Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 19 de novembro de 2011

Literatura Espírita: até que ponto aceitar "de tudo"?




O Sr. José Passini é um estudioso da Doutrina Espírita, articulista judicioso que vem se especializando em análise de crítica literária, especialmente de obras ditas espíritas, escritas pelos Srs. Carlos Baccelli e Wanderley Soares. No site: www.orientaçãoespírita.hpg.ig.com.br e no portal A Era do Espírito, o interessado vai encontrar um número avultado de análises críticas realizadas pelo Sr. José Passini, cujo trabalho pode também ser conferido na revista “Reformador” de fe-vereiro de 2009, pp. 74-75, que inseriu um seu artigo “Salvação ou Evolução?”.
Gostaríamos de inserir as análises de crítica literária do Sr. José Passini de forma completa, mas somos impelidos a não fazê-lo em virtude do pouco espaço que o jornal dispõe.

Entretanto, tentaremos de forma sintetizada, transcrever o pensamento do referido autor. Vejamos:

Livro: Mereça Ser Feliz.
Autor espiritual: Ermance Dufaux.
Médium: Wanderley Soares.
Caráter da obra: Não espírita.
Orígem: supostamente mediúnica.

Análise de José Passini:
“Esta obra, como muitas outras que estão surgindo diariamente por via mediúnica, contém ensinamentos edificantes, citações de Jesus, de Kardec, de conhecidos Benfeitores Espirituais. Entretanto, de permeio, traz mensagens desalenta-doras, num ataque generalizado contra os espíritas sob a capa de alertamento. Atentando-se para os temas abordados e o estilo dos escritores, facilmente pode-se concluir que se trata de um plano para desacreditar o Espiritismo, desanimar trabalhadores, desvalorizando-lhes o trabalho no Bem. Às ve-zes sutilmente, às vezes diretamente, procurando desmerecer o próprio estudo da Doutrina. A julgar-se pela ótica deste livro, e de outras da mesma orientação, o Espiritismo não está con-seguindo ser escola de aperfeiçoamento para ninguém, o que é absolutamente falso!”
Mais a frente, diante de tantas afirmativas distorcidas e equivocadas do Espírito Ermance Dufaux sobre o que é Es-piritismo, questiona o articulista José Passini:
– “O que pretende, afinal, esse Espírito?
Eu acho muito justo que se substitua “Espírito” por “médium” e assim ficaria muito claro:
- o que pretende, afinal, esse médium?
Mas, o espaço do jornal nos chama a atenção.

2. - Vejamos, também, sobre Carlos Baccelli.
Sobre as obras escritas por Carlos Baccelli, sob a tutela do Espírito Dr. Inácio Ferreira, nos restringiremos, agora, apenas a ligeiras considerações. Posteriormente transcreveremos amiudadamente sobre cada obra específica desse autor. Por ora, vejamos em linhas gerais, o que diz o Sr. José Passini:
Os livros “(...) psicografados por Carlos Antônio Baccelli, contém bons ensinamentos e exemplos edificantes, cuja presença, na obra, só pode ser atribuída à tentativa de legitimar o resto do conteúdo, habilmente trabalhado por Espíritos que se dedicam ao combate ao Espiritismo. Essa mistura intencional de joio e trigo tem levado muitos leitores à aceitação de revelações mirabolantes, não raro vazadas em línguagem grotesca, fanfarrônica, na pretensão de ser hilária. Essa aceitação se deve ao desconhecimento das obras da Codificação e das subsidiárias, de bons autores encarnados e de-sencarnados.” (da análise do livro “Por Amor ao Ideal”).

3. - E na análise do livro “Sob as Cinzas do Tempo”, diz José Passini:
“Inácio Ferreira passou a ser, ao lado de Bezerra de Menezes e de Eurípedes Barsanulfo, referência no tratamento psiquiátrico à luz do Espiritismo. Mas, eis que, certamente Idealizado por inimigos – seus e da Doutrina Espírita – está sendo levado a público um verdadeiro programa de comprometimento da sua figura de médico e de espírita, nessa verdadeira caricatura que nos é apresentada através das obras mediúnicas psicografadas por Carlos A. Baccelli, em que o ilustre médico é mostrado como espírito vulgar, pueril, irritadiço, rude e irreverente.”

4. - Na análise do livro “A Escada de Jacó”, sintetiza José Passini:
“O livro à semelhança de todos os outros recebidos por Baccelli, tem forma impecável quanto à língua portuguesa, não se detectando nem mesmo erros de digitação. (...) Mas o seu conteúdo apresenta pontos que merecem atenção especial do leitor realmente interessado em informações consentâneas com a Doutrina Espírita.”

5. - E para encerrar, na análise do livro “Do Outro Lado do Espelho”, explica José Passini:
“O livro em pauta, de autoria atribuída ao Dr. Inácio Ferreira, psicografia de Carlos A. Baccelli, mostra um Espírito muito diferente do Dr. Inácio Ferreira retratado por Manoel Philomeno de Miranda, na obra “Tormentos da Obsessão”, psicografada por Divaldo Pereira Franco. Nesta obra, fica-se sabendo que o ilustre clínico é responsável por um pavilhão da grande instituição hospitalar fundada por Eurípedes Barsanulfo, onde são tratados, amorosa e respeitosamente, médiuns que falharam no desempenho de suas missões. Causa estranheza, na obra ora sob análise, o ilustre clínico apresen-tar-se como personagem controversa, que se ufana de sua rudeza, cuja tônica, nesta e em outras obras, é atacar os Espíritas e, mais particularmente, os médiuns, usando uma lin-guagem no mínimo vulgar.”

6. - Enquanto na análise do livro “No Limiar do Abismo”,elucida José Passini:
“Esta é a nona obra atribuída ao Espírito Inácio Ferreira, escrita através do médium Carlos A. Baccelli. (...) Quem leu as anteriores vai ter uma surpresa, por quase não encontrar mais aquela linguagem rude, contundente, agressiva, orgulhosamente apresentada por ele, e justificada pelo seu médium como sendo marca característica da sua maneira de ser quando encarnado. (...) É estranho que um Espírito que teria conservado, durante dezoito anos depois de desencarnado, a mesma maneira rude de se expressar, tenha mudado de um ano para outro.”

E muito mais teríamos por transcrever das elucidações do Sr. José Passini se houvesse espaço, cujas análises críticas imparciais esclarecem aos muitos principiantes espíritas.

Autor: Dâmocles Aurélio

Nenhum comentário: