Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 29ª. parte


A Civilização Romana

Desde os primórdios da história humana, vários Espíritos emissários de Jesus, reencarnaram em todas as civilizações, na Roma antiga não foi diferente, pois, Jesus sempre nos acompanha a evolução tanto material como moral.

Todos se dedicaram ao trabalho e colaboraram para a evolução daquele país (Itália). Naquela época a Itália era dividida em duas partes: ao norte a Gália Cisalpina e ao sul a Magna Grécia.

A Gália Cisalpina era a região entre os Apeninos, cordilheira que estende-se por 1.000 km ao longo da Itália central e costa leste. E os Alpes, que é um grande sistema de cordilheiras, da Europa que se estende da Áustria e Eslovênia, a leste, Itália e Suíça, ao norte, Alemanha, ao sul, até o sudeste da França. Na planície do Rio do Pó, que percorre 652 km de ocidente a oriente ao longo do norte da Itália. É o maior rio italiano.

A região da Gália Cisalpina foi ocupada pelo Gauleses por volta de 400 a.c., também conhecidos por povos celtas, que hoje compreende a região da França, Bélgica e norte da Itália.

A Magna Grécia, era como se chamava o sul da península Itálica, região colonizada pelos gregos.

Foi nesta época e nesta região que os incansáveis prepostos de Jesus, começaram a projetar a fundação de Roma, que se ergueu rapidamente, rodeada de várias lendas.

Roma iria desempenhar um importante papel na evolução do mundo.
Uma das lendas mais conhecidas sobre a fundação de Roma, é a da Loba Capitolina, (Monte Capitólio é uma das sete colinas de Roma), que amamentou os gêmeos Rômulo e Remo.

As sete colinas de Roma são: Aventino, Capitólio, Célio, Esquilino, Palatino, Quirinal e Vimenal. Conta-se que os gêmeos Rômulo e Remo foram abandonados, por sua mãe Réia Silvia (descendente de Enéias) e o deus Marte, em um cesto nas águas do Rio Tibre, eles foram salvos por uma loba, que os amamentou. Quando meninos foram achados por um pastor chamado Faustolo, que os levou para casa, onde foram criados por sua esposa. Adulto Rômulo, matou Remo e, em seguida fundou Roma.

Na verdade quando Rômulo chegou em Roma, Roma já era uma cidade próspera, pois, os etruscos guiados pela espiritualidade, já haviam levado para lá seus conhecimentos. Fundando escolas, transportando seus conhecimentos mais valiosos para os outros povos que já se encontravam na região, criando uma nova terra com seus esforços e caráter decidido. Quando os etruscos lá chegaram encontraram as tribos latinas dos Ramnenses, Titienses e Lúceres.

Quando Rômulo lá chegou, ainda a cidade não se chamava Roma, era apenas um aglomerado de tribos, passou a se chamar Roma em sua homenagem; ele fez valer sua inteligência, diante daqueles povos e foi o primeiro rei de Roma.

O que levou a imaginação daqueles povos criarem diversas lendas a seu respeito dizendo inclusive, que ele foi levado no carro dos deuses ao céu. Nesta época o vale do Rio do Pó era habitado pelos etruscos, que eram um aglomerado de povos que viveram na Itália, mais ou menos onde hoje é a Toscana.

Os etruscos se instalaram nesta região provavelmente entre 1.200 a. C. e 700 a.C. Acredita-se que eram originários da Ásia Menor, atualmente Turquia. De todos os povos que formaram os ascendentes da Itália, os etruscos eram os mais esforçados e inteligentes.
Eles possuíam uma sociedade aristocrática, as mulheres eram emancipadas, faziam objetos em terracota (material constituído por argila cozida), bronze. Habilidosos na fabricação de joias, usavam pedra e barro nas construções. Como a maioria dos povos antigos, eram politeístas, sua religião tinha forte influência da mitologia grega, que também influenciou a mitologia romana. Acreditavam na sobrevivência da alma e ofereciam sacrifícios aos mortos.

Reconheciam seus deuses pelos fenômenos da natureza. A economia etrusca era baseada em atividades agrícolas e comércio, principalmente de joias. Após as diversas invasões dos gauleses, o povo etrusco, sentindo-se humilhados e atormentados, decidiram tentar vida nova, e indiretamente guiados pelos mensageiros de Jesus, fixaram-se na futura Roma.

Na época pequeno agrupamento de cabanas humildes e desprotegidas.
Defendida pelo crescimento de sua população, a origem da cidade de Roma, cercou-se de várias histórias, onde as figuras de Enéias, Réia Silvia, Rômulo e Remo assumiram papel singularíssimo. A Eneida de Virgílio, poema épico, conta a história de Enéias. Personagem mitológico, famoso chefe troiano, que é salvo pelos gregos.

A história conta que ele viaja errante pelo Mar Mediterrâneo, até chegar a Península Itálica. Seu destino era ser o ancestral de todos os romanos.

Réia Silvia, lendária mãe de Rômulo e Remo, condenada a ser uma vestal, por seu tio Amúlio, entretanto, foi seduzida pelo deus Marte e deu à luz Rômulo e Remo, que são considerados semideuses.




Até breve...

Nenhum comentário: