Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Estudar


"A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido." - Lucas 12:48

A inconsistência usual da forma de pensar e do conteúdo do pensamento humano pode fazer dele um andarilho na Vida, em função principalmente da ignorância, no sentido adequado da expressão, que impede a criatura de refletir melhor sobre as questões de ordem ética e moral, justamente por causa da falta de conhecimento que conduziria a um nível de consciência mais adequado.

O "não conhecimento" gera atitudes incoerentes, ao menos para quem já tenha adquirido algum conhecimento, ainda que esta aquisição seja intuitiva!

Não ter conhecimento sobre higiene leva o Ser humano a tomar atitudes "pouco higiênicas".

Não saber sobre as reais necessidades éticas pode levar a criatura a tomar atitudes que para ela sejam "normais", enquanto, para quem tenha conhecimento mais apurado sobre ética, as mesmas posturas são consideradas barbáries,

A própria evolução da sociedade e da humanidade vai abrindo os olhos de todos para as efetivas necessidades e possibilidades de aquisição de conhecimento para melhorar todas as condições de Vida, abrangendo cada vez mais potenciais, entre os do afeto e aqueles das ciências.

É necessário evoluir, sempre!

Por isso, é fundamental estudar, sempre!

Sem estudo não se alcança conhecimento e não se coloca à disposição de efetiva melhoria individual e, evidentemente, coletiva!

Ficar "aguardando melhorar" é atitude cômoda e ingênua que leva à estagnação transitória, por isso é fundamental exigir de si mesmo para a própria evolução, facultando a possibilidade de crescer espiritualmente.

Porém, parece que fica claro, aquele que sabe mais, aquele que já aprendeu um pouco mais, aquele que conhece melhor as leis que regem a Vida terão dentro de si mesmos a clara cobrança da consciência para tomar atitudes mais coerentes diante dos eventos da Vida, não facilitando o caminho, mas tornando-o mais responsável e, por esta razão, mais lúcido e claro.

Quem melhor conhece sobre as experiências da Vida pode vislumbrar melhor o caminho que trilha e trilhará, tendo algo mais de chances para o ajuste e correção.

Por isso é fundamental estudar a Vida toda!




Mensagem recebida no NEPT em 11 de novembro de 2015
Albino Teixeira

Nenhum comentário: