhosa ou se numa sarjeta com uma mãe prostituta e um pai desconhecido.

É por esses motivos que só o Espiritismo consegue explicar lógica e racionalmente a vida e Deus sem se contradizer em nenhum momento.

Leitura recomendada para ilustrar ainda mais seus conhecimentos:

"O martírio dos suicidas" de Almerindo Martins de Castro,
"Nosso Lar" de André Luiz e psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier,
"Nos bastidores da obsessão" psicografado pelo médium Divaldo Pereira Franco e ditado pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda
e "O céu e o Inferno" de Allan Kardec)
"Memórias de um Suicída" de Yvone Pereira (imagem acima)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Caminhos longos ou curtos


Em processos diferentes, mas atendendo aos mesmos princípios de parasitose, encontramos os circuitos de obsessão e de vampirismo entre encarnados e desencarnados, desde as eras antigas em que o Espírito humano, iluminado pela razão, particularmente através do Espiritismo, foi chamado pelos princípios da Lei Divina a tomar outras postura, com relação ao egoísmo e à crueldade, à ignorância e ao crime.

Estagnados, entretanto, em grande número, e postando-se contrários aos chamados da razão, e livres para escolher o próprio caminho, muitas criaturas humanas desencarnadas, em alto número, começaram a oprimir companheiros de jornada, disputando afeições e riquezas que ficam retidos na matéria, ou tentando manter o padrão mental de vingança e delinquência, quando passam pelo processo da desencarnação em circunstâncias delituosas.

As vítimas de homicídio e violência, brutalidade manifesta ou perseguição disfarçada, fora do corpo material, entram na faixa mental dos agressores, conhecendo-lhes a enormidade das faltas ocultas, e, ao invés do perdão, com que se liberariam da cadeia de trevas, empenham-se em vinganças desnecessárias e destrutivas, retribuindo "olho por olho e dente por dente".

Outros desencarnados, exigindo que Deus lhes providencie solução aos caprichos infantis e colocando-se como incapazes para o resgate do preço devido à evolução que lhes é necessária, procuram o caminho do escárnio e, alegando a suposta impossibilidade de a Sabedoria Divina terminar com os padecimentos deles, pelos próprios homens criados, fogem, acovardados e preguiçosos, aos deveres e serviços que lhes competem.

Seguem, então, trajetórias escusas e equivocadas, nas quais se perdem em processos obsessivos deletérios e promíscuos que só conduzem à condução de si mesmos para níveis de estagnação espiritual, pois permanecem em níveis obscuros da própria consciência vitimizadas e sem condições para reagir como deveriam diante da dor e do sofrimento, transformando-se em verdugos ou em verdadeiros escravos nos processos obsessivos que podem ocorrer em períodos centenários e até mesmo milenários, infelizmente.

Mas, como todos estamos destinados à evolução, ainda que tardiamente diante da Vida Eterna, todos, sem exceção, iremos despertar em algum momento para a iluminada realidade da Vida Eterna e retornaremos para a Verdadeira Jornada de Amor para a qual o Criador nos encaminha.

O Livre-Arbítrio permite escolher entre o caminho da dor ou o caminho do Amor. Cada um faz sua escolha em busca do caminho reto que conduz a Deus ou dos atalhos que levam transitoriamente à dor.

Que cada um de nós faça sua melhor escolha!


Mensagem recebida em 20 de fevereiro de 2016
Ternório

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O tempo é relativo


As horas são invariáveis no relógio.

Mas não são sempre as mesmas em nossa mente.

Quando felizes, não nos damos conta dos segundos, dos minutos ou das horas... Eles simplesmente passam, rápidos e fugidios!

Satisfazendo aos nossos ideais ou interesses mais íntimos, os dias voam céleres.

No entanto, em companhia do sofrimento, da dor, da perda e da apreensão, temos a ideia de que o tempo está efetivamente paralisado, gerando ainda mais aflição!

E quando não nos esforçamos por superar a "câmara lenta" da angústia, a ideia aflitiva ou obcecante de que o tempo não passa naquela circunstância nos corrói a vida mental, levando-nos à fixação.

Chegados a essa fase, o tempo parece que se cristaliza dentro de nós, porque passamos a gravitar, em Espírito, em torno do ponto nevrálgico de nosso desajuste.

Esta sensação gera sofrimento, que parece ser perene!

Se, no entanto, conseguirmos mudar nossa faixa de pensamento para uma outra que nos permita alcançar a liberdade para pensar sem o pesar da dor, certamente iremos abandonar progressivamente o sofrimento para alcançar um outro estágio de forma de pensar.

Alcançaremos, então, um ponto de equilíbrio que nos levará a gerar consciência sobre o que é ter Fé, em seus vários estágios de aquisição do Espírito.

Inicialmente a resignação tomará conta do íntimo, para depois conhecer a esperança e finalmente a Fé ter lugar em nossas mentes.

Aí, sim, poderemos ser livres da queixa para viver como é necessário, dando importância para os segundos, minutos, horas, dias, meses e anos, ainda que sejam povoados de provas, que na verdade são nossas necessárias professoras.


Mensagem recebida em 22 de fevereiro de 2016
Albino Teixeira

sábado, 20 de fevereiro de 2016

A justiça


Muitas gentes gostam de promover a justiça pelas próprias mãos.

Que não seja pelas mãos, mas pelos pensamentos e pelas palavras.

Colocam-se na posição de magistrado que sentencia a esmo, sem deixar de penalizar em suas sentenças.

Categorizam as demais pessoas pelo seu próprio ponto de vista, como se portadores da única verdade o fossem.

Fazem verdadeiros julgamentos, nos utilizando para isso os parâmetros íntimos que guardam consigo, carregados de preconceitos atávicos adquiridos no decorrer dos muitos séculos que suas experiências pessoais permitiram adquirir.

Fazem, então, o papel de advogados do diabo, usando uma expressão popular, já que invariavelmente advogam em causa própria, pois sempre estão com a razão.

Todos estes irmãos mergulhados nos mares do preconceito, da mágoa, do ressentimento, da ira, da perfídia e tantos outros males que corroem o Espírito, necessitam ser acolhidos por preces, por orações, por boas vibrações para que seus mapas mentais possam ser renovados e transformados em mentes livres e preenchidos com amor.

Não é admissível que se compartilhe da mesma faixa de pensamentos, entrando no campo dos julgamentos e agir como eles.

É necessário abdicar de tal postura mental para auxiliar na liberação das almas encarnadas em vícios do pensamento.

É preciso compreender que não se combate o mal com o próprio mal, mas com o Bem.

Só fazendo o Bem iremos alcançar não somente a própria liberdade mas também a liberdade do próximo.

O pior de todos os vícios da humanidade não é outro senão aquela que permite ao homem cultivar pensamentos infelizes.

E é preciso mudar este padrão.

É preciso vivenciar uma nova era de pensamentos que sejam povoados de amor, caridade, fraternidade e respeito.

Somente assim a Nova Era terá início entre nós.

Que cada um faça a sua parte da melhor forma possível.

Contribuindo neste processo de transformação planetária.



São Paulo 19 de fevereiro de 2016.
Albino Teixeira
psicografia recebida no NEPT

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Fomação dos sentidos


No corpo dos animais superiores, obra-prima de supervisão e construção dos Arquitetos do Espírito, no transcurso dos séculos, a consciência fragmentária acrisola, então, os sentidos.

Findo longo período de trabalho, afirma-se o tato, por sentido cutâneo essencial, a espraiar-se por toda a pele.

Esta se converte em superfície receptora, com variadas terminações nervosas que se salientam por extrema complexidade, desde as arborizações simples até os corpúsculos especializados que se localizam dentro da derme, utilizando células especiais, em comunicação incessante com o cérebro, para que as sensações táteis constantes possam defender os patrimônios da vida.

Adestrada a atenção, o animal na esfera física e na esfera extrafísica elabora, por atividades reflexas, várias substâncias que lhe excitam os centros receptivos, definindo os chamados sentidos químicos, a culminarem no olfato e no gosto.

No epitélio olfatório, as células basais, as de sustentação e as olfativas, sobre as glândulas de Bowman, que se encarregam de fornecer o muco necessário à discriminação dos elementos odoríferos, operam a seleção das propriedades aromáticas das substâncias, e, no dorso da língua, na epiglote, na face posterior da faringe como no véu do paladar, os corpúsculos gustativos, guardando as células epiteliais de sustentação e as células gustativas, associados às pequenas glândulas salivares, fazem o registro das substâncias destinadas à nutrição.



André Luiz em Evolução em Dois Mundos, página 70.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Temas atuais: abortamento


Muitas pessoas preocupadas com o resultado de uma gestação, por conta de que a criança possa ser portadora de alguma anomalia, magnetizam suas ideias fixando na mente o propósito de interromper a gravidez.

A simples fixação do pensamento em ideias assim tão difíceis causa no Espírito reencarnante um enorme desconforto de tal maneira que há ruptura vibratória do Espírito para com a gestante ou para com o pai.

A humanidade incerta refere-se sempre em seus objetivos em preservar uma integridade aparente, pois não tem plena lucidez sobre a realidade da Vida Maior, que é a Vida do Espírito em um todo que abrange as experiências na matéria e a continuidade na verdadeira experiência que é a Espiritual.

Quando, e somente quando, o Ser humano conseguir entender que a Evolução depende deste todo, é que a humanidade irá alcançar elevação suficiente para entender que simplesmente eliminar vidas não é solução para absolutamente nada.

Ao contrário.

Tirando vidas cria-se maior tumulto e desarmonias, de tal monta que somente reencarnações numerosas poderão redimir a dor causada a outrem.

Quando do advento da talidomida muitas crianças nasceram sob o signo da deformidade, incapacitando recidivamente muitas delas.

Entretanto a imensa maioria pôde notar uma enorme força de vontade e superação para dar, inclusive, exemplo para as pessoas chamadas de "normais" e que cultivaram quadros de desregramento social, familiar, além de quadros ligados à depressão profunda e ansiedade generalizada.

A estas o exemplo dos deformados vitoriosos foi extremamente útil em sua reforma ética e moral, não há dúvida alguma.

Será que o grande número de Espíritos reencarnantes sob o signo da redução da capacidade cognitiva e motora estariam, realmente, vindo a este mundo por algum acaso?

Será que não há uma ligação por detrás desta grande prova coletiva?

Prova para eles e para aqueles que os recebem, sem qualquer dúvida.

Certamente o uso equivocado do livre arbítrio conduziu a tais acontecimentos.

Seja o erro em vida anterior, seja o erro na atual reencarnação, no descaso de governar e da própria população que, ingênua, poderia ter tomado atitudes que poderiam evitar transtornos.

Mas, quem é quem por hábito prevenir?

Assim são constituídas as provas, as expiações e os resgates, desde sempre.

"O escândalo é necessário, mas ai daquele que o provoca."

Façamos sempre, diariamente, uma análise da própria consciência.

Que esta análise permita, com lucidez, corrigir as falhas, redirecionar os equívocos, para um caminho que seja nos espiritualizando, nas premissas, nas propostas, não deformando permanentemente costumes envolvidos com egoísmo, orgulho e vaidade.

Afastando do coração o instinto destrutivo que carregamos habitualmente.

Aprendendo a enfrentar os problemas com dignidade e não destruir o que recebe pelo caminho, como se isso fosse dispensável, pois não é.

Aprendamos a construir.

Aprendamos a amar, pois esse é o nosso destino, verdadeiramente.



São Paulo, 12 de fevereiro de 2016.
Militão Pacheco

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 39ª. parte


Como aprendemos no nosso último estudo o homem ainda não incorporou as lições e os exemplos de Jesus.

Muito poucos, para não falarmos raríssimos, aqueles que se transformaram ao conhecer o Divino Mestre.

E para conhecer Jesus basta ler o Seu Evangelho, mas, isso não é o suficiente: temos que compreendê-lo e colocá-lo em prática no nosso dia-a-dia, o que não é tarefa fácil.

Mesmo depois da passagem luminosa do Cristo, o homem com seu egoísmo, orgulho e desejo de poder, tem criado circunstâncias difíceis para si mesmo.

Em todos os tempos, todos os Países são chamados aos valores do amadurecimento espiritual do Planeta Terra trazido por Jesus há mais de dois mil anos.

O mundo progrediu muito material e cientificamente nestes últimos séculos e todas estas conquistas vieram para o progresso e o bem do homem.

Mas, o homem que infelizmente, ainda traz o mal em seu âmago, sempre busca o uso equivocado do que conquista.

O Progresso vem de Deus, pois, o progresso é uma Lei Divina, portanto, sempre vem para o bem dos homens, e aquele que fizer mau uso irá se comprometer com as Leis Divinas e terá que reparar o seu erro, através de outra Lei Divina, que toda ação leva a uma reação.

A política do mundo continua presa a estes fenômenos dolorosos, por estar ainda arraigada aos sentimentos e comportamentos inferiores e infelizes, frutos de sentimentos indignos.

Apesar de toda essa infelicidade do ser humano, a compaixão de Jesus por nós sempre foi e é imensa, e enquanto nos destruímos uns aos outros. Ele, o Divino Mestre, continua a velar por nós das esferas mais elevadas da vida.

O trabalho, a dedicação e as atividades do Cristo, por amor a nós continua sempre.

Ele, o Divino Semeador, está e sempre esteve na direção de nosso Planeta.

Por isso, nada temos a temer, temos que confiar em Jesus, e começar a nos esforçar em entender e principalmente praticar o Seu Evangelho, o guia moral que Jesus nos deixou.

Como devemos fazer para compreender o evangelho, não superficialmente, mas, profundamente?

Não é realmente fácil...

O primeiro passo é termos vontade, que é a força motriz para nossa transformação moral.

Emmanuel, na obra O Consolador, fala sobre o tríplice aspecto da Doutrina Espírita: ciência, filosofia e religião. Ele nos dá orientações e explicações muito valorosas a este respeito.

Ele (Emmanuel) nos diz que a maneira mais fácil, de alcançar esta transformação é muito simples.

Basta pôr em prática o Vigiai e Orai ensinado por Jesus, criando dentro de nós um tribunal de autocrítica.

No Livro dos Espíritos a questão 919, Santo Agostinho nos dá uma belíssima orientação de como proceder para que sua reforma íntima seja eficaz.

O trabalho de auto-iluminação deve ser permanente, seguir um método, por que as luzes interiores são adquiridas com grande esforço e trabalho individual, e para alcançarmos está iluminação só temos o evangelho de Jesus.

Possuímos também o acompanhamento e a inspiração dos mentores espirituais, mas o trabalho de redenção é nosso, e exige sacrifício e renúncia.

Emmanuel nos diz: “...aquele que se ilumina, vibre e sente. ”

Quando nos iluminamos ficamos livres das influências exteriores, por que já possuímos luz interior, para vencer corajosamente as provas e as dificuldades que viemos enfrentar no mundo.

“...a obrigação primordial é o esforço, o amor ao trabalho, a serenidade nas provas da vida, o sacrifício de si mesmo, de modo a entender plenamente a exemplificação de Jesus Cristo, buscando a Sua Luz Divina, para a execução de todos os trabalhos que lhe competem no mundo. ”

“...porque apenas pela reeducação sentimental, nos bastidores do esforço próprio, se poderá esperar a desejada reforma das criaturas. ”

Citações de Emmanuel, do livro O Consolador.

A passagem do Cristo por este planeta, foi tão marcante, que Suas palavras, Suas lições e Seus exemplos ficaram para sempre, na memória da Humanidade.

Chegará o dia, que todos os povos compreenderão e praticarão seus preciosos ensinamentos, fazendo renascer o cristianismo puro e verdadeiro, da época das catacumbas romanas, reerguendo a Humanidade e levando-a para a cura real.

Geralmente, é nos corações mais simples e sofridos que encontramos as palavras e os exemplos de Jesus mais vivos e ativos.

Estes corações são os verdadeiros bem-aventurados.




Até breve.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A mente humana e o Espiritismo


Os questionamentos naturais com relação às razões para a dor e para o sofrimento encontram respostas claras com o amparo do Espiritismo.

Somente ele, o Espiritismo, consegue clarear os mais profundos aposentos das dúvidas que guardamos dentro de nós, muitas vezes no correr de décadas, ou séculos, considerando a imortalidade do Espírito.

Se as dúvidas da Alma fazem no mundo a paixão da ciência, que designa exércitos numerosos de hábeis servidores para a solução dos problemas de saúde e genética, reconforto e eugenia, no "após a morte" a grandeza da mente desafia todos os potenciais de inteligência, no trato metódico dos assuntos que lhe dizem respeito.

A psicologia e a psiquiatria, entre os homens da atualidade, conhecem muito pouco das questões existenciais do Ser humano, embora creiam ser portadoras de profundo conhecimento.

Mas, os resultados para as dúvidas existenciais de cada criatura humana mostram claramente que o Espiritismo tem servido muito mais para a transformação daqueles que o escutam do que as inumeráveis sessões de terapia sem o apoio do Mestre em seu bojo.

Por isso, a Psicologia transpessoal irá, progressivamente, prestar contas ao conhecimento humano para remoçar as emoções de cada um daqueles que a procurarem, pois ela envolve em sua base toda a Doutrina Espírita, que é reencarnacionista verdadeiramente.

Somente quando libertos do veículo material, quando temos a possibilidade de sobrepairar além das atrações de natureza inferior (que, por vezes, nos imantam à crosta da Terra, por longo período) compreendemos que o poder mental reside na base de todos os fenômenos e circunstâncias de nossas experiências isoladas ou coletivas.

E também conseguimos perceber a importância real do intercâmbio que ocorre entre as esferas material e espiritual.

A mente é manancial vivo de energias criadoras.

O pensamento é substância mensurável, embora ainda não compreendida desta maneira.

Encarnados e desencarnados povoam o Planeta, na condição de habitantes dum imenso palácio de vários andares, em posições diversas, produzindo pensamentos múltiplos que se combinam, que se repelem ou que se neutralizam.

Correspondem-se às ideias, segundo o tipo em que se expressam, projetando raios de força que alimentam ou deprimem, sublimam ou arruínam, integram ou desintegram, arrojados sutilmente do campo das causas para a região dos efeitos.

A imaginação não é um país de névoa, de criações vagas e incertas. É fonte de vitalidade, energia, movimento o idealismo operante, a fé construtiva, o sonho que age, são os pilares de todas as realizações.

Quem mais pensa, dando corpo ao que idealiza, mais apto se faz à recepção das correntes mentais invisíveis , nas obras do bem ou do mal.

E, em razão dessa lei que preside à vida cósmica, quantos se adaptarem, ao reto pensamento e à ação enobrecedora, se fazem preciosos canais da energia divina, que, em efusão constante, banha a Humanidade em todos os ângulos do Globo, buscando as almas evoluídas e dedicadas ao serviço de santificação, convertendo-as em médiuns ou instrumentos vivos de sua exteriorização, para benefício das criaturas e erguimento da Terra ao concerto dos mundos de alegria celestial.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

As células e os pensamentos



"Dispostas na construção da forma em processo idêntico ao da superposição dos tijolos numa obra de alvenaria, as células são compelidas à disciplina, perante a ideia orientadora que as associa e governa, quanto os tijolos vulgares são constrangidos à submissão ante as linhas traçadas pelo arquiteto que lhes aproveita o concurso na concretização de projeto específico.

É assim que são funcionárias da reprodução no centro genésico, trabalhadores da digestão e absorção no centro gástrico, Operários da respiração e fonação no centro laríngeo, da circulação no centro cardíaco, servidoras e guardiãs fixas ou migratórias do tráfego e distribuição, reserva e defesa no centro esplênico, auxiliares da inteligência e elementos de ligação no centro cerebral e administradoras e artistas no centro coronário, amolgando-se às ordens mentais recebidas e traduzindo na região de trabalho que lhes é própria a individualidade que as refreia e influencia, com justas limitações no tempo e no espaço.

Temo-las, desse modo, por microscópicos motores elétricos, com 'vida própria', subordinando-se às determinações do Ser que as aglutina e que lhes imprime a fixação ou a mobilidade indispensáveis às funções que devam exercer no mar interior do mundo orgânico."


Quaisquer desarmonias oriundas da matriz - o pensamento do Ser - irá banhar todas as células, gerando enfermidades das mais variadas, pois elas permanecem sob o comando vibratório desta matriz.

Da mesma maneira, certamente, os pensamentos emanados em harmonia pela própria criatura irão protegê-las profundamente, de tal modo que conservam sua energia e as mantém com maior vitalidade por período prolongado.

Quanto mais elevada a qualidade dos pensamentos da Criatura humana, mais equilibrado seu organismo físico.

Isso não impede, porém, que o indivíduo fique isento de suas provas, mas certamente as ameniza em vários sentidos, inclusive naquele que diga respeito à compreensão do próprio Ser, que em sua lucidez consegue observar melhor suas próprias necessidades diante da Vida e da eternidade.

Pode-se dizer, em resumo, que seu corpo ouve todos os seus pensamentos. O tempo todo...

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Provas Coletivas


Na provação coletiva verifica-se a convocação dos Espíritos encarnados, participantes do mesmo débito, com referência ao passado delituoso e obscuro.

O mecanismo da justiça, na lei das compensações, funciona então espontaneamente, através dos prepostos do Cristo, que convocam os comparsas na dívida do pretérito para os resgates em comum, razão por que, muitas vezes, intitulais “doloroso acaso" às circunstâncias que reúnem as criaturas mais díspares no mesmo acidente, que lhes ocasiona a morte do corpo físico ou as mais variadas mutilações, no quadro dos seus compromissos individuais.

................

Os abalos sísmicos não são simples acidentes da Natureza.

O mundo não está sob a direção de forças cegas.

As comoções do globo são instrumentos de provações coletivas, ríspidas e penosas.

Nesses cataclismos, a multidão resgata igualmente os seus crimes de outrora e cada elemento integrante da mesma quita-se do pretérito na pauta dos débitos individuais.


Emmanuel em "O Consolador".

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Desdobramentos




O desdobramento espontâneo pode mostrar um caráter medianímico, ou não. Caracteriza-se como medianímico , quando serve à manifestação de uma vontade estranha à do sujeito (médium), com vistas à orientação ou esclarecimento, ou, até, à mera comprovação da sobrevivência espiritual. Trata-se, aliás, de um fenômeno bem comum entre os médiuns de incorporação, que, em se desprendendo e chegando ao desdobramento, facilitam mais a ação do Espírito comunicante sobre seu equipamento físico, acompanhando, conscientemente, todo o processo, que não deixa, aliás, de receber, quase sempre, sua influência e sustentação.


O desdobramento induzido difere do espontâneo, por resultar de uma ação específica que deflagra o processo. O sujeito pode ser induzido ao desdobramento magneticamente ou hipnoticamente, apresentando-se mui tênues, na verdade, as diferenças entre os dois processos, facilmente confundíveis, aliás, e não sendo raro, até, que ambos sejam empregados conjugadamente numa mesma operação. A indução magnética é normalmente aplicada pelos Espíritos, em tarefa de ajuda aos médiuns, especialmente para que consigam desprender-se e, se for o caso, desdobrar-se, facilitando aos comunicantes o uso de seu equipamento físico para o trabalho psicofônico e psicográfico, entre outros.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Benzeduras




As chamadas “ benzeduras”, tão comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do passe regenerador, vulgarizado nas instituições espiritistas de socorro e de assistência.

Jesus nos deu a primeira lição nesse sentido, impondo as mãos divinas sobre os enfermos e sofredores, no que foi seguido pelos apóstolos do Cristianismo primitivo.

“Toda boa dádiva e dom perfeito vêm do Alto” — dizia o apóstolo, na profundeza de suas explanações.

A prática do bem pode assumir as fórmulas mais diversas.

Sua essência, porém, é sempre a mesma diante do Senhor, ou seja, as "benzeduras" são uma expressão da Fé popular, humilde, mesmo que dentro de religiões cristãs (ou não) que expressa a transferência de energias construtivas, aliviadoras e curativas, através das mãos, no exercício do amor ao próximo.



Manoel
11 de fevereiro de 2016

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Amor ao próximo


"Quando todas as criaturas humanas estiverem convencidas de que o Criador é o mesmo para todas e que tal Criador é soberanamente justo e bom, que o mal não parte do Criador, mas das próprias criaturas humanas, aí, sim todas elas se considerarão irmãs entre si, de tal forma que não reinará mais sobre a superfície da Terra o egoísmo, o orgulho e a vaidade, que são, verdadeiramente, as três grandes chagas da humanidade."


Militão Pacheco
10 de fevereiro de 2016

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Não se preocupe


Se as preocupações pudessem resolver todos os problemas certamente não teríamos problemas no mundo, já que basicamente todo ser humano carrega consigo grande dose desta emoção.

Na verdade a presença desta emoção denota a falta de confiança que carregamos conosco, ainda que recebamos imenso auxílio diuturnamente.

O amparo da vida espiritual é incessante.

Os encarnados recebem tratamentos, inspirações, intuições, flashes e auxílios diretos em tal volume que não se dão conta.

A vida espiritual é dinâmica e, assim como, Entidades Espirituais trabalham no sentido de perturbar os encarnados, por conta de suas imperfeições, os Espíritos do Bem mantêm um imenso trabalho para aliviar, consolar e curar sem parar.

Sem cessar.

Sem cansaço.

Quando desprendido da matéria, o Espírito fica livre para atuar no Bem e aqueles que já tem o desejo voltado para ele - o Bem, o fazem com muita alegria.

E, como eu disse, sem repouso.

Quanto mais o Espírito ajuda ao próximo, mais feliz ele se sente.

Mais pleno e próximo do Cristo ele se encaminha.

E é nisso que ele encontra a felicidade.

Se pudéssemos dar atenção para o imenso exército do Amor que trabalha na Seara do mestre, certamente as preocupações não dominariam a tantas pessoas como ainda ocorre na vida planetária.

Uma pequena atenção para o Amor já seria o bastante.

Um pouco de confiança em Deus e em Jesus aliviaria muitas Almas e evitaria muito sofrimento.

É preciso educar a mente para conduzir o coração para a direção da Fé.

Lembrar por exemplo, que não há injustiça no Reino do Criador.

Tudo o que parece ser injusto é um fato não compreendido, apenas.

Com o tempo, com a maturidade, vamos adquirindo ciência da importância do Criador de Jesus e da Fé em ambos na própria vida.

Assim a serenidade irá tomando conta do íntimo e poupando a criatura de dores e sofrimentos que só são necessários em função da própria postura da mente que carrega consigo o esforço do aprendizado, da compreensão, da realidade da vida e da sua continuidade no descerrar do corpo físico irá sedimentar o material que dará estrutura real nos fundamentos de Fé.

A Fé, como o perdão, liberta a Alma.

Assim, ele pode deixar de viver nas sombras da dúvida e caminhar em direção à Luz.



Albino Teixeira

Psicografia recebida no NEPT em 05/02/2016

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Tempos atuais




Queridos irmãos,

Porque ainda vivemos e orbitamos em um planeta de provas e expiações, somos assolados por dores e sofrimentos de ordem.

As epidemias assim como as tragédias de natureza coletiva, os cataclismas são comuns e fazem parte do cenário de eventos que precisamos aprender a enfrentar através da óptica do Amor e do Evangelho cristãos.

Assim como as chagas e as doenças de caráter individual, tem elas grande importância e utilidade nos processos restauradores e reparadores da Humanidade no estágio em que se encontram.

São também oportunidades benditas de aprendizado e crescimento, envolvendo um grande número de pessoas e as relações que se estabelecem entre elas.

É verdadeira seara de trabalho para tantos quantos se vêem envolvidos diretamente ou sensibilizados por elas.

São catalizadoras de atitudes no Bem, quer no campo da ciência com as descobertas que possibilitam, quer no campo do Humanitarismo pelas forças que aglutinam, na direção da caridade e na minimização de seus efeitos.

Muitos são os espíritos envolvidos na solução e na cura desses eventos que abalam a saúde pública.

Quer na Terra com o exército de encarnados nas frentes de trabalho, quer na Espiritualidade através do suporte que transmite às energias terrenas através dos irmãos envolvidos nesta causa através dos milênios.

Não reajamos pois com rebeldia ao Pai. Nestas circunstâncias, agradeçamos mais uma vez e coloquemos em prática o melhor de nós.

Combater as epidemias começa com a consciência que ninguém está só, tudo se comunica no reino de Deus e que há a necessidade do respeito profundo pela natureza, pela Humanidade sofredora.

E de que é o tempo mais do que nunca do trabalho bendito e da reforma íntima no combate das epidemias morais que antecedem as da matéria.

Abraços fraternos

Roberto Brólio
psicografia recebida no NEPT em 03 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Pineal: a glândula da Vida Espiritual


A epífise neural, glândula pineal ou simplesmente pineal é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, acima do aqueduto de Sylvius e abaixo do bordelete do corpo caloso, na parte anterior e superior dos colículos superiores e na parte posterior do terceiro ventrículo.

Compreendamos a glândula pineal como sendo a representante da Vida Espiritual presente no corpo físico.

Ela mantém as funções referentes ao sistema endócrino, mas está profundamente ligada à mente, através de componentes eletromagnéticos e da vitalidade do organismo humano, de tal sorte que pode-se afirmar ter como uma das funções comandar forças subconscientes sob os influxos diretos da vontade do Espírito.

Através da rede neural transmite os necessários impulsos que comandam todos os departamentos celulares, todos os órgãos do corpo humano, suprindo-os de energia psíquica para o equilíbrio ou desequilíbrio, na dependência da postura mental na qual o Espírito se encontre.

Podemos dizer que é a epífise o portal que existe entre a Vida material e a Vida Espiritual, para o Espírito encarnado, embora a Medicina Tradicional não observe com clareza qual o papel deste órgão para o Ser Humano.

Em torno do 4º e 5º mês de vida intra-uterina a glândula Pineal já apresenta células e tecido de sustentação, alcançando 2 mm de diâmetro.

Durante este período, via de regra o espírito reencarnante começa a perder a consciência atingindo rapidamente a total inconsciência.

Na pineal é que as expansões energéticas do psicossoma prendem-se mais profundamente, sendo por isto chamada " a glândula da vida espiritual" pelos palingenesistas (reencarnacionistas).

À medida que o desenvolvimento da Pineal se processa cada vez mais se acentua a união com as energias espirituais que impulsionam todo o desenvolvimento fetal modelado pelas matrizes perispirituais.

As modificações que ocorrem na glândula pineal são observáveis até os dois anos de idade.

Daí até 6 ou 7 anos, as transformações são muito lentas.

É exatamente neste período entre 6 ou 7 anos que a Reencarnação poderia ser considerada como definitiva pois o Espírito passa a ter fixação completa ao organismo biológico e principalmente à pineal.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Fatalidades


Os acidentes são eventos que podem ser prevenidos algumas vezes através da possibilidade de guiar adequadamente o próprio pensamento.

Outras vezes, entretanto os fatos ocorrem sem que possa interferir positivamente.

Mas praticamente nada está fadado a acontecer de forma absoluta.

A fatalidade, verdadeiramente, só existe quanto ao momento em que se deve aparecer e desaparecer deste mundo.

Haverá fatos que forçosamente devam dar-se e que os Espíritos não possam conjurar, embora o queiram.

Mas que se vê e pressente quando, no estado de Espírito, se pode fazer a escolha.

Não devemos crer, entretanto, que tudo o que sucede esteja escrito, como costumam dizer.

Um acontecimento qualquer pode ser a conseqüência de um ato que se pratica pelo próprio livre-arbítrio, de tal forma que, se não o houvesses praticado, o acontecimento não seria dado.

Imagine que, por alguma razão, se queime o dedo.

Isso nada mais é senão resultado da imprudência e efeito da matéria.

Muitas vezes resultado da falta de atenção, por se pensar em várias coisas ao mesmo tempo!

Os fatos corriqueiros estão muito mais ligados a circunstâncias assim do que se possa pensar, ainda que os "videntes" imaginem coisas diferentes!

Só as grandes dores, os fatos importantes e capazes de influir no moral, Deus os prevê, porque são úteis à depuração e à instrução.



Mensagem recebida em 03 de fevereiro de 2016
Silas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ação mentomagnética do pensamento


O pensamento é uma radiação da mente espiritual, dotada de ponderabilidade e de propriedades quimioeletromagnéticas, constituída por partículas subdivisíveis, ou corpúsculos de natureza fluídica, configurando-se como matéria_mental viva e plástica.

Partindo da mente, que a elabora, essa radiação se difunde por todo o cosmo orgânico, primeiro através do centro coronário, espraiando-se depois pelo córtex cerebral e pelo sistema nervoso, para afinal atingir todas as células do organismo e projetar-se no exterior.

Tal radiação mental, expedida sob a forma de ondas eletromagnéticas, constitui o fluido mentomagnético, que, integrado ao sangue e à linfa, percorre incessantemente todo o organismo psicofísico, concentrando-se nos plexos, ou centros vitais, e se exteriorizando no “ halo vital”, ou aura.

Do centro coronário, que lhe serve de sede, a mente estabelece e transmite a todo o seu cosmo vital os seus padrões de consciência e de manifestação, determinando o sentido, a forma e a direção de todas as forças orgânicas, psíquicas e físicas, que se lhe subordinam.

Através do centro cerebral, governa então as atividades sensoriais e metabólicas, enquanto controla ...

a respiração,
a circulação sanguínea,
as reservas hemáticas,
O sistema digestivo
e as atividades genésicas, por meio, respectivamente, dos centros ...
laríngeo,
cardíaco,
esplênico,
gástrico
e genésico.

É claro que, enquanto se demora em faixas modestas de consciência, a mente age, em tudo isso, de maneira instintiva, segundo a capacidade adquirida em miríades incontáveis de multifárias experiências, nos automatismos de repetição multimilenar, através da imensa jornada evolutiva que realizou, desde a condição de mônada fundamental , no corpo vivo das bactérias rudimentares.

Entretanto, esse maior ou menor grau de inconsciência, em sua própria atuação, em nada diminui a efetividade da ação da mente.

Apenas, à medida que ela evolui, amplia as próprias alternativas de poder, ganhando liberdade de conduta cada vez maior, por dispor de recursos de conhecimento teórico e prático cada vez mais amplos.

É pelo fluido mentomagnético que a mente age diretamente sobre o citoplasma, onde se entrosam e se interam as forças fisiopsicossomáticas, sensibilizando e direcionando a atividade celular, no ambiente funcional especializado de cada centro vital, saturando, destarte, as diversas regiões do império orgânico, com os princípios ativos, quimioeletromagnéticos, resultantes de seu metabolismo ídeo­emotivo...

saudável ou conturbado,
feliz ou infeliz.

Cumpre notar, todavia, que o fluido mentomagnético...

não é apenas o instrumento por excelência da ação da mente sobre o fisiopsicossoma,
mas igualmente o veículo natural que leva de volta à mente a reação fisiopsicossomática.

Ele está, portanto, constantemente carregado de forças mentofísicas interadas, que são a síntese viva do estado dinâmico do ser e a externação atuante de sua íntima e verdadeira realidade. (Ver: Aura humana)

Eis por que o vemos às vezes designado por fluido_animalou fluido vital, que são, sem dúvida, formas ou modalidades pelas quais ele também se manifesta, tal como ocorre com o ectoplasma.

O fluido mentomagnético está na base de toda a fenomenologia mediúnica e, por conseqüência, na base de todos os fenômenos de...

sugestão,
hipnose,
auto-hipnose,
obsessão
e inspiração, por ser o elemento natural de comunicação e de trocas energéticas entre os seres vivos.

Daí a imensa importância do passe_magnético, que é operação de transfusão de poderosas energias vivas.

Lembremo-nos, porém, de que cada um só pode dar do que tem e só consegue receber o que merece.


Hernani Sant'Ana

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sejamos gentis


É mais fácil praticar a gentileza do que se pode imaginar habitualmente.

A própria Natureza é gentil conosco, sem que nos demos conta!

O jardim florido oferece um colorido para os nossos olhos,

O sol doa para nós a energia para a existência da Vida,

Os pássaros embelezam a Natureza, sem cobrar nada por isso!

Pois é: a gentileza tem esta característica marcante: é sutil e muitas vezes quase imperceptível!

Simplesmente faz parte da nossa Vida, mas... E nós?

Nós temos o hábito de praticá-la?

Estamos predispostos a sermos gentis para com as demais pessoas e mesmo com a Vida de modo geral?

Se não estamos, deveríamos estar, pois a gentileza promove sorrisos, agradecimentos, simpatia e respeito para conosco!

A gentileza não se pede, muito menos se exige... É atitude de Almas esforçadas, que agraciando outras Almas, o fazem pelo simples prazer de fazer o dia do outro um pouco mais leve.

Nunca seremos obrigados a sermos gentis, mas quando formos, seremos recompensados com a gentileza alheia.

Ser gentil é, antes de tudo, usar da inteligência emocional para viver bem!



Mensagem recebida em 01 de fevereiro de 2016
Militão Pacheco