Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Coerência necessária



"Falará você na bondade a todo instante, mas, se não for bom, isso será inútil para a sua felicidade." - André Luis


Pensar, falar e agir: três níveis de ação humana. E, na Terra, temos esta potencialidade somente através dos Seres humanos.

Interessante observar a necessidade de guardar alguma coerência entre estes três níveis, integralmente.

Mas, ao mesmo tempo não é fácil falar o que se pensa e agir como se faz um discurso...

A prática da Vida diária é de duro acesso para a maioria das pessoas comuns e encontramos muitos obstáculos para manter a necessária coerência entre estes três níveis de atitude, graças à interação entre as pessoas e também aos interesses individuais, pois estes geralmente prevalecem e se sobrepõem sobre as necessidades de grupo ou mesmo sociais.

O "eu" exaltado permeia a incoerência de atitudes do indivíduo e faz com que ele pense uma coisa e diga outra, ou fale algo completamente diferente daquilo que faz em seu cotidiano.

Pode até acontecer de pensar e agir como pensa, mas o discurso, que é o recurso intermediário faz oposição a ambos, justamente para defender seus interesses, que podem até mesmo ser mesquinhos.

Aliás, a mesquinhez é a marca registrada destes distúrbios de comportamento que têm marcado a humanidade por milênios, infelizmente...

Uma das fórmulas "mágicas" que pode libertar a criatura humana da miséria espiritual é justamente este olhar individualista que gera esta incoerência posicional diante da Vida, produzindo Seres humanos falsos não somente para com os outros Seres humanos, mas também e principalmente para consigo mesmos, o que leva a ter uma discrepância destrutiva, de tal modo que o egoísmo seja o condutor predominante para o abismo das emoções falsas.

É preciso uma intensa luta interna para que se tenha um fluxo pensamento-discurso-atitude coerentes entre si, particularmente ditados pela tendência Moral elevada e pautada na semelhança da proposta do Cristo de Deus, Jesus, nosso Grande Orientador Espiritual, nosso Guia Maior, sempre presente em nossas Vidas, ainda que não queiramos ou não saibamos.

É no Cristo que encontraremos o caminho para a Verdade e para a Vida, joias de alegria para a Eternidade.

Somente Ele pode permitir que se tenha tal coerência para com as atitudes da Vida!



Mensagem recebida em 28 de maio de 2015
Herculanum

Um comentário:

Paula Hisano disse...

Sempre muito esforço e consciência das nossas dificuldades, para efetivamente começarmos a nossa reforma íntima, perceberemos que estamos conseguindo quando o pensar, o falar e o agir sejam coesos! Não é fácil, mas com certeza é possível, porque Deus nos colocou aqui para isso!