Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os Jovens

A educação dos jovens na Casa Espírita precisa ter por linha mestra o conhecimento doutrinário, isto é, as crianças e os adolescentes precisam receber dos educadores que compoem o grupo de trabalho voltado para este fim, as diretrizes doutrinárias, não limitadas ao Evangelho Segundo o Espiritismo, mas toda a base da Codificação Espírita.
Embora tenhamos o costume de chamar esta atividade de Evangelização Infantil, acredita-se tomar a compreensão da circunstância um pouco mais clara se pudêssemos denominá-la de educação Espírita para a criança e para o jovem.
É muito mais abrangente e sintetiza melhor os verdadeiros propósitos deste trabalho.
Para isso, constituido o grupo central que providenciará os trabalhos, é necessáro que se faça um debate, com o consenso da maioria, para as atribuições dos temas a serem abordados durante todo o ano letivo do Centro Espírita que elabora tal trabalho.
É interessante, também, notar a necessidade da boa discussão quanto às técnicas de abordagens, dos assuntos já programados, no tema anterior.
A utilização de músicas, filmes, imagens, artesanatos e outros recursos materiais são importantes ferramentas na estabilização e instalação de diretrizes para o ensino da Doutrina Espírita, mas tudo precisa ser feito com calma para que as diretrizes possam ser estabelecidas com segurança.
Diálogo entre todos, ouvindo a todos e conversando sobre a melhor técnica na opinião da maioria onde todos são fundamentais.

Bom trabalho.

Militão Pacheco
PSICOGRAFIA – NEPT – 17.10.08

Nenhum comentário: