Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Inflexibilidade


Está escrito nas obras de Kardec, particularmente em O Evangelho Segundo o Espiritismo, que os dois maiores escolhos da humanidade são o orgulho e o egoísmo.

Não se sabe na verdade qual dos dois nasce de qual, mas parece que são dois irmãos que acompanham criaturas muitas vezes por varias existências, porque quase que invariavelmente o orgulhoso é egoísta e o egoísta, orgulhoso.

Se Emmanuel em O Evangelho cita a preocupação que ele já tinha naquela época com relação ao orgulho é porque precisamos prestar atenção nele.

Nós já sabemos que o orgulho tem o seu lado construtivo, mas quando nós o exaltamos em demasia, quando nós imaginamos que somos e estamos acima de todos os outros, ainda que preguemos o contrario, cometemos um dos mais graves equívocos na nossa própria existência.

Em primeiro lugar, porque cada ser humano foi criado por Deus para compartilhar o Universo com outros seres humanos.

Ninguém é uma ilha, ninguém vive sozinho.

Nós funcionamos mais ou menos como os átomos que se aglomeram para formar moléculas que se aglomeram para formar substancias.

Fazemos mais ou menos esse papel.

Cada um de nós é um universo em construção, não só no organismo físico encarnado, mas também enquanto espírito fazemos o papel de uma unidade, mas coordenamos trilhões e trilhões de unidades que vivem sob a nossa tutela, o corpo físico.

Então enquanto pensamos que somos um, somos muito mais do que um.

Se é tudo assim em a natureza, porque razão querer tudo para si, esquecendo-se de outrem, seja quem for?

E por qual razão, impedir que outras pessoas possam ser ouvidas, sobrepor a própria vontade, a própria opinião, se somos todos idênticos, iguais perante os olhos do Criador.

Qual é a vantagem que qualquer pessoa que seja tem de cultivar o orgulho e o egoísmo?

Eu respondo.

Nenhuma, não há uma única vantagem em ser orgulhoso ou egoísta.

Criamos barreiras que impedem as pessoas de se aproximar, cultivamos um isolamento hipotético que nos conduzirá a solidão, deixaremos marcas e cicatrizes nas pessoas que conosco convivem, algumas delas que custarão encarnações para serem dissipadas.

Não há vantagem.

Se nós já ouvimos a expressão “ Deus é amor” é exatamente a antítese do orgulho e do egoísmo.

Eu nem preciso dizer que o maior exemplo de todos foi o Cristo, mas eu digo.

Foi o Cristo, foi Ele que nos deixou um legado que até hoje nós não O entendemos.

Por esta razão algumas vezes nós nos comportamos como Nicodemos, outras vezes como Pilatos.

Nós precisamos corrigir, precisamos mudar e deixar descer para o nosso pé o nosso orgulho e deixar crescer em nosso coração o amor fraterno por todos os irmãos sem qualquer exceção, sem qualquer preconceito pois somente assim estaremos verdadeiramente caminhando em direção a Jesus.

Façamos a nossa parte.



Psicofonia recebida no Nept em 29 07 2015

Nenhum comentário: