Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 16ª. parte (com correções)


Terminamos o estudo sobre o quarto grupo de Espíritos, remanejados de Capela, os Hebreus.

Vamos agora, para o outro lado do mundo.

Vamos começar a estudar a Milenar China.

Inegavelmente, a civilização chinesa é muito anterior às civilizações, egípcia, indiana, ariana e do povo hebreu, (formadas pelos Espíritos remanejados de Capela, e responsáveis pela introdução das raças brancas) datando de aproximadamente 5.000 a.c.., enquanto a civilização egípcia data de aproximadamente 3.200 a.c., 1.800 anos após os chineses.

A China é habitada pela raça amarela, assim como o Japão, Coréias e Mongólia.

As civilizações de raça amarela, são as mais antigas do planeta, não sabemos de onde vieram os Espíritos remanejados para nosso planeta, para formarem a raça amarela, mas, podemos notar, que assim como os Capelinos trouxeram suas lembranças da pátria que deixaram para traz, e também foram convidados e acompanhados pela misericórdia do Cristo.

Notamos que os Espíritos que formaram a civilização chinesa, eram Espíritos valorosos.

Quando os Espíritos remanejados de Capela chegaram em nosso planeta, a China já contava com uma civilização regular e organizada, oferecendo os tipos mais homogêneos do planeta.

Já possuíam tradições que passavam de geração para geração.

Observando suas tradições e costumes, notamos a grande diferença para as outras raças, como traços de fisionomia, tipos físicos, escrita, alimentação, tudo isso “nasceu” das lembranças dos Espíritos que vieram para formar a raça amarela.

Estes Espíritos, a exemplo dos indianos e os hebreus, não confraternizaram com as outras raças, mantendo-se isolada, por ação do seu próprio livre arbítrio, o que colaborou para que sua cultura e tradições não sofressem tanta influência de outras raças.

Até a década de 1960, não tinhamos muitas informações da China, por ser uma cultura que por longo tempo se manteve isolada do ocidente e por ter desenvolvimento próprio.

Marco Polo, nascido em Veneza em 15 de Setembro de 1254, foi um mercador e explorador. Foi ele, um dos primeiros a percorrer a Rota da Seda, que era uma série de rotas interligadas através da Ásia do Sul, usadas no comércio da seda, entre o oriente e a Europa, provavelmente foram construídas a partir do oitavo milênio antes de Cristo, durante muito tempo, uma das poucas fontes de informação sobre a China e região foram os relatos de Marco Polo.

Marco Polo conheceu a corte do rei mongol Kublai Khan, neto do poderoso Gengis Khan, que foi um conquistador e imperador mongol.

Gengis Khan foi um grande estrategista, que venceu a grande muralha da China, que foi construída ao longo de aproximadamente dois milênios, sua construção começou no ano 220 a.c.e terminou na Dinastia Ming no Século XV. (1.400).

Sua função era defensiva, e hoje é símbolo da China, uma das maravilhas do mundo antigo, é a única construção humana que pode ser vista da Lua, sua extensão é de: 21.196km com 7 metros de altura.

Gengis Khan foi um dos comandantes mais bem sucedidos da história da humanidade, o imperador que mais conquistou territórios vinte milhões de quilômetros quadrados.

A título de curiosidade algumas invenções chinesas: papel, imprensa (primeiro livro impresso na China data de 868), papel moeda, macarrão (+/- 4.000 a.c.), pólvora (Século 10), seda, sorvete (feito de neve com suco de fruta e mel. +/- 3.000 a.c.).

O isolamento para o qual a China optou foi de alguam sorte prejudicial para a sua civilização e para seu progresso, pois progresso depende de trocas incessantes.

As próprias Leis Universais, não apóiam o isolamento.

Fomos criados simples e ignorantes, para progredirmos juntos, trocarmos experiências e conhecimentos, como diz Emmanuel: “ A existência é uma longa escada, na qual todas as almas devem dar-se as mãos, na subida para o conhecimento e para Deus.”

Enquanto os Indo-Europeus exploravam novos lugares, confraternizando com outras tribos, assimilando novos conhecimentos, os arianos que permaneceram na Índia ficaram estacionados em suas tradições, assim como, os hebreus e chineses.

Como a Lei do Progresso exige a troca de conhecimentos e experiências, vai chegar o dia que os chineses vão ter que se “abrir” para o resto do mundo, nesta época de transformações, a China será convocada a ensinar suas virtudes, e a aprender as virtudes dos outros povos.

E foi devido à sua resistência e isolamento que a China ficou estagnada e parada no tempo durante séculos, mas, devemos reconhecer que o povo chinês é muito espiritualizado.

E, no atual momento das transformações planetárias, a China já está vivendo uma grande mudança em relação as suas relações com outros povos.

Assim como ocorreu com os outros povos, Jesus com sua imensa misericórdia também enviou Espíritos missionários para ajudar o povo chinês na sua evolução.

Muito antes da chegada dos Espíritos remanejados de Capela, o povo chinês já possuía grande conhecimento do plano espiritual, conhecimentos estes, que ajudavam na direção e solução de problemas da vida.

FO-HI, é um dos três Augustos chineses que antecederam os cinco imperadores, é considerado um personagem mitológico, pertencente a dinastia Chou, a origem dos 64 hexagramas (forma geométrica que é uma estrela de 6 pontas, formada por 2 triângulos eqüiláteros), no judaísmo é a conhecida Estrela de Davi, que formam o I Ching (I) mudança e (Ching) clássico, é atribuída a FO-HI.

O I Ching é um texto clássico, é um dos mais antigos textos chineses que chegaram até nossos dias.

FO-HI viveu há mais de 5.000 anos atrás.
O I Ching traz em seus textos profundo conhecimento espiritual, símbolos que representam uma ciência altamente evolutiva, revelando ensinamentos da mais avançada metafísica (é uma das disciplinas fundamentais da filosofia (filo = amor e sofia = sabedoria), ela ocupa-se das questões últimas como: Existe Deus? Existe algo como um Espírito? São dotados de livre arbítrio?.

O I Ching diz que para que o homem mantenha uma relação com o todo, com a ordem universal, é necessário que tenha conhecimento de seu próprio funcionamento e do mundo que o cerca.

FO-HI também designou que todas as coisas e fenômenos pelos termos Yin (repouso) e Yang (movimento).

Após a vinda de Fo-Hi, Jesus continuou a enviar seus emissários, para preparar os povos para sua chegada, preparando o caminho para o Evangelho (Boa Nova).

Na China, um dos mais conhecidos emissários do Cristo, foi Confúcio (550 a.c. à 479 a.c.)

Algumas frases de Confúcio:

“Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.”
“Se queres prever o futuro, estuda o passado.”
“O silêncio é um amigo que nunca trai.”
“A humildade é a única base sólida de todas as virtudes.”

Jesus também enviou emissários, na Grécia, em Roma, e em todos os povos antigos.

Estes emissários eram Espíritos elevados, preparados para preparar a chegada de Jesus, trazer conhecimentos em diversas áreas (ciência, religião, filosofia), e ajudar no progresso daqueles povos.

Alguns emissários são:
Na Grécia, na área da filosofia:
Sócrates (470 a.c. à 399 a.c.)
Aristóteles (384 a.c. à 322 a.c.)
Platão (428/27 a.c. à 347 a.c.) – foi discípulo de Sócrates
Tales de Mileto (625/4 a.c. à 558/6 a.c.)
No Evangelho Segundo o Espíritismo, na introdução temos o resumo da doutrina de Sócrates e Platão, onde notamos os conhecimentos profundos que ambos missinários trouxeram, para sua época.

Relacionamos algumas citações de Sócrates:

1. O homem é uma alma encarnada.
2. Enquanto tivermos o nosso corpo e a nossa alma se encontrar mergulhada nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos: a verdade.
3. O corpo conserva os vestígios bem marcados dos cuidados que se teve com ele ou dos acidentes que sofreu. Acontece o mesmo com a alma.

Na Matemática:
Pitágoras (571 a.c. à 497 a.c.)
Ele nos deixou a sua famosa teoria, que é: Em qualquer triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos.
Arquimédes (287 a.c. à 212 a.c.)
Ele foi matemático, físico e astrônomo

Em Roma:
Cícero (106 a.c à 43 a.c.) – filósofo

Até breve...

Nenhum comentário: