Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dor e Amor





Uma das passagens mais marcantes dos escritos de Pedro é aquela em que ele diz assim: “Só o amor cobrirá a multidão dos pecados”.

Mas diante desta frase de Pedro nós precisamos fazer um pequeno questionamento: Como conquistar o amor? É um questionamento muito importante, porque todos nós, na verdade, julgamos já conhecer o amor, mas na terra, em função das nossas imperfeições, das nossas limitações, ainda temos que andar muito para conhecer este nobre sentimento que se irradia sobre as frontes de inúmeros mensageiros de Jesus.

Na terra, para evoluirmos nós temos, fundamentalmente, dois caminhos: o amor e a dor.

A dor é representada pelo sofrimento, porém, o sofrimento nem sempre reforma, porque há muitas criaturas que sofrem muito e não compreendem porque sofrem e também não entendem que haja utilidade em sofrer.

O espírita não. O espírita já consegue compreender que o sofrimento nada mais é do que o reencontro com o passado, que de alguma forma está escondido, mas que vem à tona de “forma desconhecida”.

Se todos nós conseguíssemos encarar a dor de maneira adequada, usando a razão, a fé raciocinada, não precisaríamos passar por tantas dores, porque muitas vezes a dor se desdobra em dor. Aquele que sofre não aceita e se revolta sempre gera problemas.

Nunca ouvimos falar de alguém que tenha sido revoltado e não tenha tido problemas, e certamente, nenhum de nós conhece agora aquele que passa pela dor, guardando consigo a confiança em Deus, de que esta dor nada mais é do que o processo depurativo que o levará à evolução de alguma maneira irá encará-la com maior maturidade. E, por encará-la dessa forma, ela será mais amena, ele não dará tanta importância, sofrerá menos e progredirá mais, progressivamente, irá conhecendo o que é o amor.

Grandes exemplos nós tivemos na terra, podemos citar um, Frei Fabiano de Cristo, um dos maiores exemplos para refletir, porque o exemplo de Jesus está acima da nossa compreensão. Mas daqueles que estiveram entre nós, emissários do Cristo, são mais próximas e podemos entender melhor.

Que Jesus nos abençoe!

Nenhum comentário: