Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Arrependimento




A palavra arrependimento, de acordo com o dicionário significa: "pesar do que fez ou do que se deixou de fazer".

O arrependimento sempre acontece na consciência daquele que está em débito para com as leis divinas e com a própria consciência.

Necessita da vontade de si mesmo para projetar o arrependimento. Sem vontade própria, não há como se arrepender.

Começa como simples lembrança da falta cometida, que se supunha já não existir mais nem um sinal; depois, a recordação do momento infeliz que se estabelece, e que pode levar à obsessão.

O arrependimento que oferece oportunidade para a reabilitação da falta cometida, é convite da consciência para refazer a atitude, a ação mal sucedida.

Quando a criatura descobre que errou e se arrepende, mas, imediatamente começa a ação reparadora, estará se abrindo para o Bem.

Aquele que não se arrepende das faltas cometidas, permanece no estado primitivo, com a consciência adormecida, sem perceber ou sem tomar consciência de que provocou algo indébito.

O arrependimento sincero constitui elevada conquista do sentimento humano, e indica algum grau de amadurecimento da razão e da emoção.

Ele surge após a pessoa analisar o erro, descobrindo a falha pessoal no julgamento, na atitude e na conduta em relação às outras pessoas.

Somente quando a consciência desperta e faz uma avaliação dos danos causados, é que o arrependimento honesto toma corpo e domina, buscando meios para a reparação dos males que foram praticados. Embora seja o primeiro passo na elevação do caráter, o arrependimento por si só não basta, é preciso reparar os males praticados.

Felizmente Deus permite que possamos reparar os erros, senão numa mesma reencarnação, em alguma vindoura.

Simão Pedro negou conhecer Jesus, porém, arrependendo-se entregou-lhe toda a existência a partir daquele momento.

Somente através da meditação diária dos atos praticados é que a criatura se previne das ações infelizes, e quando alguma acontecer, percebendo de imediato e arrependendo-se, logo começa a reparação, impedindo dessa forma a desarmonia interior.

O arrependimento ilumina a consciência, e a reparação é a consciência do dever em ação.



Lovo

Nenhum comentário: