Núcleo Espírita Paulo de Tarso Rua Nova Fátima, 151 - Jardim Juá Campo Grande - São Paulo - SP CEP 04688-040 Telefone 11-56940205
Mensagem
"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."
Militão Pacheco
quinta-feira, 7 de janeiro de 2016
Vida
A Vida é peculiar aos corpos animados, mas não a definimos ainda...
Apesar de se terem dedicado ao assunto vários pesquisadores e filósofos não conseguem dar uma definição definitiva de "vida".
Quando tentamos definir coisas complexas abrangemos, algumas vezes, mais do que queremos e excluímos coisas que desejaríamos abranger; assim, as definições deveriam alcançar o todo definido e não mais do que ele, entretanto, não é este o ponto que podemos alcançar.
Kant considera a Vida como um princípio interior de ação; Bichat, como um conjunto de princípios que resistem à morte; mas ambas são definições falhas, pois poderíamos dizer que a morte é um conjunto de princípios que resistem à Vida.
Spencer refere que a Vida é uma acomodação contínua das relações internas com as relações externas; Aristóteles diz que "A Vida é um conjunto das operações de mutação, crescimento e destruição, cuja causa é um princípio que tem o seu fim em si próprio"...
Augusto Comte julga que a ideia de Vida supõe constantemente a correlação necessária entre dois elementos indispensáveis - um organismo apropriado e um meio conveniente.
Se continuássemos compulsando opiniões de outros filósofos e cientistas, veríamos que as definições vêm impregnadas de doutrina em que eles se baseiam.
Dastre afirma que "quando perguntamos às escolas filosóficas o que é a Vida, umas mostram uma retorta; outras uma alma".
Como se pode observar, ainda não entendemos e não conseguimos definir o que é Vida, mas ainda assim, vamos vivendo!
Ary Lex
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário