Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 16 de agosto de 2008

O Centro Espírita


Do Livro dos Médiuns
REGULAMENTO DA SOCIEDADE PARISIENSE DE ESTUDOS ESPÍRITAS
Art. 1o – A sociedade tem por objeto o estudo de todos os fenômenos relativos às manifestações espíritas e sua aplicação às ciências morais, físicas, históricas e psicológicas. As questões políticas, de controvérsia religiosa e de economia social não são comentadas. Ela toma por denominação: Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.
Art. 3o – A sociedade admite apenas pessoas que simpatizam com seus princípios e com o objetivo de seus trabalhos, que já são iniciadas nos princípios fundamentais da ciência espírita ou que estão seriamente animadas por um desejo de se instruírem. Como conseqüência, exclui todo aquele que possa trazer elementos de perturbação ao seio das 325 reuniões, seja por sentimento de hostilidade ou de oposição sistemática, seja por qualquer outra causa, fazendo assim se perder tempo com discussões inúteis.
Todos os membros se devem, reciprocamente, benevolência e bons procedimentos; devem, em todas as circunstâncias, colocar o bem geral acima das questões particulares e de amor-próprio.

SANDÁLIAS SEMEADORAS
“O Centro Espírita nasceu das sandálias de Jesus, que nunca, nunca morreu nem de lança, nem na cruz. Jesus desapareceu para os vaidosos da Terra, mas logo reapareceu para a gente de sua terra.
As sandálias de Jesus nunca deixaram de andar, sozinhas, cheias de luz, para as trevas espantar.
Essas sandálias vazias vão por caminhos e ruas, sem festas nem fantasias, sob sóis e sob luas.
Param humildes e calmas na soleira de uma porta, batem solas como palmas, entram por baixo da porta. Há desespero e aflição. Quem sofre e geme lá dentro?As sandálias já se vão, mas fica na casa um CENTRO.”

Passagens do Livro O Centro Espírita de José Herculano Pires:

Se os espíritas soubessem o que é o Centro Espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra. Temos no Brasil – e isso é um consenso universal – o maior, mais ativo e produtivo movimento espírita do planeta. A expansão do Espiritismo em nossa terra é incessante e prossegue em ritmo acelerado. Um Centro Espírita pequeno e modesto – como na maioria o são – atrai as pessoas realmente interessadas no conhecimento doutrinátario, cria um ambiente de fraternidade ativa em que as discriminações sociais e culturais desaparecem no entrelaçamento de todos os seus componentes, considerados como colaboradores necessários de uma obra única e concreta.

Cada Centro Espírita tem os seus protetores e guias espirituais que comprovam a sua autenticidade pelos serviços prestados, pelas manifestações oportunas e cautelosas , pela dedicação aos princípios kardecianos. A autoridade moral e cultural dos dirigentes e dos espíritos protetores e guias de médiuns e trabalhos decorre da integração dos mesmos na orientação de Kardec. No desempenho da sua função, o Centro Espírita é, sobretudo, um centro de serviços ao próximo, no plano propriamente humano e no plano espiritual. O ensino evangélico puro, as preces e os passes, os trabalhos de doutrinação representam um esforço permanente de esclarecimento e orientação de espíritos sofredores de suas vítimas humana, que geralmente são comparsas necessitados da mesma assistência. Muitas criaturas perguntam se os espíritas não são pretensiosos e orgulhosos, ao se julgarem capazes de esclarecer espíritos desencarnados. Acham que esse é um serviço dos Espíritos Superiores e não dos homens.

Nas sessões espíritas não se pretende abranger todos os espíritos necessitados – o que seria impossível – mas cuidar daqueles que estão mais ligados a nós. Alegam alguns que os espíritos perturbados são assistidos no próprio plano espiritual. Mas Jesus, por acaso, deixou de assistir aos espíritos necessitados, aqui mesmo, na Terra?

O centro Espírita não surge arbitrariamente, nem por determinação de alguma instituição superior do movimento doutrinário. Ele é sempre o produto espontâneo de uma comunidade espírita que se formou num bairro, numa vila ou numa cidade. Essa comunidade é sempre extremamente heterogênea formada por espíritas e simpatizantes da Doutrina, membros de correntes espiritualistas diversas e de religiosos indecisos ou insatisfeitos com as seitas que se filiaram ou que pertencem por tradição familial. Há, porém, um denominador comum para essa mistura: o interesse pelo Espiritismo. Esse interesse, por sua vez, decorre de vários motivos, entre os quais predominam as ocorrências de fatos mediúnicos nas famílias, geralmente em formas de perturbações psíquicas. Dessa maneira, os fundadores do Centro e seus auxiliares enfrentam desde o início muitos problemas e dificuldades.

O Centro Espírita se entranha naturalmente na comunidade, é parte dela, um órgão ativo e operante da estrutura social. Por mais humilde e simples que seja, é uma fonte de consolações, um posto de orientação para os que se aturdem e se transviam, mãos amigas estendidas na bênção do passe, canal sempre aberto da caridade e do amor. Mas é também a trincheira serena e vigilante da Verdade, o tribunal que não condena, mas ajuda e absorve através do esclarecimento espiritual. Os que buscam a paz e a esperança encontram nele a compreensão que pacifica o espírito e a razão que justifica a fé nas provas da Verdade. Por tudo isso a sua posição na comunidade é a de um coração comum aberto a todos e de uma consciência lúcida a orientar a todos, na permanente doação dos ensinos e socorros gratuitos.

Por nossa conta:
Vantagens do trabalho voluntário
PROPICIA-NOS UM SENTIDO PARA A VIDA
TORNA-NOS MAIS PRODUTIVOS EM NOSSA ATIVIDADE PROFISSIONAL
PASSAMOS A TER MAIS SAÚDE
É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação:
a) ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do trabalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);
c) ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.




NEPT – Núcleo Espírita Paulo de Tarso
Rua Nova Fátima, 151 – Jardim Juá – São Paulo- SP – CEP 04688-040
 (11) 56940205

Nenhum comentário: