Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 20 de março de 2015

Paixões



O egoísmo, o orgulho, a sensualidade são paixões que nos aproximam da natureza animal, prendendo-nos à matéria;

O que o homem que, já neste mundo, se desliga da matéria, desprezando as futilidades mundanas e amando o próximo, se avizinha da natureza espiritual,

A paixão confunde o raciocínio e rebaixa o sentimento.

Nossa vida mental é a nossa vida verdadeira e, por isso, quando a paixão nos ocupa a fortaleza íntima, nada vemos e nada registramos senão a própria perturbação.

Se nos libertamos das paixões inferiores perdemos peso espiritual, habilitando-nos à elevação de nível. Nossas paixões inferiores ímantam-nos à Terra, como o visco prende o pássaro a distância das alturas...

Se nossa paixão nos impele a fazer alguma coisa, esquecemos o nosso dever: como apreciamos um livro, lemo-lo quando deveríamos fazer outra coisa.

Mas para nos lembrar-mos, é preciso que nos proponhamos fazer algo que odiamos; então, escusamo-nos por termos outra coisa a fazer e lembramo-nos assim de nosso dever.

Conhecendo a paixão dominante de cada um, temos a certeza de agradar-lhe; e, no estanto, cada qual tem suas fantasias, contrárias a seu próprio bem, na própria ideia que tem do bem, e trata-se de uma singularidade que desafina.

fonte: fragmentos de estudos

Nenhum comentário: