Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O Espiritismo


Vamos falar um pouco sobre a nossa religião.

O Espiritismo foi trazido à Terra por uma plêiade de Espíritos comandados e coordenados pelo Espírito da Verdade, Jesus.

Deixou como herança após a instalação das obras fundamentais todo um estudo, uma enciclopédia que demonstra a existência da vida espiritual.

Na sequência, lá no inicio do século XX, um mineiro habilitado para a psicografia, deu andamento e sequência a todo o trabalho que foi iniciado por Allan Kardec.

Francisco Candido Xavier permeou através de suas mãos inúmeras obras que trouxeram consolo, conhecimento e esperança.

Nestas obras nós temos uma verdadeira enciclopédia com a qual podemos nos deleitar durante décadas sem aprender completamente o que significa o Espiritismo.

A nossa religião tem uma característica muito importante: Ela consegue acolher quaisquer pessoas, de quaisquer credos, em quaisquer momentos, abre os braços para acolher o católico, o adventista, o protestante, o luterano, o muçulmano, a testemunha de Jeová, o messiânico, o xintoísta e assim por diante.

O oposto entretanto, não ocorre.

As religiões que não fazem parte na crença espírita rechaçam os espíritas, ainda que seja com educação, não aceitam em suas fileiras as pessoas que professem a Doutrina Espírita como diretriz de vida.

Há um receio muito grande de aceitar espíritas de forma habitual em suas fileiras.

Qual é a diferença?

Existe por acaso na mente de algum espírita o sentido da obrigação de aceitar outras religiões? Não.

Os espíritas simplesmente aprendem que é necessário respeitar outros credos.

As outras religiões aprendem que apenas aquela religião, carregam em seu bojo a verdade absoluta, todos os demais estão excluídos ou perdidos.

Certamente, algumas destas religiões que nós citamos, permeiam em suas linhas de pensamento que não ser parte daquela religião, significa o fim de tudo.

Conosco não é assim.

O espírita aceita outras religiões, aceita inclusive os espiritualistas.

Todas as religiões são espiritualistas, basta acreditar em Deus para se espiritualista.

Mas o espírita aceita aqueles espiritualistas que dizem que não são espíritas porque preferem acreditar de forma mais ampla, ainda assim, os espiritualistas também são acolhidos nas casas espíritas, não só isto, muitas vezes participam de trabalhos.

Mas o que mais incomoda em todas as religiões é saber que as pessoas de qualquer uma delas aprendem a respeitar o próximo, e não respeitam.

Isso inclui os espíritas também, aprendem a pensar de alguma maneira mas preferem o pensamento pronto, formatado que de preferência os conduzam sem que precisem ter muito trabalho.

Eu posso afirmar depois de algumas décadas de pratica no Espiritismo, desde o inicio do século XX, que o Espiritismo é a religião mais difícil de ser praticada porque é a que mais exige do ser humano, a reforma intima, a transformação moral.

O Espiritismo do nosso ponto de vista é a mais ampla e completa religião, ainda que muitos queiram dizer que Kardec esteja ultrapassado, dizem isso por não conhecer Kardec.

Então aquele que quer ser espírita, não terá só a tolerância e a indulgência para com outras religiões, mas terá que ter também o auto incentivo de se corrigir diuturnamente para se transformar em uma criatura melhor a cada dia.

O espírita é aquele que ama ao próximo como a si mesmo e a Deus acima de tudo.

Se as outras religiões se debatem, o espírita não se debate, respeita, observa e continua tentando se transformar.

Que cada um de nós possa carregar a flama bendita do Amor do Cristo dentro do coração espiritual, para se transformar verdadeiramente em uma pessoa melhor ao final da vida, para não desperdiçar mais uma destas tantas encarnações de forma inútil, afinal de contas, todos nós aqui presentes já vestimos muitas roupas, já nos alimentamos com alimentos de todas as espécies, já experimentamos muitos climas, já respiramos muitos ares, já falamos vários idiomas, já fizemos muitos amigos, muitos adversários, mas pela primeira vez encarnamos dentro de uma religião que pode ser o grande motivo para a nossa verdadeira transformação, para finalmente seguirmos o Cristo em seus passos e não nos perdermos mais por atalhos desnecessários.

Que Deus nos abençoe.

Desse seu irmão Militão Pacheco

Psicofonia recebida no Nept em 15/07/2015

Nenhum comentário: