Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O Espírito da Verdade

Afinal das contas: O Espírito da Verdade é ou não é o próprio Cristo?

Bem, importa lembrar que a própria Obra da Doutrina cita que a identidade dos Espíritos não tem importância e que o fundamental é analisar o conteúdo das comunicações, mas mesmo assim podemos fazer um exercício na compreensão da questão do Espírito da Verdade, Entidade Espiritual fortemente presente em toda a Obra Doutrinária do Espiritismo.
Para isso, veja em prolegômenos a lista de Espíritos que assinam o mesmo texto:

São João Evangelista, Santo Agostinho, São Vicente de Paulo,
São Luís, O Espírito da Verdade, Sócrates, Platão,
Fénelon, Franklin, Swedenborg, etc

Todos eles representam Jesus e falam em nome Dele, por conta de estarem muito próximos Dele e podem tomar a palavra em nome Dele, inclusive usando seu nome, pois têm liberdade para isso.
São Espíritos que têm hierarquia adquirida com pleno potencial para isso e podem, perfeitamente, representar a palavra de Jesus.
Por isso, quando assinado Espírito da Verdade, poderemos ter uma mensagem de Jesus ou de um dos seus representantes, que diríamos, têm uma "procuração" do Cristo. Portanto, é como se fosse Ele falando. Mas pode ser Ele, também, como acontece no Capítulo V do Evangelho, quando diz "Eu sou o Grande Médico das Almas..." por exemplo.
Neste caso é Ele, sem qualquer sombra de dúvida. Mas pode ser representado por um de seus Prepostos, que, apesar de falar uma linguagem tão elevada quanto e colocar sua identidade como sendo o Espírito da Verdade (há traduções que apontam para Espírito "de" Verdade...) é Seu representante e não utiliza a mensagem para se identificar como sendo o próprio Cristo. Lembrando que a identidade do Espírito é secundária e que o importante é o conteúdo da mensagem e seus ensinamentos.

Um comentário:

dedalo disse...

FICO LENDO E ESCUTANDO ESTA HISTORIA A MAIS DE DEZ ANOS.
OS ESPIRITAS TEM SE PREUCUPADO MUITO COM ISSO?
COM QUE FINALIDADE?
POLEMICA...
SERIA MUITO MELHOR SE PREUCUPAR COM OS ENSINAMENTOS MORAIS DO CRISTO,DO QUE COM QUEM É QUEM ?,SERA QUE É ?.
ACHAR NÃO E TER CERTEZA.
NO MOMENTO CERTO ISSO SERA TBEM REVELADO...