Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Estudos Espíritas - Vibração, Ondas e Outras Informações...

VIBRAÇÃO

O que nos dá melhor idéia do que seja vibração, é ver o funcionamento de um pêndulo,
com seu vai-vem característico.

No pêndulo distinguimos:
a) o “momento de repouso” ou de “equilíbrio”, quando ele se acha exatamente na
vertical;
b) os “pontos máximos”, que ele atinge ao movimentar-se.
Partindo daí, verificamos que a vibração pode ser:

SIMPLES - que é o percurso de um ponto máximo A ao outro ponto máximo A'

DUPLA - que constitui a ida e volta (de A a A' e de A' a A); a esta vibração dupla
chamamos OSCILAÇÃO.

PERÍODO

Acontece que o pêndulo leva tempo em sua oscilação.

Então, chamamos PERÍODO o tempo de uma oscilação, medida em segundos. E para que a medida seja bastante precisa, costumamos dividir a oscilação em quatro partes, denominadas FASES.

FREQÜÊNCIA

Denominamos FREQUÊNCIA ao número de oscilações executadas durante UM segundo.

Quanto maior a freqüência, mais ALTA é ela; quanto menor, mais BAIXA.

Então, se executar 10 oscilações em um segundo, a freqüência é baixa; se realizar 10.000 oscilações em um segundo, a freqüência é alta.

A freqüência é medida em CICLOS. Então o número de ciclos é o número de oscilações (ou freqüência) contadas ao passar por determinado ponto, durante um segundo.

ONDA

Como, nada existe de imóvel, também a oscilação (freqüência ou vibração) caminha de um lado para outra. A essa vibração que caminha chamamos ONDA.

CORRENTE

Ao deslocamento de partículas num condutor damos o nome de CORRENTE; se a corrente caminha para um só lado, constantemente, dizemos que é contínua ou direta. Se ora vai para um lado, ora para outro, a denominamos alternada.

Por exemplo, quando dizemos que a corrente tem 50 CICLOS, isto significa que a onda passa, por determinado ponto, de um lado para outro, 50 vezes em cada segundo, ou seja, tem 50 oscilações por segundo.

Freqüência dos Pensamentos

Aqui começamos a entrever que a mediunidade pode ser medida e considerada com todos esses termos. A diferença reside nisto: a corrente elétrica é produzida por um gerador, e a corrente mental é produzida pela nossa mente e transmitida por nosso cérebro.

No cérebro temos uma válvula que transmite e que recebe, tal como um aparelho de rádio. Mas vamos devagar.

Consideremos, por enquanto, que cada cérebro pode emitir em vibrações ou freqüência alta ou baixa, de acordo com o teor dos pensamentos mais constantes. O amor vibra em alta freqüência; o ódio, em baixa freqüência. São pólos opostos. Quanto mais elevados os pensamentos, em amor, mais alta a freqüência e mais elevada a ciclagem.

Continuemos:

Na onda distinguimos varias coisas:

a) a AMPLITUDE, isto é, a força da onda (ou amplitude da oscilação), medida pela distância maior ou menor de subida e descida numa linha média; é, em outras palavras, o tamanho da oscilação. Temos, pois:
1) a BAIXA amplitude, quando as oscilações são pequenas;
2) a ALTA amplitude,. quando as oscilações são grandes.
Mas também há o:
b) COMPRIMENTO da onda, que é a distância que medeia entre duas oscilações. Para uniformizar a medida dessa distância, costumamos medir a distância entre duas “cristas” consecutivas. CRISTA é o ponto máximo de uma oscilação.

MEDIDAS

A medida do comprimento de anda é efetuado em:

a) metros (quando mais longas);
b) angström (quando mais curtas).

O angström (tirado do nome de um físico sueco) é uma medida pequeníssima; basta dizer que UM milímetro tem DEZ MILHÕES de angström (portanto UM centímetro tem CEM MILHÕES de angström).

Correntes de Pensamentos - Tudo a que vimos dizendo é indispensável conhecer, para que bem se compreenda o fenômeno científico da mediunidade, que se manifesta por meio de vibrações e ondas. A fim de dominar-se o mecanismo do fenômeno, é mister que a cada palavra seja dado o valor exato que possui no estudo da ciência da física e da eletrônica.

As vibrações, as ondas, as correntes utilizadas na mediunidade são as ondas e correntes de “pensamento”. Quanto mais fortes e elevado os pensamentos, maior a freqüência vibratória e menor o comprimento de onda. E vice-versa.

O que eleva a freqüência vibratória do pensamento (vímo-lo) é o amor desinteressado; abaixa as vibrações tudo o que seja contrario ao amor: raiva, ressentimento, mágoa, tristeza, indiferença, egoísmo, vaidade, enfim qualquer coisa que exprima separação e isolamento.

ONDAS AMORTECIDAS

Em física, estudamos as ONDAS AMORTECIDAS, assim chamadas porque atingem rapidamente um valor máximo de amplitude, mas também rapidamente decrescem, não se firmando em determinado setor vibratório. São produzidas por aparelhos de “centelha”, que intermitentemente despedem fagulhas, chispas, centelhas, mas não executam uma emissão regular e fixa em determinada faixa., Produzem efeito de “ruídos”.

Preces não atendidas - No cérebro, ONDAS AMORTECIDAS são as produzidas por cérebros não acostumados à elevação, mas que, em momentos de aflição, proferem preces fervorosas. A onda se eleva rapidamente, mas também decresce logo a seguir, pois não tem condição para manter-se constantemente em nível elevado, por não estarem a ele habituados. São pessoas que, geralmente, se queixam de que “suas preces não são atendidas”. De fato, produzem “ruídos”, mas não conseguem sustentar-se em alto nível, não atingindo pois, o objetivo buscado.

...

2 comentários:

Ivani Silva disse...

Tenho tentado diariamente manter as minhas vibrações mais ou menos equilibradas num padrão regular, mas tenho notado que em determinados lugares não consigo elevar a minha sintonia e mesmo que ela esteja bem ,quando entro em determinados ambientes ela muda completamente. Estou procurando compreender o que se passa comigo,tenho me vigiado, mas ainda não cheguei a nenhuma conclusão. A verdade é que manter os nossos pensamentos elevados é uma tarefa difícil,e vivendo nesse Planeta onde as vibrações inferiores se fazem presentes constantemente , sinto que se não nos vigiarmos em tempo integral, jamais conseguiremos...

dedalo disse...

ME PARECE QUE FISICA E ESPIRITISMO ESTÃO MUITO LIGADAS.
OU MELHOR CIENCIA E ESPIRITISMO.
MELHOR ESTUDAR MUITO MAIS SOBRE ESTES ASSUNTOS POIS VEJO QUE E BEM COMPLEXO.
NA MARAVILHOSA OBRA DE ANDRE LUIS TEMOS RIQUISSIMO MATERIAL PARA ISSO TEBM.