Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Crer

Acreditar é fundamental para a vida, pois, sem acreditar ficamos tão distantes de tudo, que se torna impraticável ter paz de espírito.

Quando se fala de crer, no entanto, não se deve restringir a compreensão do termo à expressão religiosa. Isto sim, limitar-se por demais.

Acreditar é mais amplo, mais dinâmico do que a religiosidade. Vejamos como.

É preciso acreditar em si mesmo, para que se possa vencer os naturais obstáculos que a vida nos oferece. Sem crer em si próprio, não se dá um passo sequer, pois a falta de confiança impede a jornada.

Acreditar nas pessoas é importante, para não dizer fundamental, pois como ter paz mental, se se vive a desconfiar de todos? Como conseguir trabalhar em grupo, em equipe ou em família, se não se tem confiança nas pessoas? É muito importante tentar acreditar nas pessoas, mesmo que se tenha, na vida, um grande número de decepções; pois as pessoas têm enorme potencial para acertar e muitas vezes, erram sem a intenção de errar. Aliás, isto ocorre na maioria delas.

Acreditar nas Instituições é algo, no mínimo, indispensável. Para quê impedir-se de crescer e martirizar-se fugindo delas e criticando-as o tempo todo? Onde poderíamos chegar, sem o apoio de muitas delas que aí estão para ajudar?

A Casa Espírita que te acolhe nestes tempos, é uma Instituição que lhe dá respaldo para enfrentar seus problemas e para seguir adiante, mesmo que tenha suas dificuldades, mesmo que seja humilde e simples ou grande e desoranizada. Ela ali está, para lhe ajudar.

A Instituição do Estado é cuidada pela própria humanidade e, por isso, apresenta muitas falhas como todas as Instituições.

Mas ela acolhe a muitos carentes e auxilia a muitos desamparados da sociedade, embora ainda não da maneira que julgamos melhor.

A instituição da família, do lar precisa ter crédito de cada um que dela faz parte, para que ela se desenvolva e envolva a todos os seus componentes de maneira construtiva e amorosa.

Acreditar em Deus é uma questão que está acima da fé que é imposta por dogmas e por certo ritualismos. Trata-se de uma questão de raciocínio, de lógica.

Basta estudar um pouco e observar outro pouco, para entender e vivenciar a existência do Criador. Ele está em tudo, está em todos. Nem mesmo é necessário fazer-se enormes elocubrações mentais para se acreditar não em Deus, mas que Deus é a Causa Primária de tudo, segundo o axioma proposto por Kardec, em o Livro dos Espíritos, que diz que todo efeito inteligente veio de uma causa inteligente.

Crer é um dos fundamentos necessários para a evolução do ser humano. Assim como a caridade, a fraternidade, a humildade. Aliás, para crer-se, é importante que já tenha adquirido pelo menos uma destas potencialidades humanas.

Como crer, se não se tem algum grau de humildade? Ou de fraternidade? Ou de caridade?

As potencialidades humanas se interligam e se relacionam, fazendo crescer o ser humano, através da aquisição de capacidades que o torne cada vez melhor.

Crer é um dos atributos da humanidade dos mais importantes.

Não acredita?

Caibar Schutel
PSICOGRAFIA – NEPT – 27.03.09

Nenhum comentário: