Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

AMIZADE

“O mandamento que vos deixo, é que vos ameis uns aos outros como Eu vos tenho amado. E vos chamo meus amigos, se fizerdes o que vos mando fazer, pois tenho de minha parte, que tenho lhes passado tudo o que aprendi com meu Pai”.

Estas palavras de Jesus, citadas em o Evangelho de João, coloca-nos na condição de amigo do Cristo.
Mas, o Cristo nos coloca um condicional. Ele diz que seremos amigos Dele, se fizermos o que Ele nos manda fazer.
E o que Ele nos manda fazer é que nós nos amemos uns aos outros como Ele nos ama.
A tarefa é titânica. Não é fácil!
Não é fácil porque o ser humano ainda vivente na Terra, não consegue se dar conta da importância que tem a amizade.
Em muitas ocasiões, as nossas razões pessoais prevalecem sobre as amizades fugazes da vida e sem ter razão nós nos isolamos e nos afastamos das pessoas.
Mas o chamado do Mestre, para a importância da amizade é mais profunda do que parece.
Em verdade, Ele nos indica o caminho verdadeiro para que possamos seguir adiante, dentro de um quadro de equilíbrio que nos possibilite superar e suplantar a jornada com o máximo de vitórias possível.
E não há recurso melhor para enfrentar as adversidades da vida, do que ter amigos para nos auxiliar, para nos encorajar, para nos fortalecer.
Quando se fala de amizade, se fala de lealdade; porque amizade e lealdade são em verdade sinônimos.
A amizade sem lealdade não é amizade. A lealdade sem amizade é amizade, porque as coisas funcionam entre os seres humano no contexto de interesses recíprocos.
Mas, o verdadeiro amigo, não troca interesses. Ele se entrega, ele se dedica, ele algumas vezes esquece de si em prol do seu amigo.
O amigo leal auxilia, ameniza, ampara e quando necessário dispara as verdades que esclarecem. Diz o que precisa diante dos olhos, porque sabe que sua intenção é nobre; porque sabe que mesmo que esteja equivocado, não tem a mínima intenção de prejudicar mas só intenção de auxiliar e construir.
Amizade meus irmãos, é uma das melhores expressões na Terra do amor de Deus. Os seres humanos encarnados dão muita importância para o amor materno.
De fato, o amor materno é uma das melhores expressões de amor. Mas, mãe é só uma e amigos podem ser muitos. Quanto mais, melhor.
Certo, não agradaremos a todos, nem todos serão nossos amigos. Mas, não podemos deixar de reconhecer que quanto mais, efetivamente, melhor é.
Vamos começar a partir de hoje, a cultivar amizades em nossa jornada.
Vamos afastar a crítica excessiva da nossa postura cotidiana.
Vamos afastar da nossa mente o mau humor, o excesso de razão, o orgulho, o egoísmo, para que os amigos invadam o nosso coração, para que eles tomem conta de nossa vida, porque o amigo leal, o leal amigo, só irá nos ajudar.
Assim como Jesus o maior amigo de todos tem nos ajudado a todos desde sempre.
Que Ele em seu Infinito Amor nos abençoe.

Psicofonia recebida no NEPT em 09/12/2009

Nenhum comentário: