Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 18 de outubro de 2008

Literatura Espírita



01 – A que atribuir a profusão de livros mediúnicos que são publicados na atualidade?

À profusão de médiuns e à falta de critério para a publicação, muito mais fácil atualmente. Muitos passaram a se profissionalizar e se aproveitam da boa-fé da comunidade espírita para vender pretensos livros psicografados, como se fossem realmente espíritas, sem que o sejam.

02 – Se o espírito se dá ao trabalho de transmitir um livro mediunicamente não está implícito que deve ser publicado e divulgado? Não é essa a função da psicografia?

De modo algum! Todas as mensagens recebidas necessitam de critério e crivo de bom senso.

03 – Não é frustrante para o médium ouvir que deve considerar mero exercício, não destinado a publicação, o livro que psicografou com carinho e dedicação?

Só para aqueles envolvidos na vaidade. Quem está na mediunidade com o objetivo de servir, sabe que não se pode aceitar tudo o que se recebe sem análise madura adequada.

04 – Não é desestimulante considerar assim?

Depende do grau de vaidade ou do melindre que envolve o médium.

05 – Que conselho você daria a alguém que começa a psicografar?

Pratique, estude, desenvolva o bom senso e, absolutamente, não tenha pressa.

06 – E quando há um livro pronto e o próprio autor espiritual recomenda que seja publicado?

É necessário que a Obra seja analisada adequadamente, não apenas por uma pessoa, mas por uma equipe bem preparada, para que se evite publicar uma Obra ridícula mal preparada. É necessário que as novas Obras Espíritas acrescentem algo de útil e verdadeiro para o Espírita contemporâneo.

07 – E quanto ás editoras?

Existem editoras vinculadas com a Doutrina, que se preocupam em publicar Obras sérias e que realmente acrescentam algo de importante para o leitor. Mas, infelizmente, também existem aquelas preocupadas com os próprios recursos e com os lucros, que não têm compromisso doutrinário algum. Ainda existem outras, que se dizem compromissadas com a Doutrina e vendem Obras ditas espíritas, mas que de espíritas nada têm. Há, ainda, editoras que são ligadas à espiritualização, a misticismo e vendem alguns títulos espíritas: acabam conquistando um público maior, inclusive espírita, vendendo tanto a Obra Espírita quanto a Obra não Espírita. É necessário observar muito bem o que se lê e acabar aprendendo sobe sua origem.

08 – Como deve proceder o leitor ao comprar livros psicografados?

Evidente que ficar com Kardec é fato que não se pode discutir. É, pode-se dizer, a espinha dorsal do Espiritismo. Para não cair em erros de escolha, podemos citar alguns médius-autores (encarnados e desencarnados) que são fiéis a Kardec: Chico Xavier, Yvonne do Amaral Pereira, Divaldo Pereira Franco, Vera Lúcia M. de Carvalho. Certamente há outros.

Nenhum comentário: