Núcleo Espírita Paulo de Tarso Rua Nova Fátima, 151 - Jardim Juá Campo Grande - São Paulo - SP CEP 04688-040 Telefone 11-56940205
Mensagem
"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."
Militão Pacheco
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
Ecoespiritismo
Ecologia é o conjunto das teorias sociais, políticas, econômicas e biológicas visando à preservação do meio ambiente através de uma política de desenvolvimento sustentável.
Desenvolvimento sustentável é aquele que “atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades” (World Commission on Environment and Development, 1987)
Ambiente é o conjunto de todos os elementos, vivos ou não vivos, atuais ou passados, interagindo direta ou indiretamente no tempo e no espaço.
Lembremo-nos de que o Planeta Terra, com 510.934.000 km2 de área total, forma um ecossistema único e finito.
Meio Ambiente é tudo o que nos rodeia, ou seja, o ar, as plantas, os animais, as indústrias, os aeroportos, os aviões etc.
Num sentido mais amplo, o Meio Ambiente tem relação com o Universo, pois qualquer depredação ambiental terá repercussão no cosmo.
Desde que o homem surgiu no cenário planetário, os impactos sobre o meio ambiente se lhe acompanharam.
O fogo talvez tenha sido o primeiro elemento a empregar em tal empreitada.
É claro que os primitivos, sem o conhecimento da tecnologia, tiveram um impacto menor do que aquele que se assiste na atualidade.
Muitos pensadores, analisando o ritmo de lixo produzido por cada ser humano, estabelece um destino pessimista para o nosso Planeta, ou seja, transformar-se-á num grande depósito de lixo.
A educação ambiental procura ajudar a preservação e utilização sustentável dos seus recursos.
Tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente.
A Terra produziria sempre o necessário se o homem soubesse contentar-se.
Se ela não cumpre a todas as necessidades é porque o homem emprega no supérfluo o que se destina ao necessário.
Que pensar da destruição que ultrapassa os limites das necessidades e da segurança? pergunta 735 de O Livro dos Espíritos)
É o predomínio da bestialidade. Toda destruição que ultrapassa os limites da necessidade é uma violação da lei de Deus. Deverá prestar contas do abuso da liberdade que lhe foi concedida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário