Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

domingo, 19 de agosto de 2012

As palestras




Normalmente o primeiro contato com a Doutrina se dá através do livro, do passe ou das palestras. Todavia, é através da palestra que a casa espírita apresenta o Espiritismo de maneira mais clara e direta para o público.

Assim, deve ser priorizada tal atividade na seara espírita, formando palestrantes com bom conhecimento doutrinário, mas que também tratem de continuamente se aperfeiçoarem no uso da palavra na tribuna.

Os palestrantes também podem buscar se afinizar com os modernos recursos audiovisuais, sabendo utilizá-los, fazendo com que a mensagem seja melhor oferecida, sendo mais atraente.

Toda exposição na tribuna espírita deve procurar sempre envolver o tríplice aspecto do Espiritismo. Deve ser evitada qualquer forma de pregação religiosa, como se fosse um sermão, mas recorrer à boa argumentação que traga a filosofia, a ciência e a proposta ético-moral da Doutrina Espírita, no consórcio permanente da razão com a fé esclarecida.

Importante para quem frequenta ou vai ocasionalmente a uma casa espírita, a palestra é muitas vezes a porta de entrada para a reforma íntima ou para a solução de muitos problemas de alguém que ouça a mensagem doutrinária.

Assuntos polêmicos não são bem-vindos, pois geram mal-estar e dúvidas ou inconformismos que não precisam acontecer em um ambiente onde se procura exatamente paz de espírito.

Toda palestra, toda leitura fraterna, precisa passar uma mensagem de equilíbrio.

Assim, o responsável pela mensagem deve preparar-se para enviar a mensagem que corresponda aos propósitos do trabalho: curar as almas enfermas.

Nenhum comentário: