Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Comemorar



Se aproximam as comemorações de final de ano. 

Todos se agitam para os preparativos de mais um Natal. 

Não nos esqueçamos da razão primeira das comemorações. 

Da misericórdia divina recebeu o planeta Terra a vinda do pacificador.

Dos mistérios insondáveis do Universo, do cosmos harmonioso, da bondade do Criador, pudemos como Humanidade testemunhar a passagem do Cristo Jesus em sua missão de lembrar aos homens o Amor.

Aquela semente primordial plantada em nossos corações pode então encontrar nas lições do mestre o terreno fértil para o despertar de um novo tempo. 

Em seu Evangelho, a beleza e a simplicidade da mensagem redentora: Amor ao Deus misericordioso sobre todas as coisas e ao próximo nosso irmão como a nós mesmos.

Que esta sementeira da paz e do amor frutifique sempre mais entre os homens, acima de suas diferenças de raça, de ideologia, de filosofia, de religião. 

Abraços fraternos 

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

A verdadeira alegria

Cultivemos a verdadeira alegria, aquela vinda da consciência tranquila, o trabalho realizado, do bom caminho trilhado.Jesus, nosso amado Mestre trilhou a senda de luz, indicando a direção a seguir, transmitindo a mensagem da vida verdadeira que nos aguarda a todos dispostos a acompanhá-lo nas lições do Amor.

Assumamos portanto a responsabilidade sobre nossa transformação interior, despindo as vestes do egoismo, do preconceito.

Cada dia é de fato a nova oportunidade de colaborarmos com a construção do Reino de Deus sobre a Terra. Esta construção é silenciosa e consiste em reduzir nossas próprias barreiras para que juntos edifiquemos a paz, a solidariedade, a verdade entre os homens.

Mais uma vez se aproxima a época do ano em que comemora-se a vinda do Cristo ao Planeta.

Façamos por merecer este advento pois foi e é por nós, por nossa salvação que ele se processa.

Jesus é presença efetiva. Que possamos todos ampliar nossas consciências em sua direção.

Abraços fraternos

Reforma pessoal

O Mestre Amado ao escolher seus colaboradores diretos, o fez entre humildes pescadores, desprovidos de recursos maiores.

Acordemos para o fato de que todos nossos, malgrado nossa falta de recursos somos também chamados pelo Cristo para a grande tarefa de sermos os pescadores de nossa transformação interior.

Recalcitrantes no erro e na ignorância por tantas vidas, acordemos enfim para a realidade do Espírito e do Amor. Já não é sem tempo!

Que cada um assuma a responsabilidade de sua Reforma Pessoal.

Cada remador no barco faz sua função para que em conjunto e guiados pelo Mestre inauguremos a Pátria do Evangelho sobre a Terra.

Que Jesus os abençoe nesta continua tarefa!

Darmos graças


Demos graças a Deus em todo momento.

Todo o instante é oportunidade de agradecer.
"Dar graças" é poder vivenciar a atitude de sermos gratos, não só num dia escolhido para tal, mas cultivarmos em nós, pensamentos e ações atinentes ao "Estado de Alma" de sermos gratos a Deus por tudo que vivenciamos.

Sim, pois tudo na natureza é gratuidade de Deus para conosco.

Uma grande e magnífica orquestração criada para a vida, seu progresso, seu desenvolvimento.

O Cosmos é a sinfonia perfeita em todos os movimentos para o abrigo e o trabalho dos Espíritos a caminho da Luz, como somos todos nós nas várias fases de nosso desenvolvimento, de nossa jornada pessoal.

Aquele que dá graças a todo tempo e momento já se dá conta desse "status" de filho e herdeiro de Deus Pai.

Que nossos pensamentos, nossas palavras, nossos atos, nossos gestos, nossas atitudes reflitam este que é um "Estado da Alma" o da gratidão.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

O médium e o estudo



Espiritismo é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

A Doutrina Espírita revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida; o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.

O Espiritismo não impõe os seus princípios. Convida os interessados em conhecê-lo a submeter os seus ensinos ao crivo da razão antes de aceitá-los.

Para a Doutrina Espírita não há destino, não há predestinação, não há sorte ou azar. O futuro é construído todos os dias. Através de pensamentos e ações, o espírito e seu grupo cultural escolhem e determinam seus caminhos, exercitando uma característica indissociável do ser inteligente: o livre-arbítrio.

A mediunidade, que permite a comunicação dos Espíritos com os homens, é um dom que muitas pessoas trazem consigo ao nascer, independentemente da diretriz doutrinária de vida que adote.

O médium deve trabalhar, sem cessar, pela própria evolução ou crescimento interior; dedicar-se a leituras de elevado teor espiritual, como por exemplo “O Evangelho Segundo o Espiritismo”.

A conduta reta e o amor fraterno representam a sua segurança e equilíbrio como medianeiro entre a dimensão material e a espiritual. Isto é fundamental para fortalecer o seu campo energético e situá-lo fora da faixa de sintonia com entidades inferiores.

Os mentores de um médium, por mais dedicados e envolvidos, não lhe poderão tolher a vontade e nem lhe afastar o coração das lutas indispensáveis da vida, em cujos benefícios todos os homens resgatam o passado delituoso e obscuro, conquistando méritos novos.

"O médium tem a obrigação de estudar muito, observar intensamente e trabalhar em todos os instantes pela sua própria iluminação. Somente desse modo poderá habilitar-se para o desempenho da tarefa que lhe foi confiada, cooperando eficazmente com os Espíritos sinceros e devotados ao bem e à verdade.

Se um médium espera muito dos seus guias, é lícito que os seus mentores espirituais muito esperem do seu esforço.

E, como todo progresso humano, para ser continuado, não pode prescindir de suas bases já edificadas no espaço e no tempo, o médium deve entregar-se ao estudo, sempre que possível, criando o hábito de conviver com o espírito luminoso e benéfico dos instrutores da Humanidade, sob a égide de Jesus, sempre vivos no mundo, através de seus livros e da sua exemplificação.

O costume de aguardar de um guia pode transformar-se em vício detestável, confirmando as possibilidades mais preciosas da alma. Chega-se a esse desvirtuamento, atinge-se o declive das mistificações e das extravagâncias doutrinárias, tornando-se o médium preguiçoso e leviano responsável pelo desvio de sua tarefa sagrada."

Militão Pacheco

Em novo terreno


Toda incursão em um novo espaço requer cautela e cuidado por parte daquele que ali passa a fazer parte do cenário.

Como quando se entra em casa de alguém, é necessário que seja feita uma reflexão a respeito de como são os hábitos daquela casa, para que não se venha a desrespeitar tais hábitos.

Cada família tem seus hábitos, seus costumes e não se tem o direito de entrar nesta família com as disposições para simplesmente tentar mudar algum desses costumes de acordo com as preferëncias de quem venha a tentar fazer parte desta família.

Cada pessoa vai cultivando ou vai demonstrando suas tendências no decorrer de cada experiência na Terra, conforme os anos vão passando, constituindo, juntamente com as potencialidades atuais, a personalidade que se forma e ninguém tem o direito de forjar a personalidade de quem quer que seja à força.

Os espaços necessitam ser conquistados por mérito, como resultado do esforço, da determinação e da disciplina de cada um.

Assim também funciona o coletivo, a coletividade.

Por esta razão cada Casa Espírita tem sua personalidade, formada à custa de um esforço coletivo, em razão do pensamento coletivo, dos anseios coletivos e até mesmo das necessidades coletivas.

Nenhuma Casa Espírita é igual a qualquer outra, pois, como já podemos compreender, há a formação da personalidade com o passar das experiências de todo o grupo que a compõe.

Por esta razão não se pode conceber em "levar" a experiência vivenciada em um lugar para outro, pura e simplesmente, sem que se provoque uma cisão, uma quebra e uma ruptura do que já existe.

É preciso recordar que até mesmo nos lugares mais distantes e ermos, onde a ignorância relativa à cultura ainda esteja atuante, os Espíritos encontram condições para auxiliar. Imagine onde possa existir algum grau de conhecimento e de cultura para os frequentadores e dirigentes como isso funciona como amparo para todos os que ali estão presentes de alguma maneira.

Cada um que siga seu caminho, buscando não interferir, não atrapalhar, não destruir o trabalho alheio, para não servir de escândalo, pois sabemos que o escândalo é necessário, mas ai daquele que o provoca…

Militão Pacheco