Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Os fluídos


Fluídos, do ponto de vista químico ou físico, são as substâncias líquidas ou gasosas.

São os estados da matéria em que ela é mais rarefeita do que no estado conhecido sob o nome de gás.

O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza.

Mas ele não é nem líquido, nem gasoso: é etéreo, em nossa concepção materialista, isto é, algo fluídico e imponderável, o que significa dizer que é não mensurável pelas nossas percepções ou equipamentos.

Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele.

Os fluidos espirituais não têm uma qualificação que se pode dizer apropriada.

Quando nos referimos aos fluidos, referimo-nos à matéria.

Nesse caso, eles são matéria mais ou menos quintessenciada.

Dizemos fluidos espirituais mais pela afinidade que eles guardam com os Espíritos.

Poder-se-ia também dizer que eles são matéria do mundo espiritual, afinal, são como "vibrações ondulatórias" para nós, mas têm seu "peso" para os Espíritos.

O fluido magnético é uma transformação ou modificação do fluido universal.

De acordo com o Espiritismo, os fluidos se prestam a muitos fenômenos, que a ciência terrestre ainda não consegue explicar, ou seja, a materialização, as aparições, os milagres, as curas, as "assombrações" etc.

O passe é a transfusão de fluidos físicos e espirituais em que estão entrelaçados os fluidos materiais (magnetismo do médium) e os fluidos espirituais (magnetismo dos Espíritos).

O passe é uma irradiação amorosa tanto do médium quanto dos Espíritos de luzes, que estão interessados no equilíbrio psíquico, físico e espiritual dos encarnados.

Tanto o corpo carnal quanto o corpo perispirítico são provenientes do fluido universal.

No perispírito, a transformação molecular se opera diferentemente, porquanto o fluido conserva a sua imponderabilidade e suas qualidades etéreas.

No corpo material, essa condensação tem mais ponderabilidade, isto é, tem "peso" perceptível para os nossos sentidos e para os equipamentos os quais dispomos para aferir.

Nenhum comentário: