Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 24 de março de 2009

O servir e a disciplina.

Disse-nos o Bom Mestre que aquele que quisesse, de nós, ser o primeiro dentre todos, que servisse a todos, pois nem mesmo Ele, o Cordeiro de Deus, veio para ser servido, mas para servir. E serviu.

Jesus serviu a humanidade como ninguém na Terra jamais serviu.
Doou-se totalmente, de toda boa vontade e foi sacrificado por nós e para nós.

Entretanto, seu “servir” está presente entre nós até hoje. Ele é o Primogênito, o Ungido, o Responsável por nós todos, desde os primórdios da Terra.

E quanto a nós? O que fazemos corriqueiramente pelos nossos irmãos e por nós mesmos?
Há, entre a imensa maioria de nós a real disposição para o serviço fraterno?

Vamos, cada um de nós, questionar a consciência. O quê eu tenho feito de minha vida? Tenho sido um cidadão útil para a sociedade? Tenho sido um familiar correto para minha família? Tenho sido um colega justo em meu ambiente de trabalho? Tenho sido um aspirante a cristão, na Casa Espíta? Tenho agido como me recomenda o Mestre?

São muitas indagações, é verdade. Muitas, entretanto, todas necessárias. Sem exceção.
Além disso, além de me preocupar com meu comportamento, com minha postura, com minhas palavras, com meus gestos, não seria importante analisar como tenho atuado com relação à minha resposabilidade? Tenho cumprido com meus deveres mínimos? Tenho tido disciplina para com eles? Não se fala de fazer tudo com amor, quando se usa a nomenclatura espírita. Mas, como fazer as coisas com amor, se não há disciplina?

O carinho em exercitar um trabalho leva qualquer pessoa a agir com respeito e dignidade, sem que exista qualquer necessidade de outra pessoa, além dela própria, cobrar pelo esmero.

O carinho em uma tarefa leva a criatura a efetuar sua obra naturalmente, sem a necessidade de qualquer cobrança.
É certo que muitos, mesmo com ternura, no início, ainda encontram dificuldade para conseguir ter disciplina. Mas a ternura, o carinho facilitam esta aquisição e a caminhada se torna mais simples.

Aliás, as conquistas para a alma sempre são mais simples, quando este ser está bem disposto para alcançar seu intento. Quando há má vontade, nota-se que pequenos obstáclos transformam-se em paredes gigantescas, intransponíveis.

Desta forma, nota-se que o carinho, a boa-vontade na execução das tarefas andam de mãos dadas uma com a outra.
Conclui-se que o amor realmente constrói.
Mas todos, todos, sem exceção, necessitam de oportunidades. Oportunidades para aprender e para vencer. Vencer a si mesmo e vencer na vida. Vencer sob o ponto de vista moral, ético e espiritual.

Todos temos estas oportunidades, e isto sabemos por conta do amor do Criador que nos permite inúmeras chances para corrigirmos, mudar trajetória e angariar conquistas.
Isto se dá, não só nas muitas chances que a vida dá, oferece, mas também por conta das inúmeras reencarnações que temos para que se cresça, se evolua.

Enquanto estamos em uma das estações da vida, na carne, em uma das encarnações, como agora, vamos procurar mudar o que pudermos em nós, para melhor, para evoluir e alcançar o entendimento da necessidade do real desprendimento com relação às paixões.
Vamos desenvolver o prático sentido de que é melhor servir, que ser servido.

Militão Pacheco
PSICOGRAFIA – NEPT – 06.03.2009.

Nenhum comentário: