Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 24 de março de 2008

Questões Morais e Éticas sobre a Vida...


LIVRO DOS ESPÍRITOS - LIVRO SEGUNDO
CAPÍTULO VII - RETORNO À VIDA CORPORAL
ITEM II - UNIÃO DA ALMA COM O CORPO - ABORTOS

Pergunta 344: Em que momento a alma se une ao corpo?
Resposta dos Espíritos: “A união começa na concepção, mas não se completa senão no momento do nascimento. Desde o momento da concepção, o Espírito designado para tomar determinado corpo a ele se liga por um laço fluídico, que se vai encurtando cada vez mais, até o instante em que a criança vem à luz; o grito que então se escapa de seus lábios anuncia que a criança entrou para o número dos vivos e dos servos de Deus.”

Pergunta 345: A união entre o Espírito e o corpo é definitiva desde o momento da concepção? Durante esse primeiro período, o Espírito poderia renunciar a tomar o corpo que lhe foi designado?
Resposta dos Espíritos: “A união é definitiva no sentido de que outro Espírito não poderia substituir o que foi designado para o corpo; mas, como os laços que o prendem são muito frágeis, fáceis de romper, podem ser rompidos pela vontade do Espírito que recua ante a prova escolhida. Nesse caso, a criança não vinga”.

Pergunta 346: Que acontece ao Espírito, se o corpo que ele escolheu morrer antes de nascer?
Resposta dos Espíritos: “Escolhe outro”.

Pergunta 353: A união do Espírito com o corpo não estando completa e definidamente consumada, senão depois do nascimento, pode considerar-se o feto como tendo uma alma?
Resposta dos Espíritos: “O Espírito que deve animar existe, de qualquer maneira, fora dele. Propriamente falando, ele não tem uma alma, pois a encarnação está apenas em vias de se realizar, mas está ligado à alma que deve possuir”.

Pergunta 354: Como se explica a vida intra-uterina?
Resposta dos Espíritos: “É a da planta que vegeta. A criança vive a vida animal. O homem possui em si a vida animal e a vida vegetal, que completa, ao nascer, com a vida espiritual”.

Pergunta 355: Há, como o indica a Ciência, crianças que desde o ventre da mãe não têm possibilidades de viver? E com que fim acontece isso?
Resposta dos Espíritos: “Isso acontece freqüentemente, e Deus o permite como prova, seja para os pais, seja para o Espírito destinado a encarnar”.

Pergunta 356: Há crianças natimortas que não foram destinadas à encarnação de um Espírito?
Resposta dos Espíritos: “Sim, há as que jamais tiveram um Espírito destinado aos seus corpos: nada devia cumprir-se nela. É somente pelos pais que essa criança nasce”.

De acordo com o que acabamos de ler:

1. A união da alma com o corpo só se completa no nascimento. Antes disso, a alma está ligada ao corpo por um laço fluídico “frágil, fácil de romper”, que vai se estreitando à medida que a gestação vai se completando. SOMENTE NO NASCIMENTO SE DÁ A UNIÃO DO CORPO COM A ALMA.
2. A alma está designada para o corpo, mas não vive nele e nem depende dele para viver. O corpo em formação está ligado à alma que deve possuir, e é o corpo que depende da alma para viver, pois é a alma que anima o corpo, e não o contrário.
3. Os espíritos dizem que a vida intra uterina é como “a da planta que vegeta. O homem possui em si a vida animal e a vida vegetal, que completa, ao nascer, com a vida espiritual”

Isso nos leva a uma outra reflexão: muitos poderão interpretar, erroneamente, que se a vida intra uterina é vegetativa, e a alma não se une ao corpo antes do nascimento, então o aborto não pode ser considerado um crime aos olhos de Deus, pois o feto ainda não está animado por uma alma.Vejamos o que nos dizem os espíritos, no mesmo capítulo:

Pergunta 358: O aborto provocado é um crime, qualquer que seja a época da concepção?
Resposta dos Espíritos: “Há sempre crime quando se transgride a lei de Deus. A mãe ou qualquer pessoa cometerá sempre um crime ao tirar a vida à criança antes do seu nascimento, porque isso é impedir a alma de passar pelas provas de que o corpo devia ser o instrumento”.

Nossas considerações finais:

Através das reencarnações sucessivas, o espírito passa pelas muitas experiências que a veste carnal lhe propicia, e pode trilhar seu caminho de evolução. É também pela lei de reencarnação que a justiça divina se faz, pois como espíritos eternos somos responsáveis por nossos atos, e a reencarnação é a possibilidade de reparar nossos erros. Portanto, se muitas vezes pensamos erroneamente que a justiça não se faz, é porque nossa visão se restringe a apenas uma encarnação, mas a vida do espírito não começa nem termina em uma única existência. Daí se explicam tantas desigualdades que vemos - que podem muito bem ser conseqüências do que, na outra ponta, consideramos como “impunidades”.

Se Deus é amor, ele também é justiça. Estamos TODOS, indistintamente, sujeitos às mesmas leis, e não há “eleitos”. Todos nós colhemos o que plantamos, e somos responsáveis por nossas ações, no aqui e no Além. A Justiça Divina não permite que nossos erros passem incólumes, mas nos oferece oportunidades incontáveis de redenção, através das vidas sucessivas.

Assim sendo, o aborto delituoso é um crime aos olhos de Deus, porque impede a outro espírito a oportunidade de renascer na carne, para se redimir dos seus erros e prosseguir na sua senda evolutiva.

Por outro lado, as células tronco embrionárias, congeladas em laboratório, não possuem alma, uma vez que a união de alma e corpo se dá somente no nascimento.

=> Devo, aqui, fazer uma consideração: Alma é, no conceito Espírita, o Espírito encarnado que habita o corpo, portanto, o EMBRIÃO AINDA NÃO POSSUI ALMA, POIS NÃO ESTÀ INTEIRAMENTE ENCARNADO, JÁ QUE A ENCARNAÇÃO SOMENTE SE EFETIVA COM O NASCIMENTO, PORÉM (E SEMPRE HÁ UM PORÉM), PODERÁ HAVER UM ESPÍRITO LIGADO A ESTE EMBRIÃO, MESMO QUE POR LAÇOS TÊNUES, QUE TERÁ SUA CHANCE DE VIVER CEIFADA, SE SUBMETIDO A DETERMINADOS PROCEDIMENTOS, COMO OS EVENTUAIS EXPERIMENTOS DE LABORATÓRIO PARA A PRODUÇÃO DE TECIDO TOTI-POTENTE (CÉLULA TRONCO). Assim, já que não temos como definir o que é Vida e exatamente quando ela começa, não podemos afirmar que as células tronco embrionárias sejam um amontoado amorfo de células desprovidas de vida (volto a citar: o que é Vida?)desde que estas células tenham sido "extraídas" de um feto, ou mesmo de um ovo (blástula = primeira fase embrionária e também não podemos afirmar que NÃO HÁ UM ESPÍRITO LIGADO, MESMO QUE PRECARIAMENTE A ESTA ESTRUTURA. Assim, esta afirmação parece-me um tanto descuidada nesta análise e faltam recursos adequados para fazer esta afirmação.

Conforme a questão 356, quando perguntados se há crianças natimortas, para as quais nenhum espírito foi destinado, os Espíritos responderam que sim, “há as que jamais tiveram um Espírito destinado aos seus corpos: nada devia cumprir-se nelas”. É assim que eu entendo as células tronco embrionárias: que não têm espíritos designados para animar seus corpos, pois eles não irão nascer, e não precisam portanto de alma para animá-los.

=> Mais uma vez irei opinar: como saber quando não há um Espírito destinado para tal ou tal feto? COMO? Somente depois de se constatar que é um natimorto. Não há outro recurso, pelo menos por enquanto!

Como dizem os espíritos: “nada devia cumprir-se nelas” - ou seja, essas células não se transformarão em corpos que precisam da alma para serem animados, em outras palavras, para que vivam. Mas, servem de qualquer modo à ciência, na busca do homem por uma vida melhor, com menos dor.

texto extraído do site: O que os Espíritos dizem: http://kardec.wordpress.com/ com ressalvas e observações de Carlos Alberto Rey, do NEPT.

Nenhum comentário: