Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Cobrança





Cobrar dos outros aquilo que os outros ainda não estão preparados para mudar. Então, nós temos tido muitas experiências no convívio com as pessoas humanas, quando estas se decepcionaram porque aguardavam das pessoas amadas, das pessoas mais próximas, nos companheiros de estudo, de trabalho, atitudes mais generosas do que estas pessoas poderiam dar. Mas, nós precisamos avaliar que muitas vezes, apesar de julgarmos que os outros estão em condições de nos dar mais, eles não estão. Da mesma forma, estas outras pessoas podem estar esperando de nós algo mais, que nós, diante de nossa cobrança, não estamos dando.

Nós, muitas vezes, nos surpreendemos com as pessoas. Na década de 50, no interior paulista, numa pequena cidade próxima à Araçatuba, vivia uma comunidade muito alegre, que tinha como peculiaridade, divertir-se às custas de um senhor, já perto dos seus quarenta anos, pois, naquela época já era um senhor, diferente da atualidade. E, este senhor, era visto como um verdadeiro idiota na comunidade daquela cidadezinha, e quase todas as semanas se reuniam na sexta-feira e no sábado e convidavam esse senhor para aparecer, porque às custas dele, se divertiam.

Com bastante freqüência, quase todas as semanas na verdade, ofereciam à ele duas moedas. Na época uma moeda de 400 réis e uma outra moeda de 2 contos de réis, que hoje nós não temos mais a possibilidade de compreender, mas que eram valor cinco vezes maior, embora a moeda fosse bem menor do que a de 400 réis.

Evidentemente, todas as semanas este senhor, escolhia a moeda maior e todos se divertiam às custas dele. Ele era debochado, humilhado mas se retirava com a moeda de 400 réis.

O amigo nosso, que visitou a cidade e presenciou o episódio, teve a curiosidade de segui-lo e perguntou à ele:

- “ Você sabe a diferença entre as duas moedas?” Querendo ensinar.

Ele disse à esse nosso amigo:

- “ Sei sim senhor. A outra moeda menor vale cinco vezes mais do que esta”

- “Mas então, porque você a escolhe?”

- “Se eu escolher a moeda menor, eles param de brincar e eu não terei mais moeda alguma, como tenho tido todas as semanas”

Dessa lição nós aprendemos algumas coisas muito importantes: Primeiro, a ganância, muitas vezes, nos atrapalha, quere mais pode significar querer menos. Segundo, quem seriam os verdadeiros idiotas na história?

Temos que pensar, porque muitas vezes, nós julgamos aquele que parece ser idiota e idiota ele não é, ao contrário, quando nós nos expomos a exigir muito dos outros, talvez nós estejamos sendo os idiotas. Precisamos pensar e refletir, porque a vida nos surpreende com muitas freqüência. Na vida, aprendemos a não cobrar dos outros, aquilo que os outros não estão preparados para nos dar.

psicofonia recebida no NEPT em 15 de junho de 2011

Nenhum comentário: