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"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."
Militão Pacheco
segunda-feira, 4 de janeiro de 2016
Cosmogonia
Entre os problemas gerais e comuns à religião e à filosofia ocupa lugar a concepção do Universo.
Este problema envolve dois aspectos fundamentais: o científico e o filosófico.
O primeiro, baseado na observação direta, verifica, por meio da mecânica celeste, a dinâmica dos Planetas, a harmonia dos seus movimentos, sua velocidade nos aspectos infinitos; utilizando a física e a química, nos diz da constituição da massa, da sua densidade, da sua temperatura, da sua pressão atmosférica, das possibilidades de vida orgânica - como a compreendemos - em sua superfície.
O segundo, fazendo generalização, nos diz o "como" dessas formações e o processo de sua evolução; por fim, nos dá o quadro de como será a Vida organizada nesses mundos inumeráveis.
Mas, esbarra em problemas insolúveis de todas as filosofias: os das causas primeiras e das causas finais, isto é, dos problemas considerados teológicos.
"Quem" criou esses mundos? Para quê os criou? De "que" os criou? São estes os grandes mistérios da Vida e do Universo!
Contudo, o Ser humano irá desvendando tais mistérios à medida em que for se aproximando infinitamente do aperfeiçoamento.
Isto, entretanto, não se obtém de graça, pois exige esforço para o conhecimento das leis universais que mostram como o Ser humano é ao mesmo tempo insignificante e grandioso e como é infinita a sabedoria do Criador!
Esta abordagem, esta investigação, é chamada de Cosmogonia.
É o vocábulo, a palavra, de formação grega, com a raiz kosmos - mundo - e a terminação derivada do verbo gignesthai - nascer.
Significa, pois, criação ou "maneira de surgimento" do mundo e das coisas.
É uma parte da Astronomia e pode ser subdividida em Cosmogênese ou Cosmogonia, que é o estudo das leis que presidem à formação dos mundos e Cosmografia ou Cosmogonia Descritiva, que é o estudo das características exteriores.
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