Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Enganos

Fazemos parte dos trabalhos e das estruturas da Doutrina Espírita, por freqüentarmos e auxiliarmos nos trabalhos de uma Casa Espírita.

Aprendemos com a Doutrina o que diz respeito aos ensinos de Jesus, que foram, por assim dizer, traduzidos por Allan Kardec, por orientação do próprio Cristo e uma plêiade (equipe) de
Espíritos Superiores, para uma linguagem moderna e atual, que, aliás, ainda persiste, embora tenha sido codificada há cerca de cento e cinqüenta anos.

Algumas personagens históricas para o Espiritismo têm trazido à Luz a palavra do Espiritismo e a postura do Espiritismo, sendo então o espelho do Cristianismo, pois são a mesma coisa.

O Espírita é Cristão. Mas o Cristão não é necessariamente Espírita. Há uma enorme quantidade de pessoas que guardam consigo a designação de cristãos, por seguirem a palavra do Cristo de algum modo. São nossos irmãos de fé cristã, que difere da nossa, por conta de não aceitarem, por exemplo, a reencarnação e o intercâmbio existente entre a vida material e a vida espiritual, isto é, a comunicação com os chamados “mortos”.

Por essa razão, muitas vezes, nós, os Espíritas, somos convidados a nos retirar do convívio cristão. Dizem que somos partícipes com o Diabo, que estamos contra as Leis de Deus e outras coisas, com as quais, evidentemente não podemos concordar.

Mas tudo bem. Cada um pratica sua crença de seu modo, seguindo as diretrizes que nossa forma de crer nos dá para seguir adiante. O importante, realmente, é que nossa forma de interagir com O Criador, nos faça uma creatura melhor, digna, honesta, pacífica, respeitadora, lutadora no bem e preparada para servir aos nossos irmãos nos momentos oportunos.

Entretanto, dentro da própria doutrina, ou em paralelo com ela, surgem alguns problemas inerentes à dificuldade humana ligada à vaidade. São os falsos profetas. Pessoas inteligentes, sagazes, observadoras e particularmente sofistas, que induzem o pensamento para um terreno pantanoso, levando muitas pessoas a acreditarem em propostas que distorcem a Doutrina, aproveitando-se de linguajar apropriado e até mesmo hipnotizando com o objetivo de criar novos sistemas falhos, sem bases reais, sem respeito pela estruturação doutrinária e com finalidades equivocadas em benefício próprio, seja simplesmente por conta de sua imagem, seja para arrebanhar recursos materiais para si.

Essas pessoas têm um perfil que chama a atenção de muitos e acabam por se infiltrar em meios de comunicação, como rádio, televisão, internet, jornais e revistas, disseminando, sorrateiramente ideais e idéias impregnadas de preconceitos, misticismos, pensamentos mágicos surreais, propostas de novas ideologias carregadas de equívocos conceituais.

Para o Espírita não é difícil reconhecer esses veículos do equívoco. Basta ter Kardec em mente e Jesus no coração. Lembrar que Kardec projetou uma obra tão correta que um filósofo de extrema importância para o povo brasileiro o chamou de “o bom senso encarnado”. Herculano Pires era seu nome.

Como já citei, tivemos muitos exemplos de quem aceitou a Doutrina Espírita sem contestação e a divulgou serenamente. Podemos lembrar Bezerra de Menezes, Cairbar Schutel, Jésus Gonçalves, Eurípedes Barsanulfo, Chico Xavier, Divaldo Franco e muitos outros. Nomes de respeito não faltam, mas mesmo assim, os sofistas tentam iludir e dizem que Kardec está ultrapassado ou precisa de correções.

Se homens como estes simplesmente aderiram a Kardec, sem pestanejar, por qual razão será que outros homens ou mulheres querem mudar o Espiritismo?

É um caso para se pensar, não é mesmo?



Carlos Alberto Rey

Um comentário:

dedalo disse...

Se Kardec esta ultrapassado fico pensando que estas pessoas não lerão nada dele.
Para se falar de uma obra como a de Kardec e preciso ler toda a obra.
Isto é o pentateuco Kardequiano mais as revistas espiritas.
Tenho certeza que bem poucas pessoas que criticão tiveram a diciplina e coragem de o fazer pois leva tempo e diciplina na leitura.
Jesus,Kardec,Chico se completam.
Olha na verdade aqueles que se digam cristões as vezes não leram n a biblia?
E pior ainda os proprios espiritas estão por vezes dizendo que nosso querido Kardec esta ultrapassado?
TEMOS MUITO QUE PENSAR MESMO? QUEM E ESPIRITA É ESPIRITA POR INTEIRO NÃO PELA METADE.NÃO E MESMO?