Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A Disciplina dos Trabalhos Assistenciais

Servir a quem mais precisa do que nós mesmos é um dos principais focos da Casa Espírita, mas, certamente, não se pode deixar de pensar na questão da Disciplina neste setor, particularmente.

Há um potencial enorme de trabalhos que podem ser realizados em questões sociais, como a Sopa Fraterna, a Cesta Básica, o Enxoval para bebês, o Corte de Cabelo, o Banho Solidário, o Evangelho no Lar, as Visitas a Instituições – como casas de saúde de idosos, orfanatos e outros… Há muito o que se pensar a respeito, mas tudo exige uma excelente carga de disciplina para que o ato social ocorra com equilíbrio e harmonia.

Fundamental que se faça um planejamento para a ação social, seja ela qual for e guardando as adequadas proporções para esta ou aquela situação. Preparação a tempo de se ter tudo pronto, sem improviso, respeito aos horários, objetivos e pessoas a serem beneficiadas, envolvimento de toda a equipe disposta para o trabalho, afastando principalmente os aspectos pessoais, as imposições pessoais – chamados personalismos, posturas impróprias, enfim, tudo que diga respeito às questões coletivas no respeito a tudo e a todos precisam seguir o bom senso para que aconteçam os menores prejuízos que seja possível em cada trabalho, em cada dia, sempre.

Quanto aos personalismos, lembrar sempre que cada Casa tem suas diretrizes estatutárias que devem ser seguidas, sem adicionar opiniões pessoais não investigadas entre os que dirigem a Casa, ou seja, que nada se faça sem autorização dos responsáveis pelo trabalho, para não correr riscos de cometer erros que comprometam os outros ou a Casa.

O cuidado com o assistido é fundamental. Preciso que se esteja preparado para eventuais revéses, pois as pessoas muito sofridas podem se tornar ásperas e intolerantes com demora, com circunstâncias que para elas sejam uma injustiça, enfim, surpresas de comportamento que precisam de compreensão e tato para lidar, sempre.

Nenhum comentário: