Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 7 de março de 2011

Ter ou Ser?

O apostolo Paulo, já há cerca de dois mil anos, preconizava a transformação moral de cada um de nós.

Em sua epístola aos romanos, no décimo segundo capitulo, no versículo segundo, faz uma citação muito interessante quando nos diz: “para não considerarmos o mundo e nos transformarmos por força da nossa mente”.

Observem que Paulo já recomenda a reforma íntima aos romanos, não aceitando o mundo como ele é, pura e simplesmente, ou seja, não fazendo parte do movimento global que se preocupa mais com o ter do que com o ser.

Isso nos faz lembrar uma pequena história que faz pensar.

Um senhor dirige-se ao seu carro muito reluzente mas observa ainda à distância, um rapazinho de cerca de dez anos, olhando pelos vidros do carro com muita atenção.

O senhor dá a volta, suavemente lhe toca os ombros e pergunta a ele.

Posso lhe ajudar?

O rapazinho com bastante presteza responde:

- É que eu gosto muito de carros, eu leio tudo sobre eles.

E você gostaria de saber sobre esse carro?

- Ah! Claro.

Então o senhor lhe detalha as características técnicas do veículo e o rapazinho observa de olhos brilhando.

Terminada a descrição ele pergunta ao senhor, mas quanto foi que o senhor por este carro?

- Não paguei nada, foi um presente de meu irmão.

- Ah! Como eu queria...

- Como você queria ter um irmão como eu tenho?

- Não senhor, como eu queria ser um irmão como este. Sabe senhor, eu tenho um irmão deficiente e eu gostaria muito de fazer algo por ele.

Essas situações nos levam a pensar que é muito mais importante ser alguém melhor do que ter algo melhor.

O fato de ter não nos transforma num ser melhor.

Nós precisamos nos afastar da ganância, do materialismo, do desejo incontido de possuir cada vez mais, para almejarmos ser alguém melhor, sempre inspirados em exemplos magníficos como este e seguindo as palavras de Paulo.

Que Jesus nos abençoe.

Psicofonia recebida no Nept em 03/02/2011

Um comentário:

Ivani Silva disse...

Às vezes precisamos travar uma grande batalha entre nós e a sociedade à fim de sairmos da esfera do consumismo e materialismo.Sabemos da importância do"ser" e não do "ter", mas como não fazer parte de tudo isso que está a nossa volta sem nos deixar contaminar ? Tenho tentado passar esses valores ao meu filho ,mas já percebo o germe do consumismo se infiltrando e acho difícil conciliar o que se deve fazer do que a sociedade em si nos apresenta...Como viver em uma sociedade sem fazer parte das "exigências " que ela nos determina ?Seria como se tivéssemos que viver uma vida à parte...