Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 8 de maio de 2008

PERDOAR


Perdoar: do lat. Med. Perdonare significa “absolver”. É o estado de ânimo em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado. O pecado, na Religião é um agravo a Deus, e o perdão consiste em não considerar-se Deus agravado; ou seja, desagravo.

O conceito de perdão, segundo o Espiritismo, é idêntico ao do Evangelho, que lhe é fundamento: concessão, indefinida, de oportunidades para que o ofensor se arrependa, o pecador se recomponha, o criminoso se libere do mal e se erga, redimido, para a
ascensão luminosa. (Equipe FEB, 1995).

Reconciliação – do lat. reconciliato, de reconciliare, constituído por re = prefixo iterativo + conciliare = conciliar, trazer a um acordo significa restabelecimento de relações ou de acordo entre duas pessoas que se haviam desentendido. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo).

Entretanto, perdoar não é sinônimo de esquecer, é eqüitativo a relevar e não infere em confiar, portanto, podemos perdoar alguém por equívocos cometidos para conosco, mas não temos "como" voltar a confiar, pelo menos de imediato, e precisamos aguardar que quem tenha nos traído a confiança venha a mudar verdadeiramente de postura para reconquistar a nossa confiança.

Podemos nos reconciliar com o desafeto que tenha nos traído, por conta de que nós também precisamos do perdão alheio, mas trazê-lo para o nosso meio, a título de tratá-lo como amigo, é questão de tempo. Aliás, o tempo é nosso grande amigo nesses processos, nessas circunstâncias da vida, pois vai facilitando o esmaecimento de todas as feridas e permitindo que nossa memória apague os episódios mais obscuros e não mantenha as mágoas tão vivas em nossos corações.

Com o tempo tudo vai se acertando e se justapondo ao necessário para cada um de nós, a título de que as desavenças sejam menos valorizadas e perdoadas. Até mesmo a reconquista da amizade vem a acontecer, permitindo-nos seguir na trilha da Paz, da qual somos tão necessitados.

Ao perdoar, liberamo-nos das âncoras que nos retém ao equivoco podemos retomar nossa jornada evolutiva em direção ao AMOR que deve unir toda a Humanidade. Mas, muitas vezes, o esforço é enorme e exige determinação e renúncia para alcançar o verdadeiro e sincero perdão.

Mas precisamos lembrar de que não há conquista sem esforço. Em setor algum da VIDA HUMANA.

Façamos o que for preciso para perdoar e para conquistar o perdão daqueles a quem tivemos a oportunidade de ofender, para que possamos seguir livres em direção à LUZ evolutiva que Jesus nos mostrou quando de sua vinda à Terra.

Nenhum comentário: