Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Disciplina e Boa Vontade

Estamos todos em um Centro Espírita, aguardando o auxílio dos Bons Espíritos, para que venham em nosso auxílio para aliviar nossas dores, curar nossas feridas, dar-nos a palavra de esperança para um futuro melhor, mais digno e consolar-nos diante dos obstáculos que temos de superar na Vida.

Ficamos na fila do passe, aguardamos um atendimento, ouvimos uma palestra com atenção, afastamos de lado os compromissos do dia-a-dia, para receber este amparo que é tão importante para nós, afinal, onde encontrar tanto amparo, tantos sorrisos, rostos tão amigos como se encontra em uma Casa Espírita? é o lugar onde temos um pouco de paz, em que encontramos explicações para as dificuldades, em que temos a oportunidade de aprender algo “a mais”, além do trivial que encontramos por aí.

Tudo no Centro Espírita tem um viés diferente daquele que costumamos encontrar na vida habitual, pois tudo acontece de modo pacífico, sereno, adequado, dando suporte para as dores, para os desencontros, para as perdas, para as doenças, enfim, para os problemas. Mas como isso acontece? Será que a presença dos “Amigos do Bem” afasta os “Seres das Trevas” e faz que fique adequado, que o ambiente do Centro fique “clean”, enfim, que fique tudo bem? Ou será que cada um tem alguma participação nesse contexto e tem responsabilidades também para manter o “ecosistema” da Casa?

Certamente temos a nossa cota de colaboração, nossa parcela de responsabilidade na manutenção do equilíbrio de qualquer lugar onde estejamos. No Centro Espírita não é diferente, aliás, pode ser diferente do ponto de vista das responsabilidades, pois elas são, digamos, mais intensas. Sim, pois a partir do momento no qual vemos o Centro Espírita como sendo um pronto-socorro, um posto de atendimento avançado para os Espíritos perdidos nas sombras das dúvidas, nos desfiladeiros das dores, nos desencontros da vida, deveremos ter uma postura digna e respeitosa, por conta da presença desses irmãos em sofrimento, assim como nós mesmos, que também levamos à Casa Espírita nossas próprias dificuldades para que sejamos amparados na medida do possível.

Somos necessitados e teremos ao nosso redor necessitados. O ambiente precisará ser cultivado na harmonia, no respeito, no sliêncio, equilíbrio, paz, enfim, Para isso, devemos cultivar o que há de mais precioso para um Centro Espírita: a disciplina.

Disciplina de pensamentos, de palavras e de atitudes. Disciplina no horário, no planejamento, no desenvolvimento dos trabalhos, na freqüência das atividades, em tudo enfim. Disciplina é fundamental. Fundamental. Sem ela, tudo se perde, pois não há como manter ordem sem disciplina.

E não há nada melhor para a disciplina do que os próprios trabalhadores da Casa darem o exemplo. É fundamental que cada trabalhador exemplifique através da disciplina, mostrando a todos os que somente frequentam o local como se deve proceder.

Isso afasta da rotina a história do privilégio: nada de privilegiar ninguém! Ao contrário: quem serve na Casa Espírita DEVE dar exemplo. DEVE se mostrar igual a todos e submeter-se à disciplina sem qualquer vantagem.

Por exemplo, se há atendimento fraterno, mesmo o maior trabalhador de uma Casa Espírita, aquele que vá todos os dias, aquele que fique mais horas, deve aguardar sua vez, sem qualquer privilégio diante dos demais.

Trabalhar no Centro Espírita não atribui condições especiais. Não dá direito a privilégio. Assim, todos devem ficar em termos de igualdade e, inclusive, o trabalhador de cada Centro Espírita necessita, ao contrário, ficar por último; ceder sua vez, aguardar a oportunidade adequada, mostrando que compreende o Evangelho em sua essência.

Passar na frente dos outros, “furar” fila, tirar alguma vantagem, são atitudes do mundo que precisam ser corrigidas. Qual lugar seria mais indicado para mudar de atitude do que o próprio Centro Espírita? É nele que se encontra os mais apropriados recursos para o exercício e a prática da caridade, da fraternidade e da bondade.

Vamos fazer a nossa parte?

Nenhum comentário: