Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

A Caridade e a Disciplina

A Doutrina Espírita tem suas bases fundamentadas em todo o trabalho de uma Equipe (com “E” maiúsculo) de Espíritos (sempre com “E” maiúsculo) que, sob a égide de Jesus (O Espírito da Verdade), primou em estabelecer princípios sem os quais a própria Doutrina não teria de onde partir e nem mesmo para onde ir.

A Caridade e a Fraternidade, sendo esta conseqüência da primeira, brilham no vértice da metodologia e direção da proposta Espírita, por si só, cristã, até mesmo por conta de que, para ser cristã, deve defender o princípio da Caridade e da Fraternidade, e, por defender tais princípios, pode ser cristã, já que há várias outras, defendidas por prepostos do Cristo, que não se denominam cristãs, embora, vale lembrar, tenham diretrizes equivalentes.

Então, praticando o Espiritismo, deve haver uma preocupação fundamental com relação à Caridade: como praticar o Espiritismo, sem que se pratique a Caridade? Resposta: não há como! Ambos interligam-se fundamentalmente. Entretanto, para que se possa ter em mente o sincero desejo de se conhecer e praticar os dois, há um pré-requisito fundamental: a Disciplina.

Sem Disciplina, não há como chegar-se à Caridade e, menos ainda, ao Espiritismo, pois, a Doutrina codificada por Allan Kardec é profundamente esclarecedora, marcada por luzes extremadas que indicam o caminho para que se possa alcançar a libertação individual e produzir em larga escala em benefício do próximo e de todos, mas, ao esclarecer, imbui ou atribui, a quem venha se iluminar de uma característica marcante, que é a Responsabilidade.

Aprendizado, conhecimento, esclarecimento, Responsabilidade e Disciplina: este o caminho para que se possa praticar a Caridade e a Fraternidade. Há um encadeamento bastante lógico neste campo, como se pode ler no início deste parágrafo!

Como praticar a Caridade, sem Disciplina? A desorganização permite a correta prática do Evangelho? O esquecimento das questões de ordem facilitam o processo de distribuição de cestas básicas? De sopa nas ruas? De alimentos para os famintos? De enxovais para gestantes? De uma palavra de consolo para o Espírito desencarnado que vem pedir auxílio em uma sessão de assistência espiritual? Há como atender a um desesperado, se não houver ordem e respeito por ele mesmo e pelo local onde ele precisará ser atendido? A Educação Espírita Infanto-Juvenil pode ser praticada, os jovens podem ser educados sem que se dê exemplo de Disciplina? Aliás, o jovem não é o maior necessitado deste exemplo? Com que diretrizes ele poderá seguir sua Vida, se não tiver uma Educação Disciplinar?

Respeitar o ambiente da Casa Espírita, controlar o volume de voz, afastar dos costumes equivocados, os comentários desnecessários, a maledicência, a maldade, as críticas destrutivas (pois as construtivas são necessárias), respeitar horários  em todas as atividades,são fundamentos extremamente importantes a serem observados e aplicados na Casa Espírita para que se possa manter o trabalho em equilíbrio e para que se possa praticar a Caridade efetiva.

Nenhum comentário: