Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 6 de setembro de 2008

Espírito e Matéria


LIVRO DOS ESPIRITOS- Allan Kardec. Dos Elementos Gerais do Universo. Parte Primeira, Capitulo II, 2.Espirito e Materia, perguntas 21 a 28.


a) "Sendo Deus criador de todas as coisas, a razão exige concebê-lo sempre ativo. Por mais distante que figurarmos o início de sua ação, não podemos admiti-lo ocioso, um momento que seja."
b) "Do nosso ponto de vista definimos a matéria como sendo o que tem extensão, o que é capaz de nos impressionar os sentidos, o que é impenetrável. Porém a matéria existe em estado que ignoramos. Pode ser tao etérea e sutil que nenhuma impressão nos cause aos sentidos. Contudo, é sempre matéria."
c) "O Espirito é o principio inteligente do Universo e a matria é o agente, o intermediário com o auxílio do qual e sobre o qual atua o Espírito."
d) "A inteligência não é sinônimo e sim atributo do Espírito. Ambos se confundem num princípio comum."
e) "O Espírito e a matéria são distintos um do outra, mas a união do Espírito e da matéria é necessária para intelectualizá-la. Essa união é indispensável a nós, porque nao temos organização apta a perceber o Espírito sem a matéria."
f) "Pode-se conceber, pelo pensamento, o Espírito sem a matéria e a matéria sem o Espírito."
g) "Há dois elementos gerais no Universo; a matéria e o Espírito. E acima de tudo, Deus, criador de todas as coisas.
Deus, Espírito e matéria, constituem o princípio de tudo que existe. São a trindade universal. Mas, ao elemento material se tem que juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário entre o Espírito e a matéria, propriamente dita, por demais grosseira para que o Espírito possa exercer
ação sobre ela."
h) A matéria não é inteligente; o princípio inteligente independe da matéria. A origem de ambos é desconhecida; estao porem subordinados à lei geral, a uma inteligência suprema - Deus.

Nenhum comentário: