Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Regressão da memória: algumas informações.




“Regressão de memória é o processo provocado ou espontâneo, por meio do qual, o espírito encarnado ou desencarnado fica em condições de relembrar o passado, da vida atual ou em existências anteriores, sejam elas recentes ou remotas”.

A definição acima é bem ampla, e está assentada nos preceitos básicos da doutrina espírita, sem, no entanto ser uma criação desta, e nem oriundas de uma revelação transcendental revestidas de caráter místico ou dogmático.

É um fenômeno natural que pode ser pesquisado utilizando métodos e técnicas apropriadas, e que, apesar dos recentes estudos e pesquisas, sabemos de sua utilização já em culturas antigas como no Egito e na Grécia.

Pode-se citar, a título de exemplo, o livro de Hermínio C. Miranda, “Eu sou Camille Desmoulins”, onde ele mostra um magnífico caso de regressão, identificando um dos líderes da revolução francesa, o qual teremos um capítulo com a sua síntese.

Conforme foi dito anteriormente, o fenômeno de regressão de memória é um fenômeno natural e como tal obedece a leis e não a dogmas ou princípios religiosos. Espero que o leitor céptico, possa simplesmente aceitar os princípios que seguem abaixo como hipóteses de trabalho e ir em frente.

Porém para aqueles que conhecem a doutrina dos espíritos ou tem algum outro tipo de conhecimento espiritual, lembro que embutidos na estrutura do fenômeno estão os seguintes conceitos fundamentais:

Existência do espírito, ser consciente e em evolução.
Existência de um corpo sutil, denominado perispírito.
Preexistência do espírito à sua vida na carne.
Sobrevivência do espírito após à morte do corpo físico.
A vida noutra dimensão no intervalo entre as vidas na carne.
A reencarnação (em um novo corpo ).
A responsabilidade pessoal, pelos atos praticados.

Entretanto, é preciso anotar que os riscos para esse tipo de procedimento são enormes. Apesar de ser um fenômeno natural, não prescinde de cuidados e riscos.

Não é qualquer pessoa que está em condições para a prática de regressão da memória e tampouco para que seja submetida a tal procedimento. Ele não deveria apresentar a popularização que apresenta atualmente, ainda que seja relativamente reduzido em termos de expressão graças à incredulidade da maioria das pessoas.

André Luiz cita em "Nosso Lar" os cuidados da Espiritualidade Superior com relação à regressão da memória em vários aspectos para não ferir a integridade do Ser Espiritual que necessita, por alguma razão nobre, do procedimento por questões terapêuticas.

A propagação da terapia de vidas passadas, bastante comum mesmo em meio não espírita incorre no erro de que não há interferências das ondas mentais atuais, das experiências da vida atual, mesmo em momentos remotos, no processo de regressão em si.

Mas podemos afirmar que há, sim, intensa interferência de todas as experiências do Ser Espiritual em qualquer procedimento de regressão de memória.

Desta maneira, não há como garantir isenção do processo e tampouco que as informações eventualmente colhidas sejam plenamente confiáveis...

Nenhum comentário: