Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

domingo, 1 de junho de 2008

Ética: precisamos conhecer isso!

As várias Casas Espíritas do Brasil vêem crescendo em responsabilidade e intensidade de trabalho. É necessário que venhamos a nos dispor a discussões sobre as diretrizes tomadas em cada uma delas. Sabemos da existência de diferentes propostas dentro da mesma Doutrina, quanto aos recursos que se lança mão para a terapêutica de problemas de ordem espiritual e de ordem física (orgânica).

Não deveríamos deixar de lado, esquecer, a importância da razão nessas mesmas propostas, ao envolver pessoas que procurem um Centro Espírita para seu socorro, uma vez que, muitas delas se encontram, ainda, sem consciência real do que é o Espiritismo, de quais são seus recursos, suas ferramentas autênticas para ajudá-las.

Não deveríamos nos deixar levar por instrumentos equivocados e enganosos, sob o aspecto ético, para socorrer as Almas ainda inocentes sob o ponto de vista do conhecimento. Elas não sabem o que é o Espiritismo, não sabem do que ele versa e como ele aborda as mazelas humanas. Não sabem que a maior de todas as propostas terapêuticas desta maravilhosa Doutrina de Amor é a reforma íntima. Não sabem que o maior manancial para a cura REAL de cada um está dentro de si mesmo.

Não sabem que, dentro de um Centro Espirita, serão acolhidos como irmãos, socorridos pelos Espíritos Amigos do Bem, que servem na Seara de Jesus, aliviando suas dores e, eventualmente, curando suas doenças, mas que, na seqüência de sua terapêutica, serão convidados a olhar para dentro de si mesmos e a mudarem de postura diante da Vida, diante do próximo, diante das perdas, dos ganhos, das vitórias e das derrotas.

Serão convidados a ler, em seu interior, como viver melhor, como conviver melhor. Como criar e cuidar dos amigos, abandonando progressivamente a postura egoísta que somos estimulados a ter na Terra, por conta da importância que se dá habitualmente à matéria e às paixões.

Este é o verdadeiro Centro Espírita. Aquele que não conduz o Ser a esta mudança radical de si mesmo e mantém o sonho da cura exterior, através de recursos terapêuticos não espíritas, tais como, por exemplo, a cromoterapia, ainda que seja temporariamente, estará comentendo, no mínimo, um erro de ética que precisa ser corrigido, para manter a tão desejada UNIDADE, que tantos alardeiam aos quatro ventos em órgãos de publicação dos mais variados tipos, inclusive a internet.

Nenhum comentário: