Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Suicídio


Define-se suicídio como a ação pela qual alguém põe intencionalmente termo à própria vida.

Parece ser um ato exclusivamente humano e está presente em todas as culturas.

Há, na história da humanidade, diversos relatos de suicídio: as Escrituras Sagradas registram o suicídio de Abimileque, de Saúl, de Aquitofel e de Zambri; nos povos orientais, o suicídio é um fato vulgar e normal; no Egito, tornou-se célebre o suicídio de Cleópatra.

As causas, numerosas e complexas, são analisadas sobre três aspectos:

a) fatores biológicos (?), sugerindo que algumas pessoas nascem com certas desordens psiquiátricas que favoreceriam o ato;

b) fatores psicológicos, consubstanciados em estados psicóticos, depressões graves, melancolias, delírios etc.;

c) fatores sociais, em que pessoas tiram sua vida para evitar conflitos e tensões inter-humanas, para eles insuportáveis.

Na Ásia e Oriente a taxa de suicídio é maior do que a dos Estados Unidos, a dos Estados Unidos maior do que a da América do Sul.

Do ponto de vista da Doutrina Espírita, o suicídio é considerado um crime, e pode ser entendido não somente no ato voluntário que produz a morte instantânea, mas em tudo quanto se faça conscientemente para apressar a extinção das forças vitais.

Importa numa transgressão da Lei Divina.

É e sempre foi uma falta de resignação e de submissão à vontade do Criador.

Há que se considerar a influência que receberam dos outros, os seus estados mentais etc.

Será que nós, com o nosso modo impensado de agir, não os induzimos involuntariamente?

Será que a sociedade, pelo seu descaso, não deixou de auxiliá-los, quando podia fazê-lo?

Um dos grandes embaraços de quem comete o suicídio, pensando que teria dado cabo da vida, é a surpresa de que continua vivo.

O Espírito André Luiz está enquadrado no suicídio inconsciente.

Mesmo não tendo cometido voluntariamente o suicídio, dissipou desordenadamente as suas energias físicas e mentais.

No campo mental, a cólera, a falta de autodomínio e inadvertência no trato com os semelhantes; no campo físico, o aparelho gástrico foi destruído à custa de excessos de alimentação e bebidas alcoólicas.

No livro Memórias de um Suicida, fala-se do vale dos suicidas, ou seja, o lugar para onde vão as almas daqueles que cometeram o suicídio.

Por que vale?

É um lugar que tem um desnível com relação ao plano?

Dá-se a impressão que todos os que cometem o suicídio vão para esse lugar de sofrimento atroz, em que figuras dantescas aparecem a todo o momento, e o indivíduo que cometeu o suicídio fica sentindo os germes comerem o seus restos mortais.

Mas, cada caso é um caso e assim não se pode generalizar e tranformar todos os que cometem tal ato tresloucado como destinados a um caminho comum.

Em "O Livro dos Espíritos", nas perguntas 943 a 957, Allan Kardec discute o tema apontando as causas e as consequências deste ato sinistro.

Diz-nos que o desgosto pela vida é efeito da ociosidade, da falta de fé e geralmente da saciedade.

O caminho para libertar-se das prisões ideológicas é a busca da religiosidade humana através do conhecer-se a cada dia mais e confiar na superioridade da Divindade que nos deu a consciência e o libre-arbítrio, através das recomendações do Cristo-Jesus.

Nenhum comentário: