Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

sábado, 18 de julho de 2015

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 38ª. parte


Temos falado muito sobre Jesus, nos nossos últimos estudos.

Seu nascimento, sua vida e sua morte.

E é isto que os homens têm feito nestes últimos dois mil anos da chamada Era Cristã narrado a vida de Jesus, seus feitos e sua crucificação.

Dois mil anos não foram suficientes para que o homem percebesse que Jesus veio até nós para nos ensinar a amar.

Jesus é um Espírito Puro que já adquiriu por Sua vontade, seu livre-arbítrio e Seu mérito esta pureza.

Na época em que Jesus encarnou entre nós, a lei que valia, era a Lei Mosaica, do olho por olho e dente por dente, ou “Lei de talião”.

E Ele veio ensinar o perdão, a caridade, a indulgência e tantas outras virtudes, e não só ensinar, mas também exemplificar.

Sua palavra mansa e firme magnetizava aqueles homens e mulheres e assim como hoje, eles achavam lindo, mas não entendiam que era para eles aplicarem tudo aquilo no seu dia-a-dia, na sua transformação moral.

As palavras de Jesus, são sempre atuais.

Entretanto cada religião deu a sua própria interpretação.

Foram muito poucas as pessoas que realmente compreenderam a profundidade das lições do Cristo, se transformando moral e espiritualmente.

Podemos citar como exemplo: Maria Madalena e Paulo de Tarso.

Este último chegou a dizer que não era mais ele que vivia, mas, o Cristo que vivia nele, após um longo périplo de transformações interiores.

Os homens, movidos pelo orgulho, pelo egoísmo e desejo de poder, manipularam as palavras sábias do Cristo.

Usaram fatos de sua vida para criar os sacramentos, rituais e os dogmas da Igreja, com o único intuito de subjugar o próximo.

E com o passar dos séculos criaram as religiões preconceituosas, que mais serviram para desunir do que unir os homens.

Jesus veio unir e não desunir, Ele não criou nenhuma religião, Sua religião é o Amor.

Cada religião e seus adeptos deveriam observar a profundidade do ensino moral das palavras de Jesus, e usá-los na transformação moral de si mesmos e não dos outros, tornando-se exemplos vivos de Jesus, e assim, transformando o mecanismo da vida de relação, para que se verificasse uma renovação moral geral.

Se nós compreendêssemos e seguíssemos suas lições, todos os setores da vida planetária sofreriam uma profunda transformação, no sentido de se renovarem os institutos sociais e políticos da Humanidade.

Isto só é possível com a transformação moral dos homens, cada um por si, pois temos o hábito de querer transformar o próximo dentro dos nossos pontos de vista, porque ainda não aprendemos que ninguém muda ninguém.

O próprio Mestre Jesus não impôs nada a ninguém e sempre respeitou o livre arbítrio de todos, como fazem todos os Espíritos Superiores.

Somente os Espíritos inferiores e imperfeitos subjugam seu próximo, interferindo em seu livre arbítrio.

A melhor maneira de mudarmos o mundo para melhor, econômica, social e moralmente é começando por nós mesmos.

Pode parecer que as conquistas do verdadeiro cristianismo estão muito distantes, em vista do comportamento das religiões atuais.

Precisamos reconhecer que já se passaram mais de dois mil anos, do pequeno período que o Cristo esteve entre nós (trinta e três anos), e estes dois mil anos não foram suficientes para entendermos a lição e o exemplo Divino de Jesus.

Neste período os homens ao invés de se amarem, fomentaram mais apego à matéria e ao poder transitório na Terra, em nome de Deus e Jesus, ao invés de se ajudarem, se afastaram.

Foram inúmeras guerras em nome da religião, em nome de Jesus, as chamadas guerras santas e as cruzadas, onde os homens perderam tempo ao esquecerem os ensinamentos do perdão e do amor, tirando a esperança de muitos corações.

E isto ocorre até os dias atuais, provando que nós pouco mudamos na essência.

É muito difícil a reforma íntima, mas, vale a pena o esforço.

Aquele que se esforça na sua transformação moral não vai se arrepender: ele terá o mérito por seu esforço, transformando-se num verdadeiro representante de Jesus.

Mais cedo ou mais tarde haverá uma transformação visceral em todos os setores da vida.

O progresso não só material, mas, também o moral é uma Lei Divina e a vida não é estática, ela está em constante movimento, obedecendo as Leis de Deus.

E o nosso Planeta está em plena transformação de mundo de provas e expiações para mundo regenerador, onde o Bem se sobressairá ao mal.

E aquele que não se transformar, por uma questão de sintonia, não poderá mais reencarnar no Planeta Terra.

A dor completará a obra da verdade cristã, por que os homens repeliram o amor, no seu caminho ao progresso.

“Quem não aprende pelo amor, aprenderá pela dor. ”

Vamos aproveitar o aqui, o agora, o hoje, para pormos em prática os ensinamentos de Jesus, contidos no Seu Evangelho de Amor.


Até breve.

Nenhum comentário: