Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Porque olhas?


Citando passagem do Evangelho de Mateus no capitulo sete, versículo três a cinco, Jesus pergunta: “por que reparas no argueiro do olho de teu irmão?”

È uma pergunta bastante procedente do Mestre Nazareno que se reporta a nossa estremada preocupação em avaliar os pequenos como os grandes erros que os nossos irmãos da vida cometem ou carregam consigo.

A impressão que nos dá pela recomendação de Jesus é que nós precisaríamos nos preocupar menos com os detalhes, com o passado, com o lastro equivocado que as pessoas carregam consigo, porque afinal de contas todos nós espíritos imperfeitos que somos carregamos conosco cicatrizes variadas de muitas encarnações passadas.

Nenhum de nós está na situação de pureza, mas mesmos que estivéssemos certamente traríamos conosco o nosso curriculum das muitas vidas vividas em varias esferas e certamente lembraríamos das nossas mazelas no passado, das nossas escolhas equivocadas, dos nossos erros, dos nossos crimes, tantos cometidos por todos.

Assim é que o próprio espírito de Emmanuel nos chama a atenção e nos coloca que "criminoso é na verdade todo aquele que foi descoberto", porque todos nós temos um passado difícil.

E quando olhamos para um irmão e observamos o detalhe do argueiro no olho, do cisco no olho numa linguagem mais atual, olhamos tanto para o olho da pessoa e para o cisco que esquecemos de observar o restante e muitas vezes essa pessoa que tem um cisco no olho tem os pés sangrando da longa jornada que tem feito para chegar até ali aonde está.

E é uma grande conquista porque esses pés sangrando representam realmente uma caminhada difícil através de terrenos complicados, cheios de pedras, de imperfeições, mas a pessoa superou.

Algumas vezes também olhamos tanto para o cisco que nós esquecemos de olhar para o coração em chagas da pessoa que foi agredida, violentada, ofendida, acusada e que foi caluniada em sua enorme jornada.

A pessoa que ali está e que padece sim de imperfeições, mas que traz consigo já uma serie grande de depurações, de aperfeiçoamentos, de conquistas.

Nós olhamos para o "cisco", mas precisamos aprender a olhar para o que tem de bom, porque para encontrarem erros e defeitos nos outros é muito fácil.

E nós temos espelho, mas nós olhamos para o espelho?

Nós conseguimos verdadeiramente ver os nossos ciscos ou as nossas traves porque a frase se completa: “olhais para o cisco que tem no olho de vosso irmão e não vês a trave que tem no vosso olho”

Quantas vezes olhamos para o cisco e esquecemos das nossas própria imperfeições.

Devemos recordar que um terreno cheio de imperfeições, de pedras não impede a construção de uma edificação.

Devemos recordar que a irregularidade desse terreno não impede a construção de uma ponte.

Assim é o ser humano cheio de imperfeições e obstáculos, mas não há impedimento para que ele construa dentro de si a edificação da fé e do amor.

Então se olhamos para alguém e vemos apenas os defeitos, precisamos nos corrigir, seja quem for esse alguém, é importante olhar e procurar nesse alguém, algo de bom.

Que Deus nos abençoe.

Psicofonia recebida no NEPT em 23/03/2016

Nenhum comentário: