Mensagem

"Não permita que aquilo que você chama de amor se transforme em obsessão.
Amor é liberdade.
Amor é vida.
Jamais prisão ou limitação."

Militão Pacheco

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aptidões fora do comum


Criança prodígio é aquela criança que apresenta um quociente de inteligência elevado.

Suas atividades intelectuais (leitura, resolução de problemas e perseverança no estudo) estão acima da média.

Alguns autores preferem o termo criança bem-dotada em vez de criança-prodígio, havendo também as discriminações criança-excepcionalmente superior (para diferenciar da excepcional retardada) e criança precoce.

Léon Denis, no item 15 da 2.ª parte ("As vidas sucessivas. As crianças-prodígio e a hereditariedade") do livro "O Problema do ser, do Destino e da Dor", cita-nos alguns exemplos de crianças-prodígio.

Entre eles, estão: 1) William Hamilton estudava o hebraico aos 3 anos, e aos 7 possuía conhecimentos mais extensos do que a maior parte dos candidatos ao magistério; 2) Willy Ferreros, com 4 anos e meio dirigia com mestria a orquestra do “Folies-Bergêre”, de Paris e depois a do Cassino de Lyon.

Diz ele: "O trabalho anterior que cada Espírito efetua pode ser facilmente calculado, medido pela rapidez com que ele executa de novo um trabalho semelhante, sobre um mesmo assunto, ou também pela prontidão com que assimila os elementos de uma ciência qualquer. Deste ponto de vista, é de tal modo considerável a diferença entre os indivíduos, que seria incompreensível sem a noção das existências anteriores.”

E ainda: “Duas pessoas igualmente inteligentes, estudando determinada matéria, não a assimilarão da mesma forma; uma alcançar-lhe-á à primeira vista os menores elementos, a outra só à custa de um trabalho lento e de uma aplicação porfiada conseguirá penetrá-la. É que uma já tem conhecimento dessa matéria e só precisa de recordá-la, ao passo que a outra se encontra pela primeira vez dentro de tais questões.”

Qual é a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos coma as línguas, o cálculo etc.? (pergunta 219 de O Livro dos Espíritos)

"Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas do que ela mesma não tem consciência. De onde queres que elas venham? Os corpos mudam, mas o Espírito não muda, embora troque de vestimenta".

Para compreender melhor esses fenômenos, basta pensar na reencarnação.

Sem esse princípio, fica difícil entender porque certos Espíritos vêm a este mundo com aptidões fora do comum.

Nenhum comentário: