Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ESTUDO DO LIVRO – A CAMINHO DA LUZ (Espírito de Emmanuel) 37ª. parte


Temos estudado nas últimas semanas, a vinda e a vida de Nosso Amado Mestre Jesus.

Falamos do preparo para esse evento, desde os primeiros tempos do nosso Planeta.

Para que um Espírito do nível de Jesus (Espírito Puro) encarnasse num Planeta de provas e expiações, houve milênios de trabalho na espiritualidade superior.

Vários emissários do Cristo reencarnaram antes, preparando o Espírito humano para a chegada do Mestre Maior. Por exemplo: Confúcio, Lao-Tsé, Sócrates e outros.

Os ensinamentos de Jesus começaram desde o primeiro instante, de seu nascimento, na manjedoura até a cruz.

As lições de Jesus, não terminaram, pois seus apóstolos e seus emissários em todos os tempos deram continuidade ao Seu trabalho e Ele mesmo continuou e continua trabalhando por nós.

Jesus também nos deixou Seu Evangelho, como o guia mais seguro para todos nós.

Não é fácil para nós Espíritos ainda imperfeitos, falar sobre Jesus, e muito menos compreendê-lo.

As lições de Jesus, que tinham como foco o lado espiritual da vida do ser humano onde Ele ensinou: ‘que o reino de Deus está dentro de nós, que deveríamos juntar tesouros no céu, onde a traça e ferrugem não corroem, que devemos perdoar setenta vezes sete o nosso próximo, que temos que amar os nossos inimigos...’

Hoje nós, assim como, os homens da época do Cristo, temos muita dificuldade para entender esta mensagem de amor, por sermos ainda muito arraigados à matéria e as coisas materiais, trazemos ainda no âmago do nosso Espírito chagas como: o egoísmo, o orgulho, a inveja, a ganância...

Com Jesus começava a era da maioridade espiritual de nosso planeta.

Vários profetas, profetizaram a vinda do Messias, e o próprio Mestre Divino citou várias profecias que estavam sendo confirmadas na figura Dele.

As profecias falavam que o Messias seria o arbusto verde em solo árido, que seria humilhado e desprezado pelos homens, que Ele carregaria o fardo pesado de nossas culpas.

O mundo era um grande rebanho desgarrado, onde os povos faziam da religião motivo de vaidades e conflitos e infelizmente, continua sendo assim, até os dias atuais.

E Jesus, o Grande Pastor de Almas, vinha trazer aos homens a verdadeira religião que é a religião do amor.

Ele escolheu os ambientes mais pobres, viveu entre doentes e necessitados mostrando ao mundo que não necessitamos de templos de luxo para praticarmos a verdadeira religião.

Pregava as margens do Lago Tiberíades, nos montes nas vias públicas.

Usando em suas parábolas o dia-a-dia das pessoas para que pudesse ser compreendido.

Tinha a natureza como cenário e lugar predileto para suas pregações.

Combateu todas as formas de violência pacificamente, renovando a antiga lei do olho por olho e dente por dente, ensinando e exemplificando a tolerância, o perdão, a indulgência e a caridade que é a virtude que abrange todas as outras.

O Apóstolo Paulo diz: “Que fora da caridade não há salvação. ”

No Capítulo XV do Evangelho Segundo o Espiritismo Paulo descreve a caridade de forma única e completa.

A palavra do Cristo foi enérgica, doce e misericordiosa mostrando aos homens que existe algo além da vida neste planeta, muito superior as pátrias, as bandeiras e as raças.

Não podemos negar que a humanidade da época de Jesus, para cá, já evoluiu muito, mas, o progresso material foi e é muito superior, ao moral. Porque?

Por que o progresso moral depende tão somente de nós mesmos.

Temos que olhar para nossas mazelas reconhecê-las e vencê-las.

Para isso Deus nos forneceu a vontade.

Se temos vontade de fazer o mal, por que não a usar para a prática do bem?

Acostumados a ver e julgar os erros e falhas de nosso próximo, o que é uma característica do orgulho, termos que olhar os nossos erros e falhas e muito difícil e doloroso.

Por isso, Jesus continua nos enviando sempre auxílio e com os braços abertos, continua a pronunciar o “Vinde a mim”, por que ele quer que tenhamos o mérito nas nossas realizações e progresso.

Ele sabe que não é fácil, que nossas quedas são constantes e imensas, mas, a confiança d’Ele em nós e muito maior, que a confiança que temos em nós mesmos.

O homem de hoje, assim como, o homem da época de Jesus tem necessidade de Deus, porque a criatura não pode ser feliz distante de seu Criador, por isso, o Evangelho de Jesus é inadiável.

Os problemas da atualidade são pouco diferentes dos da época de Jesus, e o homem continua a buscar soluções exteriores, enquanto continua um desconhecido de si mesmo.

Por que é mais fácil a incursão para fora, do que a conquista de si mesmo.

“Tudo por que Jesus continua desconhecido, ignorado. ” (Livro Luz do Mundo – Espírito Amélia Rodrigues)

A palavra de Jesus, se não fosse a impiedade dos homens, já teria unido todas as religiões.

Desde os primeiros tempos estudamos as ciências espirituais, fomos orientados e atendidos por vários emissários do Cristo e por Ele mesmo.

Mas, ao mesmo tempo, julgamos, condenamos o próximo que não pensa e não age como nós.

Somos orgulhosos, egoístas querendo tudo para nós, maledicentes e por aí vai...

Fazemos para o nosso próximo tudo o que não queremos que o próximo faça para nós.

Até guerras provocamos em nome de Deus e Jesus, as chamadas guerras santas, como se derramar o sangue de nosso irmão tivesse algo de santo.

Quanta incoerência!

A falta do Evangelho de Jesus nos torna escravos de nós mesmos, na ânsia de querer cada vez mais, o homem vive em desarmonia mental e espiritual.

O grande mal da humanidade moderna são as doenças psíquicas como: depressão, ansiedade, síndrome do pânico entre outras.

São as moléstias da alma roubando a nossa estabilidade, gerando profundo desequilíbrio e desarmonia.

Por isso, sempre é tempo de ouvir aquele que pronunciou o “Vinde a mim. ”

Deixemos de viver em trevas e busquemos Jesus, que é a LUZ DO MUNDO.





Até breve.

Nenhum comentário: