Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Perdoar é compreender



Perdoar é compreender

Perdoar, de fato, não é uma atitude simples. Particularmente se o fato que causou a indignação é de gravidade tal, que não sai da memória.

Muitas pessoas confundem conceitos e acreditam que devem esquecer as ofensas, esquecidas de que a memória não permite o apagamento dos fatos, pura e simplesmente. É necessário enorme trabalho íntimo para que se possa reduzir as lembranças referentes a determinadas situações, particularmente essas mais traumáticas.

Apesar de nossa memória ser mutante, ela registra certos fatos de forma indelével, ainda que alimentada por emoções e sentimentos, que nem sempre são exatamente nobres...

Por isso, a melhor maneira, o melhor recurso para que se possa perdoar alguém por algum equívoco cometido é compreender a situação da qual surgiu o problema.

Assim, talvez se possa fazer aquele processo de inversão de posições e, talvez, facilitar um pouco para a possibilidade de se perdoar.

Trata-se do recurso de se colocar no lugar daquele que cometeu o erro, vestir sua pele para compreender alguma coisa que possa ter ocorrido para que possa ter dado o passo em falso.

Algumas vezes, nesta atitude, nós descobrimos que o erro foi efetivamente nosso e não da outra pessoa... Incrível, mas acontece... Nosso orgulho, entretanto, costuma ser uma enorme barreira que impede, ou no mínimo dificulta, que obtenhamos êxito nesse tipo de empreitada.

É uma pena!

O que temos de ter em mente é que perdoar e compreender são complementos do Amor e, em razão disso, pré-requisitos para podermos viver em Paz.

Para viver em Paz, é necessário ter em mente quer é fundamental recordar que todos somos companheiros em humanidade. Somos todos filhos de um mesmo Criador!

Ter esse ideal em mente, refletir sobre isso, reconhecendo que o entendimento e a tolerância que devemos a todos e que somos chamados a ter em nossos íntimos é a mesma tolerância da qual necessitamos de todas as pessoas!

Quando Jesus adverte “perdoa setenta vezes sete vezes ao seu irmão”, é óbvio que espera que venhamos a compreender para perdoar!

Tenha isso em mente para que possa viver em Paz, de verdade!

Militão Pacheco

Nenhum comentário: